Projeto Tamar Praia do Forte (Bahia) – o que fazer na Praia do Forte
Poder conhecer de perto um pouco sobre as tartarugas marinhas é um privilégio para poucos. E nós fazemos parte deste grupo, quando visitamos uma das 24 bases do Projeto Tamar. Na verdade, essas 24 bases estão divididas entre nove estados, mas apenas oito estão abertas à visitação.
E uma destas bases fica na Praia do Forte (Bahia), a 80 quilômetros de Salvador. O local é uma das maiores regiões de desovas de tartarugas marinhas do Brasil.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Além da Praia do Forte, é possível fazer a visita na Praia do Florianópolis (SC), Ubatuba (SP), Vitória (ES), Regência (ES), Arembepe (BA), Fernando de Noronha (PE) e Oceano de Aracaju (SE).
O Projeto Tamar
O Projeto Tamar é conhecido internacionalmente por fazer um trabalho de pesquisa, conservação e proteção das tartarugas marinhas.
Foi criado em 1980 por estudantes de oceanografia que, após algumas pesquisas, ficaram preocupados com a possibilidade da espécie desaparecer do litoral brasileiro.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking. No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
Isso porque, de cada mil filhotes que nascem, apenas um ou dois chegam à idade adulta. Desde o nascimento, os filhotinhos têm de enfrentar uma grande jornada para chegar à maioridade.
Precisam sobreviver tanto aos ataques dos predadores naturais (como tubarões, raposas e outros) quando dos homens, que coletam os ovos e utilizam a couraça para fazer objetos, como pentes.
Por isso, o Projeto Tamar é tão importante. Além de estudar as espécies e ajudar no processo de reprodução e desovação das tartarugas marinhas, é feito um trabalho bacana de conscientização da população.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
E você sabe por que o projeto Tamar tem esse nome? A palavra é a junção das iniciais de tartaruga (TA) e marinha (MAR).
COMO É A VISITA AO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE
Na Praia do Forte, o projeto, que foi iniciado em 1982, ocupa uma área de 10 metros quadrados e abriga quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil.
O Centro de Visitantes é o grande atrativo da região e atrai milhares de pessoas que tentam presenciar um dos momentos mais lindos, que é o nascimento das tartaruguinhas.
A base está localizada ao final da rua principal da vilinha e fica atrás da igreja de São Francisco. É bem fácil de chegar.
Para visitar, é preciso comprar o ingresso na portaria. Assim que você entra, ganha no dorso da mão uma tatuagem como esta abaixo.
Com ela, o visitante pode entrar várias vezes em um período de 24 horas.
Visita ao projeto Tamar Praia do Forte
Lá dentro, a visita pode ser feita sozinho ou acompanhado de um guia, como foi o nosso caso. Acreditamos que a presença de um guia é muito útil, pois ele conta muitas informações interessantes sobre o espaço e sobre as tartarugas.
Uma delas é que, no local, a temporada reprodutiva das tartarugas marinhas começa em setembro e termina em março.
Neste período, após cerca de 50 dias, acontecem as aberturas dos ninhos no cercado de incubação.
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
Nascimento das tartaruguinhas
Geralmente, os filhotes nascem à noite e são soltos ao mar imediatamente. No dia seguinte, esses ninhos são abertos para coleta dos dados biológicos e, muitas vezes, ainda são encontrados alguns filhotes que não conseguiram alcançar a superfície sozinhos.
Eles são recolhidos e liberados ao mar no final da tarde, na praia próxima ao Centro, em solturas onde o público participa.
Nós não tivemos essa sorte. Quando fizemos a visita, as tartaruguinhas tinham nascido dois dias antes e outras estavam previstas para seguirem seu caminho até o mar na semana seguinte à nossa partida.
Foi uma pena não ter presenciado esse momento. Dizem que é lindo ver aquele tanto de bichinho correndo em direção ao mar.
Mas, para quem não tem a oportunidade de ver esse nascimento, como foi o nosso caso, há espaços que simulam esse momento e o ninho das tartaruguinhas. É uma graça.
Anualmente, na Praia do Forte, o Tamar monitora o nascimento de mais de 100 mil filhotes em trinta quilômetros de praia.
Passeio guiado no Projeto Tamar Praia do Forte
O passeio guiado dentro do Projeto Tamar Praia do Forte dura em torno 40 minutos.
Neste período, podemos ver de perto alguns exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas existente no litoral brasileiro, como a tartaruga-verde (que chega a 143 cm), tartaruga-cabeçuda (136 cm), tartaruga-de-pente (114 cm) e Tartaruga-oliva (82 cm).
Além destas, o Projeto Tamar Praia do Forte só não abriga a tartaruga-couro, que é maior de todas as espécies, chegando a 182 centímetros e 700 toneladas.
Mesmo assim, ela está representada por réplicas e um esqueleto gigante.
O espaço conta ainda com vários tanques, onde, além das tartarugas em vários estágios do ciclo de vida, têm tubarão, raias e outros peixes.
Em horários pré-determinados, é possível tocar na raia e até alimentar peixes, tartarugas e filhotes de tubarão.
Outras atrações
O Projeto Tamar Praia do Forte ainda tem outras atrações, como submarino amarelo, que é uma exposição única na América Latina com animais de profundidade; Cine Tamar; brincadeiras; e oficinas de arte.
Para fechar o passeio, ainda é possível comprar lembrancinhas na loja. Os preços não são muito convidativos. Mesmo, assim, trouxemos caneca e imã de geladeira.
A visita é muito divertida e vale a pena, principalmente, para quem tem crianças. Mas gente grande também se diverte muito por lá!!!
Olha só essas criancinhas aqui embaixo.
Funciona: diariamente das 8:30 às 18 horas
Endereço: Avenida Farol Garcia D’Ávila, s/n – Praia do Forte
Telefone: + 55 71 3676-0321
Valor: R$ 28
*Valor atualizado em outubro de 2020
Mais posts sobre a Bahia:
1 – O que fazer em Porto Seguro.
2 – Diário de Bordo: Salvador e Praia do Forte.
3 – Passeios e transfer em Salvador: Luck Receptivo.
4 – Stella Maris Resort: onde ficar em Salvador.
5 – O que fazer em Salvador: 90 atrações.
6 – Igrejas de Salvador: 52 igrejas na capital baiana.
7 – Guia de praias de Salvador: 26 dicas.
8 – O que fazer na Praia do Forte.
9 – Como visitar o Projeto Tamar Praia do Forte.
10 – Farol de Itapuã – o que fazer em Salvador.
Outros posts
11 – Castelo Garcia D’Ávila na Praia do Forte.
12 – O que fazer no Pelourinho.
13 – Mercado Modelo em Salvador.
14 – Costa do Sauípe: resort all inclusive na Bahia.
15 – Transfer Costa do Sauípe: Mais Bahia Turismo.
16 – Elevador Lacerda em Salvador.
17 – Igreja e Convento São Francisco em Salvador.
18 – Igreja do Bonfim em Salvador.
19 – Tudo sobre o Farol da Barra em Salvador.
20 – Como é a visita na Casa de Jorge Amado em Salvador.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
1 Comentário
[…] Castelo, fomos para o Projeto Tamar, que é muito bacana. O local abriga vários exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas […]