Diário de bordo – Encontro Rota Sul em Santa Catarina reúne 11 blogs de viagem
Eu sai de casa de madrugada, às 3 horas da manhã, e sozinha. Sabe pra quê? Para visitar o último estado que faltava da região sul do Brasil: Santa Catarina. Quer saber como foi essa experiência? Continue lendo esse post até o final. Aconteceu muita coisa boa por lá e você não pode deixar de ler!
Quem sabe o seu próximo destino seja o sul catarinense! Então vamos lá!!!
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
DIÁRIO DE BORDO: ENCONTRO ROTA SUL EM SANTA CATARINA – 4 DIAS NO SUL CATARINENSE
O post de hoje é para contar para você como foi bacana o Encontro Rota Sul, que foi realizado em Criciúma, Santa Catarina. O D&D Mundo Afora e outros 11 blogs estavam presente e aproveitaram muito.
Durante quatro dias – de 2 a 5 de novembro de 2017 – tivemos a oportunidade de visitar, além de Criciúma, as cidades catarinenses de Nova Veneza, Orleans e a Serra do Rio do Rastro.
E além disso, como disse no outro post – D&D Mundo Afora participa do Encontro Rota Sul – esta foi a primeira vez que eu, Daniela, viajei sem a companhia das minhas inseparáveis irmã Danubia e de minha amada mamis.
Foi uma experiência diferente, mas bem bacana, pois estive muito bem acompanhada de amigas e amigos virtuais que se “desvirtualizaram” neste encontro tão maravilhoso.
Ah, e teve ainda muuitos presentinhos dos organizadores e dos parceiros deste encontro lindo. Muita comida, muitas histórias e muita diversão.
Então, não saia daí que já vou contar tudinho. Aperte o cinto e viaje comigo. Ao final, não deixe de acessar os outros blogs para ver tudo que a gente aprontou por lá.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
1º dia – 02 de novembro de 2017 – Chegada a Santa Catarina e Nova Veneza – Encontro Rota Sul em Santa Catarina
Essa viagem maravilhosa começou ainda de madrugada. Eu sai de casa por volta das 3 horas da manhã para chegar ao aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, a 100 quilômetros da cidade onde moramos.
O voo para São Paulo, primeira conexão, estava marcado para às 6:20, horário em que o avião partiu rumo à minha cidade natal. O mais legal foi que, lá, encontrei as blogueiras Aline (Vem que eu te conto), Carol (Dicas e Roteiros de Viagem), Patricia (Bagagem de Memória), Vivi (Vivi na Viagem) e Rafaela (Viajando sem Medo).
Nós seis seguimos juntas, às 9:50, até Jaguaruna, em Santa Catarina. Foram 1 hora e 20 minutos de viagem até pousar, pela primeira vez, em terras catarinenses.
Diário de bordo – Encontro Rota Sul em Santa Catarina – Crédito: Carol, do Dicas e Roteiros de Viagem |
Chegamos a Jaguaruna às 11:10 horas, quando nos encontramos com a Ester (Mapa na Mão) e a Ângela (Viajando em 3,2,1) para seguirmos até Criciúma, cidade base do encontro, a 52 quilômetros do aeroporto.
Foto oficial – Diário de bordo – Encontro Rota Sul em Santa Catarina. Crédito: Angela Castanhel – Blog: Viajando em 3,2,1 |
O dia foi tão intenso, que mal deu tempo de chegarmos e nos instalarmos no Ibis Hotel, que foi um dos grandes parceiros desta viagem (confira ao final, a lista com todos que colaboraram para que este encontro acontecesse).
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking.
No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
Só deixamos as malas no quarto e seguimos até a cidade de Nova Veneza, a 17 quilômetros de distância, para um almoço saboroso no Ristorante Veneza.
Gente, a comida estava ótima. Tinha Arroz, polenta (uma das comidas tradicionais da região), minestra de feijão (outro prato típico), nhoque, salada, maionese, batata frita e fortaia.
