O que fazer em Istambul – guia completo com 51 atrativos – Chamada de antiga Constantinopla e uma das principais cidades da Turquia, Istambul é imperdível. Localizada às margens do estreito de Bósforo, seu território está dividido entre a Europa (3%) e a Ásia (97%), misturando culturas orientais e ocidentais. Aliás, Istambul é a única cidade do mundo situada em dois continentes, separados pelo estreito de Bósforo, que vai do Mar Negro, por meio de Istambul, e o interior do Mar de Mármara, que atravessa os Dardanelos e sai para o Mar Egeu.
As suas atrações são inúmeras. Não é à toa que Istambul é conhecida como a cidade das Mil e Uma Noites. Com certeza, devem ser necessárias 1001 noites para conseguir ver e vivenciar tanta história. Mas para te ajudar nessa tarefa, neste post, trouxemos 51 atrativos que não devem ficar de fora do seu roteiro.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Algumas atrações, nós tivemos o privilégio de conhecer. Outras vão ficar para viagens futuras que, certamente, iremos fazer para esta cidade incrível.
Aproveita e leia o diário de bordo sobre nossos 4 dias em Istambul.
QUANDO IR A ISTAMBUL
Istambul é destino para visitar em qualquer época do ano. Porém, na primavera (de abril a junho) e no outono (de outubro a dezembro), o clima é agradável, favorecendo os passeios pelas cidade.
Confira abaixo como fica o clima mês a mês em Istambul.
JANEIRO – INVERNO
Dias bem frios (mínima de 3º e máxima de 9º). Este é um dos meses mais frios do ano. Pouca chuva (média de 57,5mm). Baixa temporada.
FEVEREIRO – INVERNO
Dias muito frios (mínima de 3º e máxima de 9º). Este é um dos meses mais frios do ano. Pouca chuva (média 49,2mm). Baixa temporada.
MARÇO – INVERNO
Dias muito frios (mínima de 5º e máxima de 12º). Pouca chuva (média 44,5mm). Baixa temporada
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
ABRIL – PRIMAVERA
Dias muito frio (mínima de 8º e máxima de 17º). Pouca chuva (média 39,2mm). Baixa temporada
MAIO – PRIMAVERA
Dias frios (mínima de 13º e máxima de 22º). Pouca chuva (média 27,3mm). Alta temporada.
JUNHO – PRIMAVERA
Temperatura começa a esquentar (mínima de 18º e máxima de 27º). Pouca chuva (média 24,8mm). Alta temporada.
JULHO – VERÃO
Dias muito quentes. (mínima de 20º e máxima de 29º). Pouquíssimas chuvas (média 15,2mm). Este é o mês com menor volume de chuva. Alta temporada
AGOSTO – VERÃO
Dias muito quentes (mínima de 20º e máxima de 29º). Pouquíssimas chuvas (média 18,0mm). Alta temporada.
SETEMBRO – VERÃO
Dias quentes (mínima de 17º e máxima de 25º). Pouca chuva (média 33,1mm). Alta temporada.
OUTUBRO – OUTONO
Temperatura começa a cair (mínima de 13º e máxima de 20º). Pouca chuva (média 54,4mm). Alta temporada.
NOVEMBRO – OUTONO
Dias frios (mínima de 8º e máxima de 15º). Volume de chuva aumenta (média 65,7mm). Baixa temporada
DEZEMBRO – OUTONO
Dias muito frios (mínima de 5º e máxima de 11º). Mês com maior volume de chuva, mas nada exagerado (média 72,3mm). Alta temporada.
ONDE FICAR EM ISTAMBUL
Antes de mostrar o que fazer em Istambul, selecionamos 5 opções de hospedagens na cidade. Elas estão avaliadas como fantástica/fabulosa/muito boa.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
Akgun Istanbul Hotel – 9,0 – fantástico
Swissotel The Bosphorus Istanbul – 8,9 – fabuloso
CVK Park Bosphorus Hotel Istanbul – 8,9 fanuloso
Kupeli – 8,7 – fabuloso
Miss Istanbul Hotel & Spa – 8,1 – muito bom
O QUE FAZER EM ISTAMBUL, TURQUIA
1 – Mesquita de Santa Sofia – o que fazer em istambul
Esta, com certeza, é a atração principal de Istambul. Também chamada de Hagia Sophia (Ayasofya, em turco), ela é considerada uma joia da cultura bizantina por ter sido construída para ser catedral de Constantinopla entre 532 e 537 pelo Império Bizantino.
Até 1453, teve essa finalidade. Entre 1204 e 1261, porém, foi convertida em igreja católica romana. Mas além de catedral, já foi usada como museu (entre 1935 e 2020) e mesquita (entre 1453 e 1931 e de 2020 até os dias atuais).
Seu nome “sophia” é a transliteração fonética em latim da palavra grega para “sabedoria” — o nome completo da igreja em grego é Ναός τῆς Ἁγίας τοῦ Θεοῦ Σοφίας, “Igreja da Santa Sabedoria de Deus”.
O interior do templo (que tem uma cúpula de mais de 30 metros de diâmetro) é magnífico. Quando funcionava como igreja, abrigava uma coleção de relíquias que tinha, entre outras coisas, uma iconóstase de 15 metros de altura em prata.
Atualmente, por ser mesquita, as imagens, mosaicos e medalhões que decoravam as instalações foram todos cobertos por cortinas.
As visitas são permitidas, exceto durante o período das cinco orações diárias, quando fica fechada para turistas. Além disso, para entrar, é necessário tirar os sapatos e as mulheres devem cobrir a cabeça.
Funciona: todos os dias – das 9 às 23:30 horas. Na sexta, das 14:30 às 23:30 horas
Endereço: Sultan Ahmet, Ayasofya Meydanı,1
Valor: gratuito
2 – Mesquita AZUL (MESQUITA do Sultão Ahmed) – o que fazer em istambul
A Mesquita Azul (mequista do Sultão Ahmed ou Sultanahmed Camiii em turco) é a mais importante da cidade e também um dos atrativos imperdíveis em Istambul.
