18 de setembro de 2015
Textual description of firstImageUrl

O que fazer em São João del Rei - Minas Gerais

Post atualizado em 4 de agosto de 2016
São João del Rei - Minas Gerais

O que fazer em São João del Rei - Minas Gerais

Por Daniela Almeida

Dizem que em São João del Rei, Minas Gerais, os sinos falam. Conforme o tipo da badalada (são vários os tipos de toques), os moradores conseguem identificar os eventos na cidade, entre eles, onde e quando haverá missa, quem vai celebrá-la, procissões, entre outros.

Nós tivemos a oportunidade de presenciar "as vozes dos sinos", durante nossa visita à cidade, em agosto deste ano, no II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagens (#eibv2) - organizado pelo Antônio Rômulo, do Retrip. Além de São João, ainda visitamos a vizinha Tiradentes.

Sino na igreja de São Francisco São João del Rei MG
Sino na igreja de São Francisco

A cidade

Terra do ex-presidente Tancredo Neves e de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), São João del Rei (nome dado em homenagem a Dom João V, rei de Portugal, em 1713, quando a localidade foi elevada à vila) está localizada a 183 quilômetros da capital mineira Belo Horizonte. É uma cidade grande, com quase 90 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2014. 

Também é uma das cidades históricas mais importantes de Minas Gerais, fundada no século XVIII, e, até hoje, é possível ver as características de sua história estampadas nas casas em estilo colonial e nas ruas de pedras, bem estreitinhas.

Um pouco de história
Apenas para situar o leitor (afinal, conhecimento nunca é demais), São João del Rei também foi palco de um importante fato na história do país. A Guerra dos Emboabas, que aconteceu entre 1707 e 1709. Emboabas eram as pessoas que não haviam nascido em São Paulo (então Capitania de São Vicente) e, portanto, na visão dos paulistas, também não deveriam receber terras em Minas Gerais.

Dessa forma, a exploração do ouro na região e a posse de novas terras gerou a Guerra dos Emboabas entre os paulistas e os chamados de forasteiros (em sua maioria, portugueses). Ao final, os paulistas saíram vitoriosos.

Ainda, por duas ocasiões, a cidade esteve entre as candidatas a capital de Minas Gerais. Em 1893, perdeu para Belo Horizonte.

O que fazer em São João del Rei

Quem visita a cidade, tem diversas atividades para se fazer. Contemplar a natureza, que é linda, relaxar e desacelerar um pouco da rotina são boas pedidas. Mas, o município também tem importantes monumentos históricos que valem a pena serem visitados.

Vou colocar em detalhes aqueles que nós visitamos e citar as outras opções que também podem ser escolhidas.

Igrejas
Assim como boa parte das cidades históricas, as igrejas são as principais atrações para o turista. Em São João del Rei existem várias: Matriz de São Francisco, Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Igreja do Nossa Senhora do Rosário, Igreja Nossa Senhora do Carmo e Igreja Nossa Senhora das Mercês.

Igreja de São Francisco de Assis
Nós visitamos esta igreja no domingo de manhã, durante a missa das 9 horas. A igreja é linda e ainda foi celebrada com acompanhamento do coral, cantando cantos gregorianos.

Igreja de São Francisco de Assis - São João del Rei


Fundada pela Ordem Terceira de São Francisco de Assis, a Igreja de São Francisco teve sua construção iniciada em 1774 e é a principal da arte colonial brasileira por sua riqueza e arquitetura. Por todo seu valor histórico, foi tombada - junto com todo seu acervo - pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Seu interior é decorado nos estilos barroco e rococós e o projeto da portada, feita em pedra-sabão, é atribuído ao Mestre Aleijadinho. Gente, dentro da igreja tem um lustre lindo de cristal Bacart. Maravilhoso.

Igreja de São Francisco de Assis - São João del Rei


Ah, o corpo do ex-presidente Tancredo Neves, morto em 1985, está enterrado no cemitério da Ordem Terceira, localizado atrás da igreja, mas nós não o visitamos.

