O que fazer em Chichen Itza – México
Quem acompanha o D&D Mundo Afora sabe que este é o segundo post da série sobre Cancun, no México. No primeiro – O que fazer em Cancun, México – mostramos como foram os primeiros dias de nossa viagem nessa cidade que é, realmente, um paraíso. Neste post de hoje, vamos contar o que fazer em Chichen Itza e como foi a nossa experiência por lá.
Recordar – Apenas para recordar, nossa viagem começou no dia 13 de janeiro de 2014, quando partimos de Belo Horizonte com destino a Cancun. Chegamos no dia 14 e nos dias 15 e 16 conhecemos o centro de Cancun, o Mercado 28 e o resort Moon Palace.
Como nossa programação foi intensa em terras mexicanas, a partir deste post, vamos mostrar com detalhes cada passeio que fizemos.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
O primeiro será esse com o que fazer em Chichen Itza, uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
Como chegar a Chichen Itza
Evite filas em Chichen Itza e COMPRE AQUI ingressos e tours para o sítio arqueológico
Do hotel, seguimos rumo à uma das novas maravilhas do mundo moderno, que, por sinal, é realmente um lugar muito bonito. Um passeio que não pode ser deixado de lado em sua viagem a Cancun.
Como dissemos no primeiro post da série, o pacote de passeios contratado ficou por US$ 110,00 por pessoa, incluindo Xcaret plus (com almoço), Chichen Itza e Vallaloid (com almoço) e um dia all inclusive no Resort Moon Palace.
DICA: Esse preço só foi possível porque fomos abordados no aeroporto pelo pessoal do resort, que nos convidou para conhecer o local e, quem sabe, comprar um pacote para ser sócio (não compramos, é claro, pois o valor é altíssimo. Mas valeu a pena, pois almoçamos de graça e ainda ganhamos descontos nos passeios. Oba!!!!!).
O passeio a Chichen Itza dura o dia todo, uma vez que o sítio arqueológico está localizado na cidade de Yucatan, a 178 quilômetros de Cancun (cerca de 3 horas de viagem).
Durante todo o trajeto, o guia vai explicando um pouco sobre a cultura dos maias, hábitos e curiosidades, formação numérica, entre outras informações que poderão ser úteis para entender melhor tudo que envolve a zona arqueológica maia.
Primeiro contato com a cultura maia – em Valladolid
Lojinha em Valladolid Seguro Viagem com 10% de desconto Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa. Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil. Na Seguros Promo, leitor do D&D tem 10% de desconto: 5% na contratação com o cupom DEDMUNDOAFORA5 + 5% pagando no boleto ou no PIX. Se preferir, ainda pode pagar em até 12x no cartão de crédito. |
Logo na entrada do restaurante/loja, fica um fotógrafo, tirando fotos dos visitantes. Quando retornamos ao ônibus, os vendedores ofereceram uma bebida com a foto impressa. Nós não compramos, mas é bem criativo!!!
Sítio Arqueológico de Chichen Itza – México
Após o almoço, seguimos rumo a Chitchen Itza, sítio arqueológico da antiga cidade maia, fundada por volta dos anos 435 e 455 a.C..
O nome Chichen Itza significa pessoas que vivem à beira da água.
Em 1988, a cidade maia foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco e, em julho de 2007, uma das novas maravilhas do mundo moderno, pela campanha New7Wonders.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking. No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
O QUE FAZER EM CHICHEN ITZA
Gente, é impressionante!!! Como pode uma construção daquelas (é o mesmo pensamento que devo ter quando for visitar as pirâmides do Egito – será que são de verdade?).
Atualização: Nós visitamos e até entramos dentro das pirâmides do Egito em abril de 2019. Surreal!!!
Pirâmide de Kukulcán – construída no século XII d.C. pelos maias – O que fazer em Chichen Itza – México |
Pirâmide de Kukulcán – o que fazer em Chichen Itza
A cada ano, durante os equinócios e solstícios, diversos fenômenos de luz e sombra se formam no local, devido ao alinhamento da pirâmide. Esse jogo de luz faz com que as serpentes pareçam estar se movendo.
DICAS DE BLOG: Para quem tiver mais tempo, pode dar uma passadinha para conhecer o Cenote San Lorenzo Oxman. O blog Across the Universe tem um post muito bacana.