Seu nome faz referência à sua cúpula (de 23 metros de diâmetro e 43 de altura) que é coberta internamente por cerca de 20 mil azulejos azuis.
Ela foi construída a pedido do Sultão Ahmed I entre 1609 e 1616 e inaugurada em 1617 por Mustafá I.
Cerca de 200 vitrais e lustres completam o interior do templo muçulmano que também é aberto à visitação, exceto durante o período das cinco orações diárias. Para complementar sua magnitude, a mesquita conta com seis mirantes.
Para entrar, é necessário tirar os sapatos e as mulheres devem cobrir a cabeça.
Funciona: todos os dias – das 8:30 às 12:15 horas | das 13:45 às 16:45 | das 17:45 às 18:30 horas. Na sexta, abre às 14:15 horas
Endereço: Binbirdirek, At Meydanı Cd, 10
Valor: gratuito
3 – Palácio de Topkapi – o que fazer em istambul
Este é o palácio onde os sultões otomanos governaram seu império até meados do século XIX. Foi construído por Mehmed, o Conquistador, entre 1460 e 1478 após a conquista de Istambul. Sua inauguração aconteceu em 1465, mas passou por diversas ampliações durante os vários anos seguintes.
Atualmente, funciona como museu (desde 1924, é o primeiro museu após a fundação da República da Turquia) e a sua estrutura é gigantesca.
Seu acervo é enorme com objetos, porcelanas japonesas e chinesas, roupas, fotos e mais de 30 mil documentos. Entre as relíquias expostas estão a barba do profeta Maomé (considerada sagrada para os muçulmanos), um diamante de 88 quilates que pertenceu a mãe de Napoleão (Leticia Ramolino) e um punhal construído com ouro e esmeraldas que é a arma mais cara do mundo.
No total, são 700 mil metros quadrados com quatro pátios de acordo com sua função (área de serviço e proteção; centro administrativo; área educacional; e área de convivência privada dos sultões).
No local, é possível visitar vários espaços como cozinha, biblioteca, jardins, casa da moeda, sala de armas, sala dos tesouros, estábulos reais, igreja Hagia Irene, entre outros.
Outro espaço que pode ser visitado (com ingresso à parte) é o harém, onde morava o sultão e sua família, além de cerca de 800 mulheres muito bem instruídas culturalmente lideradas pela Rainha Mãe.
O museu arqueológico também funciona no interior das muralhas do palácio e vale a pena visitar.
Funciona: de quarta a segunda – das 9 às 18 horas
Endereço: ankurtaran Mah. Babi Humayun Cad, 1 – Sultanahmet/Fatih
Valores:
Ingresso Combinado Palácio Topkapi I (Palácio Topkapi + Hagia Irene): 500 TL
Bilhete Combinado do Palácio de Topkapi II (Palácio de Topkapi + Hagia Eirene + Harem): 650 TL
Harém: 225 TL
Santa Irene: 180 TL
COMPRE AQUI SEU INGRESSO SEM FILA PARA O PALÁCIO TOPKAPI
4 – GrandE Bazar (Kapalıçarşı) – o que fazer em istambul
Este é um dos é um dos maiores e mais antigos mercados do mundo. Também é conhecido como Mercado Coberto (Kapaliçarşi em turco).
No total, são 45 mil metros quadrados e mais de cinco mil lojas espalhadas em 64 ruas – cada uma é dedicada a um tipo/categoria de produto. O acesso é feito por uma das 22 portas.
O Bazar foi aberto em 1461 pelos otomanos e abriga milhares de lojas de artesanato, joias, bolsas, souvenires, roupas, cerâmicas, sapatos, especiarias, luminárias, tapetes, doces, entre outros itens.
Tem ainda restaurantes, cafeterias e casas de chá.
Funciona: de segunda a sábado – das 8:30 às 19:30 horas
Endereço: Beyazıt, 34126 – Fatih/İstanbul
Valor: gratuito
5 – Bazar das Especiarias – o que fazer em istambul
Também chamado Bazar Egípcio (Mısır Çarşısı), este é um dos maiores e mais antigos bazares de Istambul, ficando atrás em dimensões apenas pelo Grande Bazar.
No total, são cerca de cem lojas, distribuídas em dois corredores em formato de “L”, que vendem de tudo um pouco: frutas, especiarias, queijos, flores, souvenires, aves, cerâmica, porcelana, entre outras opções.
Foi construído em 1663, durante a construção da Nova Mesquita para gerar renda para a mesma.
Funciona: de segunda a sábado – das 8 às 19:30 horas
Endereço: Rüstem Paşa, 34116 – Fatih
Valor: gratuito
6 – Cisterna da Basílica (Yerebatan Saray) – atrações em istambul
Construída entre 527-565 pelo imperador do Império Romano Bizantino, Justiniano I, para garantir o abastecimento dos moradores da antiga Constantinopla em situação de guerra, hoje, a Cisterna da Basílica é a maior das centenas construídas em Istambul.
A cisterna recebeu esse nome por ter sido erguida abaixo de uma antiga igreja que não existe mais.
Ela é conhecida como Palácio Submerso, já que o reservatório fica no subsolo, e tinha capacidade para armazenar cerca de 100 mil metros cúbicos de água.
Seu interior tem 140 metros de comprimento e 70, de largura e abriga 336 colunas de 9 metros de altura. Duas delas, aliás, possuem uma cabeça de Medusa em sua base.
A cisterna está localizada bem próximo dos principais atrativos da cidade, como a Basílica Santa Sofia e do Palácio Topkapi.
