Palazzo Vecchio: como visitar – Para quem vai a Florença, na Itália, visitar o famoso Palazzo Vecchio é quase que indispensável. Por quê? Ele fica em um dos prédios mais lindos da cidade e tem mais de 700 séculos de muita história. Não é pouca coisa, não!
Em nossa visita em 2018, fizemos questão de incluí-lo no roteiro de 2 dias. Por isso, hoje, vamos te contar como foi esse tour e como você também pode conhecer esse ícone da capital da Toscana.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
PALAZZO VECCHIO: HISTÓRIA
Antiga sede do governo florentino na época dos Medici, o Pallazo Vecchio foi construído em 1314 sobre as ruínas romanas de um palácio antigo pertencente à família de Uberti.
O responsável pelo projeto foi o arquiteto Arnolfo di Cambio, o mesmo que desenhou a catedral de Santa Maria del Fiore.
Na época, era chamado de Palazzo della Signoria por conta da designação do organismo principal da república Florentina.
Foi em 1565, que o local recebeu o nome atual (que quer dizer Palácio Velho). Isso aconteceu quando a Corte do Grão-Duque Cosme I se mudou para o Palazzo Pitti (ou Palácio novo).
E para chegar à esta nova residência, a família Médici pediu para Vasari arquitetar um caminho secreto. O trajeto saía do Palazzo Vecchio, passava por dentro da Galleria degli Uffizi (que fica ao lado), por sobre a Ponte Vecchio e chegava ao Palácio Pitti do outro lado do Rio Arno.
Reformas – ao longo dos anos, o palácio passou por algumas reformas e ampliações. A principal delas aconteceu nos anos de 1500, quando o morador Cosimo I de Medici dobrou o tamanho do edifício.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Localização do Palazzo Vecchio em Florença
O Pallazo Vecchio está localizado na charmosa Piazza della Signoria, centro histórico de Florença.
A Piazza, aliás, é um atrativo à parte. Além do Palácio, abriga a Galleria degli Uffizi: um dos principais museus da cidade que reúne a principal coleção de pinturas renascentistas do mundo.
Outro atrativo da praça é a Loggia dei Lanzi. Um espaço construído no século XIV, onde estão concentradas várias estátuas famosas, entre elas a de Perseus com cabeça de Medusa e a de Hércules, matando o centauros Nesso.
É também na Piazza della Signoria – e em frente ao Palazzo Vecchio – que está localizada a réplica da famosa estátua de Davi de Michelangelo (a original está exposta no Museu Della Academia).
E ainda, a estátua Hércules e Caco, de Baccio Bandinelli.
O que ver no Palazzo Vecchio
Assim como nos anos de sua criação, o Palácio continua tendo como função principal abrigar os governos Florentinos. Hoje, por exemplo, ainda é a sede da prefeitura de Florença.
Porém, além do executivo municipal local, também funciona como museu.
O espaço abriga mobílias da era da família Médici, dezenas de pinturas, esculturas e outros objetos medievais e renascentistas.
São vários atrativos distribuídos em três andares mais a torre e o subsolo, onde fica as ruínas do antigo teatro romano.
Pátios do Palácio Vecchio
A visita começa ainda no térreo, logo que entramos pelo portão principal do Palácio.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
Ali, é possível ver um primeiro pátio, datado de 1453. Em 1565, nas bodas de Francisco Médici I de Médici, esse local, que é lindo e tem uma fonte ao centro, foi reformado e decorado por Giogio Vasari.
O segundo pátio, chamado de Pátio da Alfândega, possui colunas maciças que sustentam o Salão dos Quinhentos, logo acima, no primeiro andar. É ali que também ficam a bilheteria do Palácio e uma lojinha.
Por fim, no terceiro pátio estão os gabinetes comunais e a escadaria do Sindaco e da Junta.
Primeiro Andar – Palácio Vecchio
Depois dessa pequena amostra, subimos uma imponente e monumental escadaria, projetada por Vasari, para irmos até o famoso e importante Salão dos Quinhentos.
Mas além do salão, o primeiro andar ainda abriga o Quartieri Monumentali, com várias salas retratando a família Medici.
