O que fazer em São Miguel dos Milagres, Alagoas: guia completo – um dos lugares mais lindos que já visitamos, São Miguel dos Milagres é um paraíso. Nós tivemos a oportunidade de conhecer o destino durante nossa viagem a Alagoas no final de 2023 e ficamos apaixonadas. Foi uma pena termos feito apenas um passeio bate e volta de um dia, saindo de Maragogi. Porém, deu para curtir seu principal atrativo: suas praias paradisíacas. Confira nesse guia completo o que nós fizemos e outras dicas que vão te ajudar a organizar a sua viagem.
APROVEITE e confira como foi nossa viagem para Alagoas.
Ao final do post, conta nos comentários se você já esteve em Milagres ou se tem vontade de conhecer!
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
ONDE FICAR EM SÃO MIGUEL DOS MILAGRES
Antes de mostrar o que fazer em São Miguel dos Milagres, selecionamos 6 opções de hospedagens na cidade. Elas estão avaliadas como fantástica/excepcional.
Casa Nina Milagres: avaliação – 10 (excepcional)
Wassu Pousada: avaliação – 9,4 (Fantástico)
Pousada Marceneiro: avaliação – 9,2 (Fantástico)
Pousada do Toque: avaliação – 9,1 (Fantástico)
Villas Taturé: avaliação – 9,1 (Fantástico)
Anga Hotel: avaliação – 9,0 (Fantástico)
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking. No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
SÃO MIGUEL DOS MILAGRES: ONDE FICA
Localizada a 100km de Maceió e a 40, de Maragogi, no litoral norte de Alagoas, São Miguel do Milagres é um paraíso ainda pouco explorado.
A cidade faz parte da chamada Rota Ecológica e tem como seu principal atrativo suas praias paradisíacas de águas mornas e coloração esverdeada.
ROTA ECOLÓGICA – com cerca ade 32 quilômetros de extensão, a rota inclui diversas praias distribuídas em três municípios alagoanos: Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, na divisa com Japaratinga. Nesse trajeto, estão algumas das praias mais lindas do país: Praia do Patacho (uma das poucas a receber o selo bandeira azul), Praia do Toque, Porto de Pedras e Praia de São Miguel.
A região também faz parte da Costa dos Corais, uma área de proteção ambiental no nordeste brasileiro que vai de Tamandaré (PE) a Maceió (AL), em um trecho de aproximadamente 200 km.
Entre os lugares que fazem parte da Costa estão ainda São José da Coroa Grande, Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Barra de Camaragibe.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
COMO CHEGAR A SÃO MIGUEL DOS MILAGRES
Para chegar a São Miguel dos Milagres, a melhor forma é ir de carro alugado ou de transfer.
DE TRANFER:
Para quem quer praticidade, o transfer é a opção mais acertada. É a que mais recomendamos e usamos, principalmente, por viajarmos com mamis. É possível contratar uma empresa antes de chegar no destino e ser recebido com todo conforto.
Se a intenção for se hospedar na cidade, o serviço privativo é a alternativa mais comum. Mas, se for apenas um bate e volta, diversas empresas fazem tanto tours exclusivos quanto compartilhados com outros turistas.
Nesta viagem, nós contamos com o apoio da Luck Receptivo, que é líder no nordeste. Fizemos a opção privativa, saindo de Maragogi, e foi excelente. Confira o post completo que fizemos sobre o receptivo.
D&D VIAGENS: além disso, nossa agência pode cuidar não só do transfer para São Miguel quanto de toda a organização da sua viagem para Alagoas ou para qualquer destino pelo mundo. Para isso, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhastApp: 31 9 8727-3563.
DE CARRO:
Pra quem prefere alugar o carro e ter mais liberdade para andar pela região, o caminho vai depender de por qual aeroporto você vai chegar.
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças.
Chegando por Recife, são cerca de 200 quilômetros pela rodovia PE-60. Dependendo do trânsito, você vai gastar em torno de 3 horas e 30 minutos.
