Palácio de Schönbrunn: como visitar o Palácio de Viena – se tem um atrativo que você deve visitar quando estiver em Viena é o Palácio de Schönbrunn. Ele é o cartão-postal da capital da Áustria e chamado de Palácio de Versalhes de Viena. Nós estivemos no local e vamos contar todos os detalhes neste post. Confira até o final e aproveita para deixar seu comentário.
Palácio de Schönbrunn – HISTÓRIA
Localizado nos arredores de Viena, o Palácio de Schönbrunn é uma joia arquitetônica e histórica que encanta visitantes de todo o mundo. Ele foi construído ao longo do século 17 para ser residência de verão da família imperial Habsburgo.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Porém, a sua história é mais antiga. Remonta à Idade Média, no século XIV. Dizem que o imperador Matias deu à área o nome atual através da descoberta de uma nascente.
Ao longo dos anos, passou por várias transformações, mas foi sob o reinado da imperatriz Maria Teresa (que o recebeu como presente de casamento), no século 18, que adquiriu sua forma atual.
Durante o império de Maria Teresa, a propriedade presenciou eventos históricos importantes, celebrações suntuosas e até abrigou o lendário imperador Francisco José que passou sua infância no local.
No entanto, foi também nesta época que o palácio enfrentou algumas situações como a invasão de Napoleão Bonaparte, que o ocupou por algum tempo.
Após o declínio do Império Austro-Húngaro, o Schloss Schönbrunn passou por diferentes fases, servindo como residência de verão para os Habsburgos, um museu e até mesmo um quartel militar durante a Segunda Guerra Mundial.
Hoje em dia, os visitantes podem explorar os magníficos salões do Palácio, admirar seus jardins barrocos e desfrutar de uma visão fascinante da história e cultura da Áustria.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Tamanha é sua importância que em 1996, o Schönbrunn foi incluído na lista de patrimônios culturais mundiais da UNESCO.
CURIOSIDADE: a Princesa Leopoldina, esposa do nosso Dom Pedro I, nasceu em Schönbrunn e era da família Habsburgo!
onde fica o palácio de viena
O Palácio de Viena está localizado no Hietzing, o 13º distrito de Viena. São cerca de seis quilômetros até o centro da cidade, onde fica, por exemplo, a Ópera.
COMO CHEGAR AO Palácio de Schönbrunn
Chegar ao Schönbrunn é uma tarefa simples. Embora fique um pouco afastado do centro da cidade (são cerca de seis quilômetros – 15 minutos de carro), pode ser facilmente acessado por transporte público.
Para isso, pegue um metrô na estação Karlsplatz (a 400 metro da Opera) no sentido Hütteldorf (linha verde U4) e desça em Schönbrunn, a sexta parada (trajeto de dez minutos). Caminhe por cerca de 500 metros até o palácio. Tem várias placas informando o local correto.
É possível ainda pegar as linhas 10 e 58 do bonde elétrico, que param na estação Schönbrunn, ou o ônibus 10A.
Para quem vai de carro, tem estacionamentos ao redor. É bem simples.
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças.
Nós fomos de Uber, saindo do hotel do centro e foi bem tranquilo. A corrida custou 14,73 euros (em abril de 2024).
COMO VISITAR Palácio de Schönbrunn
A visita ao Palácio vai variar de acordo com o tour escolhido. Tem vários, mas os principais são: Grande Tour (o que nós fizemos), Passeio Imperial, Apartamentos de Estado, Palácio Maria Thereza e Castelo Francisco José.
Além destes, tem algumas outras opções de ingressos para alguns locais específicos. Para ver cada um deles, basta entrar no site do palácio.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
1 – IMPERIAL TOUR – Palácio de Schönbrunn:
Neste tour é possível conhecer de perto um total de 22 salas. Entre elas, os apartamentos de Franz Joseph e sua esposa Elisabeth (Sisi). O primeiro conta com quartos decorados de forma bem modesta, enquanto que o segundo possui aposentos com mobiliários impressionantes.
Além disso, dá para visitar ainda a Grande Galeria, os gabinetes chineses, as salas de recepção e o salão cerimonial.
Geralmente, esse tour dura em torno de 40 minutos e inclui o audioguia em vários idiomas.
2 – GRAND TOUR – Palácio de Schönbrunn:
Como já citei, esse foi o tour que a gente fez. Com duração de aproximadamente uma hora (e com audioguia), inclui a visita por todo o primeiro andar do palácio. São 40 salas: as mesmas do Passeio Imperial e mais algumas outras.
