27 de fevereiro de 2017
Textual description of firstImageUrl

O que fazer em Ouro Preto (MG) - 23 atrações

Praça Tiradentes Ouro Preto - O que fazer em Ouro Preto (MG) - 22 atrações

O que fazer em Ouro Preto (MG) - 23 atrações 

Por Daniela Almeida


Fundada em 1711, Ouro Preto, Minas Gerais, é uma daquelas cidades que respiram história. Foi lá que aconteceram importantes fatos históricos, sendo a Inconfidência Mineira o principal deles, ainda quando se chamava Vila Rica.

Além disso, Ouro Preto foi um dos municípios mais importantes do ciclo do ouro. Tanto que até seu nome surgiu devido ao ouro escuro descoberto no local e enviado em abundância para Portugal. De acordo com fatos históricos, foram enviados mais de 800 toneladas de ouro somente no século XVIII.

Nesta época, a cidade foi considerada a mais populosa da América Latina. Em 1730, Ouro Preto tinha cerca de 40 mil habitantes, chegando a 80 mil alguns anos depois. No mesmo período, Nova York, nos Estados Unidos, não tinha nem metade de moradores e São Paulo não chegava a ser ocupada por oito mil pessoas (fonte Wikipédia). Hoje a cidade é habitada por pouco mais de 70 mil indivíduos, de acordo com o Censo de 2010.

Tanta história fez com que Ouro Preto fosse a primeira cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Mundial da Unesco, em 1980, e uma das cidades mineiras mais visitadas pelos turistas. A sua fácil localização também facilita o acesso, já que o município fica a apenas 96 quilômetros de Belo Horizonte.

Agora que você conhece um pouquinho da história de Ouro Preto, veja o que a cidade oferece como atrativos e programe a sua viagem até lá!!!

O que fazer em Ouro Preto - 23 dicas de atrações

Nós estivemos na cidade de Ouro Preto em 13 de junho, por ocasião do feriado de Santo Antônio em Santa Bárbara, nossa cidade. Apenas 83 quilômetros separam os dois municípios, em uma viagem de 1 hora 40 minutos.

Na verdade, nós havíamos visitado, primeiro, Mariana na parte da manhã e, em seguida, fomos fazer um passeio rápido por Ouro Preto. Não deu para entrar nos monumentos e igrejas, pois eles ficam abertos apenas de terça a domingo e nós estivemos lá em uma segunda-feira. Mesmo assim, deu para reunir aqui ótimas dicas para você montar seu roteiro. Sem contar que Danubia morou lá por quase dois anos e, por isso, já conhece todas elas.

As atrações em Ouro Preto podem ser divididas entre culturais, com seus museus e o próprio centro histórico com suas casas tombadas e suas ruas e ladeiras de paralelepípedos; e as religiosas, com igrejas e capelas espalhadas por toda a cidade e distritos.

Atrações culturais de Ouro Preto

Praça Tiradentes - O que fazer em Ouro Preto  
O principal ponto turístico de Ouro Preto, sem dúvida, é a Praça Tiradentes, localizada no Centro Histórico. Foi nela que ficou exposta a cabeça de Tiradentes, em 1792, após ele ter sido enforcado no Campo da Lampadosa (Rio de Janeiro) por sua participação na Inconfidência Mineira.


Praça Tiradentes Ouro Preto - O que fazer em Ouro Preto (MG) - 22 atrações
Praça Tiradentes Ouro Preto - O que fazer em Ouro Preto (MG) - 22 atrações 


Aliás, sugerimos que o passeio comece pela Praça, acesso à diversas ladeiras que nos levam para os outros pontos turísticos da cidade.

É também na Praça que estão localizados o Museu da Inconfidência e o Museu de Ciência Técnica.

Museu da Inconfidência - O que fazer em Ouro Preto
Antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, o Museu da Inconfidência é um espaço inaugurado em 1942 com objetivo de resgatar e preservar a história da Inconfidência. É nele que estão os restos mortais de 16 dos 26 inconfidentes, além de objetos da época, como a suposta trave de madeira da forca usada em Tiradentes.

