Visto americano negado: de ruim na entrevista consular. O que aconteceu?
“Vocês não estão qualificadas para receber o visto americano. Nesta carta tem os motivos da recusa”. O oficial consular te entrega o papel e devolve o passaporte. No nosso caso, os passaportes, já que eram de nós três.
Ai você pega a carta rosa, sem reação e sem entender, e pega os passaportes. De repente, cai na real: não conseguimos o visto americano!
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Mas como assim? Depois de tudo. De termos pagado uma taxa altíssima. Termos saído de Minas Gerais até São Paulo. Termos trago tudo quanto é documento para comprovar. E para piorar, não pediram nada!!!
Pois é. Foi isso que aconteceu com nós três quando resolvemos tirar, pela primeira vez, nosso sonhado (e burocrático) visto para entrar nos Estados Unidos.
De acordo com o papel rosa (que mamis diz ter visto várias e várias pessoas saindo com ele nas mãos), nosso visto foi negado baseado na seção 214 (b) da Lei de Imigração e Nacionalidade dos Estados Unidos.
Ou seja, não conseguimos comprovar na entrevista nosso vínculo com o Brasil. Não conseguimos provar que não ficaríamos na terra do Tio Sam. Mesmo sem ter nos pedido nenhum documento.
Aproveite para ler também:
1 – Como emitir o Passaporte no Brasil.
2 – Como renovar passaporte brasileiro.
3 – Como tirar a carteira internacional de vacinação.
E agora? Eis a pergunta de um milhão.
PASSOS PARA EMITIR O VISTO AMERICANO
1: Preencher o formulário DS-160
A primeira coisa a fazer é preencher o formulário DS-160 neste link. Ele está em inglês, mas não é complicado mesmo se não falar o idioma.
São informações básicas sobre sua vida pessoal e profissional, como endereço, filiação, data de nascimento, trabalho, renda, entre outros.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
A partir de 2019, também passou a ser necessário informar todas as redes sociais nas quais o candidato ao visto participa.
Além disso, o navegador já traduz a página para você. E se isso não acontecer, basta colocar a setinha do mouse em cima que ele traduz automaticamente. Ao lado tem até a explicação do que você vai precisar escrever.
O preenchimento do formulário é apenas trabalhoso, pois são várias páginas. E tudo que você responder deve conseguir comprovar na entrevista.
2: Cadastro
Após preencher o formulário, é preciso fazer um cadastro no site, onde serão colocadas as ID’s geradas no preenchimento dos formulários de cada pessoa que vai tentar tirar o visto.
Vale lembrar que integrantes da mesma família que vão tirar o visto juntos devem adicionar as ID’s de todos na mesma conta cadastrada.
3: Pagamento da guia
4: Agendamento no Casv e consulado
5: Atendimento no Casv
Atenção: não precisa ir muito tempo antes porque só entra na hora marcada.
6: Entrevista consular
Importante: não é permitido entrar com celular, aparelhos eletrônicos, carregadores e vários outros itens (a lista está disponível no local).
Para isso, é preciso alugar um armário no comércio do lado de fora. Existem vários e os preços também variam. Vimos entre R$ 10 e R$ 20.
Chegamos mais de uma hora antes do horário agendado e nem chegamos a pegar essa fila da foto acima. Enquanto fomos deixar a bolsa no armário em frente, todos já tinham entrado.
Ao passarmos pelo portão, já do lado de dentro, pegamos uma fila pequena que estava andando bem rápido. O rapaz conferiu nossos documentos, viu que estávamos juntas e já nos direcionou para a fila preferencial que não tinha ninguém.
Depois de conferir passaporte e confirmação da DS-160, passamos pelo Raio X e seguimos até a uma área grande com várias cabines (tipo aquelas de lojas de câmbio, onde a gente fica separado da outra pessoa por um vidro e fala pelo microfone) e vários bancos.
Como é a entrevista consular para tirar o visto americano
Confira agora as perguntas que ela fez para a gente – visto americano negado:
- É a primeira vez que tentam tirar o visto?
- qual o grau de parentesco de vocês?
- vocês moram na mesma cidade?
- vocês moram na mesma casa?
- só moram vocês três na casa?
- qual a profissão da Eva?
- só tem vocês duas de filhas? (perguntou por 2 vezes)
- vocês falam inglês?
- preencheram sozinhas o formulário?
- contaram com ajuda de agência ou assessoria?
- como conseguiram preencher o formulário em inglês se disseram não falar inglês?
- para onde vocês vão?
- o que vão fazer lá?
- vocês marcaram que vão ficar lá por três semanas, mas na Disney só tem quatro parques. É muito tempo. O que vão fazer no restante dos dias?
- vocês já viajaram para outros países? Quais lugares?
- vocês tiraram passaporte em 2017. Tinham intenção de ir para algum lugar?
- depois de respondermos que iríamos para a Europa, ela perguntou: e por que mudaram de ideia?
- como dissemos que não mudamos de ideia e que vajamos em 2018, perguntou novamente: e para quais lugares vocês foram?