Outro local é o Studiolo de Francesco I. Nele, as paredes e as abóbadas estão completamente cobertas por pinturas, estuques e esculturas.
Salão dos Quinhentos
Sem dúvida nenhuma, um dos espaços mais aguardados por quem visita o Palácio é o Salão dos Quinhentos. Principalmente depois que o escritor Dan Brown ambientou algumas cenas em seu interior no livro (que depois virou filme) ‘Inferno’.
O salão foi construído em 1496 e ganhou este nome porque recebia o conselho do povo que tinha em torno de 1500 membros.
Os políticos da época atendiam ao conselho em três turnos, cada um com 500 pessoas por vez. Daí vem o nome.
A sala, aliás, é a maior de Florença com 54 metros de comprimento, 22 de largura e 17 de altura.
E ainda hoje ela continua sendo usada também para audiências e eventos especiais, assim como em sua concepção.
Afrescos
O que mais chama a atenção de quem entra na Sala dos Quinhentos são os afrescos no teto e nas paredes.
Nas paredes, as pinturas retratam as batalhas e os sucessos militares de Florença sobre Pisa e Siena.
Já o teto é formado por 39 painéis construído e pintado por Vasari para contar os episódios mais importantes de Cosme I.
No lado norte da sala, estão os afrescos com os eventos históricos. Alguns nichos abrigam esculturas de Bandinelli. Entre elas, a estátua do Papa Leão X e a de Carlos V sendo coroado pelo Papa Clemente VII.
Completam a decoração, tapeçarias dos Médici (de Andrea del Sarto) expostas nas paredes e as estátuas retratando os Trabalhos de Hércules (Vicenzo de Rossi).
Por fim, no nicho central (parte sul da sala), encontra-se o famoso grupo marmóreo de Michelangelo intitulado “O génio da Vitória” (1533-1534). A obra foi criada para o túmulo do Papa Júlio II.
Segundo Andar – Palácio Vecchio
Saindo do Salão dos Quinhentos, seguimos ao segundo andar do palácio. Nele, estão diversas salas e aposentos.
Entre eles: Apartamento dos Elementos (Quartiere degli Elementi), uma zona privada de Cosme I dedicada aos elementos Ar, Água, Terra e Fogo.
Além do espaço para os quatro elementos, esse apartamento conta com outros oito ambientes: Ceres, Calliope, Opis, Jupiter, Juno, Hercules, Minerva e Saturno.
Tem ainda o Apartamento de Leonor (Quartiere di Eleonora), que era habitado pela duquesa Leonor de Toledo. Ao todo, são sete ambientes, entre capela, sala de estudos e quartos das Sabinas.
Durante o tour, ainda tivemos a oportunidade de ver a Sala da Audiência (Sala dell’Udienza) ou Sala da Justiça (Sala della Giustizia). Ela era utilizada para acolher os encontros entre os seis Priores. Atualmente, é onde estão as decorações mais antigas do palácio.
Tem ainda a Capela da Signoria, a Sala dos Lírios, a Saleta, o Estúdio e a Velha Chancelaria (onde Maquiavel tinha seu gabinete quando era Secretário da república).
Outro local muito bacana (e que gostamos muito de conhecer) é a Sala dos Mapas geográficos ou do Guarda-roupa.
Lá dentro, as portas dos armários estão decoradas com 53 Mapas de interesse científico (Mappe di interesse scientifico). Eles foram pintados a óleo pelo frade dominicano Ignazio Danti e Stefano Buonsignori.
Bem no centro da sala, fica um globo de dois metros construído por Buonsignori e de Ignazio Danti.
Por fim, outro destaque no tour dentro do Palazzo Vechhio é ver de perto a máscara funerária do escritor florentino Dante Alighiere.
Outras fotos do Palácio.
Torre Arnolfo
Para completar o passeio dentro do Palácio, aconselhamos a subir (quem consegue é claro) até o topo da Torre Arnolfo (construída em 1310) que fica a 95 metros de altura.
Para chegar lá no alto, é preciso subir 233 degraus. É bem cansativo, mas avista compensa.