Funciona: todos os dias – das 09 às 19 horas
Endereço: Alemdar, Yerebatan Cd. 1/3
Valor: 300 TL
COMPRE AQUI SEU INGRESSO PARA A CISTERNA DA BASÍLICA
7 – Parque GÜlhane – lugares para visitar em istambul
Este é o parque mais antigo e o primeiro parque público de Istambul, construído em 1912. Até essa ano, fazia parte dos jardins do Palácio Topkapi e até já sediou um pequeno zoológico.
Atualmente, além de área verdade, lagos, trilhas, jardins e chafariz, abriga alguns museus, como o Museu da Ciência e da Tecnologia.
Vale destacar ainda a primeira estátua de Mustafa Kemal Atatürk (que transformou a Turquia em República) e a Coluna dos Godos (pilar de mármore de quase 19 metros, considerado o monumento mais antigo da época romana em Istambul).
Para completar, de lá, se tem uma vista linda do Bósforo e do Mar Mármara.
Funciona: todos os dias
Endereço: Cankurtaran, Kennedy Cad
Valor: gratuito
8 – Museu Arqueológico de Istambul – atrativos em istambul
Fundado em 1891, este é o museu arqueológico mais importante do mundo e o primeiro da Turquia. É dedicado à arte e à cultura das civilizações antigas de Istambul e de outros países.
Está localizado entre Palácio Topkapi e o Parque Güllhane, juntamente com os museus do Antigo Oriente e do Quiosque Esmaltado.
Seu acervo está dividido em três áreas (Museus arqueológicos, coleção de arte oriental e coleção de cerâmicas e joias) e é riquíssimo com exposição de objetos mundialmente conhecidos como o sarcófago de Alexandre; o busto de Marco Aurélio de Roma; sepulcros otomanos; peças da porta Babilônica de Istar; cerâmicas; joias; moedas; medalhas; selos; entre outros itens.
Funciona: todos os dias – das 9 às 19 horas
Endereço: Cankurtaran, 34122 – Fatih
Valor: 340 TL
9 – Mesquita de Solimão (Suleymaiye) – o que fazer em istambul
A mesquita está localizada em uma das sete colinas de Istambul e é uma das maiores da cidade. Dizem que, lá do alto, a vista do Bósforo é espetacular.
Foi construída entre 1550 e 1557 a mando do sultão Süleyman I e sua estrutura é grandiosa. Sua cúpula tem 48 metros de altura e 27,5 metros de diâmetro. Por dentro, é possível ver azulejos de Iznik, quatro colunas e vitrais.
Para visitar, é necessário tirar os sapatos (são fornecidas sacolas plásticas para colocar os sapatos); e as mulheres devem cobrir a cabeça.
Funciona: todos os dias – das 8:30 às 11:30 | das 13 às 14:30 | das 15:30 às 16:45 (sexta – abertura às 13:30)
Endereço: Süleymaniye, Prof. Sıddık Sami Onar Cd. 1
Valor: gratuito
10 – Mesquita Eyup Sultan – o que visitar em istambul
Esta é uma das mais sagrada mesquitas de Istambul. Seu nome vem de um dos companheiros do profeta Maomé, Abu Aiube Alançari (em turco: Eyup Sultan).
Teve sua construção realizada entre 1453 e 1458 e foi a primeira de raiz feita pelos turcos otomanos depois da conquista da cidade.
Além da mesquita, o complexo inclui o túmulo de Eyüp Sultan e um cemitério que, no passado, era reservado aos dignitários otomanos.
Endereço: Eyüp Merkez – Eyüpsultan
Valor: gratuito
11 – Igreja da Criméia Inglesa
Construída entre 1858 e 1868 em memória dos soldados britânicos que morreram na Guerra da Criméia, a Igreja Memorial da Crimeia ou Igreja de Cristo é a única igreja anglo-saxônica em Istambul.
Ela está localizada em um terreno doado pelo sultão Abdulmecid no distrito de Beyoglu-Taksim.
O templo passou por reformas e, desde que foi reaberto, sua cripta serviu como uma das principais áreas do trabalho de caridade da igreja para ajudar refugiados e migrantes que se encontram em Istambul.
Mais de dois mil sem tetos, principalmente cristãos que fugiram do Paquistão, já ficaram abrigados no local.
Funciona: missa aos domingos – às 11 horas
Endereço: Şahkulu, Serdar-ı Ekrem Cd. No:52, 34425 Beyoğlu
12 – Mesquita Ortakoy – o que fazer em istambul
A mesquita Ortakoy está localizada em um dos locais mais movimentados de Istambul, no bairro de Ortaköy. Ele fica às margens do estreito do Bósforo e perto da Ponte do Bósforo e do cais de Ortaköy.
Seguindo o estilo neobarroco otomano (e inspirado na Opera Garnier em Paris), sua construção foi realizada no século XVIII (por volta de 1854) por Nikogos Balyan.
Funciona: todos os dias – das 16 às 22 horas
Endereço: Mecidiye, Mecidiye Köprüsü Sk. No:1 D:1, 34347 Beşiktaş
Valor: Gratuito
13 – Mesquita Yavuz Sultan Selim – o que fazer em istambul
Localizada na quinta colina de Istambul e com vista para o Chifre de Ouro, a Mesquita Yavuz Sultam Selim Camii, é a segunda mesquita imperial otomana mais antiga da cidade.
Seu interior conta com decoração com azulejos İznik, um pátio sustentado por colunas de mármore e granito e uma cúpula de 32 metros de altura.
Funciona: todos os dias
Endereço: Balat, Sultan Selim Cd. No:18, 34087 Fatih
Valor: Gratuito
14 – Ponte do Bósforo – onde ir em istambul
Inaugurada em 1973 (ano da celebração do quinquagésimo aniversário da fundação da República da Turquia), a Ponte do Bósforo é uma ponte suspensa que atravessa o estreito de Bósforo, ligando os lados europeu e asiático da cidade.