- vocês fizeram todo o processo juntas?
- por que escolheram tirar o visto em São Paulo e não no Rio de Janeiro ou em Brasília?
- vocês não viram que no formulário tem um espaço para marcar os lugares para onde já foram? Nós entendemos ‘já foram’, mas, depois, pensamos que talvez ela pudesse ter dito para ‘onde vão’. Isso porque eu marquei no formulário que iríamos para Orlando e, quando ela disse que três semanas eram muito tempo, respondi que também pensamos em visitar Miami e Nova York. Mas isso não estava escrito no formulário.
Atualização 2023:
Visto americano negado: e agora, o que fazer?
Visto americano negado: quanto tempo aguardar para fazer novo pedido?
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
25 Comentários
eu acho que foi em 2015 eu nao perguntei para ninguem e prenchi os dados e fui no casv, ia viajar para mineapolis tirar fotos etc porem apenas por la e voltar tenho que viver no brasil para sempre porque tenho um pai com alzehmer e um irmao de 55 anos que esta um vegetal, desde 2011 e conversei com minha mae sobre eu ficar apenas 10 dias fora.
ela disse que sim e trabalho em casa desde o acidente e fiquei feliz quando me disse eu pago sua passagem e hospedagem e te dou 10k, nao tinha uber nem airbnb nada desci na estacao do shopping morumbi e pensei na volta vou comprar roupas para viagem estava nem crendo mais nao sabia nada do passaporte e visto. nossa quando cheguei la parecia guerra um terror fiquei olhando que horror pensei, e jamais nunca e nem quero ir na disney ou principalmente morar la, no frio etc, o entrevistador foi tao rude levei documentos conta da minha mae com mais de 10m imoveis meu spolio tudo, ele nem olhou na minha cara e me deu uma carta rosa.
so ai entendi que eu nao tinha conseguido, tipo fiquei em choque e pensei nossa porque, sai de la tao triste e nunca mais fui.
passaram anos meu passaporte venceu em dezembro de 2019 e quando ia renovar teve a covid, renovei ele tem um mes e vou marcar de novo. nao tenho e jamais vou mentir porem dessa vez nao vou comprar passagem antes nem hotel nada se quiser legal ajuda ate para passagem de voos caso contrario. chicago e o museu ficaram apenas no youtube porque nao vou mais. nem quero.
É Sérgio, é complicado. Mas o ideal é, primeiro, fazer os procedimentos mesmo, só depois comprar passagens, reservar hotel, etc.É bem frustrante mesmo. Ainda não tentamos novamente. Mas faremos em breve. Não desista dos seus sonhos. Se organize melhor, busque uma ajuda de profissionais para orientar na entrevista. Aqui no D&D Mundo Afora temos até uma parceria para emissão do Visto. Tenho certeza que vai te ajudar!!!
É bem complicado mesmo. Ainda não tentamos novamente kkk
Obrigada pelas dicas!
Boa tarde pessoal!
Para quem precisa de assessoria para visto americano pode entrar em contato e faremos um planejamento para aumentar suas chances!
11 96604 5894
contato@malaprontavistos.com.br
malaprontavistos.com.br
É difícil mesmo. Não pediram nada para a gente. Mas, paciência, né!! tentaremos de novo mais para frente.
Detalhe muita gente saindo com a famosa folha Rosa pink de reprovação, acho que já foi mais fácil tirar o visto. E o cara do estacionamento disse que ontem foi muita gente reprovada
Hoje fui tirar o visto com a minha irmã e meu cunhado e nós três fomos reprovados. Pegamos uma mulher que aparentemente bem mau morada que nem falou bom dia direito. Iríamos para Orlando, mas infelizmente vai ficar na vontade.
O mais revoltante é que ela não pediu nenhum documento só perguntou se estudava, com o que trabalhava, com quem morava, quem iria custear a viajem e só . Eu trabalho, terminarei a faculdade ano que vem.. não sei porque raios não deu certo, mas é bem revoltante isso. A moça é uma mulher de cor negra de cabelo curto, fujam dela
Olá. MIkael, acho que isso não interfere. mas é complicado saber o que eles vão levar em conta. Não tentamos novamente ainda. Mas quando fizermos, vamos buscar auxílio de alguma empresa que faz esse serviço porque agora terá que justificar e explicar o que mudou desde a negação do visto. Então, quero fazer tudo certinho para tentar não ter erro desta vez. boa sorte. E depois da entrevista, conta aqui como foi.
Eu tentei o visto dia 24 de setembro junto com aminha esposa e filho e fomos negados estou indo a trabalho visitar uma feira em LVEGAS e depois iríamos visitar LA, fui travado por causa da falta da carta da empresa, agora vou tentar novamente dia 25 de novembro 2019 só que sem a esposa e filho, seria melhor tentar com eles novamente? ou isso não influenciaria?
POis é. Não dá para entender mesmo. É meio que uma loteria kkkk. O jeito é tentar de novo.