O que fazer em Chichen Itza – É proibido filmar, mas só com filmadora!
Ah, dentro do sítio não é permitido filmar com filmadora. Para isso, é preciso pagar uma taxa (não me lembro o valor).
Minha família estava com uma câmera profissional e uma filmadora pequena. Assim que chegamos, comecei a filmar com a filmadora e um rapaz veio dizer que teríamos que parar de filmar ou pagar a tal taxa.
Paramos de filmar, mas nós e tantas outras pessoas continuamos a usa a câmera fotográfica. Não entendi a proibição, sendo que hoje em dia até com celular a gente consegue filmar. Mas, fica a dica!
O retorno para Cancun, México
À noite, retornamos para o hotel Beach Palace, que fica quase em frente ao shopping La Isla, um dos melhores locais para compras na Zona Hoteleira.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
Foi lá no La Isla que encontramos, por exemplo, um adaptador de tomada para comprar porque em Cancun a entrada é diferente e com certeza você vai precisar de um.
Ah! Ao lado do La Isla fica a casa onde morava o Chaves e onde ainda mora a Dona Florinda, sua esposa. Ficamos sabendo disto quando estávamos indo para o aeroporto de volta para casa. O taxista nos contou enquanto passávamos em frente ao condomínio.
Se tivéssemos ficado sabendo antes, teríamos dado uma passadinha por lá para tentar uma foto, no mínimo, histórica. Agora isso não será mais possível, né!
Do Shopping La Isla, fomos de ônibus (1 dólar por pessoa. Os táxis cobram em torno de 10 a 15 dólares) para o centro de Cancun. Os ônibus são muito bons, não demoram para passar e é tudo muito organizado.
Sem contar que tem um ponto de ônibus exatamente em frente à portaria do hotel Soberanis, onde nos hospedamos nos cinco primeiro dias.
Aliás, a cidade é toda limpa e muito bem estruturada. Dá para morar lá, tranquilamente. E não tem morros. É tudo plano.
À noite, o local onde estão localizadas as melhores baladas (Coco Bongo, La Vaquita e outras) fica lotado de gente. Muita música, fila na entrada e muita animação – para quem gosta, é claro!
No dia seguinte, dia 18 de janeiro, fomos conhecer o Xel-Há, um parque natural maravilhoso.
Informações úteis
Valor: 614 pesos mexicanos (MXN)
Passeio clássico: em torno de 95 dólares (comprado pelo site)
Site: www.chichenitza.com
*Atualizado em maio de 2024
Leia mais sobre nosso passeio no México:
1 – O que fazer em Cancun, México
2 – O que fazer em Chichen Itza – México
3 – Xel-Há – México – o que fazer
4 – O que fazer em Xcaret – México
5 – O que fazer em Tulum – México
6 – O que fazer em Cobá – México
7 – Cancun, México – o paraíso na terra
8 – México – álbum de fotos da viagem à Cancun
9 – Curiosidades sobre golfinhos
10 – Roteiro 12 dias em Cancun (México)
11 – Onde se hospedar em Cancun – 20 opções de hotéis
12 – Onde nadar com os golfinhos em Cancun
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
7 Comentários
[…] foram nossos passeios pelo centro de Cancun e no resort Moon Palace, onde nadamos com golfinhos; Chichen Itza; Xel-Há; Xcaret; Tulum; e […]
[…] Confira o que fazer em Chichen Iza. […]
[…] Veja como foi nosso dia em Chichen Itza e Valladolid […]
[…] Cancun está localizada no estado de Quintana Roo, no México. A cidade possui cerca de 22 quilômetros de praias, com águas que apresentam sete tons de azuis, no mar do Caribe. Também faz parte da Península de Yucatán, onde localizam-se importantes zonas arqueológicas, como Chichen Itza, Cobá e Tulum. […]
[…] diversos atrativos imperdíveis como os parques Xel-Há e Xcaret, os sítios arqueológicos de Chichen Itza, Tulum e Cobá, entre outros lugares. Nós visitamos vários deles. E a melhor maneira de conhecer […]
[…] eles: a Pirâmide de Chichen Itza, que nós já visitamos no México; o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (que também […]
[…] Tulum era uma cidade muralhada maia e é, hoje, um importante sítio arqueológico – o terceiro mais visitado do México, atrás de Teotihuacan e Chichen Itza. […]