26 de outubro de 2015
Textual description of firstImageUrl

Onde nadar com golfinhos em Cancun

Post atualizado em 19 de maio de 2017
Golfinhos em Xel-Há México Cancun

Onde nadar com golfinhos em Cancun

Por Daniela Almeida
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL

Engraçados, carinhosos, dóceis e brincalhões, os golfinhos são uma das principais atrações para quem vai à Cancun e arredores. Dezenas de lugares, entre parques (como Xel-Há e Xcaret) e até shoppings e resorts, oferecem a atividade que pode ser feita por crianças, adultos e idosos.

⇒ Onde ficar em Cancun - 20 opções de hotéis


Onde nadar com golfinhos em Cancun Xel-Há Xcaret
Xel-Há (à esquerda) e Xcaret (à direita)

Quando estivemos em Cancun, em 2014, também queríamos nadar com os golfinhos, mas os preços encontrados eram bem "salgados" e, por isso, ficamos sem saber se faríamos ou não. A decisão veio logo que chegamos ao aeroporto, quando fomos abordadas por representantes do resort Moon Palace.

Quem acompanha nosso blog e leu a série que fizemos sobre Cancun (se você ainda não leu, pode encontrar todos os posts nesta página sobre Cancun), vai lembrar que nós conseguimos um desconto muito bom nos passeios apenas porque aceitamos conhecer o plano de férias do resort Moon Palace (claro que a intenção dos responsáveis pelo hotel era que nós comprássemos o tal plano que custava 55 mil dólares para viajar por 25 anos. Ao final de quase 2 horas de insistência, nós não compramos, mas ganhamos o desconto prometido).

Apenas para conhecer o plano, nós conseguimos pagar 110 dólares por pessoa para fazer três passeios (que pelas nossas contas iniciais, dariam em torno de 400 dólares): Xcaret (com almoço, que custaria mais de 140 dólares por pessoa), Chichén Itzá e Tulum. Porém, no dia de fechar o pacote lá no hotel, nós trocamos Tulum (pois fizemos este passeio combinado com Cobá) por um day pass, um dia inteiro no resort, podendo usufruir de todas as dependências do lugar e até fazer o nado com golfinho por apenas 30 dólares por pessoa (não, você não leu errado).

Por apenas 30 dólares cada uma, eu e minha irmã fizemos este passeio que é um dos mais procurados e caros da região. Apenas como comparativo (valores em 2014): No Delphinus de Cancun cada pessoa tinha de pagar 99 dólares (preço da atividade realizada em grupo). Esse também era o preço cobrado no parque Xel-Há. Mas o valor chegava a 500 dólares, caso o turista desejasse interagir sozinho com esses mamíferos marinhos.


_________________________________________________________________________________
Onde ficar em Cancun, no México? Hotéis em CANCUN. Faça sua reserva aqui  No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.




Nossa experiência com o golfinho do Moon Palace

No Moon Palace, os golfinhos ficavam confinados em uma espécie de tanques cercados, porém dentro do mar, como uma forma de "reproduzir" o habitat natural destes animais. Cada cercado tinha um golfinho, que era conduzido por um treinador.


Onde nadar com golfinhos em Cancun Moon Palace
Foto incluída no álbum com as fotos do nado com o golfinho
Onde nadar com golfinhos em Cancun Moon Palace
Lá, ao fundo, estão os tanques onde ficam os golfinhos do Moon Palace

A atividade durava cerca de 45 minutos. Na ocasião, nosso grupo era composto de aproximadamente 10 pessoas. Antes de entrar no tanque, todo recebem coletes e instruções (em espanhol e inglês) de como proceder no local.

⇒ Ah!!!!! E não se esqueça de fazer o seguro viagem para ir a Cancun!!!! Ele é indispensável para entrar em vários países e você fica tranquilo para aproveitar o seu passeio!!

Primeira impressão
Muito frio. Mesmo com sol forte, a água é extremamente gelada. Muito gelada. Geladíssima (rsrsrs). Para ser sincera, estava bem difícil ficar lá dentro.

Dentro do taque, nós ficamos em uma plataforma de aproximadamente 1 metro de largura, com água na altura da cintura. 

O primeiro contato do "Didio" (esse era o nome do golfinho) com a gente foi cumprimentar a cada um de nós com um beijinho. Depois disso, fizemos várias outras interações com ele: passamos a mão sobre sua cabeça, barriga e calda. Cantamos e batemos palmas. Ele também realizou diversos movimentos sob o comando do adestrador como saltar, emitir sons, bater "palma", entre outros. A cada tarefa realizada, o golfinho recebia um peixinho como recompensa.


Onde nadar com golfinhos em Cancun

Dentre as atividades, cada visitante ainda podia ser puxado pelo golfinho dentro do tanque. Eu, na verdade, não fiz essa parte, pois tenho medo, mesmo usando o colete. 