De sobremesa: sagu, pudim, pêssego em calda e tortas doces.
Será que a gente comeu muito? Sim ou com certeza?
Sem contar a apresentação lindíssima que o grupo musical Eco di Venezia fez para a gente durante o almoço. Foi lindo!!!
Após o almoço, fizemos um tour pela cidade, que surgiu com a primeira colônia de italianos em 1891.
Começamos nosso passeio na praça principal Humberto Bortoluzzi, onde está localizada uma gôndola original que veio lá de Veneza, na Itália, em 2006.
Só existem quatro iguais a esta fora de Veneza. Elas foram doadas, oficialmente, pelo governo de Vêneto e a de Nova Veneza é a única da América Latina.
Além dela, tem ainda uma em Las Vegas, nos Estados Unidos; uma em Toronto, no Canadá; e outra na Rússia.
|
O guia nos contou que para trazer a Gondola até Santa Catarina, ela teve de ser transportada em um navio.
Chegando no porto, como não podia ser desmontada, precisou ser colocada em um caminhão com a maior parte dela para fora. Parece que foi um grande acontecimento que foi transmitido até pela televisão.
Também visitamos o portal de entrada da cidade, que foi inaugurado em 2007 em homenagem aos 130 anos de imigração veneta em Santa Catarina; o Museu do Imigrante, localizado em uma das edificações mais antigas da cidade, que conta a história dos primeiros italianos através de máquinas, ferramentas, documentos, vestimentas e outros objetos; e a Matriz de São Marcos, com um relógio que veio de Turin, na Itália.
Ainda teve tempo para uma passadinha no complexo das Casas de Pedra, que era propriedade da família Ângelo Bortolotto e fica a 2,6 quilômetros do centro da cidade. O conjunto composto por três casas – construído em pedras basalto trazidas da Itália – foi tombado como Patrimônio Histórico de Santa Catarina e restaurado em 2002.
Para completar, visitamos o Santuário Nossa Senhora do Caravaggio; a Barragem do Rio São Bento, localizada na cidade de Siderópolis e principal reservatório da região sul do estado; e a Vinícola Borgo, construída em um castelo, onde pudemos provar vinhos e sucos de uva.
Mesmo com tanta atividade, ao final do dia, ainda tivemos pique para mais um compromisso. Seguimos em direção ao restaurante Bodega do Zeca, onde fomos recepcionados com uma apresentação de dança do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro.
Foi muito divertido e muitos de nós “caíram na dança” com as meninas tipicamente caracterizadas.
Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro – Nova Veneza – Diário de bordo – Encontro Rota Sul em Santa Catarina |
Além da dança, teve uma pequena demonstração da Corte do Carnavele de Venezia com seu baile de máscara, que é megafamoso na cidade e foi inspirado nos tradicionais carnavais da cidade italiana. A festa acontece todos os anos no primeiro sábado de junho.
Foi no restaurante que também aprendemos um pouquinho sobre o universo dos blogs, em um bate papo superdescontraído com a jornalista e blogueira de gastronomia Rubia Ramos.
Ela nos deu muitas dicas e a conversa só parou por um bom motivo: era hora de saborearmos uma deliciosa comida tipicamente italiana.
Tinha muita coisa boa por lá: costela de boi assada no fogo de chão, polenta frita, saladas e massas.
Rubia Ramos na Bodega do Zeca de Nova Veneza – Diário de bordo – Encontro Rota Sul em Santa Catarina |
Aliás, aqui merece um parênteses: comer foi o que mais fizemos por lá. Muita fartura + sabor + blogueiros de viagem: resultado? Muita gente voltando para casa com uns quilinhos a mais na bagagem.
Mas valeu a pena. Tudo estava divino!!!
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
E quando pensamos que o dia tinha terminado, tivemos mais uma surpresa.
