Como emitir o certificado de vacinação contra COVID-19 para viajar – Quem completou o ciclo vacinal contra o Coronavírus já pode tirar o certificado nacional de vacinação COVID-19. O documento tem validade oficial apenas dentro do Brasil, porém, alguns países já estão aceitando o comprovante para entrada em seus territórios. Além disso, em breve, ele também poderá ser exigido para frequentar os principais estabelecimentos brasileiros como casas de shows, cinemas, restaurantes e outros.
Apesar de muita gente ainda desconhecer a existência desse passe, para emitir é muito fácil e rápido. Nós vamos te ensinar todos os detalhes aqui neste post.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
CERTIFICADO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento emitido pelo aplicativo / site do Ministério da Saúde “Conecta SUS” que comprova a vacinação contra a COVID-19.
Ele é feito de foma digital, gratuito e em três idiomas: português, inglês e espanhol.
Além disso, nele, estão impressos os dados do cidadão e do imunizante utilizado: nome da vacina, lote, data de validade, imunizador e local em que a dose foi aplicada.
Também está presente um QR Code para validação das informações.
Quem pode emitir o certificado
Para conseguir o seu certificado de vacina contra o Coronavírus é preciso, antes de mais nada, receber o imunizante nos locais credenciados pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o aviso no aplicativo/site, os “registros são carregados após a entrada dos dados nos sistemas de informação, o que pode ocorrer em até 10 dias.”
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Onde emitir o documento: Conecta SUS
Depois de ter tomado as duas doses (atualmente, o Brasil está aplicando Coronavac, Astrazeneca e Pfizer) ou a dose única (da Janssen), baixe o aplicativo CONECTA SUS no seu Smartphone. O app está disponível tanto para Android quanto para IOS.
Também é possível acessar o site: https://conectesus.saude.gov.br/home.
Em seguida, crie uma conta ou entre com a sua, caso já tenha uma.
DICA – se você já utiliza algum serviço do governo (Gov.br) como INSS, informações sobre MEI, título de eleitor online, entre outros, já há um cadastro pronto no sistema do Governo Federal. Neste caso, é só entrar com seu CPF e digitar a mesma senha.
Além do certificado de vacina contra COVID, o Conecta SUS foi criado para verificar outros imunizantes que o cidadão já tomou, exames e consultas realizados pelo SUS, medicamentos retirados, entre outras informações.
Apesar disso, no nosso cadastro, não verificamos nenhuma outra informação a não ser a vacina contra COVID-19.
Como emitir o certificado de vacinação contra COVID-19
Agora que você já está logado no aplicativo ou no site, clique em vacinas. Vai aparecer uma página com as informações sobre as doses recebidas. Clique no botão azul mais abaixo onde está escrito: CARTEIRA DE VACINAÇÃO DIGITAL.
Pronto! O documento foi gerado com todos os dados, inclusive o QR Code.
A validade do certificado é de um ano.
Certificado de vacinação contra COVID-19 em outros idiomas: viagens internacionais
Como disse no começo deste post, o certificado é válido apenas em território nacional. Porém, alguns países estão aceitando o documento brasileiro. Neste caso, é necessário que ele esteja em inglês ou espanhol.
ATENÇÃO – antes de viajar, fique atento às regras de cada nação.
Países como a França e o Egito, por exemplo, estão aceitando o certificado desde que o documento tenha sido emitido pelo órgão oficial, possua o QR Code, esteja impresso e que o ciclo vacinal tenha sido finalizado há mais de 15 dias antes do embarque.
Então, se você precisar do comprovante para viagens internacionais, será necessário fazer mais um procedimento dentro do Conecta SUS.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
Assim que entrar no sistema, clique na seta que fica do lado direito ao nome do fabricante da vacina.
Você será direcionado para uma página com a prévia do documento. Basta clicar no botão azul logo abaixo, onde está escrito CERTIFICADO DE VACINAÇÃO.
Na parte superior, vai aparecer a opção do idioma. O português é o primeiro, mas é possível trocar para o inglês ou o espanhol.
Para finalizar, clique na seta do lado direto superior para salvar o documento em PDF. Você poderá imprimir, enviar por e-mail ou guardar no seu celular para ser apesentado quando necessário.
Certificado Internacional da Vacina: somente febre Amarela
O único certificado que tem validade internacional é o da vacina contra febre amarela. Ele é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
CLIQUE AQUI e saiba como tirar sua Carteira Internacional de Vacinação da Febre Amarela.
Viu como é fácil emitir sua sua carteira de vacinação e seu certificado de vacinação? Comente aqui no post se você já emitiu o seu documento e se já o usou em alguma viagem!
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.