A ponte tem 1560 metros de comprimento.
Valor: Gratuito
15 – Torre de Gálata – o que fazer em istambul
Um dos cartões-postais de Istambul, a Torre de Gálata é um excelente local para ter uma vista 360 graus da cidade. Aliás, é uma das mais antigas do mundo.
Com característica medieval e 61 metros de altura (um dos edifícios mais altos de Istambul até meados do século XX), está localizada no bairro que lhe dá o nome na parte europeia de Istambul.
Ela foi construída com madeira no ano de 528 para servir como farol. Hoje, além da vista no última andar, também funciona como museu.
No museu, são exibidos artefatos que refletem todos os períodos históricos de Istambul, que foi povoada desde os tempos pré-históricos e serviu como capital por dezesseis séculos para três grandes impérios.
Funciona: todos o dias – das 8:30 às 23 horas
Endereço: Bereketzade, Galata Kulesi, 34421 Beyoğlu
Valor: 350 LT
16 – HIPÓDRAMO DE CONSTANTINOPLA
Criado no século 3 pelo imperador Septímio Severo, o Hipódromo foi utilizado como centro esportivo e social de Constantinopla (a então capital do império Bizantino). Era onde, naquela época, aconteciam as corridas de cavalo e de bigas (muito apreciadas pela população), podendo receber até cem mil espectadores.
Ele está localizado onde, hoje, fica a Praça Sultão Ahmet (Sultanahmet Meydanı), próximo da Mesquita Azul.
No meio do Hipódromo (dividindo as duas pistas) estão localizados três monumentos muito importantes: a Coluna de Constantino (o mais antigo dos obeliscos datado do século X); o Obelisco de Theodosius (construído pelo faraó Tutamé II diante do templo de Karnak (atual Luxo) entre os séculos 5 e 4 antes de Cristo. É decorado com hieróglifos egípcios); e a espiral formada por três serpentes decapitadas: a coluna Serpentina, erguida em 479 antes de Cristo, é uma das oferendas mais famosas da Antiguidade.
Funciona: todos os dias
Valor: gratuito
17 – Ponte de Gálata – o que visitar em istambul
Com 490 metros, a Ponte de Gálata une as duas partes europeias de Istambul (a velha e a moderna), atravessando o estuário do Corno de Ouro, no local onde se situava o principal porto da antiga Constantinopla.
Ela está localizada no centro histórico e sua primeira versão foi construída em 1845. Em 1863, ela substituída por uma ponte de madeira. Em 1875 e 1912, outras duas foram construídas no local.
Por fim, em 1992, foi erguida a ponte atual.
Endereço: Kemankeş Karamustafa Paşa, Galata Köprüsü, 34425 Beyoğlu
Valor: Gratuito
18 – Istklal
Uma das principais ruas comerciais de Istambul, a Rua Istiklal (antiga Grande Rua de Pera) abriga uma grande quantidade de lojas, restaurantes, bares, docerias típicas, livrarias, igreja de Santo Antonio, entre outros serviços.
Um bondinho histórico também está á disposição dos pedestres, levando-os de um ponto ao outro.
Localizada no coração do distrito histórico de Beyoğlu, a rua tem 3 km de extensão (ligando o antigo bairro medieval genovês de Karaköy (antigamente Gálata), junto à Torre de Gálata, até a Praça Taksim) e é fechada para pedestre.
Funciona: 24 horas
19 – Praça Taksim – o que fazer em istambul
A praça Taksim (Taksim Meydani) é o considerada o coração de Istambul, localizada na parte europeia, onde estão bares, restaurantes, hotéis, lojas e os monumentos ao Aguador e à República..
Seu nome significa “distribuição” em turco e foi dado devido o local centralizar a distribuição de água da cidade desde 1732.
Partindo da praça, inicia-se uma das principais vias comerciais da cidade, Istiklal Caddesi (Avenida da Independência), rua para pedestres e onde circula bonde nostálgico, que chega até a estação do Funicular de Tünel.
Endereço: Praça Taksim
Valor: Gratuito
20 – Ponte do Chifre de Ouro do metrô – o que fazer em istambul
Conectando Karaköy e Küçükpazarı no lado europeu de Istambul, a ponte do Chifre de Ouro (em turco: Haliç Metro Köprüsü) é uma ponte giratória que pode se movimentar horizontalmente para permitir a passagem dos navios.
Ela tem 13 metros de altura e 936 metros de comprimento, incluindo os viadutos de cada lado.
No local, sob as históricas muralhas da cidade genovesa, sobre o balneário otomano e sob o histórico edifício e casas otomanas, passa a linha do metrô M2 de Istambul.
Funciona: todos os dias
Valor: Gratuito
21 – Ponte do Conquistador Sultão Maomé (segunda Ponte do Bósforo)
Conhecida como a Segunda Ponte do Bósforo, a Ponte do Conquistador Sultão Maomé cruza o estreito de Bósforo.
Seu nome é uma homenagem ao sultão Otomano Maomé II, o Conquistador, que conquistou Istambul em 1453 e terminou com o Império Bizantino.
Ela foi inaugurada em 1988 e tem 1510 metros de comprimento e 39, de largura.
Endereço: Anadolu Hisarı, 34000 Beykoz
Valor: Gratuito
22 – Istambul Surlari (Muralhas de Constantinopla)
Construídas no século V, estas são as muralhas de pedra que cercavam e protegiam a antiga Constantinopla desde sua fundação como capital do Império Romano do Oriente por Constantino.
Atualmente, elas ficam dentro das fronteiras de Istambul.
As muralhas possuem 22 km de comprimento e contam com 50 portões e 300 bastiões.
