Cidades Históricas de Minas Gerais: 6 destinos imperdíveis para visitar o ano inteiro.
Minas Gerais é um dos estados mais procurados pelos turistas no Brasil. São diversos destinos, com suas comidas típicas, natureza, cultura e religiosidade, que vão encantar a todos os tipos de viajantes.
Pode ser para um bate e volta, um final de semana ou nas férias. Certamente, o estado terá algum cantinho a ser explorado em qualquer época do ano.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Nós vamos citar seis destinos neste post.
São eles: Tiradentes, São João del Rei, Ouro Preto, Mariana, Catas Altas e Santa Bárbara.
Aproveite e complemente a leitura com dicas de 16 cidades incríveis em Minas Gerais.
Como chegar às cidades históricas de Minas Gerais
Visitar as cidades históricas de Minas Gerais é muito fácil. Tem opções para quem prefere viajar de avião, de carro, de ônibus e até de trem.
De avião:
Quem prefere viajar de avião, vai precisar descer em Belo Horizonte. A cidade tem dois aeroportos. O Internacional Tancredo Neves (Confins) e o Carlos Drummond de Andrade (Pampulha).
DICA EXTRA: Aliás, é bastante recomendado deixar um dia para conhecer a capital mineira.
Entre os atrativos imperdíveis estão: o Museu do Inhotim. A Praça da Liberdade. E o Complexo da Pampulha, Patrimônio da Humanidade, com o Museu de Arte da Pampulha, Igreja São Francisco de Assis, Casa Baile e o Iate Clube.
Estando na cidade, será necessário pegar um ônibus na rodoviária ou alugar um carro.
Passagens aéreas para Minas Gerais:
Para encontrar passagens aéreas baratas para Minas Gerais, basta usar o buscador parceiro do D&D Mundo Afora: Vai de Promo.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
São vários descontos e promoções imperdíveis.
Além disso, também ensinamos direitinho como encontrar e comprar passagens aéreas baratas para destinos no mundo inteiro.
De Carro:
Para quem vai de carro, vamos dar a dica, saindo de BH.
1 – Para Ouro Preto: perto do BH Shopping, pegue a BR-356 e a Rodovia dos Inconfidentes até Ouro Preto. Duração: 1:30 hora.
Também é possível chegar a Ouro Preto via Santa Bárbara. Veja o trajeto abaixo.
2 – Para Mariana: siga o mesmo caminho até Ouro Preto. Pegue a MG-129 sentido a Mariana. Duração: 2 horas.
É possível chegar a Mariana via Santa Bárbara. Veja como ir à cidade.
3 – Para Catas Altas: o caminho é o mesmo até Mariana. Chegando na cidade, continue na MG -129 até Catas Altas. Duração: 2:50 horas.
Assim como Mariana e Ouro Preto, também dá para ir a Catas Altas via Santa Bárbara. Veja como, abaixo.
4 – Para Santa Bárbara: em Belo Horizonte, pegue a BR-381/262 sentido Vitória. Entre no trevo para MG-436 em direção a Barão de Cocais. Continue na MG-129 até Santa Bárbara. Duração: 2:15 horas.
De Santa Bárbara, também dá para ir a Catas Altas, Mariana e Ouro Preto (nessa ordem) via MG-129.
Também dá para ir a Santa Bárbara vindo de Ouro Preto. Basta seguir para Mariana, Catas Altas e, enfim, Santa Bárbara.
5 – Para São João Del Rei: perto do BH Shopping, pegue a BR-356, depois BR-040. Antes da passarela Joaquim Murtinho, pegue o acesso em direção à BR-383 até São João Del Rei. Duração: 3 horas.
6 – Para Tiradentes: siga o caminho até São João del Rei. Pegue a Avenida Dr. José Caetano de Carvalho e siga até a BR-265. Siga na BR-265 até o trevo, à esquerda, em direção a Tiradentes. Continue na avenida Governador Israel Pinheiro. Duração: 3:20 horas.
Aluguel de carro em Minas Gerais:
Quem preferir circular de carro pelas estradas mineira, mas veio de outro estado de avião, a boa pedida é alugar um veículo.
As paisagens são muito charmosas e a viagem pode se tornar mais agradável e com tranquilidade.
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças.
De trem
Quem está no Espírito Santo, ainda pode optar por ir a Minas Gerais de trem.
A opção é o trem de passageiros da Vale que circula pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).
De Vitória, onde fica a Estação Pedro Nolasco, até Belo Horizonte são 13 horas de viagem.
E nesse caminho, ainda é possível parar em Barão de Cocais (última estação antes de chegar a BH) e pegar um ônibus ou táxi até Santa Bárbara e de lá para outros destinos como Catas Altas, Mariana e Ouro Preto.
Quando ir às cidades históricas de Minas Gerais
Escolher a data certa é imprescindível para melhor aproveitar as cidades históricas de Minas Gerais.
E isso vai depender de qual é a sua preferência: calor ou frio.
Quem gosta de calor, poderá curtir cachoeiras, fazer trilhas e andar ao livre. Ao contrário, quem prefere o frio, vai poder visitar igrejas e museus ou aproveitar o friozinho da montanha, comendo umas comidinhas típicas.
DICA EXTRA: além do calor, o verão é uma época de muita chuva nas cidades históricas de Minas Gerais. Então, prepare-se e tenha alternativas de passeios e atividades para estas ocasiões.
O que fazer nas cidades históricas de Minas Gerais
1 – Ouro Preto – cidades históricas de Minas Gerais
Um dos principais destinos históricos de Minas Gerais, Ouro Preto é imperdível. A cidade é Patrimônio Cultural da Unesco e foi um dos municípios mais importantes do ciclo do ouro.