Localização - A igreja está localizada na praça Frei Orlando - centro - que é outro ponto turístico da cidade por seu paisagismo belíssimo, composto de palmeiras imperiais e jardins.

Praça Frei Orlando São João del Rei MG


Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar
Sede da Diocese de São João del Rei, a Catedral de Nossa Senhora do Pilar foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Sua primeira versão, ainda uma capela de taipa, foi construída entre os anos de 1703 e 1704. Já em 1721, teve início a construção do modelo atual.

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar - São João del rei MG

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar - São João del rei MG

Em 1709, a igreja foi incendiada, durante a Guerra dos Emboabas, e reconstruída, posteriormente, mantendo traços do barroco e do estilo neoclássico.

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar - São João del rei MG

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar - São João del rei MG


Localização - A Catedral está localizada na Rua Getúlio Vargas - centro

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar - São João del rei MG


- Igreja Nossa Senhora do Rosário
Nós não chegamos a entrar nesta igreja, que foi construída em 1719, mas tivemos a oportunidade de vê-la por fora, durante a apresentação das "Lendas São Joanenses".

Dados históricos apontam que esta igreja é a construção religiosa mais antiga da cidade, levando em consideração a primeira capela que existiu neste mesmo lugar. As demais igrejas e capelas foram construídas em locais diferentes da sua primeira construção. 


 Igreja Nossa Senhora do Rosário



Localização - a Igreja do Rosário fica na Praça Embaixador Gastão da Cunha - centro

Além destas três, que tivemos a oportunidade de visitar, São João del Rei ainda tem a Igreja Nossa Senhora do Carmo (Largo do Carmo) e Igreja Nossa Senhora das Mercês (Praça Dom Pedro II).


Igreja Nossa Senhora do Carmo
Igreja Nossa do Carmo, lá ao fundo

Igreja Nossa Senhora das Mercês
Igreja Nossa Senhora das Mercês


Centro Histórico
Além das igrejas, o centro histórico de São João del Rei é um verdadeiro museu a céu aberto: suas casas em estilo colonial e suas ruas de pedras preservam uma das histórias mais importantes do estado e do Brasil.

São João del Rei - MG

São João del Rei - MG


Entre os lugares bacanas do centro histórico, estão duas pontes de pedras (as mais importantes): a Ponte da Cadeia (construída em 1797) e a Ponte do Rosário (1800). Esta última fica em frente ao Memorial Tancredo Neves.


São João del Rei MG
Ponte do Rosário

É no centro histórico que também ficam o Museu Regional e o Museu de Artes Sacras.

- Museu Regional
O museu é muito bacana. É um casarão de três andares que foi construído em 1859 para ser residência e comércio da família do comendador João Antônio da Silva Mourão, um dos maiores comerciantes da região. Leia mais detalhes sobre o Museu Regional no post A história de Minas Gerais no Museu Regional de São João del Rei.

Museu Regional São João del rei MG


- Memorial Presidente Tancredo Neves
Inaugurado em 1990, possui objetos, fotos, documentos e jornais, contando a vida do ex-presidente Tancredo Neves, morto em 1985. Para ler mais detalhes sobre o Memorial, basta acessar o post Memorial Tancredo Neves - São João del Rei.

Memorial Presidente Tancredo Neves


Passeio de Maria Fumaça até Tiradentes
Além de visitar os monumentos, nós ainda andamos de Maria Fumaça até a cidade de Tiradentes. Este é um dos passeios mais importantes da cidade.

Maria Fumaça São João del rei a TIradentes MG

Maria Fumaça São João del rei a TIradentes MG


O trem circula por 12 quilômetros entre São João Del Rei e Tiradentes, na Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada por Dom Pedro II, em 1880.

Maria Fumaça São João del rei a TIradentes MG


Para ler mais detalhes sobre o passeio de trem, basta acessar o post Passeio de Maria Fumaça - São João del Rei até Tiradentes.

