Pousada do Caraça: onde se hospedar dentro do Santuário do Caraça
A Serra do Caraça é quase um quintal da nossa casa. Da janela do meu quarto e do de Danubia, conseguimos apreciar uma pequena parte desta que é uma das mais belas paisagens do Brasil e uma das atrações principais do Complexo do Caraça.
Aliás, o Complexo é uma das 7 maravilhas da Estrada Real, em Minas Gerais, e está localizado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Com área de 12.471 hectares, é formado pelos: Conjunto Arquitetônico do Santuário (composto pela igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, a primeira neogótica do Brasil; pelo claustro; pelas catacumbas; pelo prédio do antigo colégio – hoje museu e biblioteca; e pela pousada), área RPPN (com 10.187 hectares) e áreas de manejo (Fazenda do Engenho, Buraco da Boiada e Fazenda Capivari).
Saiba mais sobre o Santuário do Caraça neste post.
O que fazer em Catas Altas.
Mas apesar de toda essa grandiosidade e de estar tão pertinho da nossa casa, a cerca de 26 quilômetros, quase não damos a ele a devida atenção e a importância que merece. Já estivemos lá algumas poucas vezes, mas exploramos quase nada do complexo.
Porém, em 2018, colocamos em prática um ditado que diz que “nunca é tarde para corrigir um erro” e, enfim, “tiramos o atraso”: não só exploramos melhor o parque, como ficamos hospedadas dentro do Santuário.
Afinal, como bem disse o imperador Dom Pedro II em 1881, “somente a visita ao Caraça paga toda a viagem a Minas“.
Onde ficar no Santuário do Caraça: Hospedarias
O local conta com duas pousadas: uma delas é a Fazenda do Engenho, localizada a 11 quilômetros da sede, bem pertinho da portaria principal.
A outra é a famosa Pousada do Caraça, localizada onde antigamente, lá pelos anos de 1800, estudavam e dormiam estudantes e seminaristas do famoso Colégio do Caraça que funcionou por 150 anos.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Aliás, por ali passaram dezenas de personalidades importantes, entre elas os ex-presidentes Affonso Penna (santa-barbarense) e Arthur Bernardes; além de uns 500 padres, mais de 20 bispos, poetas e cerca de 120 políticos.
Durante 150 anos de funcionamento, mais de 11 mil alunos se formaram no colégio. E foi um deles o responsável por acabar com o local em um incêndio terrível que aconteceu em maio de 1968.
O estudante esqueceu um fogareiro elétrico aceso na sala de encadernação e pôs fim em tudo.
Só sobraram livros, em torno de 15 mil, dos 50 mil existentes e uma imagem de Nossa Senhora das Graças. Do complexo, somente a igreja não foi atingida.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking.
No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
A POUSADA DO CARAÇA: ESTRUTURA – ONDE SE HOSPEDAR DENTRO DO SANTUÁRIO DO CARAÇA
A pousada conta com uma estrutura completa com apartamentos e chalés; salas de jogos e reuniões; salas de TV e de estar; playground; jardins; sala de leitura e cozinha compartilhada.
Tem ainda restaurantes, onde são servidos café da manhã e refeições para hóspedes e também para visitantes do parque; lanchonete; loja de souvenires e estacionamentos.
Não bastasse toda essa estrutura da pousada, os hóspedes ainda têm direito a usufruir de toda a área verde do complexo natural do Caraça, composta por suas trilhas, cachoeiras e picos. Tudo isso incluso no valor da diária (inclusive o acesso ao parque).
Quem não é visitante, paga R$ 14 por pessoa (durante a semana) e R$ 20 (aos finais de semana) para entrar no parque do Caraça. Idoso, ciclista, moradores de Catas Altas, Santa Bárbara e Barão e Cocais: 50% de desconto.
O que fazer no Santuário do Caraça durante a hospedagem na Pousada
Até a data da nossa hospedagem em 2018, eu já tinha ido ao Caraça por quatro vezes e Danubia e mamis, em duas ocasiões. Em todas estas visitas, ficamos por apenas algumas horas e quase não vimos ou fizemos nada.
Desta vez, pudemos aproveitar mais. Com mamis, fomos ao museu, às catacumbas, assistimos a uma missa na igreja e fizemos sessões de fotos no jardim (que é inspirado nos jardins do Palácio de Versalhes, em Paris) e nas escadarias da igreja.
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
E enquanto mamis ficou no centro histórico do parque, Danubia e eu ainda fomos até a cascatinha, que fica a uns 25 minutos da sede; à prainha, que fica a uns 10 minutos; ao campo de futebol; ao Banho do Imperador; e ao calvário.
A caminhada até a cascatinha, que foi o local mais longe aonde nós fomos, é bem tranquila, apesar dos mosquitos kk. Sem contar que o lugar é lindo.
Porém (sempre tem um porém, né. kk), quando já estávamos quase chegando, eu e Danubia ouvimos um miado – que não parecia ser de gato kk. Com medo de ser onça ou outro bicho perigoso (kk) e por estarmos sozinhas no meio do mato, saímos correndo a “todo o vapor”.
Apesar do susto, foi bem engraçado. 😂😂😂
Para lugares mais longes, porém, é aconselhável contratar um guia. Lá no centro de visitantes tem os contatos dos monitores disponíveis e os valores.
Hora do lobo:
Além de toda a estrutura da pousada, das trilhas, das cachoeiras e da natureza como um todo, outra vantagem de ficar hospedado no Caraça é poder ver de pertinho o lobo-guará, morador ilustre do Santuário.
Na verdade, são mais de um lobo: uma fêmea e um macho, e parece que tem ainda filhote.
Todas as noites eles vão até o adro da igreja para comer. E este momento é chamado a hora do lobo.
Essa tradição de aguardar a visita do animal vem desde 1982, quando as lixeiras do parque começaram a aparecer reviradas. Depois de observarem, descobriram ser o lobo o responsável.
Desde então, todas as noites, por volta das 18:30 horas, é colocada uma bandeja com carne para que ele possa vir se alimentar.
Na verdade, ele não tem hora para ir até o local. Poder ser às 18:30 horas como pode ser apenas de madrugada.
Mas, apesar da hora incerta, este é um momento muito aguardado pelos hóspedes. E era o nosso também, é claro.
Nós queríamos ver o lobo. Chegamos antes das 18:30, na hora em que os responsáveis pelo complexo estavam colocando a bandeja de carne e dando algumas instruções: não falar alto, não ficar andando pelo adro ou nas escadarias e não fazer movimentos bruscos quando o animal chegar.
Nós e mais umas cem pessoas ficamos sentadas no adro da igreja aguardando. Porém, estava muito cheio de gente e um pouco de barulho (tinha um ônibus com crianças escoteiras e aí já viu, né).
Isso poderia estar espantando os lobos porque nada deles aparecerem!!!
Como já estava quase acabando a hora do jantar, eu e mamis fomos primeiro, enquanto Danubia aguardava. Depois, ela foi e nós ficamos. Nós entramos para o quarto por volta das nove da noite e nada do lobo.
No dia seguinte, ficamos sabendo por outros hóspedes que o animal chegou pelas 11 horas da noite e ficou lá um tempão. Foi uma pena.
Uma moça (Marilu) que estava lá na hora nos mandou o vídeo para publicar no blog:
Localização – Santuário do Caraça: onde se hospedar dentro do Santuário do Caraça
Acomodações: Pousada do Caraça – onde se hospedar dentro do Santuário do Caraça
As acomodações da Pousada são bem simples, mas muito aconchegantes. No total, são 54 apartamentos, com capacidade para até 230 pessoas.
Os quartos estão distribuídos em alas com nomes que fazem alusão à história do Caraça: Ala Irmão Lourenço, Ala do Santuário, Ala dos Irmãos, Ala do Claustro, Ala da Carapuça, suítes imperiais, sobradinho Affonso Penna, Casa da Ponte e chalé.
Nós ficamos em dois apartamentos da Ala Irmão Lourenço. Primeiro, em um com cinco camas de solteiro.
Quartos da Pousada do Caraça: onde ficar no Santuário do Caraça |
Porém, alguns quartos ao lado estavam sendo pintados e o cheiro de tinta estava muito forte.
Nós, então, pedimos para trocar e eles nos colocaram em um quarto com três camas de solteiro no mesmo corredor, porém do lado oposto e com vista para o jardim.
Os dois quartos têm tamanhos bons. Inclusive os banheiros, com áreas de banho espaçosas e com box. O chão é de tábua corrida.
Além do banheiro, as acomodações são equipadas com guarda-roupa, frigobar e amenities de banho gratuitas.
