Como tirar passaporte pela primeira vez no Brasil
Vai viajar para fora do país? Primeira vez na Europa? Nos Estados Unidos? Já tirou seu passaporte? Ainda não? Então, acompanhe este post até o final e saiba como tirar passaporte pela primeira vez no Brasil.
COMO TIRAR PASSAPORTE PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL
Uma das primeira tarefas de quem vai viajar para fora do país é providenciar o passaporte. Em países da América do Sul, como Argentina, Peru, Chile, Bolívia e Uruguai, por exemplo, não é exigido. Apenas documento de identidade com menos de 10 anos de emissão e em bom estado de conservação.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Mas, para a grande maioria, o passaporte é obrigatório. Emitir o documento não é difícil, porém, é burocrático. Por isso, é aconselhável providenciá-lo com antecedência para evitar dores de cabeça na data do embarque.
➤ Acompanhe nossa viagem para Cancun, no México
➤ Saiba como foi nossa viagem para Bueno Aires, Argentina
➤ Leia mais sobre nossa viagem para o Peru
Siga os seguintes passos para a emissão do seu Passaporte – como tirar passaporte pela primeira vez
1 – Verifique e separe a documentação necessária.
Antes de qualquer coisa, verifique quais documentações serão necessárias.
No site, tem toda as informações de acordo com seu perfil, mas, de um modo geral, é solicitado:
1 – Documento de identificação (Nome completo, Data de nascimento, Local de nascimento (Cidade), Nome dos pais, data de emissão, órgão emissor, CPF)
2 – Sexo / Raça / Cor
3 – Estado civil
4 – Certidão de nascimento (para menores de 12 anos e que ainda não tenha RG) ou casamento/separação/divórcio (caso tenha alteração de nome)
5 – CPF do responsável em caso de menor de 18 anos e não emancipado.
6 – Nome anterior (se houver) e motivo da mudança
7 – Passaporte anterior (CASO TENHA) ou comprovação de ocorrência (série, número e situação do mesmo: nunca teve passaporte, vencido, válido, extraviado, roubado, retido)
8 – Profissão
9 – Endereço completo com CEP
10 – E-mail
11 – Telefone com DDD
12 – Título de Eleitor
2 – Solicite a emissão do passaporte, preenchendo o formulário.
Se tiver dúvidas sobre o preenchimento, ligue 194.
3 – Pague a GRU, respeitando a data de vencimento.
O pagamento pode ser feito via cartão de crédito ou PIX. Geralmente, no PIX, o agendamento é liberado mais rápido.
ATENÇÃO: recentemente (2024), a modalidade boleto não está funcionando. Como temos agência de viagem (a D&D Viagens) e emitimos a documentação para nossos clientes, tentamos por várias vezes esse formato e só aparece mensagem de erro.
4 – Ir ao posto da Polícia Federal
Obs: Não é preciso levar foto, pois eles tiram na hora.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Confira alguns documentos que são necessário levar:
1- Documento de identificação com foto (em bom estado):
São aceitos:
Carteira de Identidade: expedida por Secretaria de Segurança Pública de qualquer estado (UF), ou por Comando Militar, por Ex-Ministério Militar, pelo Corpo de Bombeiros, pela Polícia Militar, ou por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei (OAB, CRM, CRBio, CREA etc);
Carteira funcional: expedida por órgão público, DESDE QUE reconhecida por Lei Federal como documento de identidade válido em todo território nacional;
CNH: Carteira Nacional de Habilitação, expedida pelo DETRAN, ainda que vencida, desde que seja apresentada junto a outro documento que comprove o local de nascimento, caso não traga essa informação;
Passaporte Brasileiro: ainda que vencido, emitido pela Polícia Federal ou pelo Ministério das Relações Exteriores;
CTPS: Carteira de Trabalho e Previdência Social;
Certidão de nascimento do menor de 12 anos: é aceita como documento de identificação, mesmo não possuindo fotografia. A certidão será recusada se não for possível ler claramente Número/Livro/Matrícula da certidão, além das informações citadas no tópico 4;
Carteira de identidade do indígena;
Declaração da FUNAI para indígena NÃO integrado: é aceita como documento de identificação quando descreve e atesta a veracidade dos seus dados pessoais;
Documento digital de identificação que seja reconhecido por Lei Federal como válido em todo território nacional. Exemplos de documentos atualmente aceitos na modalidade digital: CNH, DNI e RG digital.
2– CPF
3- Passaporte anterior (CASO TENHA) ou comprovação de ocorrência
4- Autorização para menor de 18 anos
5- Comprovação da emancipação
6- Documentação do indígena não integrado
7- Certificado de naturalização ou portaria
8- Certidão que demonstre alteração de nome (de casamento/separação/divórcio/Certidão de Inteiro Teor/decisão judicial)
9- Comprovação do sexo (Certidão de Nascimento, Casamento ou qualquer documento de identificação que traga a informação)
10 – Comprovante de agendamento
5 – Consulte o andamento do seu pedido de passaporte.
Depois de levar tudo ao departamento da Polícia Federal, aguarde a data para a retirada do seu passaporte. É preciso buscar no mesmo local.
O andamento pode consultado pelo site e você também recebe a informação pelo e-mail cadastrado.
6 – Entrega do passaporte
Entrega do documento
➤ Atenção
O documento deve ser retirado em até 90 dias. Passado o prazo, ele é cancelado e é preciso refazer todos os procedimentos, inclusive pagando nova taxa.
Outra coisa muito importante: caso tenha algum visto válido no seu passaporte antigo, é preciso levá-lo para entrar no país. Por isso, não esqueça de incluí-lo entre os documentos necessários para sua viagem.
Leia mais:
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
1 Comentário
[…] Para o passaporte, fizemos o pedido pela internet no site da Policia Federal, pagamos a taxa e agendamos a data para comparecer ao posto (para saber todos os detalhes de como emitir seu passaporte, basta acessar esse post com tudo explica…). […]