2 de maio de 2016
Textual description of firstImageUrl

Peru - City tour Vale Sagrado - Pisac e Ollantaytambo

Post atualizado em 5 de setembro de 2016
Pisac-Vale-Sagrado-Peru

Peru - City tour Vale Sagrado - Pisac e Ollantaytambo

Por Daniela Almeida
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL

Em agosto de 2012, o D&D Mundo Afora esteve no Peru, visitando alguns sítios arqueológicos. Você pode conferir os posts na página sobre o Peru. No primeiro dia, conhecemos Cuzco. No segundo, fizemos o city tour nas ruínas de Sacsayuaman, Q'enco e Tambomachay e na Catedral do Sol.

Já no terceiro dia, visitamos os povoados de Pisac e Ollantaytambo, que fazem parte do Vale Sagrado, cortado pelo rio Urubamba.

O Vale Sagrado, na verdade, compreende diversos povoados. Além de Pisac e Ollantaytambo, fazem parte dele as ruínas de Sacsayuaman e Tambomachay, Kenko, Machay, Maras, Chinchero e Urubamba.





Pisac

Nossa primeira parada foi no Parque Arqueológico Nacional de Pisac, localizado a 33 quilômetros de Cuzco. Com quatro quilômetros de extensão, era uma antiga cidade inca, com bairros, torres, praças, templos, palácios e até observatório astronômico (Templo do Sol).

A comunidade também abrigava um dos maiores cemitérios incas já descobertos. Todas as múmias e seus objetos ali depositados, porém, foram saqueados.

Além disso, os povos incas tinham muita habilidade no setor agrícola. Esses "degraus" da foto abaixo eram os espaços para a plantação.

Pisac-Peru
Setor agrícola de Pisac

Pisac-Peru
Antigo cemitério inca

Pisac-Peru
Pisac, Vale Sagrado - Peru

Em seguida, fizemos uma paradinha no mercado artesanal Inkag Samanan. O mercado é formado por dezenas de barracas, onde são vendidos produtos típicos, como roupas, bolsas, tapetes, chapéus, brincos, entre outros.

Mercado artesanal Inkaq Samanan - Peru
Mercado Inkaq Samanan

Do mercado, seguimos para a famosa Feira de Pisac. Mas, no caminho, paramos no Mirador Taray, de onde é possível ter uma visão maravilhosa do Vale Sagrado e do rio Urubamba, que corta a região. 


Mirador Taray- Peru

Mirador Taray- Peru


Já na Feira de Pisac, tivemos um tempo para circular por entre corredores e mais corredores repletos de barracas e produtos típicos, pratas, joias, artesanatos, roupas, tecidos de lãs de alpacas e lhamas, enfeites, entre outros itens peruanos. 

Um dos momentos interessantes do passeio é poder acompanhar de perto a fabricação de joias de prata.

feira de Pisac - Peru
Feira de Pisac

Embora os preços por lá não sejam nada baratos, nós fizemos ótimos negócios. Gostei de uma almofada e um álbum de fotografias e os dois davam 40 soles. Como eu disse que não ia comprar, a vendedora me perguntou quanto eu pagaria. Eu disse 20 soles e ela tentou aumentar. Mas como eu disse que não tinha mais dinheiro, ela deixou pelos 20 soles e ainda me agradeceu por ter feito negócio com ela.

Então, a dica é pechinchar sempre!!!!


_________________________________________________________________________________
Aproveite para adquirir seus dólares na COTAÇÃO
Leitores do D&D Mundo Afora têm DESCONTO EXCLUSIVO de 1,5% na troca da moeda.
Na COTAÇÃO você compra a moeda on line e recebe o dinheiro em casa ou em uma das lojas espalhadas pelo país.

Cotação-Câmbio

 Ollantaytambo

Depois da Feira de Pisac, seguimos para Ollantaytambo. Primeiro, nós paramos para almoçar (o almoço estava incluído no city tour contratado). A comida, aliás, estava deliciosa. Tinham várias opções tanto de pratos peruanos, quanto internacionais, como saladas, carnes e sobremesas.

Ollantaytambo - Peru

Um fato curioso aconteceu neste almoço. Como disse, a comida estava incluída, mas as bebidas, não (os preços das bebidas eram bem "salgados'). Quando já estávamos na van para ir embora, um garçom do restaurante veio correndo, literalmente, e entrou no veículo para cobrar um cliente que não tinha pagado a bebida, pois achava que ela estava incluída!!!!! Foi uma situação inusitada e engraçada pelo jeito do garçom!!!!

Ollantaytambo - Peru

Ollantaytambo - Peru

Logo após o almoço, seguimos para o Parque Arqueológico de Ollantaytambo. O povoado é o único construído na era inca que ainda é habitado. Está a 90 quilômetros de Cuzco, na província de Urubamba, a 2972 metros de altitude e possui 600 hectares.

Assim como outros monumentos, o que mais impressiona em Ollantaytambo é o encaixe perfeito de cada uma daquelas pedras. Um mistério e uma obra arquitetônica espetacular.

Uma curiosidade é a origem do nome. Ele surgiu a partir de uma peça teatral: o protagonista se chamava general Ollanta e o lugar onde a peça era apresentada, Tambo. A junção deu origem ao nome desta cidade peruana.

Parque Arqueológico de Ollantaytambo Peru
Parque Arqueológico de Ollantaytambo 
Parque Arqueológico de Ollantaytambo Peru

Parque Arqueológico de Ollantaytambo Peru


No final da tarde, seguimos a pé até a estação de trem rumo a Águas Calientes. Fomos no trem Expedition, que é o mais barato. Durante a viagem (cerca de 1:30 hora), foi servido apenas café puro (que pobreza kkkkk!!!!!).

Ollantaytambo Peru
No caminho até a estação de trem - uma espécie de táxi do Peru

trem Expedition Peru


Águas Calientes é a "porta de entrada" de Machu Picchu (passeio que fizemos no 3º dia do city tour).

Águas Calientes - Peru

Chegamos à Estação à noite e o simpático guia Darci (que já não trabalha mais lá, segundo informações da Machu Picchu Brasil) já nos esperava.

O local de desembarque não é bonito. Aliás, Águas Calientes é bem feia. Para chegar ao hotel Inka Town, passamos no meio de umas barracas fechadas e ficamos até com um pouco de medo. Nosso hotel também não era lá essas coisas!!!! (Vamos fazer um review depois). Ele fica atrás da estação de trem.

Hotel Inka Town - Águas Calientes - Peru

Hotel Inka Town - Águas Calientes - Peru


Depois de acomodados, pedimos orientação ao recepcionista do hotel para nos indicar um local para comer. A indicação foi uma pizzaria que era horrível (não lembro o nome e nem consigo explicar como chegar até lá kk).


Ah!!!!! E não se esqueça de fazer o seguro viagem para ir ao Peru!!!! Ele é indispensável para entrar em vários países e você fica tranquilo para aproveitar o seu passeio!!!

_________________________________________________________________________________
Buscando hotéis em Ollantaytambo, no Peru? Hotéis em OLLANTAYTAMBO. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.


4 comentários:
  1. Muito bom, vou pro Peru em 2017 e com certeza vou usar seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Juliana. Você vai gostar. O Peru é muito lindo e tem muitas coisas bacanas para se ver e para fazer.....Se precisar de mais alguma dica, estamos à ordens... boa viagem....

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada Sarah. O peru é muito lindo. Vale a pena visitar!!!

      Excluir

Topo da página