Museu da Inconfidência  - O que fazer em Ouro Preto (MG) - 22 atrações
Museu da Inconfidência  - O que fazer em Ouro Preto (MG) - 22 atrações 

Ao todo, são 16 salas temáticas, divididas em dois pisos, onde estão expostos, além dos objetos relacionados à Inconfidência, materiais que abordam a origem da cidade, meios de transporte, mineração, artes, religião, pintura, entre outros.

Funciona: de terça a domingo - das 10 às 18 horas
Endereço: Praça Tiradentes, 139 - Centro
Telefone: +55 31 3551-1121
Valor: R$ 10
Sitewww.museudainconfidencia.gov.br

Museu de Ciência Técnica da Escola de Minas - O que fazer em Ouro Preto
Instalado no antigo Palácio dos Governadores, reúne acervo da Escola de Minas, uma das mais antigas de Engenharia do Brasil. Foi criado no final do século XIX, em 1877, e conta com exposição de mais de 30 mil peças relacionadas à mineralogia, mineração, química, física, astronomia, topografia, história natural, desenho e obras raras. Possui cerca de 20 mil amostras de rochas e minerais e ainda tem uma sala que reproduz o interior de uma mina de ouro.

Museu de Ciência Técnica da Escola de Minas - O que fazer em Ouro Preto
O que fazer em Ouro Preto - Museu de Ciência Técnica da escola de Minas - Museu é o prédio branco ao fundo da foto

Funciona: de terça a domingo - das 12 às 17 horas
Endereço: Praça Tiradentes, 20 - Centro
Telefone: +55 31 3559-3119

Museu Casa dos Contos - O que fazer em Ouro Preto
Museu construído entre 1782 e 1784, em estilo barroco, preserva a história do ciclo do ouro. Durante vários anos, a casa teve várias finalidades. Serviu de esconderijo para os membros da Inconfidência Mineira; de prisão para alguns inconfidentes, durante a repressão à Inconfidência; e de abrigo para as tropas do então vice-rei. Foi também sede da Casa da Moeda e do Tesouro Nacional. Daí a origem do nome Casa dos Contos.

No dia de nossa visita, o Museu - a única atração que estava aberta à visitação, já que era uma segunda-feira - estava com uma exposição sobre Jazz, intitulada: Eu também sou jazz.

O que fazer em Ouro Preto (MG) - Museu Casa dos Contos
O que fazer em Ouro Preto (MG) - Museu Casa dos Contos


Funciona: de terça a sábado - das 10 às 16:45 horas | domingo - das 10 às 14:45 horas
Endereço: Rua São José, 12 - centro
Telefone: +55 31 3551-1444
Valor: gratuito

Museu do Oratório - o que fazer em Ouro Preto
O Museu está construído em uma casa, onde morou o artista Aleijadinho. Inaugurado em 1998, possui quase 200 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX. Todas as peças foram doadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para quem não tem como ir até Ouro Preto, dá para "matar" a curiosidade, fazendo uma visita virtual através do sitewww.eravirtual.org/mo_br. Eu gostei muito!!!

Museu do Oratório - o que fazer em Ouro Preto
Foto da visita virtual no Museu do Oratório - o que fazer em Ouro Preto

Funciona: quarta a segunda  - das 9:30 às 17:30 horas
Endereço: Adro da Igreja do Carmo - centro
Telefone: +55 31 3551-5369
Valor: R$ 5
Sitehttp://museudooratorio.org.br


Cine Vila Rica - O que fazer em Ouro Preto
Lugar preferido e muito frequentado por Danubia, no período em que morou em Ouro Preto, o Cine Vila Rica funciona em um prédio do fim do período imperial. É de propriedade da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e um dos lugares onde acontecem as exibições do tradicional Festival de Cinema da cidade.

Cine Vila Rica - o que fazer em Ouro Preto
Cine Vila Rica - o que fazer em Ouro Preto

Endereço: Praça Reinaldo, O. Alves de Brito, 47 - centro
Telefone: +55 31 3552-5424


Museu de Artes Sacras e Museu da Prata - o que fazer em Ouro Preto
Inaugurado em 2000, está dentro da igreja Nossa Senhora do Pilar. Possui cerca de 400 peças dos séculos XVII e XIX, entre imagens santas, documentos, vestimentas, resplendores, obras de Aleijadinho, entre outros. Anexo ao Museu de Artes Sacras, está o Museu da Prata, com peças do século XVIII.
Funciona: terça a domingo  - das 9 às 10:45 horas e das 12 às 16:45 horas
Endereço: Praça Monsenhor João Castilho Barbosa
Telefone: +55 31 3551-4736


Museu Casa dos Inconfidentes o que fazer em Ouro Preto
Mais um museu que resgata a história da Inconfidência Mineira, a Casa dos Inconfidentes é o único museu municipal de Ouro Preto e foi inaugurado em 2010. Composto por mobiliários da época da Inconfidência, tem a intenção de mostrar o cotidiano dos anos de 1800.
Funciona: segunda a sábado - das 10 às 16 horas
Endereço: Rua Engenheiro Correa, s/n - Vila Aparecida
Telefone: +55 31 3551-2739


Museu do Aleijadinho o que fazer em Ouro Preto
Criado em 1968, o Museu é uma homenagem ao artista ouro-pretano Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Reúne peças de arte-sacra e documentos da paróquia de Nossa Senhora da Conceição. O museu faz parte do circuito, onde estão três igrejas: Santuário Nossa Senhora da Conceição, Igreja de São Francisco de Assis e Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões
Funciona: terça a domingo - das 8:30 às 12 horas e das 13:30 às 17 horas
Endereço: Rua Bernardo Vasconcelo, 179 - Antônio Dias
Telefone: +55 31 3551-4661
obs. Ingresso serve para visitar também a Igreja de São Francisco de Assis.
Sitewww.museualeijadinho.com.br


Casa de Tomás Antônio Gonzaga o que fazer em Ouro Preto
Quem nunca leu o livro "Marília de Dirceu", do poeta e inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, durante as aulas de história e literatura? O livro autobiográfico narra a paixão de Gonzaga, de 40 anos, por Maria Joaquina Dorotéia Seixas, de 17 anos. A diferença de idade entre eles e seu envolvimento com o inconfidentes são motivos para que a família da moça desaprove o romance. Gonzaga, que era ouvidor da então Vila Rica, é preso e exilado para a África, deixando sua noiva para trás.

Foi nesta casa que Gonzaga escreveu o livro "Marília de Dirceu", já que, de uma das janelas, ele conseguia contemplar a beleza de sua amada. Atualmente, a casa, uma construção do século XVII, é sede da Secretaria de Turismo de Ouro Preto. Fica em frente à Igreja de São Francisco de Assis e à feira de artesanato.
Funciona: segunda a sexta - das 8 às 18 horas | Domingo e feriado - das 8 às 17 horas
Endereço: Rua Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), 61 - centro
Telefone: +55 31 3551-3287


Feira de Artesanato de Pedra Sabão - O que fazer em ouro Preto
Outro atrativo para quem vai à Ouro Preto é a Feira de Artesanato de Pedra Sabão. É o local adequado para quem quer comprar lembrancinhas da cidade, como relógios, panelas, vasos, camisetas, canecas, entre outros souvenirs.