Funciona: todos os dias
Endereço: Dervişali, Hoca Çakır Cd. No:1, 34087 Fatih
Valor: Gratuito
23 – Mesquita de Dolmabahçe – o que fazer em istambul
Encomendada pela rainha-mãe Bezmialem Valide Sultan e projetada em estilo otomano pelo arquiteto armênio turco Garabet Balyan em 1855, a mesquita de Dolmabahçe está localizada às margens do Bósforo e perto do Palácio de mesmo nome.
Endereço: Ömer Avni, Meclis-i Mebusan Cd. No:34, 34427 Beyoğlu
Valor: Gratuito
24 – Palácio Dolmabahçe – o que fazer em istambul
Localizado às margens do Bósforo, o Palácio Dolmabahçe é o maior edifício da Turquia. Ele possui 15 mil metros quadrados, fachada com cerca de 600 metros, 285 quartos, 43 salas, 69 banheiros e 6 banhos turcos.
O Palácio Dolmabahçe foi construído no século XIX (de 1843 a 1856) e foi a residência dos sultões durante 68 anos (entre 1856 até 1924), substituindo o palácio de Topkapi.
Aliás, está foi a última e, provavelmente, a residência mais cara dos sultões do Império Otomano.
Sua arquitetura mistura os estilos ocidentais Barroco, Rococó, Neoclássico e o tradicional otomano.
Atualmente, e desde 1984, funciona como um museu dividido em quatro partes: Selamlik (parte administrativa e salões oficiais. Entre os destaques dessa área estão o salão do trono e um lustre com 750 lâmpadas que pesa 4,5 toneladas e está pendurado no Grand Ceremonial Hall, sendo o maior do mundo), Harém (área da residência da família do sultão), Museu do Relógio e Pavilhão de Cristal.
Funciona: de terça a domingo – das 9h às 18h
Endereço: Vişnezade, Dolmabahçe Cd., 34357 Beşiktaş
Valor: 450 TL
COMPRE AQUI SEU INGRESSO PARA O PALÁCIO DOLMABAHÇE
25 – Mesquita de Nuruosmaniye
Considerada uma dos melhores exemplos de mesquitas em estilo otomano barroco, a Mesquita de Nuruismaniye foi inaugurada em 1755.
O templo está localizado junto da entrada do Grande Bazar e foi edificado a pedido do Sultão Mamude I.
Além da área de oração, possui biblioteca, escola, túmulos e biblioteca. Mas, ao contrário da maioria das mesquitas, não tem fonte de ablução.
Funciona: de terça a sábado – das 9h às 19h
Endereço: Mollafenari, Vezirhan Cd. No:4, 34120 Fatih
Valor: Gratuito
26 – Palácio de Beylerbeyi
Utilizado como palácio de verão, o Palácio de Beilerbei (em turco: Beylerbeyi Sarayı) foi construído entre 1861 e 1865 em estilo neobarroco.
Ele está localizado às margens do Bósforo, do lado asiático, e fica perro da ponte do Bósforo.
O edifício principal do palácio (seções Mabeyn e Harem) está aberto aos visitantes. Os demais (Quiosque Amarelo, Quiosque de Mármore e o Quiosque Estábulo) estão fechados.
No total, ele possui três andares, 24 quartos e seis salões. Tudo está revestido com esteiras trazidas do Egito.
Funciona: de terça a domingo – das 9 às 18 horas
Endereço: Beylerbeyi Mah. Abdullah Aga Cad. No:12, Beylerbeyi/Üsküdar
Valor: 130 TL
27 – Mesquita Yeni
Inaugurada em 1663 em estilo otomano, após 66 anos de obras, a Mesquita Nova (em turco: Yeni Camii) chama atenção por seu formato se parecer com uma pirâmide.
Isso se deve pela disposição de suas 66 cúpulas e semicúpulas. Além disso, o desenho das cúpulas, foi baseado nas cúpulas das mesquitas de Şehzade e Mesquita Azul.
Por dentro, ela é toda decorada com mármore, ouro e e azulejos Iznik, principalmente azuis, verdes e brancos.
Abriga túmulos de seis sultões, a mãe do sultão Mehmet II, além de príncipes e princesas do império.
Funciona: todos os dias – das 7 às 19 horas
Endereço: Rüstem Paşa, Yeni Cami Cd. No:3, 34116 Fatih
Valor: Gratuito
28 – Mesquita Fatih
Localizada no bairro de mesmo nome, a Mesquita de Fatih (em turco, Fatih significa “o conquistador”) foi encomendada pelo sultão otomano Mehmet II (Mehmet, o Conquistador).
Possui estilo otomano-islâmico e uma cúpula com 26 metros de diâmetro. O inteiro é todo decorado com azulejos.
Ela foi inaugurada em 1470 (após sete anos de construção) e fazia parte de um complexo com várias estruturas, entre elas madrasas (escolas religiosas), dormitório para estudantes, biblioteca, hospital, mercado, hospício, hamam e túmulos.
Atualmente, desses espaços, só estão de pé a madrasas, a biblioteca, o hospício e os túmulos.
Funciona: todos os dias – das 9 às 18 horas
Endereço: Ali Kuşçu, Hattat Nafiz Caddesi No:6, 34083 Fatih
Valor: Gratuito
29 – Mesquita Sehzade
Com uma cúpula de 18 metros de diâmetro, a Mesquita Şehzade foi construída no século XVI (1548) em estilo imperial otomano.
Ela está localizada na terceira colina de Istambul e foi encomendada por Suleiman, o Magnífico, como memorial para seu filho Şehzade Mehmed, que morreu em 1543.
Às vezes, é chamada como a “Mesquita do Príncipe” em inglês.
Funciona: todos os dias
Endereço: Kalenderhane, 34134 Fatih
Valor: Gratuito
30 – TurkuaZoo (Sea Life)
O TurkuaZoo (Sealife) é o primeiro aquário público da Turquia.
Ele está localizado em Bayrampaşa, é um dos maiores da Europa e funciona como centro de pesquisa e conservação marinha.