Meu primeiro visto, eu morava sozinho, pagava aluguel e nem tinha renda considerável e aprovaram meu visto.
Fui renovar semana passada, negaram meu visto.
Pois o ano passado, fiquei 5 meses nos EUA, e eles me fizeram muitas perguntas.
Detalhe, hoje, tenho casa, sou casado, minha esposa e eu empresários.
Eu estava com todos os documentos, da casa, carro, extrato do banco, certidão de casamento, imposto de renda, etc.
Não pediram nada.
Temos vínculos fortes no Brasil.
Agora eu pergunto?
Dá pra entender isso?
Boa pergunta kkkk. Difícil entender o motivo…
Meu visto foi negado me perguntaram 3 x se eu iria pra onde disse nova York esse será que foi meu erro?
Verdade. Já estamos nos organizando novamente. Agora vimos como "a coisa" funciona.
minha entrevista durou três minutos e não me pediram nenhum documento, ate me assustei quando o oficial disse que meu visto tinha sido aprovado
Sim, também acho. Mochileiro gera insegurança neles. Eles acham que vão acabar virando imigrantes ilegais. Trabalhei em agência de viagens e os pacotes para Orlando são de 9 diárias normalmente. Não dá para ir tão solta: "estamos pensando em ir para NYC e Miami…" Como não colocaram essa informação no relatório ficou contraditório. Talvez seja melhor comprar um pacote.
Genteeeeee. Quanta coisa. Que dificuldade. Mas valeu pelas dicas. Vamos colhendo tudo para quando fizermos novamente, estarmos mais preparadas. Obrigada!!!
Tive visto negado em 2005. Segundo eles, eu não tinha família o suficiente para voltar ao Brasil.
Deixei os Estados Unidos de lado e viajei muito pelo Brasil, America Latina e Europa.
Tentei de novo ano passado, com uma assessoria. Detalhe: minha mãe de quase setenta anos mora lá e é casada com um americano.
Fui bem sincera em todas as respostas.
Anexei fotos dos dois vistos anteriores que recebi quando adolescente e do visto negado. Listei com datas de ida e volta a lista de todos os países que visitei nos últimos 5 anos, creio. Algumas viagens de mais de 30 dias.
Falei sobre minha mãe morando lá e tudo.
Fui para a entrevista. Me perguntaram sobre os vistos anteriores e minhas idades quando os recebi, a quanto tempo minha mãe morava lá, sobre meu padrasto, vetetano do exército americano, se eu havia ido para a Europa onde respondi diversas vezes, e, finalmente, a pergunta onde fiquei da última vez: com quem eu morava.
Respondi que sozinha. Era solteira e sem filhos.
A moça então me perguntou sobre animais de estimação, se eu tinha algum.
Respondi que sim, tenho 4 cães.
Então ela quis saber os nomes e idades. Respondi Sissi, de quase 14 anos, Frazs, de quase 13 anos, e Mel e Estopinha, das quais eu não sabia a idade pois havia adotado da rua no último mês de Junho. Daí me aprovaram o visto. Descobri que cães cobtam como família…
Pois é. Acho que nos enrolamos quando ela perguntou das 3 semanas e eu respondi que iria visitar outros lugares que não estavam no formulário. Aí desandou tudo de vez kkk; Porque ela viu que ficamos inseguras e começou a fazer inúmeras perguntas. E não pediu nada para comprovar. Estava tudo lá, certinho. Uma pasta enorme e pesada kkk.
O interrogatório foi enorme, provavelmente, porque vocês se enrolaram em alguma pergunta.
No meu caso, a cônsul fez algumas perguntas, olhou meu passaporte do início ao fim, pediu todos os documentos que comprovavam minha condição financeira e vínculo com o país.
Depois pediu para eu aguardar, aí me "caguei" de medo. Mas após 15 minutos, ela me chamou para confirmar que os vistos estavam aprovados. Fiz junto com o da minha filha.
Então, uma dica que eu dou é mostrar segurança e responder o que vocês colocaram no formulário. Nem mais, nem menos.
Pois é. E nem pediram nenhum documento. Acho que o que pegou mais foi termos marcados 3 semanas. Acharam que era muito tempo.
Quando começam a perguntar demais, é prq já deu ruim.
OI. Na verdade, não mentimos. Mas ficamos nervosas e não conseguimos responder adequadamente. Sobre fazer o visto da mamis sozinha, ela não iria conseguir kk. Mas e quando vão todos da mesma família juntos? Já vi casos em que os 4 (pai, mãe e dois filhos adultos tiraram juntos). Mas, obrigada pelas dicas….. Estamos nos preparando novamente, principalmente, psicologicamente.
Nao minta, tenha em mente todo roteiro da viagem, e o numero exato de dias que irao. Nao gagueje, fale o necessario, se ver que o consul puxa assunto, ai sim comece a puxar assunto tambem. E era bom voces fazerem o processo separado da mae de voces, ela é um forte vinculo. tire as 2 primeiro depois ela.