É de lá que temos uma visão incrível da suntuoso Duomo de Florença.
Acesso – O acesso à torre é liberado a cada 25 pessoas por vez. Para aguardar, basta ir até o terceiro andar.
A fila se forma em frente ao começo da escada e pode demorar um pouco.
Como visitar o Palazzo Vecchio
Para visitar o Palazzo Vecchio, é aconselhável comprar o bilhete com antecedência pela internet.
Isso evita ter que enfrentar as gigantes filas que se formam na bilheteria do local.
Os ingressos para visitar o Palácio Vecchio podem ser comprados no site da Get Your Guide, que é nossa parceira aqui no blog. É muito seguro e bem prático e fácil de comprar.
Palazzo Vecchio com idosos
Não vimos dificuldade para visitar o Palácio com mamis. Em alguns lugares, como o Salão dos Quinhentos, tem cadeiras e bancos.
Mas, apesar disso, será preciso subir algumas escadas para ir até os primeiro e segundo andares.
Isso pode ser um dificultador para quem tem algum tipo de dificuldade de locomoção.
Já a torre não é indicada para quem está na terceira idade ou tenha algum problema cardíaco, por exemplo. Pode ser perigoso. É preciso ter preparo físico.
Mesmo eu e Danubia ficamos bem cansadas de subir!
Informações úteis
Funciona:
De outubro a março – todos os dias – das 9 às 19 horas | Quinta – das 9 às 14 horas
De abril a setembro – todos os dias – das 9 às 23 horas | Quinta – das 9 às 14 horas
Endereço: Piazza della Signoria
Telefone: +39 055 276 8325
Valor: 12,50 Euros
APROVEITE: COMPRE AQUI ingressos e tours para visitar o Palácio Vecchio.
Leia outros posts sobre a Itália e o Vaticano:
1 – Diário de Bordo: 1 dia em Veneza.
2 – Diário de bordo: 2 dias em Florença.
3 – Diário de bordo: 3 dias em Roma.
4 – Roteiro 1 dia em Veneza, Itália.
5 – Roteiro de 2 dias em Florença.
6 – Roteiro de 3 dias em Roma.
Veneza
1 – O que fazer em Veneza: 47 atrações
2 – Vaporetto em Veneza: como se locomover em Veneza.
3 – Hotéis em Veneza: 5 dicas de onde ficar em Veneza.
4 – Campanário de São Marcos em Veneza: Vale a pena subir?
5 – Basílica de São Marcos em Veneza: como visitar.
6 – Praça de São Marcos: o coração de Veneza, Itália.
7 – Ponte Rialto: a mais antiga de Veneza.
8 – Fotos de Veneza: 200 imagens da cidade mais charmosa da Itália.
Roma
1 – O que fazer em Roma: 35 dicas de atrativos.
2 – Transfer em Roma em português: Elmocar.
3 – Fórum Romano: uma surpresa boa em Roma.
4 – Fontana di Trevi: como visitar em Roma.
5 – Praças de Roma: 20 lugares imperdíveis em Roma.
6 – Panteão de Roma: como visitar na Itália.
7 – Coliseu de Roma com mamis: como visitar.
8 – Verão italiano: praias perto de Roma.
Florença
1 – O que fazer em Florença: 40 atrativos.
2 – Hotéis em Florença: 5 dicas de onde ficar em Florença.
3 – Batistério de Florença: o que ver e como visitar na Itália.
4 – Fotos de Florença: 334 fotos para inspirar sua viagem à capital da Toscana.
5 – Ponte Vecchio em Florença: o charme da ponte de pedra mais antiga da Europa.
6 – Palazzo Vecchio: como visitar em Florença, Itália.
7 – Galleria degli Uffizi: como visitar e o que ver no museu em Florença.
Vaticano
1 – Como ver o papa no Vaticano.
2 – Vaticano: 6 atrativos para visitar.
3 – Museus do Vaticano: como visitar.
4 – Capela Sistina: como visitar no Vaticano.
5 – Basílica de São Pedro: como visitar no Vaticano.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.