2 de setembro de 2015
Textual description of firstImageUrl

Dica de Livro - Contam que... Lincoln de Souza

Contam que... Lincoln de Souza

Dica de Livro - Contam que... - Lincoln de Souza

Por Daniela Almeida
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL

A dica de livro desta semana surgiu depois da nossa viagem até São João del Rei, em Minas Gerais, nos dias 15 e 16 de agosto de 2015, durante o II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem (#eibv2). Uma das atividades programadas para o evento foi assistir ao espetáculo "Lendas São Joanenses", encenado pelos atores do Rumos em Rotas (parceira do Encontro).

O espetáculo é baseado no livro Contam que..., do escritor, poeta e jornalista Lincoln de Souza. Ele reúne 12 lendas recheadas de mistério, suspense e terror, costumeiramente contadas de geração em geração pelos moradores de São João del Rei.

Eu encontrei o livro apenas na internet, onde é possível lê-lo na tela do computador (veja o site abaixo, ao final do post).

Lendas
Entre tantas lendas contidas no livro, duas me chamaram a atenção, talvez por ter assistido a encenação das mesmas, durante o espetáculo Lendas São Joanenses. São elas:

O Segredo" - É a história de uma senhora que, por ciúmes do marido com uma escrava, mata-a, retira o seu coração e o serve para o marido em um banquete. Ele, que não desconfia de nada, se delicia com o coração da escrava e até repete o prato, de tanto que gostou da iguaria. 

A outra lenda muito bacana é "O Sacrilégio". Nesta, um padre é chamado no meio da noite para retirar uma hóstia da boca de um defunto que havia comungado sem ter se confessado. O padre, então, vai até a igreja de São Francisco, em São João del Rei, a encontra aberta, toda iluminada e com um caixão ao centro. Conforme instruído pelo desconhecido, o padre abre a boca do morto e encontra a hóstia inteira.

Ao voltar para casa, percebeu que não tinha visto mais o homem que o havia chamado. Também notou que a igreja estava totalmente fechada e com as luzes apagadas. Já com medo, o padre ouviu alguém o chamar e viu que era o rapaz que vinha lhe agradecer. O padre percebe, porém, que já tinha visto aquele rosto antes. De repente, assombrado, lembra-se que ele era o defunto que estava deitado no caixão. Quando se deu conta disso, o homem, simplesmente, sumiu diante de seus olhos.

Mas o livro ainda contém outras histórias tão boas quantos essas: um menino que desapareceu e foi trazido de volta por Nossa Senhora da Glória; de uma bisbilhoteira que sabia da vida de todo mundo até que mudou de vida depois de ter recebido um objeto para guardar; de uma mulher que espiava o amante pelo espelho enquanto assistia a missa e ficou louca com uma visão (esta é horripilante); de mula sem cabeça; e várias outras.

São histórias de horror e de mistério, mas nada muito diferente daquelas que costumávamos ouvir nas rodas entre amigos ou de pessoas mais velhas, quando fazíamos alguma travessura....

Ficha Técnica do livro:
Contam que...
Editora: Castelo
Autor: Lincoln de Souza
Ano: 1938
Número de Páginas: 29
Site: http://www.sjdr.com.br/historia/lendas/


2 comentários:

Topo da página