Parque Amantikir: os jardins que falam em Campos do Jordão
O Labirinto de cerca-viva é o atrativo mais famoso do Parque Amatinkir em Campos do Jordão. Aliás, foi vendo uma foto dele na internet que surgiu a vontade de conhecer de perto o parque que é considerado um dos principais pontos turísticos da cidade. No TripAdvisor, ele foi eleito a atração número 1.
COMO VISITAR O PARQUE AMANTIKIR EM CAMPOS DO JORDÃO
Mas o Amantikir tem muito mais para curtir do que apenas o Labirinto, que na verdade são dois: além do clássico, ao lado tem ainda o labirinto de grama que é bem bonito e é um espaço que rende belas fotos.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking.
No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
Estrutura
Lago no parque Amantikir: os jardins que falam em Campos do Jordão |
Como é a visita ao Parque Amantikir
Prepare para andar
Como o parque está localizado em uma região de montanhas, na Serra da Mantiqueira, a 1628 metros de altitude, os acessos aos espaços apresentam desníveis e o chão é todo de pedra. São cerca de três quilômetros percorridos, na maior parte, em ladeiras.
Então, é ideal estar com sapato confortável e fazer a visita na parte da manhã ou no final da tarde, quando o sol está mais fraco.
Além disso, essa topografia montanhosa pode não ser muito adequada para cadeirantes (embora o parque tenha acessibilidade) ou para pessoas com mobilidade reduzida, seja por questões físicas ou por idade.
Pode ser um passeio cansativo e, até por isso, Mamis optou por não fazê-lo. Ficou nos aguardando lá na entrada, onde tem a bilheteria com a recepção, uma lanchonete e loja de souvenirs.
O parque também conta com estacionamento gratuito.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Como surgiu o Amantikir
O jardim Amantikir foi criado em 2017 em uma propriedade que pertencia ao antigo haras Serra Azul.
A ideia foi do paisagista e engenheiro agrônomo Walter Vasconcelos que se inspirou nos jardins europeus, americanos e canadenses para construir um parecido em Campos do Jordão.
Seu nome (Amantikir) de origem tupi quer dizer “Serra que chora” e se refere à região que foi chamada de Mantiqueira pelos colonizadores.
E por que “Serra que chora”?
Diz a lenda que uma princesa de beleza fora do comum da tribo Tupi se apaixonou pelo Sol. A lua ficou com ciúmes e se queixou com Tupã, já que o Sol não se punha mais para enamorar a princesinha. Não tinha mais noite. Ninguém dormia e não tinham sonhos.
Para resolver o problema, Tupã mandou levantar uma montanha gigante para que a princesa e o sol não se encontrassem mais. Os dois sofreram muito.
A princesa ficou encerrada dentro da montanha e chorou tanto que se formaram rios (como o rio Capivari), nascentes e minas pela região. Daí, os índios a chamaram de Amantikir, que quer dizer Serra que chora.
Jardim Amantikir
Obs.: Valor atualizado em julho de 2022
Leia mais sobre nossa viagem ao Vale do Paraíba:
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
1 Comentário
[…] nossa próxima parada foi no famoso Jardim Amantikir. A entrada custa R$ 40 por pessoa, mas como estávamos no tour, tinha desconto e nós pagamos […]