Aqui vai uma dica: se você não sabe nadar - como era o meu caso e o de minha irmã - um instrutor é chamado para ficar com você no meio do taque, durante os movimentos fora da base. Não tem perigo, embora eu não tenha feito. Danubia, como sempre, foi a corajosa da família!!!


Onde nadar com golfinhos em Cancun Moon Palace


Quem pode participar
Como disse, essa atividade pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive crianças. Mas estas devem estar acompanhadas de um adulto. Alguns lugares exigem idade mínima. No Moon Palace, vimos uma criança muito pequena com os pais. Mas ela chorava tanto que não conseguiu ficar dentro da água.

Depois de nadar com o golfinho - a foto!!!!!
Agora é que o "bicho pega", como diz o ditado popular. No Moon Palace, enquanto estamos dentro do tanque, não podemos estar com nada. Ou seja, não podemo tirar foto e ninguém pode tirar para a gente, pois o lugar é afastado da praia. Então, se você quiser (e você VAI querer) ter as fotos com o golfinho, vai precisar desembolsar alguns dólares a mais.

Lá no Moon Palace, a gente tinha a opção de comprar apenas o álbum, uma foto ou o CD, além de diversas lembrancinhas, como golfinho de pelúcia, port-retrato, toalha, bonés, pen drive, entre outros itens.

Nós compramos um álbum com os melhores retratos de nós duas, junto com um CD com todas as fotos. Também ganhamos duas fotos impressas e um pen drive em formato de golfinho. Ainda compramos dois golfinhos de pelúcia e um porta-retrato. Tudo isso ficou por 212 dólares.

Onde nadar com golfinhos em Cancun


Ah, o álbum não fica pronto na hora, mas você deixa o endereço de onde está hospedado que eles mandam entregar. A entrega foi tão rápida que nós recebemos o nosso no hotel, localizado no centro de Cancun, no mesmo dia, porém, à noitinha. Quando chegamos ao hotel, depois de um dia no resort, o álbum já estava lá. Muito bacana.

Onde nadar com golfinhos em Cancun


Informação
Como disse, fizemos este passeio em janeiro de 2014. Em junho de 2015, li uma reportagem de fevereiro de 2015, dizendo que as atividades com golfinhos dentro do Moon Palace (organizadas pela Dolphin Discovery) haviam sido suspensas pela Procuradoria Federal de Proteção Ambiental (Profepa). Na matéria, a Profepa alega que o dolphinarium foi construído irregularmente, sem autorização do impacto ambiental. A matéria completa você pode ler no site Excelsior.

Apear disso, atualizando a informação em agosto de 2016, verificamos que o resort voltou a ter autorização para trabalhar com os golfinhos.

Atualização - Em Maio de 2017, verificamos que a atração não está mais sendo realizada no local.

Curiosidades sobre os golfinhos

Os golfinhos são animais cetáceos, ou seja, da ordem dos animais marinhos pertencentes à classe dos mamíferos. Estes animais são muito inteligentes, sociáveis, ótimos nadadores (podendo nadar até cerca de 40 quilômetros por hora), vivem entre 20 a 35 anos e possuem um senso de localização extraordinário.

Veja outras curiosidades sobre os golfinhos neste post do D&D Mundo Afora.

Onde nadar com golfinhos em Cancun

Onde nadar com os golfinhos em Cancun e arredores

- Delphinus - Riviera Maia
- Delphinus - Parque Xel-Há (Riviera Maia)
- Delphinus - Riviera Maia - Parque Xcaret (Riviera Maia)
- Delphinus - Cancun Intercative Aquarium
- Dolphinaris - Cancun
- Dolphinaris - Cozumel
- Dolphinaris - Riviera Maya Park
- Dolphinaris - Tulum
- Dolphinaris - Barcelo
- Dolphinaris - Wet'n Wild Cancun
- Dolphin Discovery - Dreams Puerto Aventuras
- Dolphin Discovery - Isla Mujeres
- Dolphin Discovery - Cozumel
- Dolphin Discovery - Tulum - Akumel
- Dolphin Discovery - Riviera Maya Puerto Aventuras
- Dolphin Discovery - Playa del Carmem
- Parque Natural Garrafón - Isla Mujeres

Quem quiser mais informações, como preço e endereço de cada lugar, basta acessar o site das empresas que oferecem a atividade. O blog Viaje na Viagem também tem um post bacana sobre onde nadar com os golfinhos
2 comentários:
  1. Meninasssssssssssssssss que demais!!!!!!! Amei!!!! As fotos tão lindas!!! Eu só consegui nadar com botinhos rosa na Amazônia, mas eles não interagem, só querem saber de peixinho! hahahaha Parabéns pelo post! Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, eu me apaixonei por Cancun. Queria morar por lá mesmo. kkkk. Agora, nadar com os golfinhos foi uma experiência que nunca vou esquecer. Maravilhoso!!!!!!

      Excluir

Topo da página

Receba nossas novidades em primeira mão

BAIXE GRÁTIS TAG's DE MALA PERSONALIZADAS