Tax Free: como funciona e como receber o imposto na Europa
Que tal fazer umas comprinhas no exterior e voltar para casa cheio de novidades importadas na mala? E se, além de comprar coisinhas mais baratas do que no Brasil, você ainda receber de volta uma parte do valor gasto? Melhor ainda, né?
Então, isso é possível quando você viaja para países da União Europeia e para alguns outros como Argentina, Austrália, Oriente Médio ou México.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
São lugares que praticam o chamado Tax Free (ou livre de imposto) para compras dos turistas.
Nós tivemos a oportunidade de usar o serviço pela primeira vez quando estivemos em Portugal e na Espanha em 2019.
Não deu muto certo, é verdade. Vamos te contar porquê. Mas também vamos te ensinar o passo a passo (correto) para você receber o imposto de volta.
O QUE É O TAX FREE
O Tax Free nada mais é que a restituição do imposto pago em compras realizadas em países da União Europeia. Ele é relacionado ao Imposto de Valor Agregado (IVA) e é isento para quem mora fora destas localidades.
O valor do reembolso pode chegar a 25%, dependendo da localidade e do produto adquirido.
Como disse, alguns países como Argentina, México, Oriente Médio e Austrália também concedem o benefício. Fique atento!
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Tax Free: o que fazer para receber o imposto das compras
Para ter direito ao Tax Free, primeiro, (é claro), é preciso fazer suas comprinhas. Cada país tem um valor mínimo de compras por estabelecimento para conceder o reembolso.
Em Portugal e na Espanha, por exemplo, o mínimo é (eram em 2019) 100 Euros. Dependendo do lugar, esse valor deve ser acumulado no mesmo dia e/ou na mesma loja.
Na hora de pagar as compras, basta verificar se a loja é conveniada. No momento do pagamento, os atendentes, geralmente, perguntam se quer o Tax Free. Se não perguntarem, é só pedir.
É preciso apresentar o passaporte e o cartão de crédito internacional e preencher um formulário.
As notas e o formulário devem ser entregues dentro de um envelope no aeroporto ou enviado pelo correio.
Confira o passo a passo para receber o dinheiro de volta do Tax Free.
Onde receber o dinheiro
Você recebe o dinheiro do Tax Free de três formas diferentes.
– No aeroporto (nos guichês das empresas responsáveis pela devolução do imposto);
– em caixas automáticos em alguns estabelecimentos (e até no aeroporto);
– via cartão de crédito após o retorno ao Brasil.
Em todos os três casos, é IMPRESCINDÍVEL ir até um balcão da alfandega no aeroporto do último destino de sua viagem pelos países da União Europeia.
Lá na alfândega, apresente as notas de todas as compras feitas nos países visitados, os formulários e o passaporte.
É provável que os produtos comprados sejam solicitados para averiguação. Por isso, o ideal é ter tudo separado com as etiquetas. Não despache as malas com as compras antes desse procedimento.
Após a conferência, o responsável pela alfândega bate um carimbo no formulário. Pronto, está tudo validado.
OBS.: Nós não fizemos exatamente isso e deu turo errado – leia até o final para saber porque nossa primeira experiência foi frustrante.
Como receber o imposto
Agora, você tem as três formas para receber seu reembolso.
Aeroporto – vá até o guichê da empresa e apresente o formulário carimbado pela alfândega e seu passaporte. Você pode escolher receber o valor em dinheiro na hora ou por meio do cartão de crédito.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
Caixas automáticos – no aeroporto e em alguns estabelecimentos (como shoppings), tem caixas automáticos próprios para esta finalidade. Nós usamos a máquina do shopping Colombo em Lisboa.
A máquina é bem explicativa. Você escaneia seu passaporte, preenche seu telefone de contato e escolhe a forma de receber o imposto (em dinheiro na hora ou no cartão).
Depois, é preciso inserir o cartão de crédito. Caso dê alguma coisa errada (como aconteceu com a gente), o valor será devolvido por meio desse cartão.
Confira os valores e aceite os termos.
Vai ter, em seguida, as explicações com os próximos passos a serem cumpridos.
1: ir até à Alfândega no aeroporto para validar o reembolso;
2: enviar o formulário carimbado para a empresa responsável pela taxa. Isso pode ser feito nos pontos de reembolsos no aeroporto, caixas-postais da empresa também no aeroporto ou pelo correio quando estiver no Brasil.
O prazo de envio é de até 21 dias.
Pelo cartão de crédito após retorno – se não deu tempo de fazer os procedimentos de recebimento no guichê do aeroporto ou nas máquinas, faça os procedimentos na alfândega e, após retornar para o Brasil, envie o formulário carimbado para a empresa em até 21 dias.
Você irá receber o reembolso via cartão de crédito informado previamente. O prazer é de até 30 dias após a compensação.
O que você NÃO DEVE FAZER para receber seu Tax Free de volta
Nossa primeira experiência com o Tax Free foi frustrante. Tudo por conta de uma informação incorreta do vendedor e nossa burrice em não ler direito os procedimentos.
Como era a primeira vez que iríamos receber, pedimos orientações. O vendedor nos disse que no próprio shopping onde estava a loja (foi a Primark) tinha uma máquina automática para recebermos o reembolso.
Segundo ele, seria mais rápido e prático, pois não precisaríamos nem mostrar as compras no aeroporto. Era só colocar o formulário no envelope e depositar na caixa-postal. Sem burocracia.
E foi o que fizemos. Chegamos e depositamos o envelope na caixinha.
O problema foi que as dúvidas surgiram somente depois disso e de termos relido (ou tentado, né kk) as instruções em inglês.
Fomos, então, buscar informações no guichê da Global Blue. E foi aí que a “casa caiu”, kk.
Tínhamos que ter passado pela alfândega e mostrado as compras ainda com as etiquetas.
Pior que a gente nem teria como mostrar as coisas. Estava tudo misturado nas três malas e algumas delas já estavam no corpo.
Fizemos tudo errado e o dinheiro que havíamos recebido lá no caixa automático teria que ser devolvido via cartão de crédito informado previamente.
Resultado – o reembolso de 9 euros (já descontando a taxa de serviço ) se transformou em 18,67 euros que foram descontados em nosso cartão de crédito com juros .
Por isso, preste muita atenção sempre que for fazer algum procedimento, principalmente, fora do país.
O bom é que agora já ficamos craque em como receber o imposto Tax Free. Só estamos esperando a próxima viagem para economizarmos nas comprinhas.
E você, já recebeu algum reembolso do Tax Free em suas viagens pela Europa ou em outro destino? Conta nos comentários.
Outras dicas para planejamento de sua viagem aqui no D&D Mundo Afora.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.