O que fazer na Praia da Pipa, Rio Grande do Norte
Localizada a 84 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte, a Praia da Pipa (no município de Tibau do Sul) é uma das mais famosas do nordeste brasileiro. De Natal até lá, dá uma hora e 30 minutos, percorrendo a Rodovia 101, que liga os dois “Rios Grandes”: Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Receba nossas atualizações
O nome de Pipa surgiu devido à uma pedra em formato de barril (ou pipa, como é chamado o barril de vinho ou de azeite em Portugal) que foi avistada durante a chegada dos portugueses.
Aproveite para ler também:
Nós estivemos em Pipa em janeiro de 2017, durante um bate e volta, saindo da Praia de Ponta Negra, em Natal, onde ficamos hospedadas durante 7 dias.
Nós ficamos no Dbeach Resort e o passeio foi feito com a Natal Vans, que nos buscou cedinho no hotel.
Onde ficar na Praia da Pipa
| Confira as outras mais de 450 opções de hospedagem em Pipa.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
ROTEIRO PIPA – O QUE FAZER NA PRAIA DA PIPA EM 1 DIA
1 – Praias – o que fazer na Praia da Pipa
Como disse, tivemos apenas um dia para curtir a região de Pipa. Mas, mesmo com pouco tempo, deu para ter noção do lugar e aproveitar bastante a principal atração local: as lindas praias de águas quentes.
E olha que são várias: Praias das Minas, Praia da Cancela, Laginha, Praia do Amor, Praia do Centro (a mais famosa), Lajão, Baía dos Golfinhos, Ponta do Madeiro, Praia da Cacimbinha, do Giz, Lagoa Guaraíbas e Malembar.
Para mais detalhes sobre cada uma destas praias, o site Pipa.com.br tem uma página superbacana. Confere lá!!!
Estando em Pipa, é só escolher uma destas praias que não tem erro. É diversão na certa.
Para todo tipo de viajante: tem mar calminho, tem mar com ondas mais forte para prática de esportes náuticos, tem mar com golfinho e piscinas naturais.
2 – Visitar as falésias – o que fazer na Praia da Pipa
Além das praias, Pipa ainda é conhecida por suas falésias. E a nossa primeira parada foi na Falésia do Chapadão. Ela é a mais conhecida e a mais visitada na região. Também pudera, já que o lugar é lindo.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagemé um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
A Falésia do Chapadão têm um tom avermelhado e, lá de cima, dá para ver a pedra em formato de barril e o famoso coração de Pipa, formado pelas praias dos Afogados (conhecida como Praia do Amor), de Minas e da Laginha.
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
3 – Curtir a praia central – o que fazer na Praia da Pipa
Do Chapadão, fomos para a praia mais famosa do vilarejo, que é a Praia da Pipa ou Praia central. Foi lá que ficamos durante a maior parte do dia, descansando nas espreguiçadeiras e nadando nas águas rasinhas e superquentes.
Várias piscinas naturais se formam no local e, para crianças, é um “prato cheio”.
Para quem está na praia central, há alguns restaurantes “pé na areia” e ambulantes vendendo cangas, os famosos crepes, água de coco e bebidas em geral.
Também há o aluguel das espreguiçadeiras. Nós pagamos 30 reais pelo conjunto composto de guarda-sol e cadeiras (em dezembro de 2016).
Olha só a folga de mamis.
Na maré baixa, o mar da Praia da Pipa fica bem rasinho, com água batendo no tornozelo. Pouco tempo depois, a paisagem muda e a água invade o espaço da areia.
Olha só a foto abaixo. A primeira foi cedinho, quando chegamos a Pipa. A segunda, já é por volta das 13 horas.
4 – Baía dos Golfinhos – o que fazer na Praia da Pipa
E enquanto mamis ficou descansando e curtindo a Praia da Pipa, eu e Danubia caminhamos até a Praia do Curral, ou mais conhecida como Baía dos Golfinhos, por receber constantemente a presença de golfinhos que chegam até a beiradinha do mar para se alimentar.
A caminhada até lá durou em torno de 15 minutos, contando algumas paradinhas para fotos. Mas é importante ficar atento à tábua das marés, pois o acesso à Baía se dá apenas pela praia. Quando a maré sobe, fica impossível ir a pé ou mesmo permanecer na praia.
A Baía dos Golfinhos também não tem estruturas, como restaurantes ou bares. Por isso, é preciso estar preparado.
Infelizmente, nós não vimos nenhum golfinho por lá, mas dizem que a melhor maneira de vê-lo é fazendo os tradicionais passeios de barco pelas praias da região.
Em dezembro de 2016, o passeio de barco, com duração de mais ou menos uma hora, estava custando R$ 45 por pessoa.
