Passeio de Maria Fumaça em Tiradentes – São João del Rei a Tiradentes
“Piuí. Café com pão, café com pão, café com pão”. Foi com “sons” como esses, produzidos por um apito de trem, que começamos nossa “viagem no tempo” dentro da Maria-Fumaça, que liga as históricas cidades de São João del Rei e Tiradentes, em Minas Gerais.
Eu já tinha feito esse passeio em 1997 (durante uma excursão da escola) e agora voltei com mamis e Danubia, durante o II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem (#eibv2), que aconteceu em agosto de 2015.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
PASSEIO DE MARIA FUMAÇA EM TIRADENTES: SAINDO DE SÃO JOÃO DEL REI
O percurso entre São João del Rei e Tiradentes é de apenas 12 quilômetros e, para percorrê-los, a locomotiva – única do mundo de bitola 0,76 – gasta em torno de 40 minutos.
Isso porque os vagões são puxados a uma velocidade de 30 quilômetros por hora por uma antiga locomotiva Baldwins, fabricada nos Estados Unidos no final do século XIX.
Durante esse tempo, vamos apreciando uma paisagem maravilhosa, com animais, fazendas, montanhas, rios e riachos.
Boa parte do percurso é margeada pela Serra São José e pelo Rio das Mortes. Porém, nem tudo são flores neste caminho. Da janela do trem, o turista também acaba conhecendo – ainda que apenas de passagem – um outro lado da cidade: a pobreza escondida da parte histórica do município.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking. No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
Também é curioso observar como as pessoas que moram ao longo da ferrovia saem de suas casas – assim que escutam o apito da locomotiva – apenas para ver o trem passar ou dar um “tchauzinho” para os passageiros.
Foto tirada pela Fabrícia do receptivo Rumos em Rotas – Passeio de Maria Fumaça em Minas Gerais – São João del Rei a Tiradentes |
Virada da locomotiva em Tiradentes
E, antes de começarmos nosso passeio pela cidade de Tiradentes, ainda foi possível ver a mudança de direção da locomotiva na rotunda. Nós nunca tínhamos visto e achamos muito interessante.
Tudo começa quando a locomotiva é desengatada e, de ré, transferida para outra linha, chegando até o espaço da rotunda.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Então, funcionários da ferrovia empurram com as mãos o mecanismo da plataforma para que ela possa virar a locomotiva para o sentido contrário. Já virado, o trem volta de ré, retorna até os trilhos onde estão os vagões e se engata nos mesmos.
O trem Maria Fumaça – São João del Rei a Tiradentes
Nossas impressões desta viagem são muito boas. É uma viagem tranquila, muito pitoresca e é um passeio que se repete há mais de cem ano.
Isso porque foi em 1880 que nasceu a Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), ligando as cidades de Antônio Carlos e Barroso. Um ano depois, a sede da EFOM passou a ser em São João del Rei, onde é até hoje.
Os bancos da Maria Fumaça são de madeira e um “tantinho” apertados. Apesar disso, é um passeio tão rápido e nós estávamos tão entretidos, conversando com os outros blogueiros e apreciando a paisagem, que o aperto acabou ficando em segundo plano.
Curiosidade – Estrada de Ferro Oeste de Minas
Você sabia que a Estrada de Ferro Oeste de Minas entrou para o Guiness Book, em 1996, como sendo o trem de passageiros mais antigo em funcionamento no Brasil?
Pois é! E é em São João del Rei que está localizado o maior centro de preservação da memória ferroviária nacional e um dos mais importantes do mundo.
Aliás, todo o complexo formado pelos prédios e pela linha férrea até Tiradentes é considerado o maior conjunto histórico ferroviário dinâmico do mundo.
Passeio de Maria Fumaça em Tiradentes e São João del Rei
Funciona: sexta, sábado e domingo
Partidas São João del Rei:
Endereço da Estação: Rua Hermílio Alves, 366 – Centro
Sexta: às 10 horas e às 15 horas
Sábado: às 10 horas e às 15 horas
Domingo:às 10 horas e às 13 horas
Partidas Tiradentes:
Endereço da Estação: Praça da Estação, s/n – Centro
Sexta:às 13 Horas e às 17 Horas
Sábado: 13 Horas e às 17 Horas
Domingo:às 11 horas e às 14 horas
Valor: R$ 70 (só ida) e R$ 80 (ida e volta) – valor atualizado em setembro de 2020
Obs. Crianças de seis a 12 anos e idosos acima de 60 anos pagam meia.
Obs. Horários diferenciados em períodos de férias e feriados.
O D&D Mundo Afora passeou de Maria Fumaça entre São João del Rei e Tiradentes a convite do receptivo Rumos em Rotas, parceira do II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações aqui relatadas são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências
Você também poderá se interessar por outros posts sobre Minas Gerais:
Outros posts
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.