4 de maio de 2018
Textual description of firstImageUrl

Calcinha absorvente para mulher viajante

Calcinha absorvente: auxílio para mulher viajante

Calcinha absorvente: auxílio para mulher viajante - Herself

Por Daniela Almeida

Se você é mulher, vai concordar com a gente: não tem nada mais chato do que viajar naqueles dias. Chegar em destinos desconhecidos sem saber onde encontrar um banheiro ou local adequado para a troca dos absorventes e ficar preocupada se vai vazar ou se o absorvente está marcando a roupa são situações que podem virar um problema. 

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)
A nossa sorte é que o tempo vai passando e novas invenções vão surgindo para facilitar a nossa vida. Dos tradicionais paninhos lá na época da vó ou da bisa, hoje temos produtos que são uma verdadeira revolução na maneira como as mulheres encaram o período menstrual: absorvente externo, absorvente interno, coletor menstrual (aqueles copinhos de silicone reutilizável que coletam o fluxo) e agora: a calcinha absorvente.

As calcinhas chegaram ao Brasil recentemente em 2017 e já estão mudando a rotina das mulheres que estão naqueles dias, principalmente das mulheres viajantes.

Até hoje, nunca tínhamos usado nenhuma destas alternativas ao clássico absorvente. Mas, neste ano de 2018, resolvemos testar a calcinha absorvente da marca Hersel

Quer saber como ela funciona, se é segura, como é a sua higienização e se vale a pena usá-la em viagens?

Confira todos os detalhes neste post.


Calcinha absorvente: auxílio para mulher viajante - Herself - Foto: Divulgação
Calcinha absorvente: auxílio para mulher viajante - Herself - Foto: Divulgação

Como é feita a calcinha absorvente

Embora sejam dados técnicos, é importante conhecer um pouco de como é feita a calcinha para sentir segurança no material na hora do uso.

As calcinhas absorventes são feitas de tecido antibacteriano que evitam doenças e odores degradáveis. O forro externo é feito com 92% de poliamida e 8% de elastano. O interno, com 93% de algodão e 7% de elastano. Já as camadas internas e fundilho são feitos com 100% algodão.

E além de segura, as calcinhas menstruais são lindas. Ela são fabricadas na cor preta e possuem renda.

Modelos da calcinha absorvente auxílio para mulher viajante - Herself - Foto: Divulgação
Modelos da calcinha absorvente: auxílio para mulher viajante - Herself - Foto: Divulgação


A Herself tem dois modelos: a Ceci: para fluxos leves, equivalente a um absorvente comum. A Frida: fluxos intensos, correspondendo a até quatro absorventes descartáveis.

Modelos da calcinha absorvente auxílio para mulher viajante - Herself - Foto: Divulgação
Modelos da calcinha absorvente: auxílio para mulher viajante - Herself - Foto: Divulgação


Elas estão disponíveis em seis tamanhos (36, 38, 40, 42, 44 e 48). Para saber qual é o mais adequado para o seu corpo, a empresa tem uma tabela com as medidas para você conferir.

Tamanhos da calcinha absorvente da Herself: auxílio para mulher viajante - Foto: Divulgação
Tamanhos da calcinha absorvente da Herself: auxílio para mulher viajante - Foto: Divulgação

Como as calcinhas menstruais absorventes funcionam 

As calcinhas possuem três camadas de tecido: algodão (recomendado pelos ginecologistas), tecido tecnológico ultra-absorvente e com ação antibacteriana e tecido de acabamento externo.

A primeira evita umidade e deixa região seca após o sangue descer para a segunda camada. É nesta que a menstruação ficará retida, ficando longe do contato com a pele. A última camada é a parte impermeável da calcinha, que vai proteger para que não ocorra vazamentos.

Calcinha absorvente da Herself: auxílio para mulher viajante - Foto: Divulgação
Calcinha absorvente da Herself: auxílio para mulher viajante - Foto: Divulgação


Nós usamos e, realmente, fica muito seco. Apenas depois de algumas horas começa a ficar um pouco úmido, avisando que é hora de trocar.

Quanto tempo duram as calcinhas absorventes

site da Herself informa que a calcinha absorvente, se lavada corretamente, pode durar por aproximadamente dois anos, ou cerca de 48 lavagens.

Após esse período, ela perde um pouco da sua eficácia, mas poderá ser usada com um outro reforço e/ou como uma calcinha comum. Dá para economizar um dinheirinho nas compras mensais de absorventes!!!

Como lavar as calcinhas absorventes

Não tem segredo. As calcinhas podem ser lavadas no banho ou na máquina de lavar, normalmente. A recomendação é deixar de molho em água morna por 15 minutos e, então, usar sabão neutro.

Como lavar a calcinha absorvente da Herself: auxílio para mulher viajante - Foto: Divulgação
Como lavar a calcinha absorvente da Herself: auxílio para mulher viajante - Foto: Divulgação


Nós lavamos no banho, com sabonete, assim como fazemos com as calcinhas comuns. Sem molho nem nada. Foi muito fácil. Mas o estranho é que, diferente do que imaginávamos, não sai aquele tanto de sangue na hora da lavagem.

Ficamos curiosas: para onde vai todo o sangue coletado durante tantas horas? Não descobrimos (kk). O certo é que foi bem fácil lavar. Não teve segredo. E ela ficou limpinha.

O que achamos das calcinhas menstruais

Nós usamos a calcinha absorvente, pela primeira vez, ainda em casa, para testarmos a segurança que ela ofereceria. Depois, usamos durante uma viagem longa. 

Em ambas as vezes, ficamos muito confortáveis e satisfeitas com os resultados. Como eu e Danubia só temos uma, não deu para usar todos os dias. Então, o ideal é ter, pelo menos, duas ou três para garantir e poder trocar mais vezes durante o fluxo.