Se a chegada vier do aeroporto de Maceió, serão cerca de 1 hora e 40 minutos em um trajeto de aproximadamente 100 quilômetros pela rodovia AL-101.
MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR SÃO MIGUEL DOS MILAGRES
Assim como os destinos do nordeste, a melhor época para visitar São Miguel é entre setembro e março (começo de abril).
É o período em que chove menos e quando a temperatura está mais alta. Além disso, o mar vai estar com a água mais cristalina e aquela cor impactante.
Em compensação, entre abril e agosto, apesar de fazer calor, é a época mais chuvosa. O índice pluviométrico pode chegar a 300 milímetros. Por conta disso, o mar vai estar mais turvo.
TEMPERATURA MÊS A MÊS EM MILAGRES
JANEIRO – Dias bem quentes (mínima de 25º e máxima de 29º) e pouca chuva (média de 61mm). Alta temporada.
FEVEREIRO – Dias bem quentes (mínima de 25º e máxima de 29º) e pouca chuva (média de 54mm). Alta temporada.
MARÇO – Dias bem quentes (mínima de 25º e máxima de 30º) e pouca chuva (média de 60mm). Início da baixa temporada.
ABRIL – Dias quentes (mínima de 25º e máxima de 29º) e o volume de chuva começa a aumentar (média de 97mm). Baixa temporada.
MAIO – Dias quentes (mínima de 24º e máxima de 28º) e chuvosos (média de 103mm). Baixa temporada.
JUNHO – Dias quentes (mínima de 24º e máxima de 27º) e chuvosos (média de 99mm). Baixa temporada.
JULHO – Dias quentes (mínima de 23º e máxima de 26º) e chuvosos (média de 97mm). Alta temporada.
AGOSTO – Dias quentes (mínima de 23º e máxima de 26º) e com pouca chuva (média de 47mm). Baixa temporada.
SETEMBRO – Dias quentes (mínima de 23º e máxima de 26º) e com pouquíssima chuva (média de 34mm). Baixa temporada.
OUTUBRO – Dias quentes (mínima de 24º e máxima de 27º) e com pouquíssima chuva (média de 29mm). Média temporada.
NOVEMBRO – Dias bem quentes (mínima de 24º e máxima de 28º) e com pouquíssima chuva (média de 27mm). Mês menos chuvoso do ano. Alta temporada.
DEZEMBRO – Dias bem quentes (mínima de 25º e máxima de 29º) e com pouquíssima chuvas (média de 32mm). Alta temporada.
TÁBUA DA MARÉ
Além de verificar o períodos de chuva e de seca, quem vai para Milagres deve se atentar à tábua da maré.
A tábua é um índice diário disponibilizado pela Marinha Brasileira que mostra os horários e os níveis da maré ao longo do dia. Quanto mais baixa, menor o nível do mar e é quando surgem as famosas e desejadas piscinas naturais.
ATENÇÃO: os passeios às piscinas naturais (tanto de São Miguel dos Milagres quanto de outros destinos, como Maragogi, Maceió, Paripueira e Porto de Galinhas) só acontecem quando a maré está baixa e até certo nível. Em torno de 0.6 é uma média máxima. Mas vai depender de cada lugar.
O QUE FAZER EM SÃO MIGUEL DOS MILAGRES
Mas agora que a gente já sabe um pouco mais sobre o destino (onde fica, como chegar, onde ficar e qual a melhor época para visitar este paraíso), vamos ao que interessa: o que fazer em São Miguel dos Milagres.
Como falei, fizemos apenas uma bate e volta saindo de Maragogi. Passamos o dia na praia de Porto da Rua. Mas neste guia, vamos te mostrar tudo que poderá fazer por lá se tiver a oportunidade de passar mais alguns dias no local.
1 – PRAIAS
As praias são o principal atrativo de São Miguel dos Milagres, em Alagoas. Ao todo são cinco, distribuídas em um trecho de aproximadamente 14 quilômetros: Praia de Porto da Rua, Praia do Toque, Praia de São Miguel dos Milagres, Praia do Riacho e Praia do Marceneiro.
1.1 – Praia de Porto da Rua
Esta é uma praia longa e muito boa para crianças por conta das piscinas naturais que se formam na maré baixa. Dependendo do dia e da hora, forma-se enormes bancos de areia entre a praia e o mar.
Cercada por coqueiros, é a mais frequentada pelos visitantes por ficar mais próxima do centro de Milagres. Foi também o local onde passamos o dia, durante nosso passeio.
Inclusive, do local, saem passeios de jangadas para as piscinas naturais que são lindas!
É nela que está localizado o restaurante receptivo Milagres do Porto Beach, que é o ponto de apoio da Luck Receptivo. Inclusive, clientes do receptivo não pagam o day use no local.
1.2 – Praia do Toque
Esta é a praia mais famosa e procurada de Milagres. É nela que está a maior piscina natural da Rota Ecológica e onde é possível fazer passeios de jangadas. O mar é calmo; e a água, bem cristalina e azulzinha.
1.3 – Praia de São Miguel dos Milagres
É a mais badalada da região. Possui uma faixa enorme de areia, coqueirais, além de águas rasinhas, morninhas e bem cristalinas.
1.4 – Praia do Riacho
É uma praia mais deserta e cercada por centenas de coqueirais. O mar também é calminho e cristalino. Além disso, é nessa região que acontece um dos réveillons mais famosos de Alagoas.
1.5 – Praia do Marceneiro
Dividida entre Milagres e Camaragibe, também é uma praia mais deserta e extensa. O mar tem águas com um tom esverdeado e ondas fraquinhas. Os coqueirais completam o cenário paradisíaco.
2 – PASSEIO DE JANGADA PARA PISCINAS NATURAIS
O passeio de jangada para alguma das piscinas naturais de Milagres é outra atividade imperdível. Na região, tem várias. Entre elas, de Porto de Rua, do Toque (a mais famosa) e de São Miguel dos Milagres.
Nós saímos pela Praia de Porto da Rua e foi maravilhoso. Mar cristalino, água quentinha e rasinha. Um verdadeiro paraíso.
Foi uma pena que Danubia e eu perdemos tempo fazendo “mil e uma fotos” (por minha culpa, confesso, kk) e não aproveitamos aquela maravilha toda. Mas valeu muito a experiência!
3 – CAPELA DE SÃO MIGUEL DOS MILAGRES
Essa igrejinha é um dos cartões-postais de Milagres, pois vários famosos já se casaram no local. Ela fica dentro de uma propriedade privada e a visita deve ser agendada.
4 – GRUTA COM A FONTE MILAGROSA
Essa fonte tem ligação direta com a história e a denominação de São Miguel dos Milagres.
Dizem que há muitos anos, quando a localidade ainda se chamava “Freguesia de Nossa Senhora Mãe do Povo”, um pescador encontrou uma imagem em madeira na praia e descobriu que se tratava de São Miguel. Para limpá-la, usou a água doce dessa fonte.
Durante o processo de limpeza, um pouco do líquido caiu em uma antiga ferida de seu corpo e a mesma cicatrizou-se, milagrosamente. A notícia se espalhou, o povo passou a ir à fonte para pegar da água e a cidade recebeu o nome de São Miguel dos Milagres.
5 – PRAÇA NOSSA SENHORA DO POVO
É uma pracinha localizada bem no centro de Milagres. Nela estão a igreja Nossa Senhora do Povo e o letreiro “Eu amo Milagres”
6 – IGREJA NOSSA SENHORA MÃE DO POVO
Igreja fundada entre os séculos XVII e XVIII e elevada à paróquia em 2015. Está localizada na Praça do Povo.