Tanto que até seu nome surgiu devido ao ouro escuro descoberto no local e enviado em abundância para Portugal.
As atrações em Ouro Preto podem ser divididas entre culturais, com seus museus e o próprio centro histórico com suas casas tombadas e suas ruas e ladeiras de paralelepípedos; e as religiosas, com igrejas e capelas espalhadas por toda a cidade e distritos.
O que não pode ficar de fora do seu roteiro: Praça Tiradentes. Igreja Nossa Senhora do Pilar (a mais rica de Minas Gerais e a terceira, do Brasil). Igreja de São Francisco de Assis (uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo). Museu da Inconfidência.
Confira outras dicas do que fazer em Ouro Preto.
2 – Mariana – destinos imperdíveis em Minas Gerais
Além de fazer parte do Circuito do Ouro, Mariana possui um dos maiores conjuntos barrocos do mundo.
Além disso, foi a primeira cidade mineira e a primeira capital do estado, já que venceu uma disputa entre as vilas que produzissem a maior quantidade de ouro. A vencedora seria a capital de Minas.
Assim como acontece na maior parte das cidades históricas de Minas Gerais, que tem a religiosidade como ponto em comum, as igrejas são as principais atrações de Mariana. Mas, além delas, também tem museus, praças e minas que merecem a visita.
O que não pode ficar de fora do seu roteiro: as igrejas irmãs de São Francisco de Assis (com obras de Aleijadinho) e Nossa Senhora do Carmo (em estilo Rococó). Praça Minas Gerais (onde estão as igrejas irmãs). Museu de Artes Sacras. Mina da Passagem, a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo.
Confira outras dicas do que fazer em Mariana.
3 – Catas Altas – Destinos históricos de Minas Gerais
Outro destino histórico imperdível em Minas Gerais é a charmosa Catas Altas.
Localizada aos pés da Serra do Caraça e na Estrada Real, a pequena cidade, com pouco mais de cinco mil habitantes, tem nos atrativos naturais o seu maior diferencial.
Tanto que o visual da Serra, visto da Praça Monsenhor Mendes, é o cartão-postal catas-altense e foi o responsável pela sua escolha para ser cenário da minissérie da Rede Globo “Se Eu Fechar os Olhos Agora“.
Mas, além desse visual, tem ainda lindas cachoeiras, montanhas, igrejas e a famosa Festa do Vinho, que resgata a sua tradição voltada para a produção do vinho e, principalmente, do fermentado de jabuticaba.
O que não pode ficar de fora do seu roteiro: Praça Monsenhor Mendes. Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (em estilo barroco, seu valor é maior pelo seu interior inacabado). Capela de Santa Quitéria. Bicame de Pedra. Santuário do Caraça (uma das 7 maravilhas da Estrada Real e uma das maiores Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Minas Gerais).
Confira outras dicas do que fazer em Catas Altas.
4 – Santa Bárbara – Cidades históricas de Minas Gerais
Terra do ex-presidente Affonso Penna e cidade do mel, Santa Bárbara faz parte do Circuito do Ouro e também deve fazer parte do seu roteiro.
Seus casarios coloniais do século XVIII e suas igrejas barrocas são os principais atrativos desta que é uma das mais antigas cidades de Minas com mais de 300 anos, fundada em 1704.
O que não pode ficar de fora do seu roteiro: Igreja Matriz de Santo Antônio (uma das igrejas mais bonitas do estado, datada de 1724, com pinturas de Mestre Athayde). Memorial Affonso Penna (que abriga o mausoléu do ex-presidente). Casa do Mel (localizada em uma típica casa do século XVIII, expõe um pouco da cultura de produção do mel). Os bucólicos distritos de Brumal e de Sumidouro (porta de entrada do Santuário do Caraça).
5 – São João Del Rei – destinos histórico de Minas Gerais
Uma das cidades históricas mais importantes de Minas Gerais, fundada no século XVIII, São João del Rei ainda guarda sua história estampada nas casas em estilo colonial e nas ruas de pedras, bem estreitinhas.
E além deste museu a céu aberto, as igrejas e a natureza completam os atrativos imperdíveis.
O que não pode ficar de fora do seu roteiro: Igreja Matriz de São Francisco de Assis (Fundada pela Ordem Terceira de São Francisco de Assis, seu interior é decorado nos estilos barroco e rococós e a portada é de Aleijadinho). Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Centro Histórico. Museu Tancredo Neves. Serra do Lenheiro (com pinturas rupestres de cerca de seis mil anos).
Confira outras dicas do que fazer em São João del Rei
6 – Tiradentes – Cidades Históricas de Minas Gerais
Tiradentes é mais uma cidade que preserva as histórias de Minas Gerais e do Brasil (como a Inconfidência Mineira, que aconteceu em 1789).
Patrimônio Histórico Nacional, abriga uma grande quantidade de arte barroca, uma das mais bem preservadas do país.
Casas e comércios com fachadas características do período colonial, janelas e portas com beirais e batentes coloridos, arandelas e lampiões iluminando as fachadas, ruas de pedras: tudo faz da cidade um verdadeiro museu ao ar livre.
O que não pode ficar de fora do seu roteiro: Matriz de Santo Antônio (considerada a segunda mais rica do Brasil, com aproximadamente 480 quilos de ouro). Lago das Forras, no centro histórico. Capela de São Francisco de Paula, do século XVIII, e de onde dá para ter uma vista bonita da cidade. Passeio de Maria Fumaça até São João del Rei.
Confira outras dicas do que fazer em Tiradentes
Você também poderá se interessar por outros posts sobre Minas Gerais:
Outros posts
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.