Museu da Acrópole: como visitar em Atenas, na Grécia – ir a Atenas e não visitar o combo “Acrópole e Museu da Acrópole”, é o mesmo que não ir à capital grega. Os dois se complementam. E é claro que nós visitamos a ambos. Já fizemos um post sobre o sítio arqueológico mais importante da Grécia. Hoje, é vez de contarmos os detalhes sobre nossa visita ao Museu.
Onde fica o Museu da Acrópole
O Museu da Acrópole é um lugar imperdível para quem visita Atenas.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Inaugurado em 2009, está localizado ao pé da famosa Acrópole (a apenas 300 metros), um dos mais importantes sítios arqueológicos da Grécia e do mundo.
A ideia de criar um museu para para abrigar os artefatos encontrados na Acrópole e nas suas imediações começou no século XIX, mas foi somente em 1976 que os planos se concretizaram, com a escolha do local atual.
Sua construção enfrentou diversos desafios, incluindo questões arqueológicas e debates sobre o design arquitetônico.
O projeto final, do arquiteto Bernard Tschumi, integra de forma harmoniosa a modernidade do edifício com a antiguidade dos artefatos.
Hoje, o museu é um centro vital para a preservação, pesquisa e exibição do patrimônio cultural grego.
COMO CHEGAR AO Museu da Acrópole
Chegar ao Museu da Acrópole é fácil e existem várias opções, seja de carro, transporte público ou até mesmo a pé.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
DE CARRO
Se você estiver de carro, o caminho é bem simples. A partir do centro de Atenas, siga pela rua Leoforos Vasilisis Amalias até chegar na rua Dionysiou Areopagitou, onde está localizado o museu.
A viagem leva cerca de 15 minutos, dependendo do tráfego.
Há estacionamento nas proximidades, mas pode ser um pouco difícil encontrar vaga, especialmente durante a alta temporada turística.
DE TRANSPORTE PÚBLICO
Para quem prefere usar o transporte público, o metrô é a melhor opção. Pegue a linha 2 (vermelha) e desça na estação “Acropolis”. A saída fica a poucos metros da entrada do museu, o que torna a viagem muito conveniente.
A viagem do centro de Atenas até a estação leva aproximadamente 10 minutos.
Também há várias linhas de ônibus que param perto do museu. Basta descer na parada “Makrygianni” e caminhar um pouco.
A PÉ
Se você gosta de caminhar e quer aproveitar o passeio, pode ir a pé do centro de Atenas até o museu. Partindo da Praça Syntagma, siga pela rua Ermou até chegar na rua Dionysiou Areopagitou.
Essa caminhada leva cerca de 20 a 25 minutos e é bem agradável, passando por várias lojas e cafés, além de proporcionar belas vistas da cidade e da Acrópole.
COMO VISITAR E O QUE VER NO MUSEU DA ACRÓPOLE
O Museu da Acrópole é um espaço amplo e moderno, com cerca de 25 mil metros quadrados de área total, distribuídos em cinco andares.
Projetado pelo arquiteto Bernard Tschumi, o edifício foi construído com uma combinação de vidro, concreto e aço, permitindo que muita luz natural ilumine as galerias e criando uma conexão visual com a Acrópole, que pode ser vista de várias partes do museu. Essa escolha de materiais não só realça as peças expostas, mas também integra harmoniosamente o passado e o presente.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
Lá dentro, uma vasta coleção de artefatos encontrados no sítio arqueológico e nas redondezas oferece uma visão incrível sobre a antiga civilização grega.
Vale ressaltar que o museu atual, inaugurado em 2009, não é o primeiro dedicado a abrigar os tesouros da Acrópole. O anterior, que ficava na própria colina, tornou-se pequeno demais para a quantidade de peças.
O QUE VER NO MUSEU
Nós visitamos o museu da Acrópole no mesmo dia em que estivemos o sítio arqueológico. O trajeto foi feito de Uber e foi bem rapidinho.
