11 de maio de 2015
Textual description of firstImageUrl

Olinda (Pernambuco) - Patrimônio Histórico da Humanidade

Post atualizado em 31 de julho de 2017
Olinda (Pernambuco) - Patrimônio Histórico da Humanidade

Olinda (Pernambuco) - Patrimônio Histórico da Humanidade

Por Daniela Almeida
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL


Nossa passagem por Olinda, em Pernambuco, foi muito rápida, mas também muito bacana. O passeio foi realizado no mesmo dia em que conhecemos Recife, no dia 24 de janeiro. Contratamos a operadora de turismo AM Turismo, quando estávamos na vila de Porto de Galinhas, a R$ 45 por pessoa.

Olinda fica a 6 quilômetros de Recife, a capital do frevo. Nossa primeira parada foi feita no restaurante Sítio das Artes, indicado pelo guia para podermos almoçar. Nosso almoço (por quilo) - para 3 pessoas - com um refrigerante e um suco - ficou por R$ 65.

Olinda (Pernambuco) - Patrimônio Histórico da Humanidade
Olinda (Pernambuco) - Patrimônio Histórico da Humanidade

Em seguida fomos conhecer alguns pontos turísticos da cidade.


Olinda - Patrimônio da Humanidade

Antes de mais nada, é importante contar que Olinda é a mais antiga dentre as cidades brasileiras declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. Foi o segundo centro histórico do Brasil a receber este título, em 1982, após Ouro Preto. Também foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura.

Segundo o nosso guia, o nome Olinda vem da expressão "Oh, linda situação para se construir uma vila", dita pelo português Duarte Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco, quando chegou ao local.

O que fazer em Olinda

O primeiro local que visitamos em Olinda foi o Observatório Astronômico do Alto da Sé, um dos mais antigos do Brasil. Não entramos nele, mas possui três pisos temáticos (Lua, Marte e Cosmo), espaço para exposições e um telescópio. O Observatório foi construído em 1880.


Olinda (Pernambuco) - Patrimônio Histórico da Humanidade
O que fazer em Olinda (Pernambuco) - Na Praça onde está localizado o Observatório
O que fazer em Olinda (Pernambuco) - Observatório Astronômico do Alto da Sé
O que fazer em Olinda (Pernambuco) - Observatório Astronômico do Alto da Sé


Durante o passeio, ainda passamos por galerias e mercados, onde é possível comprar artesanato local, roupas, redes e diversos tipos de lembrancinhas. Também tivemos a oportunidade de assistir à uma apresentação de frevo em um destes locais.

Olinda (Pernambuco) - Patrimônio Histórico da Humanidade
Olinda (Pernambuco) - Patrimônio Histórico da Humanidade


Depois, fomos até a Catedral da Sé, erguida em 1540. A igreja abriga, entre outras coisas, o túmulo do ex-arcebispo de Olinda Dom Helder Câmara, belíssimos azulejos portugueses e altares ricamente construídos. No terraço que fica ao fundo da sacristia, é possível ter uma das vistas mais bonitas de Olinda e da orla de Recife.

O que fazer em Olinda (Pernambuco) - Catedral da Sé
O que fazer em Olinda (Pernambuco) - Catedral da Sé

Olinda (Pernambuco) - Patrimônio Histórico da Humanidade
Foto tirada da Catedral da Sé. Dá para ver o centro de Olinda e as praias de Recife, ao fundo.


Pelas ruas de Olinda, ainda encontramos a casa do cantor Alceu Valença.

Casa de Alceu valença em Olinda Pernambuco
O que fazer em Olinda (Pernambuco) - Casa de Alceu Valença


Também fomos à Igreja e o Mosteiro de São Bento, legítimos representantes da arquitetura barroca. Não podemos entrar porque estavam ornamentando a igreja para um casamento, mas é um lugar muito bonito. A igreja é considerada a mais rica de Olinda. O altar, com 14 metros de altura, é todo folheado a ouro.

Igreja e o Mosteiro de São Bento - Olinda Pernambuco
O que fazer em Olinda (Pernambuco) - Mosteiro de São Bento




_________________________________________________________________________________
Buscando hotéis em Olinda, em Pernambuco? Hotéis em OLINDA. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.


6 comentários:
  1. Olinda é uma de nossas cidades preferidas do Nordeste. As casinhas, as ruas, tudo é muito lindo. Só acho difícil encontrar hotéis baratos em Olinda, tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É uma cidade, realmente, muito linda. Foi uma pena termos ficado lá por tão pouco tempo.
      Quanto aos preços de hotéis, não ficamos hospedadas em Olinda e sim em Porto de Galinhas, mas sempre pesquisamos nossas hospedagem no Booking e conseguimos sempre preços bons. Dá uma olhadinha neste link abaixo, pois tem várias opções bacanas para escolher.
      UM abraço!!!!

      http://www.booking.com/searchresults.pt-br.html?src=index&nflt=&ss_raw=Olinda&error_url=http%3A%2F%2Fwww.booking.com%2Findex.pt-br.html%3Faid%3D807798%3Blabel%3Dbanner-200x200-minimal-click%3Bsid%3D1af061f49ed7335beb0af3ad232306fc%3Bdcid%3D4%3Bbb_ltbi%3D0%3Bsb_price_type%3Dtotal%26%3B&aid=807798&dcid=4&label=banner-200x200-minimal-click&sid=1af061f49ed7335beb0af3ad232306fc&si=ai%2Cco%2Cci%2Cre%2Cdi&ss=Olinda%2C+Pernambuco%2C+Brasil&idf=on&no_rooms=1&group_adults=2&group_children=0&dest_type=city&dest_id=-657942&ac_pageview_id=558176f102110204&ac_position=0&ac_langcode=xb&ac_suggestion_list_length=5&place_types=

      Excluir
  2. Amei Olinda! Essa é uma das cidades mais lindas que já vi! Escrevi sobre ela em https://melevaembora.wordpress.com/2016/05/13/olinda/ deem uma passada lá e me digam o que acharam! :) Sobre hotel, sugiro ficar em Recife, pois fica a menos de meia hora e são muitas as opções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.. que bacana!!!!é um lugar bacana mesmo!!

      Excluir
  3. Eu,mesmo morando aqui desde os 4 anos, só estive no Mosteiro de São Bento algumas poucas vezes. Meus pais são católicos e por algum tempo, iam a missas lá e se não me falha a memória, elas era em manhãs de domingo.
    Em 2015, logo depois do Carnaval foi fotografar, já com a intenção de documentar mesmo e vi o altar com detalhes. Me lembrei de uma história de que ele, sob protestos de muita gente foi "desmontado" (não faço ideia de como fizeram isso) e iria ser levado pra uma exposição sobre o Brasil em Nova York (Museu Guggenheim) Mas aconteceu o 11 de setembro e ele acabou indo alguns meses depois.
    Outro dia, já nesse ano de 2017, fomos fotografar na sede da Pitombeira dos Quatro Cantos e vimos, na frente de onde estacionamos, uma casa simples, mas cheia de placas. Pois foi lá que começou uma Escola de Agronomia (ou algo bem correlato, que agora me foge à memória) que deu origem a UFRPE. Depois fui ver no site da Universidade e consta mesmo essa informação lá.
    Ou seja, mesmo tão maltratada, tão deixada de lado por prefeituras e secretarias municipais, essa cidade tem cada surpresa que se você for ver, acha o que nunca tinha pensado que existia.
    Abraço e tudo de bom pro seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo, que história bacana. POis é. Não tivemos tempo oportunidade para entrar na igreja e conhecer melhor o Mosteiro, mas fica para uma próxima. É bom saber que as cidades ainda guardam muitas histórias bacanas para a gente poder ir várias vezes para desbravara. Sempre um cantinho novo e uma nova surpresa....

      Excluir

VAI VIAJAR? Confira os serviços que vão facilitar sua viagem
Reserve seu hotel em todo o mundo no BOOKING.COM ou no HOTEIS.COM
Compre suas passagens na DECOLAR, LATAM, AZUL, EMIRATES ou na KLM
Compre suas passagens de trem para toda a Europa com a RAILEUROPE
Compre seus pacotes de viagem na CVC ou no HOTEL URBANO
Troque sua moeda estrangeira na COTAÇÃO
Compre ingressos sem filas para atrações em todo o mundo na TicketBar
Faça seu seguro viagem com a SEGUROS PROMO, com a MONDIAL ASSISTANCE ou com a REAL SEGUROS VIAGEM
Alugue um carro na RENTALCARS
Compre seu chip de celular e internet com a EASYSIM4U
Reserve passeios em Buenos Aires com a BSAS4U
Compre passeios, tours e transfer na Serra Gaúcha com a BELA VIAGEM
Compre passeios, transfer, ingressos e gastronomia em vários destinos do Brasil com a TOURON
Topo da página