Detalhe: os quartos não contam com televisão. Ela fica em uma sala de TV compartilhada com sinal a cabo.
O único inconveniente dos apartamentos nos andares inferiores (onde a gente ficou) é o barulho. Como os tetos não têm lajes, apenas tábua corrida com forro de esteira, dá para ouvir tudo do quarto acima.
Nós tivemos a falta de sorte de ficar embaixo de um quarto com pessoas muito barulhentas. Elas arrastaram coisas e andaram a noite toda. Dava para ouvir as conversas perfeitamente e até o toque de celular.
Serviços:
– Café da manhã
Quem se hospeda na Pousada do Caraça conta com pensão completa, incluindo café da manhã, almoço e jantar.
O café, servido no refeitório São José das 7:30 às 9:30 horas, é simples, mas muito gostoso. É composto por quitandas mineiras feitas no local com produtos da roça.
No dia da nossa hospedagem, estava sendo servido vários tipos de pães (inclusive integral), bolos, pães de queijo, rosquinhas, bolachas, biscoitos, frutas, sucos naturais, café, leite, queijo, ovos, cereais, coalhada e massa para fazer panquecas.
Um fogão a lenha bem grande fica à disposição dos hóspedes para que ele mesmo possa fazer ovos mexidos, omeletes, panquecas ou pão na chapa com queijo ou manteiga.
Nem precisa falar que mamis amou tudo, né kk. Olha só quanta fartura para começar bem o dia!!!
– Internet
– Recepção
A portaria principal do complexo do Caraça fica aberta 24 horas para os hóspedes. Porém, visitantes só entram no parque das 8 às 17 horas.
– Room service e outras refeições
Como disse, a pousada funciona no sistema pensão completa, com café, almoço (das 12 às 14 horas) e jantar (das 18:30 às 19:30 horas).
Não inclui bebidas nas refeições, mas um barzinho (lá ao fundo desta foto abaixo) fica aberto com sucos, refrigerantes e cervejas à venda.
As refeiçoes são servidas no restaurante e o café, no refeitório São José.
Refeitório São José, local do café da manhã da Pousada do Caraça – Onde se hospedar no Santuário do Caraça |
A comida é tipicamente mineira, muito gostosa e servida no fogão a lenha.
No dia de nossa hospedagem, durante o almoço, foi servido arroz (com opção de integral), macarrão, feijão tropeiro, feijoada, lombo com abacaxi, batata, saladas, lasanha de frango, mandioca frita e outros itens.
Já no jantar, além de algumas opções do almoço, tinha caldo verde, escondidinho de carne, bife acebolado e frango.
A Pousada não conta com serviço de room service, mas o hóspede pode comprar lanches, caldos e bebidas quentes ou frias na lanchonete. Porém, ela fica aberta das 8 às 17 horas.
Um barzinho no claustro fica à disposição das 21 às 22:30 horas, mas é preciso solicitar a sua abertura ao monitor noturno.
Chá e pipoca são oferecidos, gratuitamente, aos hóspedes após a missa das 20 horas aos sábados.
– Outros serviços
– Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens (Missas: de segunda a sexta – às 18 horas, apenas para hóspedes por conta do horário. Sábado – às 20 horas, apenas para hóspedes por conta do horário. Domingo – às 11 horas, para hóspedes e visitantes).
– Lanchonete e lojinha de souvenir (de segunda a sexta – das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Sábado, domingo e feriado – das 8 às 17 horas).
– Centro de visitantes (todos os dias – das 8 às 17 horas).
– Estacionamento para hóspedes e visitantes.
Em frente à lanchonete, também são montadas algumas banquinhas com artesanatos e doces típicos.
Limpeza na Pousada do Caraça:
Apesar de alguns quartos estarem sendo pintados, tudo estava muito limpo. Os corredores, por exemplo, estavam muito bem encerados. Até brilhavam.
As toalhas nos quartos tinham tonalidade azul e estavam todas limpinhas.
Além disso, as demais áreas comuns, como restaurantes, refeitórios, jardins e banheiros, também estavam impecáveis.
Uma coisa que nos chamou a atenção foi a preocupação em conscientizar e “educar” os visitantes e os hóspedes para cuidarem dos ambientes.
No restaurante, por exemplo, são as pessoas que devem levar pratos, copos e talheres para uma área destinada aos utensílios sujos.