O aquário conta com vários espaços, entre elas: reino dos tubarões, hospitais das tartarugas, sociedade das águas-vivas, túnel Oceânico, aquário de fotos, floresta tropical, piscinas naturais, entre outros.
Durante a nossa visita, porém, a área dos tubarões estava fechada para reforma, infelizmente.
Funciona: de segunda a sexta – das 10 às 19 horas |Sábado e domingo – das 10 às 20 horas
Funciona: Kocatepe, Forum Istanbul, Paşa Cd No: 5/5, 34045 Bayrampaşa
Valor: 176 LT
COMPRE AQUI SEU INGRESSO PARA O SEA LIFE DE ISTAMBUL
31 – Mesquita Beyazıt
Construída em estilo otomano em 1501 pelo sultão Bajazeto II, a Mesquita de Bajazeto foi a segunda grande mesquita imperial em Istambul.
Ela possui uma cúpula central que mede 17 metros de diâmetro e está localizada na praça de mesmo nome no distrito de Fatih.
Além do espaço de oração, o templo conta ainda com escola, refeitório e túmulo.
Funciona: todos os dias
Endereço: Beyazıt, Yeniçeriler
Valor: Gratuito
32 – Fortaleza de Rumeli
Às margens do Bósforo, a Fortaleza de Rumeli possui área de 30 acres e foi construída a pedido de Mehmet (o conquistador) entre 1451 e 1452 para proteger a cidade de ataques.
Em 1968, após restauros, a fortaleza passou a funcionar como museu com exposição de objetos ao ar livre no jardim. Entre eles, balas de canhão, bolas e pedaço da corrente que era usado nas laterais do Corno de Ouro contra ataques.
O espaço possui 17 torres, quatro portões principais (“Portão da Montanha”, “Portão de Dizdar”, “Portão de Hisarpeçe” e “Portão de Sel”) e um portão secundário (“Portão de Mezarlik”).
Funciona: de terça a domingo – das 9 às 19 horas
Endereço: Yahya Kemal Caddesi No: 42, Rumelihisarı Mahallesi, 34470 Sarıyer
Valor: 100 TL
33 – Parque Azapkapı Sahil
Localizado às margens do Corno de Ouro, o Azapkapı Sahil é um parque ao ar livre com espaços para andar de bicicleta, caminhar e curtir a área verde.
Funciona: todos os dias
Endereço: Azapkapı, 34421 Beyoğlu
Valor: Gratuito
34 – PARQUE SARACHANE
Localizado no bairro de mesmo nome (um dos mais antigos de Istambul), o parque Sarachane conta com diversas atrações, entre elas, o histórico Aqueduto Bozdogan datado do século IV, e muito verde.
Funciona: todos os dias
Endereço: Kalenderhane Mah Atatürk Bulvarı, Şehzadebaşı Cd., 34134 Fatih
Valor: gratuito
35 – Parque Yıldız
Um dos maiores parques públicos de Istambul com 160 hectares, o Yildiz está localizado bairro de mesmo nome, entre os palácios de Yıldız e Çırağan.
É também um dos mais bonitos da cidade e onde os turcos costumam fazer piqueniques aos finais de semana.
Antes parte do Palácio Yıldız (século XVIII), o parque conta com jardins floridos, fontes, cachoeiras, lagos, quiosques que funcionam como restaurantes e bares e muito verde.
Funciona: todos os dias
Endereço: Yıldız, 34349 Beşiktaş
Valor: gratuito
36 – Parque Maçka
O parque Maçka é um dos vários parques de Istambul e fazia pare dos jardins do Palácio Dolmabahçe.
Ele conta com trilhas para corrida, espaços para caminhadas, piscinas decorativas, área infantil e muito verde.
Seu nome é uma referência às pessoas da região do Mar Negro que foram enviadas à Constantinopla em 1461 após a conquista da região pelo sultão Mehmed II.
Funciona: todos os dias
Endereço: Harbiye, Mim Kemal Öke Cd., 34365 Maçka-Şişli
Valor: gratuito
37 – Museu de Arte Turca e Islâmica
Com mais de 40 mil objetos em exposição, o Museu da rte Turca e Islâmica é um dos mais importantes de Istambul.
O museu foi inaugurado em 1914 dentro da Mesquita Süleymaniye e, posteriormente, em 1983, transferido para o Palácio de Ibrahim Pasha (ao lado da Mesquita Azul), que foi construído em 1524 como presente do Sultão Suleyman para o Vizir Ibrahim Pasha.
O seu acervo conta com itens coletados em várias partes do mundo desde o Califado Omíada até os dias atuais. Tem obras raras dos períodos abássida, mameluco, seljúcida e otomano.
Entre os itens, tapetes (uma das maiores coleções do mundo. Alguns deles têm quase do tamanho da parede), livros do alcorão escritos a mão, esculturas, cerâmica, móveis, sarcófagos, azulejos, entre outros.
Funciona: todos os dias – das 9 às 19 horas
Endereço: At Meydani 46, Sultanahmet
Valor: 50 LT
38 – Museu da história da Ciência e Tecnologia de Istambul
Localizado no Parque Gülhane (no antigos estábulos do sultão Has Ahırlar Binası e sob o Palácio de Topkapi), o museu abriga um acervo com invenções criadas por cientistas muçulmanos, principalmente entre os séculos VIII e XVI.
Tem mapas, objetos farmacêuticos, astrolábios, telescópios, relógio de sol, câmara escura, entre outros.
O museu foi inaugurado em 2008 conta com até 800 exposições relacionadas à astronomia, física, química, relojoaria, geometria, arquitetura, medicina, tecnologia de armas e geografia.
No local, é cobrada taxa para fotografia/taxa de gravação de vídeo (120 liras turcas em 2023).