- Solar dos Neves
Residência do ex-presidente Tancredo Neves entre 1957 e 1985 (ano de sua morte), o Solar dos Neves não está aberto à visitação. Pelo contrário, segundo moradores de São João del Rei, a casa fica sempre fechada.


Solar dos Neves - São João del Rei - MG


Localização - Praça Embaixador Gastão da Cunha - centro (ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário).

Serra do Lenheiro
Abriga pinturas com cerca de seis mil anos. Para chegar até o lugar, é preciso caminhar durante 40 minutos (ou, como foi o nosso caso, por 15 minutos), até um paredão de 90 metros de altura.

Serra do Lenheiro São João del rei - MG


Para ler mais detalhes sobre a Serra do Lenheiro, basta acessar o post Figuras rupestres de seis mil anos na Serra do Lenheiro - São João del Rei.

Como disse, não deu tempo para ver tudo da cidade. Mas quem tiver mais alguns dias, pode conhecer ainda:

- Museu de Arte Sacra
O Museu de Artes Sacras foi construído em 1974 e está localizado na antiga cadeia. O local abriga cerca de 450 objetos sacros, como roupas, adornos, imagens de santos, oratórios, paramentos litúrgico e outros.

Museu de Arte Sacra - São João del Rei - MG


No dia de nossa visita, o museu estava fechado. Mas, dizem que entre os itens do acervo está uma escultura de Cristo flagelado, de autoria de Aleijadinho.

Localização - Rua Embaixador Gastão da Cunha 08 - Centro

- Museu Ferroviário
Endereço: avenida Emílio Alves, 366 - Centro

Aos fundos do Complexo Ferroviário fica o Museu Ferroviário. Nós não chegamos a visitar, mas dizem que é muito bacana. Tem documentos, fotos, telefones, máquina de telégrafo, calculadoras ferramentas, carros, vagões, entre outros objetos ligados ao trabalho na ferrovia.

Fazendo uma pesquisa rápida na internet, descobrimos que o Museu dispõe de uma coleção com 11 locomotivas a vapor Baldwin, dos Estados Unidos. Também está disponível a primeira locomotiva da EFOM, com o antigo vagão em que viajou o imperador Dom Pedro II.

O Museu, que foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1989, funciona de quarta a sábado das 9 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Ao domingos, das 9 às 13 horas.

- Biblioteca Municipal "Baptista Caetano d'Almeida"
Endereço: Praça Frei Orlando, 90
Inaugurada em 1827, foi a primeira biblioteca pública construída em Minas Gerais.

- Fortim dos Emboabas
Endereço: Rua Altamiro Flor, 0 - Alto das Mercês
Foi usada como forte para os portugueses e brasileiros, durante a Guerra dos Emboabas, entre 1707 e 1709.

- Museu da FEB
Endereço: Avenida Emílio Alves, s/n - Centro
Guarda objetos referentes à participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial

- Teatro Municipal
Endereço: Avenida Emílio Alves, 170 - Centro
Construído em 1893. Passou por reformas e hoje é palco de importantes apresentações, muitas delas, gratuitas.


As vozes dos sinos de São João del Rei, em Minas Gerais




Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem



Parceiro
O D&D Mundo Afora passeou visitou São João del Rei e Tiradentes, durante o II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem. O evento contou com apoio de vária empresas - entre elas Imperial EstanhosRumos em RotasGarden Hill ResortPousada BuonabitacoloRestaurante Dedo de Moça e Queijo Catauá - que concederam aos blogueiros brindes, passeios, almoços e hospedagens. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações aqui relatadas são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.

_________________________________________________________________________________
Onde ficar em São João del Rei e Tiradentes? Hotéis em SÃO JOÃO DEL REI. Faça sua reserva aqui  No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.



Nenhum comentário:
Postar um comentário

Topo da página

Receba nossas novidades em primeira mão

BAIXE GRÁTIS TAG's DE MALA PERSONALIZADAS