
Praias de Porto de Galinhas – guia completo com as 8 praias em Porto de Galinhas – este é um dos destinos mais visitados no nordeste. Nós já estivemos no local por duas vezes e, neste post de hoje, vamos te mostrar as oito praias que estão distribuídas entre os 20 quilômetros de litoral na cidade de Ipojuca, a 62 quilômetros de Recife. E tem opção para todos os gostos: mais tranquilas, para quem curte surfe, piscinas naturais e muito mais! Confira até o final e deixe seu comentário.
PORTO DE GALINHAS: ONDE FICA
Muita gente confunde, mas Porto de Galinhas, na verdade, é uma das várias praias da cidade de Ipojuca, a 62 quilômetros de Recife. É a Praia central, a principal do município, onde é possível conhecer a vilinha e as famosas piscinas naturais.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Por ser a mais famosa, acaba dando nome à toda região que conta com cerca de 20 quilômetros de litoral.
Ao longo desse trajeto, é possível visitar oito praias, desde as mais badaladas até as mais desertas e tranquilas para quem quer completo descanso.
Do sul para o norte, estão Toquinho, Serrambi, Pontal do Maracaípe, Maracaípe, Porto de Galinhas, Cupê, Muro Alto e Camboa.
E uma das formas de conhecer essas praias de Porto de Galinhas é fazendo um passeio de buggy. Chamado de “Ponta a ponta”, tem opções de quatro, seis e oito horas.
Nesse período, dá para apreciar as belezas do litoral e ainda fazer parada para banho. Confira abaixo um pouco mais sobre as praias de Porto de Galinhas.
PRAIAS DE PORTO DE GALINHAS: GUIA COMPLETO
1 – Toquinho
Situada no extremo sul de Porto de Galinhas, a Praia de Toquinho é uma verdadeira joia escondida. Com um mar que varia entre o calmo e o agitado, dependendo do ponto, é ideal tanto para relaxar quanto para quem curte esportes aquáticos.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
A areia é fina e clara, convidando para uma caminhada à beira-mar.
Sua estrutura é mais simples, com algumas barracas oferecendo petiscos e bebidas, mas o que realmente se destaca é a tranquilidade e a vista para a Ilha de Santo Aleixo. Toquinho é perfeita para quem busca um refúgio longe do burburinho.
2 – Serrambi
A Praia de Serrambi, ainda um pouco fora do radar turístico mais massivo, é um local de beleza natural incomparável.
O mar é cristalino, com águas calmas devido aos recifes que formam piscinas naturais durante a maré baixa. A areia é branca e fofa e a praia é cercada por uma vegetação exuberante.
Sua estrutura é modesta, mas há algumas pousadas e restaurantes à beira-mar que servem pratos de frutos do mar. É o lugar perfeito para quem quer um contato mais íntimo com a natureza.

3 – Pontal do Maracaípe
O Pontal do Maracaípe é onde o rio encontra o mar, criando uma paisagem única e encantadora. Nesta praia, o mar é calmo, ideal para um banho tranquilo, enquanto o rio proporciona um cenário perfeito para passeios de jangada e observação de cavalos-marinhos em seu habitat natural.
A areia é fina e clara. Já sua estrutura é simples, com algumas barracas oferecendo o básico.
Dizem que o pôr do sol no Pontal é espetacular, pintando o céu com tons de laranja e rosa.

4 – Maracaípe
Se você gosta de surfar ou apenas curtir um lugar mais rústico e alternativo, a Praia de Maracaípe é o lugar certo. Com ondas fortes e um mar agitado, é o point dos surfistas na região.
A areia é dourada e grossa, perfeita para uma caminhada energizante.
Já sua estrutura é mais simples, embora tenha bons quiosques e barracas para aproveitar uma água de coco gelada ou um petisco local.
A praia é menos movimentada que Porto de Galinhas, o que a torna ideal para quem quer um pouco mais de espaço.