Funciona: todos os dias – das 9 às 18 horas
Endereço: Gülhane Park – Cankurtaran, Kennedy Cad., 34122 Fatih
Valor: 40 LT
39 – Museu Naval Deniz
Maior museu marítimo da Turquia, o Museu Naval Deniz (Museu Marítimo) abriga um acervo com mais de 20 mil peças pertencentes à Marinha Otomana.
No total, o local conta com 17 quartos e quatro salões, onde estão expostos maquetes, uniformes, armas, armaduras, mapas, medalhas, fotografias, pinturas, gravuras, tapetes, documentos, modelos de embarcações, entre outros objetos.
O Museu existe desde 1897 como “Escritório de Administração do Museu e da Biblioteca” em um pequeno prédio no Estaleiro Imperial com a permissão do Sultão Abdülhamit II.
Mas, somente em 1961, foi transferido para o local atual e ganhou o nome de Museu Naval Deniz.
Funciona: todos os dias – das 9 às 17 (durante a semana) | das 10 às 18 horas (aos finais de semana)
Endereço: Sinan Paşa Mh. Beşiktaş Cad. 6/1 – Beşiktaş
Valor: 200 LT
40 – Museu ARQUEOLÓGICO
O Museu Arqueológico de Istambul é formado por três museus: Museu Arqueológico, Museu do Antigo Oriente e Quiosque de Azulejos.
No Arqueológico estão expostos artefatos arqueológicos desde a Civilização Helena até o Império Otomano. Tem moedas, selos, documentos, livros, sarcófagos (entre eles, o de Alexandre), cerâmica e outros.
No Antigo Oriente, o acervo reúne objetos dos períodos pré-islâmicos da Península Grega, Egípcia e Arábica da Anatólia e da Mesopotâmia. Entre os itens expostos estão sepulcros e peças da Porta Babilônica de Istar.
Já no quiosque de azulejos, localizado em um edifício construído sob a ordem de Maomé II, ficam as relíquias históricas dos períodos otomano e seljúcida.
Ele foi foi fundado pelo pintor e arqueólogo turco Osman Hamdi em 1891, sendo o primeiro museu da Turquia.
Funciona: de terça a domingo – das 9 às 19 horas
Endereço: Cankurtaran, 34122 Fatih
Valor: 50 LT
41 – Museu da Pintura de Istambul (Resim Muzesi)
Localizado na Residência do Príncipe Herdeiro do Palácio Dolmabahçe desde 2014, o Museu Nacional de Pintura de Palácios conta com acervo com mais de 550 pinturas e desenhos de artistas turcos e internacionais entre os séculos 16 e 20.
Ao todo, são 34 galerias temáticas.
Funciona: de terça a domingo – das 9 às 18 horas
Endereço: Palácio Dolmabahçe – Vişnezade, Dolmabahçe Sarayı, Dolmabahçe Cd., 34357 Beşiktaş
Valor: 130 LT
42 – Estádio Vodafone Park – Beşiktaş
O Vodafone Park é o estádio oficial do Beşiktaş, um dos maiores clubes de futebol da Turquia. Está localizado às margens do Estreito de Bósforo, perto do Palácio Dolmabahçe.
Inaugurado em 2016 e com capacidade para cerca de 43 mil espectadores, abriga o Museu do Beşiktaş Football Club que conta a história do time.
Além de assistir às partidas, é possível fazer visitas guiadas no interior do estádio.
O tour passa por alguns espaços como entrada do atleta; sala de imprensa; sala da carruagem; provador; borda da quadra; entrada VIP; mural dos troféus; entre outros.
Funciona: de terça a domingo – das 10 às 18 horas
Endereço: Vodafone Park, Vişnezade Mah. Kadirgalar Cad. No:1 Beşiktaş
Valores:
- Ingresso Completo Museu + Tour do Estádio: 185 TL
- Ingresso Completo do Tour do Estádio: 130 TL
- Bilhete Completo do Museu: 75 TL
43 – Estádio Nef – Galatasaray
Casa do Galatasaray, o estádio Nef tem capacidade para mais de 52 mil espectadores, sendo o segundo maior da Turquia.
Este é o primeiro complexo esportivo da Turquia com um ângulo de visão C90, ou seja, independentemente de onde estiverem nas arquibancadas, todos os espectadores conseguem assistir às partidas sem encontrar nenhum ponto cego.
O estádio foi inaugurado em 2011.
Funciona: de terça a domingo – das 10 às 17 horas
Endereço: Huzur Mh., Metin Oktay Street, 34396 Sariyer
44 – Miniaturk
Este é um parque em miniatura inaugurado em 2003. Conta com mais de 20 maquetes de pontos turístico de todo o mundo em escala 1:25.
Ao todo, o parque reúne mais de 137 peças distribuídas em uma área de 60 mil metros quadrados.
Além das exposições, a atração possui restaurante, lanchonete, loja de presentes, área de shows ao ar livre, parque infantil, balsa, barco de controle, trem turístico, xadrez, estrutura cultural, área de labirinto e passeio de helicóptero de simulação Turquia-Istambul.
Funciona: todos os dias – das 9 às 22 horas
Endereço: Örnektepe, İmrahor Cd. No:7, 34445 Beyoğlu
Valor: 360 LT
45 – Istanbul Dolphinarium
Inaugurado em 2008, o golfinário de Istambul é o maior indoor da Europa. No total, são sete piscinas distribuídas em uma área de quase nove mil metros quadrados.
Entre as atividades estão shows e nado com golfinhos (este pago à parte).
Funciona: de sábado a quinta – às 14 horas e às 17 horas
Endereço: Silahtarağa Mh, Silahtarağa Cd. No:20, 34050 Eyüpsultan
Valor: 900 TL (Nado com golfinho: varia de 3250 TL a 4500 TL, dependendo da duração)
46 – Igreja Stefan Sveti
Também conhecida como Igreja Búlgara de Ferro, a Igreja de Santo Estêvão dos Búlgaros ou Igreja Búlgara de Santo Estêvão, é uma igreja ortodoxa búlgara localizada entre os bairros de Fener e Balat, no distrito de Fatih.