Nas trilhas também existem várias placas para que os turistas não deixem sujeiras pelo caminho.
Realmente, todos devem contribuir para um ambiente melhor.
Atendimento na Pousada do Caraça:
É sempre bom ficar em lugares onde somos bem-recebidas. A Pousada do Caraça é um deles.
Durante nossa breve hospedagem, notamos a simpatia, a educação e a presteza das pessoas que trabalham lá. Todos estavam à disposição e prontos para ajudar nas necessidades dos hóspedes
.Essa característica do povo mineiro, tão admirada no país inteiro, de saber receber bem está presente nos funcionários da Pousada do Caraça e do complexo do Santuário como um todo.
Todos estão de parabéns!!!
Pousada é adequada para idosos/melhor idade?
A Pousada do Caraça é muito antiga. Então, nem todas as dependências estão aptas para receber pessoas da terceira idade ou com mobilidade reduzida.
Na ala em que ficamos hospedadas, por exemplo, a irmão Lourenço, é preciso descer escadas para os quartos. Não são altas e têm corrimão, mesmo assim, para alguns pode ser um problema.
Alguns apartamentos, pelo que lemos no site do Santuário, são adaptados e possuem barra de segurança no banheiro. Caso seja necessário, é importante avisar na hora da reserva para ficar nestes locais.
Os restaurantes e o refeitório do café da manhã também são acessados apenas por escadas.
Algumas áreas como o calvário, a escadaria principal da igreja e os acessos a trilhas são mais difíceis para os idosos, pois os degraus das escadas são altos e algumas trilhas têm pedras ou são íngremes e escorregadias, como a que dá acesso à pedra onde o imperador Dom Pedro II caiu, em 1881.
Conclusão – Pousada do Caraça: onde se hospedar dentro do Santuário do Caraça:
Se a sua intenção for um passar alguns dias ou mesmo um final de semana em um lugar onde é possível curtir a natureza, relaxar e apreciar uma boa culinária mineira e ainda contar com um atendimento especial de pessoas educadas, simpáticas e muito acolhedoras, então a Pousada do Caraça é uma boa opção.
Nós ficamos por apenas uma noite e gostamos muito do que vivenciamos por lá. Aliás, até nos surpreendeu positivamente.Agora queremos voltar para conseguir ver o famoso lobo-guará.Na data de nossa hospedagem, no Booking, a pousada estava avaliada como fabulosa com nota 8,8.
Acomodações: 8
Estrutura: 9
Café da manhã: 8,5
Limpeza: 10
Atende a idosos/pessoas com dificuldade de locomoção: 9
Atendimento: 10
Funcionamento da Internet: 7
Outros serviços: 9
Nota geral: 8,8
Pousada do Caraça – Santuário do Caraça
Funciona: todos os dias – das 8 às 17 horas para visitação e 24 horas para hospedagem
Endereço: Estrada do Caraça – KM 9, s/n – Santuário do Caraça – Catas Altas
Telefone: +55 31 9 8978-3179 / 9 8978-3180
Valor da taxa de visitação: dias de semana – R$ 20 | Finais de semana – R$ 30 (para hóspedes: valor incluso na diária)
Obs. Idosos, ciclista, moradores de Catas Altas, Santa Bárbara e Barão e Cocais: 50% de desconto
Site: www.santuariodocaraca.com.br
Você também poderá se interessar por outros posts sobre Minas Gerais:
Outros posts
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
4 Comentários
[…] Catas Altas, Minas Gerais.34 – Aeroporto de Confins: Como ir para Belo Horizonte.35 – Pousada do Caraça: Onde ficar no santuário do Caraça.36 – Se eu Fechar os Olhos Agora: cenários da minissérie da Globo em Catas Altas.37 – […]
[…] Catas Altas, Minas Gerais.34 – Aeroporto de Confins: Como ir para Belo Horizonte.35 – Pousada do Caraça: Onde ficar no santuário do Caraça.36 – Se eu Fechar os Olhos Agora: cenários da minissérie da Globo em Catas Altas.37 – […]
OLá. Obrigada. A POusada é uma graça. Vale bem a pena ficar lá.
Parabéns pela matéria tão completa!! Eu não tinha ideia e agora já sei o que vou encontrar se for para lá. Isso sim é um blog de viagens! Aproveite para dar uma olhadinha no meu blog também, é nesse estilo. virginiacgaleria.blogspot.com/