Ganhamos dos organizadores uma mochila linda, recheada de presentinhos, como lenços umedecidos de vários tipos, cosméticos, tapa olho e capa para passaporte personalizados, copo, lixa de unha, pinça, entre outros mimos que fizeram a alegria dos blogueiros. Os parceiros capricharam!
2º dia – 03 de novembro de 2017 – Serra do Rio do Rastro – Encontro Rota Sul em Santa Catarina
Nosso dia começou cedinho. Às 8 horas, já estávamos a postos para conhecer a Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, distante 64 quilômetros de Criciúma.
Mas, antes, nós nos esbaldamos em um café pra lá de farto no Ibis: bolos, pães, frios, frutas, sucos, leite, café, molho de salsicha, ovos mexidos, iogurte, torradas, geleias e outras gostosuras. É difícil manter a linha desse jeito.
Quem ia “fazer a festa” neste café completo era mamis. Ela é, simplesmente, apaixonada por café de hotel. Esse, então, ela ia amar. Tenho que programar para levá-la para conhecer a região e ficar no Ibis (kk).
Mas, voltando ao nosso roteiro do dia, chegamos à Serra do Rio do Rastro por volta das 10 horas.
Para chegar lá, foi preciso subir uma estrada de aproximadamente 25 quilômetros (que liga Lauro Müller a Bom Jardim) com quase 300 curvas bem sinuosas, que é o cartão postal do lugar.
No caminho, é possível parar nos mirantes para fotografar a vista deslumbrante: um penhasco gigantesco com a Serra ao redor.
Cascata da Barrinha na Serra do Rio do Rastro – Diário de bordo do Encontro Rota Sul em Santa Catarina |
3º dia – 04 de novembro de 2017 – Orleans
4º dia – 05 de novembro de 2017 – Tour em Criciúma e retorno para casa
Monumento em homenagem aos mineiros na Praça Nereu Ramos, em Criciúma – Diário de bordo – Encontro Rota Sul em Santa Catarina |
Leia outros posts sobre Santa Catarina:
5 – O que fazer em Blumenau – Santa Catarina
6 – Diário de Bordo: Encontro Rota Sul em Santa Catarina
7 – Ibis Criciúma: hotel em Criciúma, Santa Catarina
8 – Mina de Carvão: Mina de Visitação em Criciúma
9 – Roteiro santa Catarina: 4 dias em no sul catarinense
10 – Museu Augusto Casagrande: o que fazer em Criciúma
11 – O que fazer em Criciúma, Santa Catarina
12 – O que fazer em Nova Veneza, Santa Catarina
Outros posts
14 – O que fazer em Orleans, Santa Catarina
15 – Museu ao ar livre: o que fazer em Orleans
16 – Museu do Imigrante: o que fazer em Nova Veneza
17 – Serra do Rio do Rastro: onde comer
18 – Cervejaria Lohn Bier: visita à fábrica em SC
19 – Casas de Pedra: o que fazer em Nova Veneza
20 – Santa Catarina: álbum de fotos
21 – Onde comer em Nova Veneza: 2 opções de restaurantes
22 – Onde comer em Criciúma, Santa Catarina
23 – Parque das Nações: o que fazer em Criciúma
Blogs participantes do Encontro Rota Sul
Mapa na Mão
Viajando em 3,2,1
Casa de Doda
Vem que te Conto
D&D Mundo Afora
Bagagem de Memórias
Viajando sem Medo
Vivi na Viagem
Dicas e Roteiros de Viagens
Tire a Bunda do Sofá
Rota Terrestre
Viajei Bonito
Parceiros do Encontro Rota Sul
Além dos blogs maravilhosos que participaram deste encontro, o Rota Sul contou com inúmeros parceiros que apoiaram o evento concedendo hospedagens, almoços, jantares, chá da tarde, café da manhã, cities toures, descontos, entradas em atrações e diversos brindes.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