Feira de Artesanato de Pedra Sabão - o que fazer em Ouro Preto
Feira de Artesanato de Pedra Sabão - o que fazer em Ouro Preto

Funciona: diariamente - das 8 às 18 horas
Endereço: Rua Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), 27 - centro
Telefone: +55 31 3551-2591

Teatro Municipal Casa da Ópera - o que fazer em Ouro Preto
A Casa da Ópera é o teatro em funcionamento mais antigo do Brasil, inaugurado em 1770. Passou por uma ampla reforma e tem capacidade para 300 pessoas.
Funciona: diariamente - das 8 às 18 horas
Endereço: Rua Brigadeiro Musqueira, s/n
Telefone: +55 31 3559-3256


Igrejas - O que fazer em Ouro Preto
Além de monumentos culturais, as igrejas e capelas estão entre as atrações mais importantes das cidades históricas de Minas Gerais. Em Ouro Preto, são dezenas delas. A maioria possui obras dos mestres Manuel Francisco Lisboa e seu filho Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e de mestre Ataíde.

Para ver a lista completa de igrejas e capelas e mais detalhes históricos de cada uma delas, indicamos três sites que achamos muito bacana. São eles:  Ouropreto.org.brOuropreto.com e Pousada em Ouro Preto.


Igreja do Rosário:
É a igreja preferida de Danubia, já que ela trabalhava em um escritório de comunicação na mesma rua e era onde ela assistia às missas aos domingos.

Igreja do Rosário - O que fazer em Ouro Preto (MG)
Igreja do Rosário - O que fazer em Ouro Preto (MG)


A igreja é uma construção de 1765, substituindo uma antiga capela. Seu interior é simples, mas a fachada circular é comparada com as das igrejas europeias.
Funciona: de terça a domingo - das 12 às 16:45
Endereço: Largo do Rosário, s/n - Rosário
Telefone: +55 31 3551-4736
Valor: gratuito

Igreja de Nossa Senhora da Conceição
É uma das igreja mais importantes de Ouro Preto, pois sua construção em 1727 marcou o nascimento da cidade como Vila Rica. Abriga o Museu do Aleijadinho, uma vez que o artista e seu pai Manuel Francisco Lisboa (responsável pelo projeto e pela construção) estão sepultados dentro da igreja.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição - O que fazer em Ouro Preto (MG)
Igreja de Nossa Senhora da Conceição - O que fazer em Ouro Preto (MG)

Funciona: de terça a domingo - das 8:30 às 12 horas e das 13:30 às 17 horas
Endereço: Praça Antônio Dias, s/n
Telefone: +55 31 3551-3282
Obs. fechada para visitação

Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de cima):
Construída em 1773, teve sua torre erguida por mestre Manuel Francisco de Araújo. É conhecida como Mercês de Cima por ter outra igreja de mesmo nome e por estar localizada bem no alto.

Igreja de Nossa Senhora das Mercês e da Misericórdia - O que fazer em Ouro Preto (MG)
Igreja de Nossa Senhora das Mercês e da Misericórdia - O que fazer em Ouro Preto (MG)
Endereço: Rua Padre Rolim, s/n - centro
Telefone: +55 31 3551-4735

Matriz Nossa Senhora do Pilar:
É a igreja mais rica de Minas Gerais e a segunda do Brasil, inaugurada em 1733. Toda sua pintura interior é folheada a ouro - cerca de 400 quilos - e ela ainda abriga o Museu de Artes Sacras.

Igreja de Nossa Senhora do Pilar - O que fazer em Ouro Preto (MG)
Igreja de Nossa Senhora do Pilar - O que fazer em Ouro Preto (MG)

Funciona: de terça a domingo - das 9 às 10:45 horas e das 12 às 16:45 horas
Endereço: Praça Monsenhor João Castilho Barbosa, s/n - Pilar
Telefone: +55 31 3551-4735
Valor: R$ 10

Igreja de São Francisco de Assis:
Eleita em 2009 como uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo, a Igreja de São Francisco de Assis é considerada uma obra-prima do Barroco Mineiro, construída em 1766 pela  Ordem Terceira de São Francisco de Assis. Projetada por Aleijadinho, conta ainda com pinturas de Mestre Ataíde.