Eu me adaptei mais que Danubia. Ela ficou um pouco insegura por ter um fluxo mais intenso. Eu, ao contrário, não tive problema. No início fiquei com medo de vazar, mas, depois, resolvi acreditar no potencial da calcinha e relaxei. Realmente, não vazou e eu não me senti incomodada.

Como disse mais acima, conforme as horas vão passando, a calcinha começa a ficar um pouco úmida, mas nada que possa atrapalhar. Para resolver este prolema, eu secava com papel higiênico quando ia ao banheiro só para garantir.

E para as mulheres viajantes, é recomendável?

Eu usei durante uma viagem pela Europa e recomendo. Andei o dia todo e não tive problema nenhum de ter que encontrar banheiro com urgência porque o absorvente estava cheio a ponto de vazar e sujar a roupa de fora. Nem parecia que eu estava naqueles dias.

Como já tinha testado em casa, aquele medo inicial de sentir o sangue sair e achar que ele ia escorrer pela perna abaixo já não existia mais. Uma das vantagens que eu mais gostei e aprovei!!!

O único inconveniente é no momento da troca. Se isso for necessário durante o dia, antes de voltar ao hotel, por exemplo, vai ter que ter outra à disposição, encontrar um banheiro, tirar a calça, short e afins (se for macacão, vai ter um trabalho extra, kk) e encontrar um jeito de transportá-la suja.

Além disso, se você é daquelas que leva várias peças e junta as roupas íntimas usadas até o final da viagem, as calcinhas poderão se tornar um pequeno problema. Será necessário lavá-las no chuveiro e colocá-las para secar. Nem sempre vai haver lugar adequado para isso. Então, é bom pensar se vai atrapalhar ou não.

Eu não achei ruim. Como o meu fluxo é leve e a calcinha que eu tenho é a "Frida" para o intenso (achei melhor uma com capacidade maior para garantir), conseguia usar durante todo o dia, tranquilamente, e à noite, já no hotel, lavava no banheiro durante o banho. 

Vantagens e desvantagens da calcinha absorvente

As calcinhas menstruais são muito boas e possuem várias vantagens que se sobressaem e acabam convencendo na hora de usá-las. Apesar disso, sempre tem um lado nem tão bom, como em qualquer situação.

Então, depois de usá-las, listamos algumas de suas vantagens e desvantagens:

Vantagens da calcinha absorvente:

➼ São lindas e confortáveis;
➼ seguram o fluxo e não deixam vazar o sangue;
➼ não irritam a pele como os absorventes comuns;
➼ não marcam a roupa;
➼ ajudam a economizar na compra mensal de absorventes;
➼ após dois anos de uso, em média, elas podem ser usadas como calcinhas comuns;
➼ são ecológicas.

Além da segurança e do conforto de estar usando "apenas" uma calcinha "naqueles dias" terríveis, as calcinhas ainda ajudam a reduzir o lixo que é gerado com o consumo de absorventes. 

Várias pesquisas já foram feitas e estimam-se que, durante toda a vida, as mulheres descartem entre 120 e 150 quilos de absorventes externos e internos (de 3 a 5 quilos por ano) durante os cerca de 450 ciclos menstruais. 

Ou seja, o meio ambiente e o planeta agradecem. 

Desvantagens da calcinha absorvente:

➼ As calcinhas são um pouco caras em comparação às calcinhas comuns e até com os absorventes. Da Hersel, cada peça custa R$ 75.
*Valor em abril de 2018.
➼ dificuldade na troca da calcinha durante o dia, quando estiver fora de casa;
➼ necessidade de ter mais de uma peça para usar durante todos os dias de fluxo, já que é necessário lavar e esperar secar.



Parceiro-D&D-Mundo-Afora
As calcinhas absorventes foram cortesias da Herself às integrantes do D&D Mundo Afora. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações aqui relatadas são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.
4 comentários:
  1. Apesar de tudo, confesso que não usaria. Mas é legal ver a quantidade e variedade de produtos que as empresas fazem pro universo feminino!! 👊🏻

    https://blogisabellaoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensava que não iria me acostumar, mas é tão bom, mas tão bom, que não sei porque não inventaram isso antes. É preciso testar. Depois que testa, não quer ficar mais sem.

      Excluir
  2. Dani, que invenção interessante. Até usar uma dessas terei de quebrar paradigmas ahahaha mas gostei de saber que existe e que está disponível pra venda. Ótimo post informativo! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Márcia. A gente tem preconceito, mas eu usei várias vezes e gostei muito. Me informaram que saiu agora uma com camada extra para quem tem fluxo mais intenso. Então, eles estão melhorando ainda mais o produto. Muito bom. Vale a pena testar.

      Excluir

⏩ Curtiu as dicas deste post? Então aproveite e segue a gente nas redes sociais para acompanhar um pouco mais das nossas andanças pelo mundo afora:
Facebook Twitter Instagram Google Plus Youtube RSS Pinterest
VAI VIAJAR? Confira os serviços que vão facilitar sua viagem
➤ Reserve seu hotel em todo o mundo no BOOKING.COM ou no HOTEIS.COM
➤ Compre suas passagens na DECOLAR, AVIANCA, EMIRATES ou na KLM
➤ Compre suas passagens de trem para toda a Europa com a RAILEUROPE
➤ Compre seus pacotes de viagem na DECOLAR ou na CVC 
➤ Troque sua moeda estrangeira na COTAÇÃO
➤ Compre ingressos sem filas para atrações em todo o mundo na TicketBar e na Tiqets
➤ Faça seu seguro viagem com a SEGUROS PROMO
➤ Compre seu chip de celular e internet com a EASYSIM4U
Topo da página