Funciona: de segunda a quarta, sexta e sábado – das 8 às 16 horas | Quinta – das 8 às 21 horas | Domingo – das 8 às 12 horas e das 13 às 19 horas
Endereço: Praça Nossa Senhora Mãe do Povo
7 – MIRANTE ALTO DO CRUZEIRO
O Mirante Alto do Cruzeiro fica pertinho da praça Nossa Senhora do Povo. Lá do alto, a vista panorâmica é linda! Vale a pena uma paradinha para fotos.
8 – FAZER PASSEIO DE BUGGY
Outra atividade imperdível na região de São Miguel dos Milagres é fazer um passeio de buggy. O roteiro e a duração podem variar, mas, geralmente, passa pelas praias do Patacho, de Laje e Tatuamunha e pelo Túnel Verde.
9 – VISITAR PRAIAS AO REDOR
Além dos atrativos e atividades dentro do município de São Miguel, quem vai para essa região da Rota dos Milagres também pode visitar outras praias ao redor que são maravilhosas e consideradas as mais lindas do Brasil.
Entre elas, as praias do Patacho, uma das poucas do Brasil (e única de Alagoas) a receber o selo internacional Bandeira Azul; e a Praia de Lajes.
Receber a Bandeira Azul é conquistar a maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo!
Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido à praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar para a Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.
Informação do site: https://bandeiraazul.org.br/
Dá uma olhadinha na beleza da praia do Patacho. Nós fizemos uma paradinha nela.
10 – VISITAR OUTROS LUGARES DA ROTA DOS MILAGRES
Visitar a Associação do Peixe-Boi que fica em Tatuamunha, Porto de Pedras, e observar o animal no mar também são duas experiências incríveis.
O passeio para observação do mamífero é feito com agendamento (são apenas 70 visitantes por dia) e realizado por condutores treinados no estuário do Rio Tatuamunha, entre Porto de Pedras com São Miguel dos Milagres. Quem tem sorte, pode ver o animal em seu habitat natural durante o passeio de jangada.
Para completar, tem ainda o Túnel Verde, que fica em porto de Pedras. Este é um caminho todo emoldurado por uma árvore conhecida localmente como sabiá (nome científico: Mimosa caesalpiniifolia).
Muitos passeios de buggy passam por este local que é bastante instagramável. Nós fomos em um passeio privativo com a Luck Receptivo, mas também tivemos a oportunidade de modelar neste cenário lindo!
OUTROS POSTS SOBRE ESTA VIAGEM
Viagem para Alagoas: nossos 14 dias em Maragogi e Maceió.
Grand Oca Maragogi: 4 dias no paraíso alagoano.
Luck Receptivo Maceió e Maragogi: receptivo em Alagoas.
Roteiro Alagoas: quanto custa 14 dias em Maragogi e Maceió.
O que fazer em São Miguel dos Milagres, Alagoas: guia completo.
Praias de Maragogi: as 10 melhores da região.
O que fazer em Maceió: inclui melhores Praias.
Praia de Paripueira: o que fazer neste paraíso em Alagoas.
Fotos Maragogi.
PARCEIROS DESTA VIAGEM
Resort Grand Oca Maragogi | Luck receptivo (Recife e Alagoas)
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
3 Comentários
[…] de viagem O que fazer em São Miguel dos Milagres, Alagoas: guia completo Praias de Maragogi: as 10 melhores da região Roteiro Alagoas: quanto custam 14 dias em Maragogi e […]
[…] de viagem O que fazer em São Miguel dos Milagres, Alagoas: guia completo Praias de Maragogi: as 10 melhores da região Roteiro Alagoas: quanto custam 14 dias em Maragogi e […]
[…] de viagem O que fazer em São Miguel dos Milagres, Alagoas: guia completo Roteiro Alagoas: quanto custam 14 dias em Maragogi e Maceió LUCK RECEPTIVO MACEIÓ: RECEPTIVO EM […]