Igreja de São Francisco de Assis - O que fazer em Ouro Preto (MG)
Igreja de São Francisco de Assis - O que fazer em Ouro Preto (MG)


Funciona: de terça a domingo - das 8:30 às 12 horas e das 13:30 às 17 horas
Endereço: Largo de Coimbra, s/n - centro
Telefone: +55 31 3551-3282
Valor: R$ 10 (ingresso válido visitação ao Museu do Aleijadinho, Igreja Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, Nossa Senhora das Mercês e São Francisco de Assis)

Igreja de São Francisco de Paula:
Construída entre 1804 a 1898, foi a última erguida no período colonial. Possui uma imagem de São Francisco de Paula, cuja autoria é de Aleijadinho.

Igreja de São Francisco de Paula - O que fazer em Ouro Preto (MG)
Igreja de São Francisco de Paula - O que fazer em Ouro Preto (MG)

Endereço: Rua Padre José Marcos Pena (atrás da Rodoviária) - São Cristóvão
Telefone: +55 31 3551-4736
Obs.: Fechada para visitação

Nossa Senhora de Santa Efigênia:
Datada de 1733, tem a talha da Capela-Mor supervisionada pelo pai de Aleijadinho, Mestre Manuel Francisco Lisboa. A imagem em pedra-sabão de Nossa Senhora do Rosário é de Aleijadinho. Diz a lenda, que a igreja foi erguida pelo ex-escravo Chico Rei, que conquistou a sua liberdade, a de seu filho e a de outros negros, explorando a Mina da Encardideira.

Igreja de Nossa Senhora de Santa Efigênia - O que fazer em Ouro Preto (MG)
Igreja de Nossa Senhora de Santa Efigênia - O que fazer em Ouro Preto (MG)

Funciona: de terça a domingo - das 8:30 às 16:30 horas
Endereço: Rua Santa Efigênia - Alto da Cruz
Telefone: +55 31 3551-5047
Obs. Ingresso é válido para visitar esta igreja e a da Nossa Senhora do Padre Faria. Só uma pessoa por grupo pode fotografar seu interior.

Igreja de São José:
Esta que foi a antiga Capela Imperial, teve sua construção iniciada em 1753. Possui obras de Aleijadinho. Os cunhais da torre foram erguidos com pedras trazidas do Pico do Itacolomi. Ficou fechada por 20 anos, sendo reaberta em dezembro de 2012. No cemitério, ao lado, está enterrado o copro do poeta Bernardo Guimarães, que escreveu o clássico "A Escrava Isaura".
Endereço: Rua Teixeira do Amaral, s/n - centro
Telefone: +55 31 3551-4736
Obs.: fechada para visitação

Igreja de Bom Jesus do Matozinhos:
É a igreja dedicada aos Santíssimos Corações de Jesus, Maria e José; Senhor dos Matosinhos; e São Miguel e Almas. Com obras feitas por Aleijadinho, foi erguida em 1771.
Endereço: Rua Alvarenga, s/n - Cabeças
Telefone: +55 31 3551-4736

Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões:
Inaugurada em 1773, foi construída a pedido de uma mãe, em homenagem ao Bom Jesus dos Perdões, depois que seu marido, um nobre paulista, foi condenado por ter matado a própria filha  (que estava noiva) por suspeita de infidelidade. Conhecida como Mercês de Baixo.
Funciona: Rua das Mercês, s/n
Telefone: +55 31 3551-3282

Igreja de Nossa Senhora do Carmo:
Inaugurada em 1772, foi construída em estilo Rococó pelo pai de Aleijadinho, mestre Manuel Francisco Lisboa. É a única igreja de Minas que tem azulejos portugueses em um painel da Capela-Mor.
Funciona: de terça a domingo - das 9 às 11 horas e das 13 às 16:45 horas
Endereço: Rua Brigadeiro Musqueira, s/n - atrás do Museu da Inconfidência
Telefone: +55 31 3551-2601

_________________________________________________________________________________
Buscando hotéis em Ouro Preto, Minas Gerais? Hotéis em OURO PRETO. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.

Nenhum comentário:
Postar um comentário

Topo da página