Diário de Bordo: 3 dias no Algarve, sul de Portugal
Depois de sair de Óbidos, pegamos novamente a estrada rumo à linda região litorânea de Algarve. Esse foi nosso quinto destino nesta viagem de 17 dias por Portugal e Espanha.
Gente, estamos até agora impressionadas com o que vimos. O tempo foi pouco para ver tanta coisa linda e aproveitar tantas praias cinematográficas. Pena que a água estava fria (ou melhor, congelante kk).
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Nós ficamos por 3 dias na região e vamos contar tudo neste Diário de Bordo.
Confira.
DIÁRIO DE BORDO: 3 DIAS NO ALGARVE, SUL DE PORTUGAL
Dia 1: 05 de novembro – 3 dias no Algarve
A hospedagem é muito boa e vale bem a pena ficar nela. Uma ótima estrutura, hotel “pé na areia”, quartos muito bons e atendimento impecável.
Nós ficamos em uma suíte executiva de frente para o mar e para a piscina. Um luxo só.
O apartamento tinha quatro ambientes. Um quarto com duas camas de solteiro (formando uma grande de casal), TV, guarda-roupas e bancada de trabalho.
Uma sala espaçosa com outra TV, sofá, mesa de centro, frigobar e a terceira cama de solteiro. Banheiro grande. E varanda.
Neste primeiro dia na região do Algarve, reservamos para curtir o hotel e a praia de Armação de Pêra, onde ele está localizado.
Como chegamos depois das 13 horas, pedimos uma pizza no hotel mesmo. Eu e Danubia fomos andar pela praia, enquanto mamis ficou andando pela rua atrás do hotel.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
A água do mar estava congelante e nem deu para dar um mergulho. Mas as paisagens são deslumbrantes.
Além disso, a praia de Armação de Pêra, assim como as outras da região do Algarve, possui falésias lindíssimas.
E como nesse dia “não deu praia”, o jeito mesmo foi caminhar pelo calçadão e terminar o dia em um jantar delicioso no restaurante Clipper, pertinho do hotel.
Pedimos uma lasanha, um bacalhau grelhado com arroz, batata frita, refrigerante, suco e cake de laranja com chantily e morango.
Estava tudo delicioso e a conta ficou em 49,55 euros.
DICA IMPORTANTE: para quem for visitar o Algarve no outono ou inverno (mais ou menos entre novembro e janeiro), é preciso saber que muitas lojas e restaurantes estão fechados por conta da baixa temporada. É a época em que eles reservam para tirar férias.
Isso mesmo. São poucos locais que ficam abertos. Estão fechados por exemplo bares e barracas de praia, lojas de souvenires, restaurantes e até hotéis. Das cidades que visitamos nesta região, apenas Carvoeiro estava com praticamente tudo funcionando.
Dia 2: 06 de novembro – 3 dias no Algarve
Nos informaram que deu uma pane no atendimento da Europa.
Como não sabíamos se ia voltar a funcionar a tempo, compramos outro. Só que, assim que coloquei no celular, o da EasySim4U voltou a funcionar kk. Gastamos dinheiro à toa (foram 15 euros por 30 GB que nós usamos muito e ainda sobraram).
Mas voltando ao nosso segundo dia no Algarve, fizemos um roteiro para percorrer algumas das principais praias da região.
Não deu para nadar, porque a água, como disse, é gelada e estava frio. Também não ficamos curtindo a praia porque, nesta estação do ano, não tem estrutura nenhuma: nada para comprar, nem comer e nem beber.
Nossa rotina foi: chegar na praia, tirar algumas fotos do visual (que é lindo mesmo sem aquele clima de verão) e passar para a próxima praia.
Nosso primeiro destino foi a Praia da Marinha. O acesso é feito por uma escadaria (assim como a maioria das praias da região).
Mamis, como sempre foi até a metade do caminho e voltou para o estacionamento.
Eu e Danubia descemos e compensou o esforço, pois, apesar de pequena, a praia é linda.
A água, porém, é muito gelada. Acho que nunca entrei em um mar tão congelante. Tipo: estava endurecendo até o osso da cabeça kkk. E isso porque só molhei os pés.
Dali, colocamos no GPS para irmos até a famosa Benagil Cave. Porém, a dona Googla (Google Maps) estava nos enviando para uma estrada apertada, toda de terra e de mato, que mal passava um carro.
Depois de rodar várias vezes pelos mesmos caminhos, conseguimos pegar a estrada certa. Fomos até esse que é um dos cartões-postais da região do Algarve.
Nós não descemos na praia, mas chegamos perto do buraco que fica no alto da gruta. Não dá para se aproximar demais porque tem uma cerca de madeira.
Mas eu dei uma escapadinha de lado e consegui tirar uma foto e filmar.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
O acesso à gruta (na parte interior) é feito somente por quem vai nadando ou de caiaque. Todas as outras embarcações só chegam até a entrada, mas ninguém pode descer.
Da Benagil, fomos até a Praia do Carvoeiro. Outro lugar espetacular e o único na época da viagem que tinha estrutura para receber turistas.
As lojas estavam abertas e os restaurantes, funcionando.
Ali, ficamos por algum tempo, fotografando e fazendo bagunça na praia. Mas também não entramos no mar. Além da água gelada, estava ventando e frio.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking.
No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
Escolhemos o restaurante “Piu” que fica pertinho da praia, bem na praça central. Pedimos macarrão a bolonhesa, omelete com salada e batata frita e hambúrguer, torta de morango, com suco, refrigerante e café. Tudo deu 36,70 euros.
A comida estava boa e bem-servida, mas o atendimento é um pouco ruim.
Depois do almoço, fomos até a cidade de Lagos, onde ficamos por apenas meia hora andando no calçadão em frente à Marina e ao Mercado Municipal.
Andamos um pouco nas barraquinhas com roupas e seguimos para a Ponta da Piedade, ainda na cidade de Lagos.
O acesso é difícil. Até por isso e como sempre, mamis ficou no carro, enquanto eu e Danubia fomos para mais essa aventura.
O visual é espetacular tanto de cima quanto por baixo, após descer 194 degraus. Isso mesmo.
Descer até que foi fácil. Agora, subir… Deu para cansar (e muito).
Olha só essa escada na foto abaixo!
É nessa área que também fica o farol da Ponta da Piedade.
Antes de voltarmos para o hotel, fizemos um paradinha rápida na Praia do Camilo que também é considerada uma das mais bonitas do mundo.
Eu cheguei a descer metade da escadaria, mas não fui até a areia. Já não tinha praticamente ninguém na praia porque eram quase seis horas.
Terminamos o dia em um jantar no quarto mesmo: Pão com peito de peru e chá cortesia do hotel kk.
E tiveram até cenas engraçadas na cama. 😱
Dia 3: 07 de novembro – 3 dias no Algarve
O trajeto começou no cais Vasco da Gama, em Portimão.
Foi muito gostoso, pois o barco entra em várias grutas e para em frente às falésias. E também não balança – kkk.
Mesmo no inverno, vale a pena fazer o passeio de barco no Algarve.
Olha só algumas paisagens deslumbrantes que tivemos o privilégio de ver durante o tour.
Um dos destinos principais desse tour é a famosa gruta de Benagil, ou Benagil Cave.
Como disse mais acima, para entrar nela, só nadando ou de caiaque, partindo da praia ao lado. Porém, isso acontece apenas no verão.
Todas as demais embarcações somente entram na gruta e ninguém está autorizado a descer, mesmo na alta temporada.
Quem quiser, pode ver a gruta do alto, como fizemos ontem.
Depois do passeio de barco, voltamos para o Carvoeiro, comemos novamente no restaurante Piu e fomos até a Praia da Dona Ana, eleita algumas vezes a mais bonita do mundo.
Mas como estava frio, a praia estava vazia e não teve muita graça. Sem contar o vento frio e a água gelada.
Ficamos ali por apenas cerca de meia hora e fomos dar uma olhadinha na Praia da Batata.
Voltamos para o hotel por volta das 18 horas.
Nosso dia terminou com um sanduíche no bar do hotel e uma piña colada (sem álcool).
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças.
Partida: Dia 08 de novembro
Demoramos quase 3 horas para chegar.
Confira como foram nossos últimos 5 dias em Portugal, curtindo Lisboa, Sintra e Cascais.
Você também poderá se interessar por outros posts sobre o Portugal:
Porto
Óbidos e Nazaré
Algarve
Outros posts sobre Portugal
Parceiros nesta viagem:
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
1 Comentário
[…] – Diário de Bordo: 3 dias no Algarve.2 […]