O que fazer no Forte de Copacabana – Rio de Janeiro
O Forte de Copacabana é um dos ícones do Rio de Janeiro. Com mais de cem anos e localizado na praia mais famosa da cidade, foi construído para ser a fortificação mais poderosa do continente. E nós estivemos nele em 2014. Nossa visita foi meio por acaso, é verdade. Estávamos em busca da filial da Confeitaria Colombo. Mas valeu muito a pena. Vamos te contar o porquê e o que fazer lá dentro.
O QUE FAZER NO FORTE DE COPACABANA
Quando foi inaugurado em 1914, o Forte de Copacabana se transformou na fortificação mais poderosa da América do Sul.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Deste ano em diante, fez parte de vários momentos importantes da história do Brasil. Entre eles, serviu como prisão para o presidente Washington Luis, que havia sido deposto, durante a Revolução de 1930.
1 – Visitar o Museu Histórico do Exército – o que fazer no Forte de Copacabana
Em 1987, porém, o Forte deixou sua função bélica e, por abrigar tantos equipamentos e objetos militares, se transformou no Museu Histórico do Exército, aberto à visitação.
O lugar conta um pouco da história do Brasil, dos militares e da Proclamação da República por Marechal Deodoro da Fonseca.
Lá dentro é muito interessante e tem vários espaços bacanas: sala das repúblicas, salão dos presidentes militares e gabinetes de curiosidade. Isso sem contar as exposições temporárias que são realizadas no local.
2 – Entrar na Fortificação
Outro lugar imperdível dentro do Forte é a Fortificação, uma construção em forma de casamata feita para abrigar os soldados durante um possível combate.
O espaço abriga dois canhões de 305 mm; dois de 190 mm; e duas torres de canhões de 75 mm. Na ponta, encravados na rocha, encontram-se os canhões alemães Krupp, instalados em cúpulas encouraçadas e giratórias.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
3 – Conhecer a Capelinha
Lá dentro, tem uma capela dedicada à Nossa Senhora de Copacabana. É bem bonitinha.
4 – Tomar café da manhã ou chá da tarde
5 – Apreciar a vista da Praia de Copacabana
Um pouco de história – Forte de Copacabana
Como chegar ao Forte de Copacabana
– Ônibus: linhas 121, 126, 127, 484 e 455
– Metrô: Estação Cantagalo (Copacabana) e Estação General Osório (Ipanema)
– Carro:
Sentido centro – Zona Sul: Aterro do Flamengo ou Túnel Rebouças
Sentido Barra – Zona Sul: Elevado do Joá e Avenida Niemeyer
Informações úteis
Obs: pagamento apenas com dinheiro
Filial Confeitaria Colombo – Forte
*Atualizado em maio de 2024
Confira outros posts sobre o Rio de Janeiro
Outros posts
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
9 Comentários
[…] Primeira viagem de navio: cruzeiro pelo Brasil11➠ Como visitar o Maracanã, Rio de Janeiro12➠ O que fazer no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro13➠ Confeitaria Colombo do Forte de […]
[…] estávamos pertinho dela, mas acabamos indo à filial da Confeitaria Colombo, localizada dentro do Forte de Copacabana – que é bacana também, tem uma visão espetacular da praia de Copacabana, mas sem o glamour […]
[…] já contamos em outros dois posts sobre o Rio de Janeiro – “O que fazer no Forte de Copacabana” e “O que fazer no Rio de Janeiro em 5 dias” -, em nossa primeira visita à […]
POde ir Kelly. É um passeio muito bacana!!!!Tomar um lanche na filial da confeitaria Colombo e contemplar a praia de Copacabana não tem preço!!!!
Gostei do post Boa dica! Quero ir!
EU também amei o lugar. Vale a pena.
Já fui e é estonteante como todo o Rio de Janeiro, essa cidade é linda demais!
blogdolcedulce.blogspot.com
OLá Carol. Obrigada pela dica!!!!! Vou agora retirar essa linha de ônibus. Ovrigada por colaborar com a gente. Assim, poderemos dar dicas e sugesões muito melhores para nossos leitores.
Oi Daniela, tudo bem? Muito bom o seu texto sobre o Forte de Copacabana. No entanto, só queria fazer um comentário sobre a linha de ônibus que você indicou ( 127 ), pois ela não existe mais. Foram feitas umas mudanças nas linhas de ônibus daqui e ela foi uma das extintas.
Abraços
Carolina