O local está dividido em sete áreas de exposição: O salão da Acrópole, A Acrópole no início da sua história, O salão da Acrópole Arcaica, Monumentos do programa de Péricles, Final da Antiguidade, O Salão do Partenon e A escavação Arqueológica.
1. O Salão da Acrópole
Assim que você entra no museu, no piso térreo, é recebido pelo Salão da Acrópole. Este espaço apresenta uma vista panorâmica das esculturas e frisos que antes adornavam os templos da Acrópole.
No local, estão algumas peças mais icônicas encontradas nas encostas do sítio arqueológico que proporcionam uma introdução ao que está por vir.
O piso é inclinado e, em algumas partes, o chão é de vidro, dando para a escavação abaixo.
2. A Acrópole no Início da Sua História
Neste setor, à esquerda da escada principal, a gente é transportado ao passado remoto, explorando artefatos e relíquias que datam da pré-história até o período arcaico.
A exposição mostra as tentativas de construção na Acrópole e explica como este local evoluiu ao longo dos séculos.
3. O Salão da Acrópole Arcaica
É neste salão que estão as esculturas e obras de arte do período arcaico (700-480 a.C.). As famosas Korai (Cariátides), estátuas de jovens mulheres, estão em exibição. Este é o local onde a gente consegue ver como a arte grega começou a florescer.
Além disso, pelas janelas de vidro, é possível ver a Acrópole, onde as peças ficavam antigamente.
4. Monumentos do Programa de Péricles
Neste espaço, estão monumentos e relíquias do período glorioso em que Atenas foi liderada por Péricles.
Em exposição, estão obras-primas como elementos arquitetônicos do Propileu, do Templo de Atena Nike e do Erecteion.
5. Final da Antiguidade
Enquanto você avança para o final da antiguidade, este setor do museu mostra a transição da Grécia clássica para o período romano e além.
No espaço, artefatos e esculturas revelam a continuidade e as mudanças na arte e na cultura durante esses séculos de transformação.
6. O Salão do Partenon
O coração do Museu da Acrópole é, sem dúvida, o Salão do Partenon. No local, um hall de vidro, você encontrará uma impressionante coleção dos frisos do Partenon, exibidos ao nível dos olhos para que você possa apreciar cada detalhe.
Aliás, as pedras desses frisos estão na mesma posição em que estavam no monumento.
Na exposição, estão exibidas peças originais, além de réplicas em gesso dos objetos que estão expostos no Museu Britânico em Londres e em outros pelo mundo.
7. A Escavação Arqueológica
Por fim, o último espaço que visitamos foi onde está a escavação arqueológica, no subsolo do museu.
O local revela as camadas da história de Atenas, onde dá para ver as fundações das antigas casas e ruas, banhos, oficinas e túmulos.
A escavação é uma das mais bem conservadas da Antiguidade Tardia.
Este espaço pode ser visto tanto da parte de cima do museu, por meio do chão de vidro no térreo, quanto diretamente no subsolo.
Lojas, café e restaurante
Além da exposição, o Museu da Acrópole conta com duas lojas com souvenires, livros, presentes, cartões-postais e muito mais.
Nós compramos um livro muito bacana que mostra alguns templos gregos no seus formatos originais e agora.
Para completar, tem ainda um café (que não precisa de ingresso para ser acessado) e um restaurante que fica em uma posição estratégica, no segundo andar. Do terraço, é possível ter uma visão incrível da Acrópole no alto da colina.
Claro que nós fizemos um lanche por lá!
Como COMPRAR O INGRESSO PARA O MUSEU DA Acrópole
Se você está planejando visitar a icônica Acrópole de Atenas, aqui está um guia rápido para adquirir seus ingressos de forma simples e eficiente.
Onde Comprar
- Site Oficial: é possível comprar diretamente no site do Museu da Acrópole e dos sítios arqueológicos.
- Bilheterias Locais: também dá para adquirir nas bilheterias, mas pode ter filas.
- Sites parceiros: a melhor opção para reservar é por meio do site da Get Your Guide. São inúmeras opções de ingressos individuais, combos e até passeios no mundo inteiro.
TIPOS DE INGRESSOS NO MUSEU DA ACRÓPOLE
- Ingresso Individual: este ingresso permite o acesso exclusivo à Acrópole e ao Parthenon, possibilitando uma imersão total na história e na arquitetura da antiga Grécia.
- Bilhete Combinado: para quem que deseja explorar mais, o bilhete combinado é uma excelente opção. Ele oferece acesso ao Museu da Acrópole e à Acrópole.
DICAS ÚTEIS
- Comprar Antecipadamente: para evitar filas e garantir sua entrada, é recomendável comprar os ingressos online com antecedência.
- Horários e Temporadas: verifique os horários de funcionamento e a disponibilidade dos ingressos, especialmente durante feriados e eventos especiais.
- Descontos e Gratuidade: estudantes da União Europeia, idosos e crianças podem ter direito a descontos ou entrada gratuita.
INFORMAÇÕES ÚTEIS – MUSEU DA ACRÓPOLE
Museu da Acrópole
Funciona:
Inverno (de novembro a março):
De segunda a quinta – das 9 às 17 horas | Sexta – das 9 às 22 horas | Sábado e domingo – das 9 às 22 horas
Verão (de abril a outubro):
De segunda – das 9 às 17 horas | De terça, quarta, quinta, sábado e domingo – das 9 às 20 horas | Sexta – das 9 às 22 horas
Fechado: 1º de janeiro, Domingo de Páscoa, 1º de maio, 25 e 26 de dezembro
Endereço: Dionísio Areopagitou, 15
Valores: 15 euros (inverno) e 20 euros (verão)
*Atualizado em outubro de 2024
COMPRE AQUI SEU INGRESSO AO MUSEU DA ACRÓPOLE
Outros posts sobre nossa viagem de 18 dias pela Grécia e Turquia
GRÉCIA:
1 – Viagem Grécia: 4 dias em Atenas no nosso diário de bordo.
2 – Cruzeiro Ilhas Gregas: 8 dias a bordo de um navio – diário de bordo.
3 – O que fazer em Atenas, Grécia.
4 – Acrópole: como visitar a famosa Acrópole de Atenas.
5 – Museu da Acrópole: como visitar em Atenas, na Grécia.
6 – Templo de Zeus Olímpico: como visitar em Atenas, Grécia.
7 – Praça Syntagma: a praça mais importante de Atenas.
8 – Jardim Nacional de Atenas: como visitar na Grécia.
9 – Troca da Guarda em Atenas, Grécia.
TURQUIA:
1 – Viagem Turquia: nossos 4 dias em Istambul – diário de bordo.
2 – O que fazer em Istambul, Turquia.
GRÉCIA E TURQUIA:
1 – Roteiro Grécia e Turquia: quanto custa uma viagem de 18 dias.
2 – Fotos da Turquia e Grécia: álbum de fotos da nossa viagem.
O MEU CHIP: INTERNET EM MAIS DE 165 PAÍSES
Durante nossa viagem pela Europa em 2023, contamos com um parceiro fundamental que possibilitou que a gente ficasse conectada 24 horas por dia: o “O Meu Chip“.
Atualmente, a empresa conta com 16 planos: 11, para uso com chip comum e cinco, no e-SIM. Mas isso é, constantemente, atualizado para melhorar a cobertura em todo o mundo.
Cada plano tem suas características, valores e podem ser utilizados entre 5 e 120 dias.
Temos um post completinho para te ajudar a contratar o melhor plano para sua viagem.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
2 Comentários
[…] como visitar em Atenas, Grécia Fotos de Veneza: 200 imagens da cidade mais charmosa da Itália Museu da Acrópole: como visitar em Atenas, na Grécia Monte Etna: como visitar o vulcão mais ativo da Europa Sacré Coeur Paris: como visitar a […]
[…] como visitar em Atenas, Grécia Fotos de Veneza: 200 imagens da cidade mais charmosa da Itália Museu da Acrópole: como visitar em Atenas, na Grécia Monte Etna: como visitar o vulcão mais ativo da Europa Sacré Coeur Paris: como visitar a […]