
GUIA COMPLETO: O que fazer em Monte Verde, Minas Gerais (16 dicas) – Monte Verde é um pequeno distrito da cidade de Camanducaia, no sul de Minas Gerais. Com pouco mais de nove mil habitantes, fica bem na divisa com o estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, a 1.554 metros de altitude. O segundo destino mais alto do Brasil, atrás apenas de Campos do Jordão a mais de 1600 metros acima do nível do mar, tem atrações para todos os gostos. Confira nesse guia completo 16 dicas do que fazer por lá.
MONTE VERDE, MINAS GERAIS
Por seu clima frio, em meio à paisagem serrana, Monte Verde é conhecido como a Suíça Mineira e atrai, principalmente, os casais apaixonados em busca do clima romântico.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Mas não se preocupe. Mesmo se não tiver um par para se esquentar, o destino também vai te agradar. Tem atrações para toda família.
Tanto que agradou a nós três, que estivemos por lá em junho de 2022. Aliás, essa foi nossa primeira viagem depois da pandemia😁. Fomos de carro, por ser mais seguro, e tomamos todos os cuidados.
E, embora tenham sido apenas duas noites, deu para aproveitar bem.
CURIOSIDADE: você sabe de onde vem o nome Monte Verde? Ele é uma homenagem à família do fundador do distrito, o imigrante da Letônia Verner Grinberg, que, em busca de um lugar que remetesse ao seu país natal, fundou, organizou e transformou uma fazenda em uma região distante e de difícil acesso em uma pequena vila, onde ele e sua família construíram as bases do que hoje é o distrito. Em alemão, o seu sobrenome Grinberg significa Monte Verde (Grün = Verde e, Berg = Monte).

ONDE FICA E COMO CHEGAR
O distrito de Monte Verde está localizado em Camanducaia, na divisa com o estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira.
De São Paulo até lá são 170 quilômetros. Já de Belo Horizonte, de onde saímos, são 480 km. Campos do Jordão, que é muito parecida no clima, paisagens e arquitetura europeia, fica a 89km.
1 – Saindo de São Paulo
Para quem sai de São Paulo, é preciso pegar a Via Dutra sentido Guarulhos e, em seguida, a saída 227 para a Rodovia Fernão Dias (BR 381). Siga até Camanducaia. Na cidade mineira tem algumas placas, sinalizando o acesso para Monte Verde.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Tome cuidado: esse trajeto tem 30 quilômetros em estrada asfaltada, mas um pouco íngreme, estreita e com bastante curva.
2 – Saindo de Belo Horizonte
Para quem sai de Belo Horizonte, como foi o nosso caso, o trajeto segue pela Fernão Dias até Camanducaia e, de lá, basta pegar o acesso a Monte Verde.
Pedágios: nesse percurso, você vai pegar alguns pedágios. Seis no total. Em junho 2022, cada um custou R$ 2,30.

Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças.
CLIMA
Por estar na Serra da Mantiqueira, os invernos em Monte Verde são bem frios para os padrões brasileiros, com fortes geadas e pouca chuva.
As baixas temperaturas também coincidem com a alta temporada. Principalmente, nos meses de junho e julho, o distrito fica lotado e os valores das hospedagens sobem muito. Em julho, por exemplo, acontece o Festival de Inverno que atrai turistas de todo o país.
Confira o clima mês a mês:
JANEIRO – VERÃO
Dias um pouco quentes, mas com noites frescas (mínima de 14,7º e máxima de 24,3º). Muita chuva (média de 228 mm). Baixa temporada.
FEVEREIRO – VERÃO
Dias um pouco quentes, mas com noites frescas (mínima de 13,8º e máxima de 24,3º). Muita chuva (média de 225 mm). Baixa temporada.
MARÇO – VERÃO
Temperaturas começam a cair durante o dia (mínima de 13,3º e máxima de 24º). Muita chuva (média de 166 mm). Baixa temporada.
ABRIL – OUTONO
Dias já frios (mínima de 10,5º e máxima de 21,10º). Pouca chuva (média de 77 mm). Baixa temporada.
MAIO – OUTONO
Temperaturas baixas. Dias já bem frios (mínima de 7,2º e máxima de 19,8º). Pouca chuva (média de 55 mm). Baixa temporada.
JUNHO – OUTONO
Um dos dois meses mais frios do ano (mínima de 5,7º e máxima de 18,8º). Pouquíssimas chuvas (média 46 mm). Alta temporada.
JULHO – INVERNO
Mês mais frio do ano (mínima de 5,2º e máxima de 18,7º). Mês menos chuvoso do ano (média 32 mm). Altíssima temporada. Festival de Inverno.
AGOSTO – INVERNO
Dias ainda bem frios (mínima de 6,1º e máxima de 20,8º). Pouca chuva (média de 46 mm). Alta temporada.
SETEMBRO – INVERNO
Os dias ainda são bem frios (mínima de 9,2º e máxima de 22º). Pouca chuva (média de 74 mm). Alta temporada.
OUTUBRO – PRIMAVERA
Temperaturas começam a subir um pouco, mas os dias e as noites ainda estão bem frios (mínima de 11,6º e máxima de 24,2). Índice de chuva começa a subir (média de 140 mm). Baixa temporada.
NOVEMBRO – PRIMAVERA
Dias quentes (mínima de 12,9º e máxima de 24). Dias chuvosos (média de 175 mm). Baixa temporada.
DEZEMBRO – PRIMAVERA
É o mês mais quente do ano, porém, a temperatura não sobe muito (mínima de 14,2º e máxima de 24,8º). Mês mais chuvoso do ano (média de 234 mm). Baixa temporada.
ONDE FICAR EM MONTE VERDE
Pousada Toca da Coruja: avaliação – 9,5 (excepcional)
Pousada Kuriuwa: avaliação – 9,3 (fantástico)
Saint Michel: avaliação – 9,0 (fantástico)
| Confira as outras opções de hospedagem em Monte Verde.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking.
No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
O QUE FAZER EM MONTE VERDE, MG
1 – Avenida Monte Verde
A avenida Monte Verde é o centrinho do distrito e sua principal atração. É uma rua muito charmosa, toda florida, com vários banquinhos para descansar (e modelar também porque ninguém é de ferro kk) e com cerca de um quilômetro de extensão.
Então, se você for para lá, com certeza, vai passar boa parte do seu tempo caminhando por ela.
Nesta avenida, você vai encontrar de tudo um pouco. Confira!

Restaurantes, bares, chocolaterias e choperias
Comer é uma das atividades que você mais vai fazer quando for a Monte Verde. E comer muito bem.
São restaurantes, bares, cachaçarias, cervejarias e chocolaterias. A maioria fica na Avenida Monte Verde.
E aí tem opção para todos os gostos: fondue, pizzas, massas, churrascos, comidas refinadas, culinária alemã, comida mineira, chocolate quente cremoso, apstrudel e por aí vai.
É hora de esquecer a dieta e “enfiar o pé na jaca”. Não tem como ir a Monte Verde e voltar com os mesmos quilos 😂😂😂.

As famosas e instagramáveis galerias
É também na Avenida Monte Verde que estão as charmosas galerias inspiradas em países europeus, principalmente por sua arquitetura. Entre elas, estão a Galeria Suíça, das Flores, Vila Europa e Vila Germânica.
Nelas, você vai encontrar lojinhas de roupas (couro, lã, malhas), de artesanatos, de doces e frios (queijos, geleias, doces de todos os tipos em pedaço e em calda), alguns bares e até restaurantes.
E tem ainda alguns cantinhos bem instagramáveis para tirar fotos.




Lojinhas e shoppings
Além das lojinhas dentro das galerias, também tem as lojas e shoppings espalhados por esta rua principal. Tem souvenir (nós, é claro, compramos imã de geladeira e caneca), roupas, artesanatos, brinquedos, itens de informática e celular, utilidades domésticas, queijos, doces, vinhos, cachaças, entre outros produtos.
Aliás, um desses comércios mais bacanas nesta avenida é o “A Pioneira”. Nós fomos “fisgadas” logo na entrada com degustação de doce de abóbora com coco. Depois, passamos para provinhas de licores e outras iguarias deliciosas. E saímos de lá com várias comprinhas para levar para casa e para os familiares.
Os dois shoppings mais visitados são o Center Celeiro (neste, tem um espaço onde é possível ver os esquilos. Nós não tivemos sorte kk) e o Inverness Mall.


2 – Fábricas de chocolate – o que fazer em Monte Verde
As fábricas de chocolates merecem atenção especial em Monte Verde. São Várias.
Entre elas, as mais famosas são a Gressoney, a Chocolateria Monte Verde e a Sabor Chocolate. Além de ser possível acompanhar a produção dos doces, também dá para provar umas amostrinhas e comprar vários itens para levar para casa. E foi o que fizemos, como sempre!
A Gressoney é a mais antiga delas, fundada em 1978. Seu carro-chefe é a Prímula, um doce parecido com o pão de mel e o alfajor.
Em nossa viagem, visitamos a Sabor Chocolate, que foi inaugurada em 2011.


3 – Cervejaria Fritz – o que fazer em Monte Verde
Outro lugar bacana para visitar – para quem gosta de cerveja, é claro, e este não é o nosso caso kkk – é a Cervejaria Fritz.
Ela é uma das mais antigas microcervejarias do Brasil com mais de duas décadas de história. Produz seis tipos de cervejas e chopes com qualidade única.
Dizem que o sabor peculiar tem a ver com a água utilizada. Encontrada a 30 metros sob o solo e utilizada para a produção da bebida, a água representa cerca de 90% de sua composição.
Mas, além da fábrica, a Fritz também tem um restaurante ao lado que serve comida alemã.
E para quem gosta de acompanhar o processo de fabricação, a Cervejaria tem um tour, onde é possível vivenciar uma experiência extrassensorial entre os toneis de lúpulo e malte. O passeio dura em torno de 35 minutos e, ao final, o visitante ganha uma cerveja de brinde.
Funciona:
Restaurante: de segunda a quinta – das 10 às 23 horas | Sexta, sábado e domingo – das 10 às 0 hora
Cervejaria: de quarta a sexta – a partir das 19 horas | Sábado – a partir da 13 horas
Endereço: Rua Rolinha, 10
Valor do tour: R$ 50
4 – Bar de Gelo (Ice Bar) – atrações em Monte Verde
Até para aproveitar o clima frio do distrito, Monte Verde também tem um Ice Bar. Aliás, este é um dos cinco bares de gelo existentes no Brasil.
Ele fica na Avenida Monte Verde e, lá dentro, a temperatura gira em torno de 15 graus negativos. Para aguentar todo esse frio, são fornecidas roupas apropriadas (casaco e luvas). Mas é aconselhável ir com outras mais quentinhas por baixo.
O tempo do passeio é de, no máximo, 30 minutos. Nesse intervalo, você vai ver esculturas de gelo e pode até beber drinks nos copos “geladinhos”…
Ah, lá dentro é permitido tirar fotos com celulares, mas não com máquinas profissionais. Eles, porém, também tiram fotografias que você poderá comprar de lembrança – digitais ou impressas em um porta-retratos personalizado.
Nós já tivemos essa experiência no Ice Bar de Puerto Iguazu, Argentina, e também no Mundo Gelado, em Canela, Rio Grande do Sul. Foram momentos bem divertidos.
Funciona: de segunda a quinta – das 16 às 22 horas | sexta – das 16 às 23 horas | Sábado – das 11 às 23 horas | Domingo – das 10 às 18 horas
Endereço: avenida Monte Verde, s/n – centro
Valor: R$ 80 (com direito à duas bebidas); R$ 70 (com direito à uma bebida)

5 – Orquidário MV – Atrativos em Monte Verde
O Orquidário MV é outro atrativo que atrai turistas apaixonados por este tipo de flor. No local, é possível visitar as estufas; adquirir algumas plantas; e assistir a cursos e palestras educacionais.
Ao todo, são aproximadamente 1500 espécies distintas de orquídeas, além de 150, de carnívoras. Tem bromélias, cactos, suculentas e plantas exóticas.
Funciona: Quinta – das 10 às 15 horas | Sexta, Sábado, Domingo e feriados – das 10 às 17 horas
Endereço: Av. Sol Nascente, 1000 – centro
Valor: gratuito
6 – Trilhas em Monte Verde
Outra atividade muito procurada em Monte Verde é a caminhada nas trilhas.
Quem gosta de caminhar e curtir a natureza de pertinho vai encontrar seis opções que variam em tamanho e nível de dificuldade.
Todos os passeios podem ser contratados no distrito mesmo, pois tem várias empresas oferecendo ao longo da avenida Monte Verde.
São seis trilhas disponíveis:
Pinheiro Velho
É a trilha mais simples, fácil e curta de Monte Verde. A entrada principal (número 1) fica no centrinho em frente à fábrica de chocolate Gressoney e nesse percurso são apenas 300 metros. Tem ainda outros quatro acessos, mas com, no máximo, 800 metros.
O destaque dessa área é o Pinheiro Velho, uma araucária com cerca de 500 anos e 1,70 metros de diâmetro. São necessárias três pessoas para dar um abraço na árvore.
Pedra Redonda
Esta é a mais famosa de Monte Verde. Lá do alto, a 1.990 metros de altitude e em cima da Pedra Redonda, é possível ter uma vista linda 360º da região da Serra da Mantiqueira que compreende os estados de Minas Gerais e São Paulo.
A trilha é considerada de nível médio, pois tem alguns trechos mais íngremes. Ao todo, são 926 metros de extensão e é possível percorrê-la em cerca de 1h30.
Trilha da Pedra Partida
Com 2.060 metros de altitude e 1,6 quilômetros de extensão, a trilha da Pedra Partida é considerada de nível moderado para difícil. São cerca de três horas de caminhada (ida e volta).
Lá do alto, a vista gira 360º da região. Dá até para ver a famosa Pedra do Baú que fica em São Paulo.
Chapéu do Bispo
É também uma das trilhas mais fáceis e curtas de Monte Verde. Ela tem cerca de 700 metros (cerca de 1h30 de caminhada entre ida e volta) e está a 2.030 metros de altitude.
Pico do Selado
É considerada uma das mais difíceis (por isso, ideal ir sempre com guia). São cerca de quatro quilômetros (aproximadamente cinco horas de caminhada) a uma altitude de 2.082 metros.
Aliás, o Pico é o mais alto do sul de Minas Gerais e o nono do estado de São Paulo.
Plato
Trilha fácil, com cerca de 1,2 quilômetro (2 horas de caminhada entre ida e volta). Fica no mesmo acesso do Chapéu do Bispo. Lá do alto, a 1.900 metros, a vista da região também é linda.
7 – Fazenda Radical – o que fazer em Monte Verde
A Fazenda Radical é o lugar certo para quem gosta de atividades radicais. Ela é um complexo que reúne diversas atrações.
É lá que está, por exemplo, a maior tirolesa de Monte Verde. Na verdade, são duas a 70 metros de altura: uma com 500 metros de extensão (de ida) e outra com 550 (para volta).
Mas o local também tem outras atividades: passeio de quadriciclo e UTV offroad, arvorismo, arco e flecha, parede de escalada, tirolesa infantil, passeio a cavalo e slackline.
Funciona: de segunda a sexta – das 10 às 16 horas | Sábado e domingo – 9 às 16 horas
Endereço: Rod. Dep. Agostinho Patrus, Km 5
Valor: cada atividade tem um valor diferente


8 – Mirante do Aeroporto – atrações em Monte Verde
Você sabia que é em Monte Verde que está localizado o aeroporto mais alto do Brasil? Pois é. Ele fica a 1.600 metros de altitude, é bem simples e usado apenas para voos particulares.
Em frente a esse aeroporto tem um mirante de onde conseguimos ter uma vista linda do distrito.
Além da vista, o local é decorado com alguns grafites. Rende algumas fotos!
Funciona: todos os dias
Endereço: R. do Aeroporto, 740