Entre elas: o Salão Azul Chinês, a Sala Vieux Laque, Sala dos Milhões, Salão Gobelin, Salão de Cerimônias e a Sala Rica.
Nossas impressões do tour:
Nós ficamos por quase uma hora dentro do Palácio e amamos o passeio.
Lá dentro é um luxo! Tem pintura por todo lado, tapetes nas paredes, lustres gigantes, móveis da época. Tudo muito bem preservado.
Além disso, o tour é bem organizado e sinalizado. Cada cômodo tem um número para podermos identificar o aposento. É possível acompanhar com audioguia e também com folhetos explicativos em vários idiomas, inclusive o português. Bem prático.
3 – State Apartments (APARTAMENTOS DE ESTADO):
Este é um tour mais compacto e inclui as Grandes e Pequenas Galerias, onde aconteciam eventos, bailes e celebrações da família imperial até o século XX, e os Gabinetes Chineses. Tudo bem decorado com móveis de estuque e afrescos enormes.
4 – Guided Tour Maria Theresia (PALÁCIO MARIA THERESIA):
Nesta visita, é possível conhecer as salas do piso térreo, de representação cerimonial e algumas das mais preciosas do século XVIII, da época de Maria Teresa, na área nobre.
5 – Guided Tour Franz Joseph (CASTELO FRANCISCO JOSÉ):
É possível visitar os apartamentos privados do casal Franz Joseph e Elisabeth, além da sala de aparato. Para completar, recebe informações sobre os bastidores do palácio e de áreas fora dos passeios dos visitantes.
6 – VISITA GUIADA: ERVAS SELVAGENS DE SCHÖNBRUNN
Esse passeio guiado é uma forma de conhecer o Parque do Palácio de Schönbrunn através de caminhos fora do tradicional. É a oportunidade de descobrir um pouco sobre ervas selvagens que remontam à época em que o parque ainda era uma floresta selvagem.
Os passeios acontecem em dias específicos e o labirinto é o ponto de encontro.
7 – MUSEU INFANTIL DO PALÁCIO DE SCHÖNBRUNN
Ao comprar esse ingresso, o visitante vai conhecer um pouco de como era a vida dos filhos do imperador e da imperatriz. É possível brincar com os brinquedos antigos e dá até para se vestir como príncipe e princesa.
OUTROS INGRESSOS – Palácio de Schönbrunn
No site do Schönbrunn ainda tem opções de ingressos que permitem visitar alguns outros museus em Viena e áreas do palácio de forma combinada, como o labirinto, o Museu Sisi, os apartamentos imperiais no Hofburg de Viena, o Museu do Móveis de Viena, o Jardim do Príncipe Herdeiro, o Gloriette, o Orangery Garden e o Maze.
atrações do schloss schönbrunn
Residência dos Habsburgo por mais de 500 anos, o Palácio de Viena é gigantesco. E, com certeza, não é possível visitar tudo em uma única vez.
Só para ter uma ideia, a área total do Schönbrunn tem cerca de 160 hectares. Além disso, a propriedade possui 1400 salas, além do jardim, museus, capela, teatro, hospedagens (Schönbrunn Suite) e um zoológico que é considerado o maior particular da Europa.
Tem ainda alguns restaurantes e cafés.
Nós até almoçamos no Joseph II e vamos fazer um post sobre ele.
Como expliquei mais acima, cada espaço dentro da propriedade pode ser visitado de acordo com o tour escolhido.
Entre os mais importantes no palácio estão:
1 – Spiegelsaal (Sala dos Espelhos) – Palácio de Schönbrunn
Inspirada na Galeria dos Espelhos do castelo de Versailles, a sala mistura os tons de dourado e branco e conta com vários espelhos. Este era o local onde aconteciam algumas reuniões e até recepções suntuosas.
Também foi o lugar onde Mozart teria se apresentado pela primeira vez aos seis anos de idade, diante da Imperatriz Maria Theresa.
2 – Große Galerie (Grande Galeria) – Palácio de Schönbrunn
É um grande salão (com decoração barroca) de 40 metros de comprimento onde aconteciam bailes, reuniões, banquetes, jantares e outros eventos.
3 – Kleine Galerie (Pequena Galeria) – Palácio de Viena
Este é um espaço menor que era utilizado para pequenas celebrações. O destaque fica para os gabinetes chineses, onde Maria Theresa jogava cartas com amigos.
4 – Rundes Chinesisches Kabinett / Ovales Chinesisches Kabinett (Gabinetes Redondo e Oval Chineses) – Palácio de Viena
Locais onde Maria Theresa se reunia com seu chanceler, o príncipe Kaunitz. Ali, aconteciam reuniões secretas e conferências. A decoração destas duas salas reflete o enorme apreço da imperatriz pelas artes chinesas.
5 – Schreibzimmer Erzherzogin Sophie (Escritório da Arquiduquesa Sofia) – Palácio de Schönbrunn
Espaço do café da manhã da família Habsburgo.
6 – Blauer Chinesischer Salon (Salão Azul Chinês) – Palácio de Schönbrunn
Foi neste local que o último Imperador da Áustria, Carlos I, abdicou o seu trono em 1918. No dia seguinte, foi proclamada a República, pondo fim a 600 anos de soberania da família Habsburgo.
7 – Millionenzimmer (Sala dos Milhões – Quarto Feketin) – Palácio de Schönbrunn
Uma das mais valiosas do Palácio, esta é a sala onde ficam painéis de madeira jacarandá decorados com ornamentações douradas e miniaturas persas, além do gabinete chinês com porcelana. Destaque para os dois espelhos de cristal que se refletem mutuamente com objetivo de dar a ilusão de espaço ilimitado no ambiente.
8 – Gobelinsalon (Salão Gobelins) – Schönbrunn Palace
É a sala onde estão as tapeçarias Bruxelas do século XVIII. Os tapetes nas paredes retratam cenas no mercado e no porto. Ja nas cadeiras, estão estampados os 12 meses do ano.
9 – Reiches Zimmer (Sala Rica) – Schönbrunn Palace
Sala mais importante do gabinete do presidente, é nela que está a única cama de estado sobrevivente da corte de Viena.
A peça foi encomendada por Maria Theresa e é uma obra-prima da arte têxtil barroca. Foi feita em veludo vermelho com preciosos apliques bordados com fios de ouro e prata.
Em certa época, o espaço foi utilizado para recepções oficiais e rebatizada de Sala Maria Theresa. Por conta disso, a cama precisou ser desmontada e removida do local.
Após quase 20 anos de restauro, porém, o móvel foi novamente exposto na sala.
10 – Vieux-Laque-Zimmer (Sala Vieux Laque) – Schönbrunn Palace
É uma das salas com um dos interiores mais importantes do palácio em termos de significado histórico-artístico. Possui decoração com painéis de laca preta da China.
Este aposento era o local de recepção de Franz Stephan. Após sua morte em 1765, sua esposa Maria Theresa transformou o aposento em sala memorial em sua homenagem.
11 – Blaue Stiege (Escadaria Azul) – Schönbrunn Palace
Esta é a maior escada do palácio dando acesso ao andar principal, onde ficam os apartamentos residenciais.
Foi construída onde antes existia uma sala de jantar. Os degraus são forrados por um tapete azul e, na parede, abriga uma afresco no teto pintado pelo artista italiano Sebastiano Ricci em 1701.
12 – Napoleonzimmer (Sala Napoleão) – Palácio de Viena
Reformada por várias vezes, durante o século XIX, este quarto serviu, originalmente, como aposento de Franz I Stephan e Maria Theresa. No local, tem o busto do duque Franz I em seu leite de morte. Ele faleceu em 1832 com 21 anos.
Em 1873, esta sala foi redecorada em estilo neobarroco.
13 – Marie Antoinette Zimmer (Sala Maria Antonieta) – Palácio de Schönbrunn
Era a sala usada para o jantar da família imperial. Aliás, dizem que as refeições noturnas sempre eram realizadas seguindo os mais rigorosos protocolos palacianos: com a mesa sempre muito ornamentada. Além disso, eram servidos sempre de três a seis pratos diferentes. Hoje, a sala abriga um retrato do imperador Francisco Joseph no início de seu longo reinado.
14 – Salon der Kaiserin (Salão da Imperatriz) – Palácio de Schönbrunn
Todo decorado em estilo Rococó, esta sala era o local de recepção de Elisabeth. O salão contém o conjunto original de móveis da época em que foi usado pela Imperatriz.
Os Jardins do Palácio de Schönbrunn
Além da parte interna, outro lugar que deve ser visitado no Palácio é o seu jardim. Aliás, ele é lindo demais e gratuito. Então, não pode ficar de fora do roteiro em Viena.
Criado em 1779 em estilo barroco, possui 1,2 quilômetros e está na lista de Patrimônio Mundial da Unesco desde 1996.
A área do parque conta com bosque, várias estátuas, bustos, fontes, lago, um pavilhão em formato de torre (pequeno Gloriette), a Ruína de Cartago (uma ruína romana datada de 1778), aviário, piscina, entre outros espaços.