5 – Porto de Galinhas
A Praia de Porto de Galinhas não é apenas a mais famosa da região, mas também a que dá nome a todo o destino turístico.
Suas águas mornas e cristalinas atraem visitantes de todas as partes, e o grande destaque são as piscinas naturais, que são as mais famosas de toda a área.
Durante a maré baixa, é possível caminhar até os arrecifes e se deslumbrar com a vida marinha, mergulhando nas piscinas cheias de peixes coloridos. Dá para fazer snorkeling e mergulho com cilindro.
A areia é fina e clara, ideal para relaxar e aproveitar o cenário paradisíaco.
Em relação à estrutura, ela é completa, com muitas opções de restaurantes, barracas e lojas de souvenires.

6 – Cupê
A Praia do Cupê é uma mistura de tranquilidade e agitação. Dependendo do ponto, você pode encontrar águas calmas e cristalinas, perfeitas para um banho relaxante (no local conhecido como Pontal do Cupê), ou ondas mais fortes, ideais para quem busca um pouco de adrenalina.
Sua areia é clara e fofa e sua estrutura é boa, com vários resorts de frente para o mar, além de barracas que servem petiscos deliciosos.

7 – Muro Alto
Muro Alto é uma das queridinhas do turista, e não é difícil entender o porquê. Com um extenso recife que forma uma verdadeira piscina natural, essa praia é o paraíso para quem busca águas calmas, mornas e transparentes.
O mar é rasinho e dá para aproveitar bastante principalmente com crianças.
A areia é clara e fina, e a estrutura é excelente, com várias opções de resorts e restaurantes de alto nível.
É ideal para famílias e para quem quer relaxar em grande estilo.

8 – Camboa
A Praia de Camboa é um refúgio pouco explorado, perfeito para quem busca sossego absoluto.
O mar é calmo, com águas claras e rasas, excelente para banhos relaxantes. Já a areia é branca e bem macia.
Além disso, a praia é cercada por coqueiros que dão um toque ainda mais paradisíaco ao local.
A estrutura é mínima, com poucas barracas, o que faz de Camboa um verdadeiro paraíso escondido. Ideal para quem quer fugir do movimento das praias mais famosas e se conectar com a natureza.
MELHOR ÉPOCA PARA IR PARA PORTO DE GALINHAS
A vantagem de se escolher o nordeste para passar as férias é que esta é uma região que faz calor, praticamente, o ano inteiro, com temperaturas na média de 25 a 26 graus.
Porém, em alguns meses, o grande problema é a chuva. O inverno nordestino é extremamente úmido e as suas águas, que são o cartão-postal dos destinos, perdem sua transparência e sua cor característica, responsáveis por torná-las comparáveis às do Caribe e até das Maldivas, dependendo do lugar.
Então vem a pergunta: qual melhor época para visitar Porto de Galinhas?
Melhores meses: melhor época para ir para Porto de Galinhas
Os melhores meses são os entre outubro e fevereiro. É quando os dias estão mais quentes e a água do mar fica cristalina. Se a viagem acontecer em setembro ou em março, ainda vai dar para aproveitar, mas pode ser que pegue um pouco de chuva, pois são períodos de transição.
O lado ruim é que, dependendo da época (dezembro e janeiro, por exemplo, que são o auge do verão), as praias ficam lotadas e as diárias das hospedagens, altíssimas.

Meses menos recomendados – pior época para visitar Porto de Galinhas
Com certeza, as piores épocas para visitar Porto de Galinhas são o outono e o inverno. Os meses entre abril e agosto são os mais chuvosos, quando o índice pluviométrico pode atingir quase 200 milímetros mensais.
Sem contar que, neste período, a água do mar fica turva e os principais passeios ficam comprometidos.
Por outro lado, a parte positiva é que a cidade fica mais vazia e os valores das hospedagens, mais em conta.

Confira abaixo como fica o clima em Porto de Galinhas mês a mês: melhor época para ir para Porto de Galinhas
JANEIRO – VERÃO
Dias bem quentes (mínima de 24,4º e máxima de 28,4º) e pouca chuva (média de 74mm). Altíssima temporada. Dias mais longos. Água do mar morna e cristalina.
FEVEREIRO – VERÃO
Dias bem quentes (mínima de 24,7º e máxima de 28,7º) e pouca chuva (média de 77mm). Alta temporada. Água do mar morna e cristalina.
MARÇO – VERÃO
Dias bem quentes (mínima de 24,7º e máxima de 28,7º) e as chuvas começam a aparecer com mais frequência (média de 100mm). Média temporada. Água do mar morna e cristalina.
ABRIL – OUTONO
Dias bem quentes (mínima de 24,5º e máxima de 28,3º) e chuvosos (média de 131mm). Baixa temporada. Água do mar morna, mas não cristalina por causa da chuva.
MAIO – OUTONO
Dias mais frescos (mínima de 23,9º e máxima de 27,5º) e muita chuva (média de 168mm). Baixa temporada. Água do mar morna, mas não cristalina por causa da chuva.
JUNHO – OUTONO
Dias mais frescos (mínima de 23,2º e máxima de 26,5º) e o mês mais chuvoso do ano (média de 194mm). Baixa temporada. Água do mar morna, mas não cristalina por causa da chuva.
JULHO – INVERNO
Dias frescos, mas não frios (mínima de 22,6º e máxima de 25,8º) e ainda bem chuvosos (média de 168mm). Altíssima temporada. Água do mar morna, mas não cristalina por causa da chuva.
AGOSTO – INVERNO
Dias mais frios do ano, mas, mesmo assim, não esfria de verdade (mínima de 22,4º e máxima de 25,9º). Ainda muita chuva (média de 107mm). Baixa temporada. Água do mar morna, mas não cristalina por causa da chuva.
SETEMBRO – INVERNO
Dias ainda frescos, mas não frios (mínima de 22,8º e máxima de 26,4º), e quase sem chuva (média de 72mm). Dias um pouco nublados. Água um pouco morna e pouco cristalina. Baixa temporada.
OUTUBRO – PRIMAVERA
Dias começam a ficar mais quentes (mínima de 23,5º e máxima de 27,3º) e quase sem chuva (média de 55mm). Baixa temporada. Água do mar morna e cristalina.
NOVEMBRO – PRIMAVERA
Dias bem quentes (mínima de 24,1º e máxima de 28,1º) e pouquíssimas chuvas – é o mês com menor volume de chuva no ano (média de 44mm). Média temporada. Dias mais longos. Água do mar morna e cristalina.
DEZEMBRO – PRIMAVERA
Dias bem quentes (mínima de 24,4º e máxima de 28,4º) e pouquíssima chuva (média de 49mm). Altíssima temporada. Água do mar morna e cristalina.
Tabua da maré Porto de Galinhas
Além do clima (se vai chover ou não), outra informação importante que você deve verificar quando for para Porto de Galinhas é a Tábua da maré.
O que é a tábua da maré? É uma tabela onde é possível verificar a movimentação do mar ao longo do dia.
Mas por que é importante verificar esses dados? Porque as piscinas naturais, cartão-postal de Porto de Galinhas e de outros destinos do nordeste, só se formam na maré baixa.
Os passeios até elas são realizados quando a maré está até, no máximo, 0.6. Em alguns lugares, é necessário que esteja bem menos.

Acompanhe todos as matérias sobre nossas viagens ao nordeste:
1 – O que fazer em Porto de Galinhas
2 – O que fazer em Caruaru – a capital do agreste pernambucano
3 – O que fazer em Nova Jerusalém (Pernambuco) – a cidade-teatro da Paixão de Cristo
4 – O que fazer em Maragogi (Alagoas) – o caribe brasileiro
5 – O que fazer em Recife (Pernambuco) – a capital do Frevo
6 – O que fazer em Olinda em 1 dia (PE)
7 – O que fazer na Praia de Carneiros – o terceiro maior banco de areia do nordeste
8 – Vídeos de Porto de Galinhas – Pernambuco
9 – Vídeos – Viagem à Caruaru (Pernambuco)
10 – Porto de Galinha e Maragogi. Vale a pena um bate e volta?
11 – Onde ficar em Porto de Galinhas – review Hotel Village
12 – Bolo de rolo – comida típica de Pernambuco
13 – Roteiro 9 dias no Nordeste
14 – Tapioca, a típica comida pernambucana
15 – Porto de Galinhas (PE) – 7 opções de hotéis – onde ficar
16 – Fotos nordeste: lembranças da viagem a Pernambuco e Alagoas
17 – Melhor época para ir para Porto de Galinhas
18 – Praias de porto de Galinhas – guia completo com as 8 praias.
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.