Em estilo neogótico e neobarroco, a igreja foi construída em ferro fundido e consagrada em 1898.
Possui forma de uma basílica em cruz com três cúpulas e seu altar está virado para o Corno de Ouro. Tem ainda um campanário com 40 metros de altura e seis sinos.
Funciona: todos os dias – das 9 às 17 horas
Endereço: Balat, Mürselpaşa Cd., 34087 Fatih
Valor: gratuito
47 – Madame Tussauds Istambul
Esta é a 21ª unidade do Museu de Cera da rede Tussauds no mundo.
Ele tem cinco seções diferentes (música, esportes, história e líderes, cinema e festa VIP) e reúne réplicas de tamanho real de diversas personalidades famosas do mundo.
Entre as celebridades no museu, estão: Madonna, Lady Gaga, Michael Jackson, esportistas como Muhammad Ali, David Beckham ou Rafael Nadal, atores como Brad Pitt, Bruce Willis ou Johnny Deep e muitos mais.
Funciona: todos os dias – das 11 às 21 horas
Endereço: Hüseyinağa, Grand Pera AVM, İstiklal Cd. no: 56/58, 34440 Beyoğlu/
Valor: 176 LT
COMPRE AQUI SEU INGRESSO PARA O MADAME TUSSAUDS DE ISTAMBUL
48 – Museum Of Illusions Istanbul – İstiklal
Museu que recria a realidade por meio de ilusão de ótica, hologramas, Caleidoscópio e túneis mágicos.
Entre os espaços, estão a sala infinita, o túnel Vórtice, cabeça na bandeja, quarto ames, sala rotacionada, entre outros.
Funciona: de segunda a sábado – das 11 ás 21 horas | Domingo – das 11 às 20 horas
Endereço: Narmanlı Han İstiklal Cd. No:180 34421, Beyoğlu
Valor: 320 LT
49 – LEGOLAND
Parque temático da LEGO com atividades para toda família.
Entre as atrações, estão o teatro Lego 4D, a fábrica Legoland, cinema, Miniland, lâmpada de Merlin, loja, café, entre outros.
Obs.: só pode ser acessada com visitantes que tenham crianças entre eles.
Funciona: de segunda a sexta – das 10 às 19 horas | Sábado e domingo – das 10 às 20 horas
Endereço: Kocatepe, Photo of, Forum Istanbul, Paşa Cd No: 3
Valor: 176 LT
COMPRE AQUI SEU INGRESSO PARA O LEGOLAND
50 – Show de dança Dervishes
O show de dervixes rodopiantes é um ritual espiritual Mevlevi. A atividade, que dura em torno de 1 hora, é uma cerimônia religiosa que visa aproximar os dervixes de Deus e é acompanhada pelo ney, um instrumento tradicional turco.
Os dervishes são dançarinos homens que performam o ritual Sema, a dança divina, uma tradição dos mulçumanos sufistas.
Na performance, ele usam saias brancas e giram como o universo (imitando planetas e estrelas) ao som de músicas e poemas religiosos.
Funciona: varia de acordo com o local
COMPRE AQUI SEU INGRESSO PARA ASSISTIR AO SHOW DE DANÇA DERVISHES
51 – CRUZEIRO PELO BÓSFORO
Uma das atividades mais bacanas de se fazer em Istambul é um cruzeiro pelo Bósforo. Pode ser feito durante o dia ou à noite, combinando com um jantar típico.
O Bósforo é um estreito que conecta o Mar Negro com o Mar de Mármara, separando Istambul em duas partes: a europeia e a asiática. Ele tem 30 quilômetros e a largura vai dos 700 metros até quase 4 quilômetros da saída para o Mar Negro.
Geralmente, o passeio dura três horas e passa por lugares icônicos de Istambul como o Palácio Dolmabahçe, o Ciragan Palace
Ortaköy, a Ponte do Bósforo; o Palácio de Beylerbeyi, a Torre de Leandro, a Ponte Fatih Sultão Mehmet, entre outros.
Funciona e valores: varia de acordo com a empresa
COMPRE AQUI SEU INGRESSO PARA O CRUZEIRO NO BÓSFORO
Outros posts sobre nossa viagem de 18 dias pela Grécia e Turquia
1 – Viagem Grécia: 4 dias em Atenas no nosso diário de bordo.
2 – Cruzeiro Ilhas Gregas: 8 dias a bordo de um navio – diário de bordo.
3 – Viagem Turquia: nossos 4 dias em Istambul – diário de bordo.
4 – Roteiro Grécia e Turquia: quanto custa uma viagem de 18 dias.
5 – Fotos da Turquia e Grécia: álbum de fotos da nossa viagem
6 – O que fazer em Atenas, Grécia.
7 – O que fazer em Istambul, Turquia.
8 – Acrópole: como visitar a famosa Acrópole de Atenas.
O MEU CHIP: INTERNET EM MAIS DE 165 PAÍSES
Durante nossa viagem pela Europa em 2023, contamos com um parceiro fundamental que possibilitou que a gente ficasse conectada 24 horas por dia: o “O Meu Chip“.
Atualmente, a empresa conta com 15 planos: 11, para uso com chip comum e quatro, no e-SIM. Mas isso é, constantemente, atualizado para melhorar a cobertura em todo o mundo.
Cada plano tem suas características, valores e podem ser utilizados entre 5 e 120 dias.
Temos um post completinho para te ajudar a contratar o melhor plano para sua viagem.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
1 Comentário
[…] de viagem O que fazer em Istambul – guia completo com 51 atrativos O que fazer em Atenas: guia completo com 36 atrativos Fotos da Turquia e Grécia: álbum de fotos […]