Um dos destaques dos jardins é o Gloriette. Localizado no topo é “O” lugar certo para aquela foto de recordação da visita: dá para ver o palácio, o parque como um todo e até a cidade de Viena.
O monumento foi construído em 1775 e, na época, servia como “mais um” espaço para a família imperial tomar seu café da manhã e assistir a concertos. Hoje, abriga ainda um café.
IMPORTANTE: Algumas atrações, porém, precisam de ingressos à parte. É o caso do Privy Garden, o Jardim do Orangery ou o Labirinto, o Zoológico, a Palm House (Palmenhaus) e a Desert House.
Trem panorâmico Schönbrunn
Para dar conta de visitar tantos lugares, o palácio oferece a opção de fazer um passeio no trem panorâmico Schönbrunn (pago à parte).
O bilhete permite entrar e descer quantas vezes quiser dentre as nove estações disponíveis.
1: Kronprinzen Garten (Jardim do Príncipe Herdeiro) – entrada paga à parte
2: Wagenburg (Museu de Carruagens) – entrada paga à parte
3: Hietzinger Tor
4: Tiergarten / Palmenhaus (Zoo e estufa) – entradas pagas à parte
5: Tirolergarten (restaurante)
6: Gloriette (terraço de observação na Gloriette – entrada paga à parte)
7: Maria Theresia Tor
8: Obeliskbrunnen (fonte do obelisco)
9: Meidlinger Tor
A partida começa pertinho da entrada do Schönbrunn (em frente ao restaurante Joseph II) e circula por toda a propriedade em um trajeto de aproximadamente 45 minutos (embora você possa ficar o tempo que quiser em cada parada). Os trenzinhos partem a cada 15 a 20 minutos.
Além disso, cada passageiro recebe um fone para ouvir as explicações sobre cada atração. Tem audioguia em sete idiomas: alemão, inglês, espanhol, italiano, francês, polonês, hebraico.
Nós, é claro, fizemos o passeio e descemos em dois pontos diferentes: na Palm House e no Gloriette. Só não deu tempo de explorarmos mais a área e os atrativos porque tínhamos um almoço agendado no Joseph II (e até chegamos atrasadas, kk).
Mas foi bem gostoso. É uma forma de conhecer tudo com conforto, praticidade e sem ter que ficar andando demais, principalmente, para quem está com idosos, como estávamos com mamis, e até com crianças.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Funciona: todos os dias
Palácio: de 8:30 às 17 horas
Parque do castelo: 06:30 às 17:30 horas
*Horários podem mudar de acordo com a data. Consulte o site para ver as atualizações.
Endereço: Schönbrunner Schloßstraße, 47
Valores:
Grand Tour: 32 euros
Passeio Imperial: 27 euros
Apartamento do Estado: 22 euros
Visita Guiada Maria Theresa: 37 euros
Visita Guiada Francisco José: 37 euros
Bilhete Sissi: 49 euros
Museu infantil: 9,50 euros
Museu infantil + Labirinto: 12 euros
Passe Clássico: 38 euros
Trem panorâmico: 12 euros
*Ingressos com horário marcado podem ser adquiridos online no site do Palácio
Site: https://www.schoenbrunn.at/en/
Ingressos: https://www.imperialtickets.com/en/schoenbrunn-palace
*Atualizado em maio de 2024
OUTROS POSTS SOBRE ESTA VIAGEM
Cruzeiro travessia Brasil Europa: 22 dias em um navio.
Roteiro Europa: nossos 10 dias viajando pela Europa.
Cruzeiro para Europa: quanto custou viagem de 32 dias.
Palácio de Schönbrunn: como visitar o Palácio em Viena.
Onde comer em Viena: Restaurante Joseph II.
Campo de concentração de Auschwitz: como visitar na Polônia.
Monte Etna: como visitar o vulcão mais ativo da Europa.
PARCEIROS DESTA VIAGEM
O Meu Chip | Palácio de Schönbrunn – Viena | Restaurante Joseph II – Viena
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
2 Comentários
[…] de viagem Onde comer em Viena: Restaurante Joseph II Palácio de Schönbrunn: como visitar o Palácio de Viena Cruzeiro para Europa: quanto custou viagem de 32 dias Roteiro Europa: nossos 10 dias viajando pela […]
[…] de viagem Palácio de Schönbrunn: como visitar o Palácio de Viena Cruzeiro para Europa: quanto custou viagem de 32 dias Roteiro Europa: nossos 10 dias viajando pela […]