21 Comentários
[…] Carreiro – Santa Catarina 5 – O que fazer em Blumenau – Santa Catarina 6 – Diário de Bordo: Encontro Rota Sul em Santa Catarina7 – Ibis Criciúma: hotel em Criciúma, Santa Catarina8 – Mina de Carvão: Mina de […]
[…] Você pode acompanhar tudo que fizemos por lá neste post: Diário de Bordo – Encontro Rota … […]
[…] outros posts sobre esta viagem:1 ➤ Diário de Bordo – Encontro Rota Sul em Santa Catarina2 ➤ O que fazer em Criciúma, Santa Catarina3 ➤ Onde ficar em Criciúma – Review hotel […]
[…] ➠ Diário de Bordo – Encontro Rota Sul em Santa Catarina➠ Confira nosso roteiro de 4 dias no sul de Santa Catarina […]
[…] também:➠ Saiba tudo que aconteceu no Encontro Rota Sul neste diário de bordo➠ Confira 14 dicas de atrativos para se conhecer em Nova […]
[…] ➠ Diário de Bordo – Encontro Rota Sul em Santa Catarina➠ Confira nosso roteiro de 4 dias no sul de Santa Catarina […]
[…] Você pode acompanhar tudo que fizemos por lá neste post: Diário de Bordo – Encontro Rota … […]
[…] Você pode acompanhar tudo que fizemos por lá neste post: Diário de Bordo – Encontro Rota … […]
[…] Carreiro – Santa Catarina 5 – O que fazer em Blumenau – Santa Catarina 6 – Diário de Bordo: Encontro Rota Sul em Santa Catarina7 – Ibis Criciúma: hotel em Criciúma, Santa Catarina8 – Mina de Carvão: Mina de […]
Foi ótimo mesmo. amei conhecer todos vcs…. Já quero voltar com mais tempo.
Foi tudo perfeito nesse encontro!
Roteiro muito bem montado, lugares lindos e muuuita comida boa. haha
Sem contar que fomos muito bem recebidos né?
É Verdade. Desta vez, deu para a gente conversar mais e se conhecer melhor. Foi um encontro maravilhoso. Eu amei. Os lugares são lindos. Já quero outro kkk. Bjsssss
Dani,
Deu saudades do encontro ao ler o seu post. Foi um evento incrível demais!
A gente se conheceu lá em BH, mas foi tão corrido que nem conta. Adorei te conhecer melhor.
bjo.
Obrigada Beneth. Também adorei conhecer todos vocês. A região é linda e vale a pena a visita.
Dani seu post ficou incrível! O evento foi sucesso total! Foi muito bacana conhecer todos vocês. Parabéns especial para a organização, deu tudo muito certo!
Oi.Eu que tenho que agradecer por ter participado deste encontro lindo!!!. Amei os lugares e , principalmente, as companhias. Quero voltar em breve com mamis e Danubia!!! beijossss
Ai Dani, amei o teu diário de bordo! Lindo demais ver nossas cidades do sul sob os olhos de uma mineira querida. Saudades das conversas que tivemos! Saudade do encontro. Obrigada por ter vindo e abrilhantado o evento. Beijos.
Oi Angela. Com certeza iremos voltar, agora com Mamis e Danubia. Elas vão amar. Principalmente a parte das comidas kkk. Também amei conhecer todas vocês. Beijos!!!!
Foi mesmo maravilhoso. Também engordei, mas valeu a pena. Quero voltar agora com mamis e Danubia para elas também curtirem a região.
Que legal Daniii, fico muito feliz que você tenha gostado da nossa região. Foi um prazer ter você aqui, sem conta que eu adorei te conhecer melhor. Volte mais vezes tá?? Nosso sul estará sempre de braços abertos para você
Eu adorei ter participado desse evento e conhecido um monte de lugares lindos que nem sabia da existência.
Estou com uns 3kg a mais, mas tô feliz! A organização foi impecável!!