5 – Falésia da Praia da Cacimbinha – o que fazer na Praia da Pipa
Por volta das 15 horas, reencontramos o grupo que foi junto na van e fomos a outros dois pontos turísticos de Pipa: a falésia da Praia da Cacimbinha e o Mirante.
Lá do alto da Falésia da Cacimbinha dá para ter uma visão espetacular das praias abaixo, entre elas a que leva o mesmo nome (Praia da Cacimbinha) e a Ponta do Madeiro, mais adiante.
6 – Mirante – o que fazer na Praia da Pipa
Da Cacimbinha, fomos para o Mirante de onde é possível ver a Lagoa Guaraíras.
Hoje, ela é uma lagoa de água salgada. Mas, até 1924, a Guaraíras era formada de água doce. Naquele ano, houve uma grande inundação e a água doce se uniu ao oceano, mudando todo o ecossistema local.
Aliás, toda a região da Lagoa faz parte da Área de Proteção Ambiental Bonfim Guaraíras (APA).
O que fazer em Pipa – outros pontos turísticos
Além das praias e das falésias, quem vai para Pipa e tem mais alguns dias para curtir o vilarejo, ainda pode:
7 – Fazer um passeio de barco – o que fazer na Praia da Pipa
Pela manhã, por volta das 10 ou 11 horas da manhã, os barcos saem da Praia Central em direção às praias do Curral e do Madero e à Enseada dos Golfinhos.
À tarde, o tour vai até a Lagoa Guaraíras. No passeio, além de navegar, é possível fazer mergulho.
8 – Fazer passeio de buggy, jipe, jardineira ou quadriciclo
Outra opção muito procurada em Pipa é fazer um passeio pelo litoral sul a bordo de um buggy, jipe, jardineira ou quadriciclo.
O tour passa pelo mirante do Chapadão, Praia dos Amores, Praia das Minas, Dunas da Praia de Sibaúna, Barra do Cunhaú, rio Catú, Manguezais, Fazenda de Camarões, Dunas de Cacimbinhas e Lagoa de Guaraíras.
9 – Visitar o Santuário Ecológico
Para quem gosta de natureza, de caminhar e de conhecer trilhas, o Santuário é o lugar ideal. São 16 trilhas, conduzindo até mirantes e praias.
O Santuário está instalado em uma área de 120 hectares.
O blog Viagens Possíveis tem um post bacana sobre o Santuário Ecológico de Pipa.
Funciona – todos os dias – das 7 às 17 horas
Endereço: Estrada para Tibau do Sul, s/n
Telefone: +55 84 99982-8044
Valor: R$ 15
10 – Curtir a vilinha de Pipa
Outra opção em Pipa e andar sem pressa pelas ruas da vilinha, principalmente a avenida Baía dos Golfinhos.
Essa rua é o point do vilarejo. É ali que ficam muitos hotéis, restaurantes, lojas de roupas, artesanatos e outros souvenires.
Para outras dicas e informações sobre o que fazer na Praia da Pipa, confira os posts dos blogs Devaneios de Biela, Quero Viajar Mais e Viaje na Viagem.
Leia outras dicas sobre o Rio Grande do Norte:

8 Comentários
[…] moitinhas potiguares Se você precisar de indicações sobre as principais moitas de Natal e Pipa, no Rio Grande do Norte, eu poderei te passar com toda […]
[…] O que fazer na Praia da Pipa. […]
[…] Natal (RN) e João Pessoa (PB). – Natal vans: passeios e transfer em Natal, RN. – O que fazer na Praia da Pipa, RN. – Passeio de buggy em Natal, RN. – O que fazer em Maracajaú, RN. – Forte dos […]
Eu amei Pipa. E você e o Maurício são feras. Adoro as indicações de vocês. Ainda bem que você é o mentor do D&D kkk. Quero aprender muito ainda.
Oi Dani,
Deu mesmo saudades de Pipa, inclusive fui com o Maurício Oliveira kkkk. Super completo o artigo, parabéns!
Obrigado por indicar o QVM!
Bjs
Oi Maurício. É sempre um prazer acompanhar suas viagens. E que bom que não vi golfinho desta vez, terei mais um motivo para voltar kkk. bjss
Que delicia relembrar minha viagem a Pipa. Pena q vcs não viram golfinhos. Eu vi muitos e até nadei ao lado deles em vários lugares por lá. Foi incrível. 😉
Vale a pena visitar o Santuário Ecológico tb. Obrigado pelo link para que seus leitores conheçam pelo meu blog.
Bjs
Oi, Dani! Deu saudades de Pipa! Eu vi golfinhos, mas na praia do Madero, que é uma das melhores para mim. Pena que vocês não foram até ela… Fica para uma próxima!
Obrigada por mencionar o Devaneios!
😉