9 – Galeria Unger’s Poterry House – atrações em Monte Verde
A Unger’s é uma galeria de arte com área de 3 mil metros quadrados e exposição de obras da artista Paula Unger e de diversos outros criadores contemporâneos.
São peças de jardim e interior (como fontes, tocheiros, banheiras e comedouros de passarinhos), obras de arte, objetos decorativos e utilitários.
Funciona: de segunda a domingo – das 10 às 17 horas | Sábado – das 10 às 18 horas
Endereço: Rua da Represa, 1307
Valor: gratuito
10 – Patinação no Gelo – o que fazer em Monte Verde
A pista de patinação no gelo de Monte Verde foi aberta ao público em 2000.
Ela tem o título de ser uma das maiores pistas fixas do Brasil. São 200m² de gelo e ringue que comporta até 50 pessoas, patinando ao mesmo tempo.
Funciona: segunda e quarta – das 13 às 18:30 horas | de quinta a sábado – das 10 às 20:30 horas | Domingo – das 10 às 16:30 horas
Endereço: Avenida Monte Verde 1463
Valor: R$ 80 (30 minutos por pessoa)

11 – Parque Verner Grinberg
O Parque Verner Grinberg abriga os picos mais altos da região da Serra da Mantiqueira, além das principais trilhas do distrito.
Lá do alto – no topo da serra – dá para ver toda Monte Verde, Campos do Jordão e outras cidades do Vale do Paraíba.
É dentro do parque que estão as trilhas da Pedra Redonda; Pedra Partida; Chapéu do Bispo; Platô; e Pico do Selado.
Funciona: todos os dias
Valor: gratuito
12 – Pórtico de entrada e máquina a vapor
O primeiro atrativo de Monte Verde, com certeza, é o seu pórtico de entrada.
Em estilo europeu, é muito charmoso e dá boas-vidas aos turistas.
Junto dele ficam o letreiro com o coração e uma máquina a vapor.
Doada pela família Grinberg, a máquina era responsável por gerar energia elétrica no início da formação da comunidade de Monte Verde.
Até 1960, a localidade era iluminada por um gerador particular.
Funciona: todo os dias
Endereço: avenida Monte Verde, 70


13 – Passeio de jeep, quadriciclo, UTV e bike
Outra atividade muito comum para se fazer em Monte Verde é o passeio de bike, quadriciclo, jeep ou UTV (um pequeno veículo off-road com tração nas quatro rodas para uma a seis pessoas) pelas estradas de terra da zona urbana ou rural do distrito.
Para contratar, basta ir a algum dos quiosques dos receptivos locais espalhados pela avenida principal. São várias opções de lugares, duração e valores.
É uma excelente opção para conhecer o distrito!
14 – City tour de trenzinho
Quem visita Monte Verde também pode fazer um city tour pelo distrito a bordo de um trenzinho.
O passeio tem duração de 1h20 e passa por vários lugares. Entre eles: o ninho do falcão, o centro residencial (com parada na fábrica Sabor Chocolate), a Feira dos Calçados, o aeroporto com o mirante, o chalé roda d’água (uma das sedes da fazenda do fundador da cidade) e uma mansão (onde tem o bosque e o gato de botas).
Funciona: todos os dias
15 – Escola de falcoaria
A escola é uma oportunidade de conhecer de perto um pouco sobre as aves de rapina e ainda interagir com elas.
Além do trabalho de conscientização ambiental, o visitante pode participar de uma instrução assistida e ver um gavião-asa-de-telha, um falcão ou uma coruja voando e pousando no seu braço.
Toda a atividade tem duração de aproximadamente uma hora.
Aliás, a falcoaria é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Funciona: de quinta a terça – das 10 às 16 horas (somente com agendamento prévio)
Endereço: Rod. Dep. Agostinho Patrus, Km 4
Valor: R$ 95
16 – Parque Oschin
Outro atrativo de Monte Verde é o Parque Oschin, aberto em 2020. Com 45.000 m², o parque conta com uma ótima estrutura.
Tem trilhas, como a Caminho das Hortênsias; um Mega Playground; o Lago da Nalu; a Pedra do Bento; a Cascata da Olívia; a Gruta do Ian; a Cascata da Siriema; área para piqueniques; redário; bosque de araucárias; estufa de morangos; restaurante (especializado em comidas alemãs); e xaxins centenários.
Sem contar pássaros e lhamas.
História:
O parque leva o sobrenome da família Oschin (de origem na Letônia), que está no distrito desde 1960.
A Letônia é conhecida por suas paisagens repletas de praias largas e florestas vastas e densas. Esse cenário inspirou o senhor Oschin a idealizar o parque para seus netos.
Funciona: de quarta a segunda – das 10h às 18h
Endereço: R. da Mantiqueira, 1460
Valor: R$ 50
Você também poderá se interessar por outros posts sobre Minas Gerais:
1 – Sítio Arqueológico Pedra Pintada em Cocais, MG.
2 – O que fazer em Lavras Novas (Minas Gerais) – sossego, natureza e aventura.
3 – Onde comer em Lavras Novas – review Restaurante Pimenta Rosa.
4 – Lavras Novas (MG) – fotos.
5 – Pousada Buonabitacolo: onde ficar em São João del Rei.
6 – O que fazer em São João del Rei (MG).
7 – Mistério e história com as lendas São Joanenses.
8 – Santuário do Caraça – maravilha de Estrada Real.
9 – Restaurante Dedo de Moça: onde comer em São João del Rei.
10 – Serra do Lenheiro: Figuras rupestres em São João del Rei.
11 – Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte.
12 – Memorial Tancredo Neves: São João del Rei.
13 – Museu Regional de São João del Rei e as histórias de Minas.
14 – Roteiro: 2 dias em São João del Rei e Tiradentes.
Outros posts sobre Minas Gerais
15 – O que fazer em Monte Verde, a Suíça mineira.
16 – Minas da Passagem de Mariana: como visitar.
17 – O que fazer em Mariana, Minas Gerais.
18 – Museu de História Natural da UFMG, BH.
19 – Onde ficar em Belo Horizonte: hotel Allia Pampulha.
20 – Diário de Bordo: 5 dias em Tiradentes e São João del Rei.
21 – Mostra de Cinema de Tiradentes: Oficina de Edição de Vídeo.
22 – Pousada Vagalume: onde ficar em Tiradentes.
23 – O que fazer em Ouro Preto (MG): 24 atrações.
24 – Hotel Garden Hill em São João del Rei, MG.
25 – Pousada Coração Inconfidentes: onde ficar em Tiradentes.
27 – Pousada Solar da gerais: hospedagem em Tiradentes.
28 – Onde comer em Tiradentes: 6 dicas imperdíveis.
29 – Pousada Escarpas do Caraça: onde ficar em Catas Altas.
30 – Complexo da Pampulha: Patrimônio da Humanidade em BH.
Mais posts sobre Minas Gerais
31 – Praça da Liberdade em Belo Horizonte, em Minas Gerais.
32 – Passeio de Charrete em Tiradentes, Minas Gerais.
33 – O que fazer em Catas Altas, Minas Gerais.
34 – Aeroporto de Confins: Como ir para Belo Horizonte.
35 – Pousada do Caraça: Onde ficar no santuário do Caraça.
36 – Se eu Fechar os Olhos Agora: cenários da minissérie da Globo em Catas Altas.
37 – Minas Beach: Parque Aquático em Raul Soares.
38 – Arcádia Mineira: dica de Pousada em Ouro Preto.
39 – Onde comer em Ouro Preto, MG: 5 dicas.
40 – Passeio de Jardineira em Ouro Preto, MG.
41 – O que fazer em Tiradentes.
42 – Roteiro Monte Verde: quanto custou passar 3 dias em Monte Verde, MG.
43 – O que fazer em Monte Verde, MG – guia com 16 atrações.
44 – Fotos de Monte Verde e Aparecida: 5 dias na Serra da Mantiqueira.
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.