26 de novembro de 2015
Textual description of firstImageUrl

O que fazer em Taubaté em um dia - São Paulo

Post atualizado em 18 de agosto de 2016
Museu do Mazzaropi Taubaté SP


O que fazer em Taubaté em um dia - São Paulo

Por Daniela Almeida
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL

A princípio Taubaté não fazia parte dos nossos planos. Pela nossa programação inicial, iríamos apenas à cidade de Aparecida, em um bate-volta de um dia. Depois, pesquisando um pouco mais, tivemos outra ideia: ir almoçar em Campos do Jordão, já que nosso ônibus de volta para Belo Horizonte sairia apenas à noite. 

Aí, pesquisa vai, pesquisa vem... Descobrimos que Taubaté tem várias coisas bacanas para se conhecer. Além disso, fica bem no meio entre as cidades de Aparecida (41 quilômetros) e Campos do Jordão (45 quilômetros). Então: mudamos tuuuudo de novo!!!

Resolvemos ficar um dia em Aparecida, um dia em Taubaté e um dia em Campos do Jordão (mas sem dormir em Campos).

É uma boa opção para quem quer ir à Campos do Jordão, mas não quer gastar muito dinheiro com hospedagem. Em Campos, as diárias dos hotéis são muito caras. Então, é possível ficar hospedado em Taubaté, ir pela manhã, de ônibus ou de carro, para Campos, passar o dia e voltar à noite.


O que fazer em Taubaté

Mas então, vamos à Taubaté!!! Localizada a 130 quilômetros da capital paulista, Taubaté está situada no Vale do Paraíba. O município é grande: tem cerca de 300 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2014.

Além de ser o segundo maior polo industrial da região e de abrigar importantes empresas e o Comando da Aviação do Exército, Taubaté também já foi conhecida como maior produtora de café do Vale do Paraíba e abriga, atualmente, diversos espaços de produção e disseminação intelectual, entre eles, mais de dez museus.

O município também é berço de importantes personalidades brasileiras como o escritor infantil Monteiro Lobato (criador do Sítio do Pica Pau Amarelo), Amácio Mazzaropi, Hebe Camargo, Cid Moreira, Tony Campelo e Yara Salles.

                          

Entre as atrações que podem ser visitadas, estão:

- Arquivo Histórico Municipal Dr. Félix Guisar Filho";
- Museu da Imagem e Som;
- Museu da Imigração Italiana;
- Museu de Arte Sacra;
- Museu de Artes Plásticas Anderson Fabiano;
- Museu do Transporte e da Tecnologia;
- Museu de História Natural;
- Museu Histórico Professor Paulo Camilher Florençano;
- Centro de Documentação e Pesquisa Histórica.

Catedral de São Francisco das Chagas
Construída em 1645 a pedido do fundador do povoado capitão Jacques Félix, a Catedral é linda e fica bem no centro de Taubaté, na praça Dom Epaminondas.

 Catedral de São Francisco das Chagas Taubaté

Catedral de São Francisco das Chagas taubaté


Praça Dom Epaminondas
O lugar abriga centenas de lojas e camelôs com roupas, bijuterias, bolsas, brinquedos, artesanatos, entre outros.

 Praça Dom Epaminondas

Mercado Municipal - inaugurado em 1889.

Mercado Municipal


Igreja Nossa Senhora do Rosário 
Essa igreja, que foi construída nos anos de 1700, já passou por várias reformas. Quando estivemos lá, ela estava fechada para restauro.

 Igreja Nossa Senhora do Rosário Taubaté


Como se deslocar na cidade 

Nós chegamos à cidade, vindas de Aparecida, de ônibus (viação Pássaro Marrom - Passagem: R$ 11,10 cada), pela manhã. 

Da rodoviária, nós contratamos um táxi, que nos levou até o Museu do Mazzaropi, Museu Monteiro Lobato e de lá para o Olavo Bilac Apart Hotel (no centro). Para todo esse trajeto, incluindo a espera em cada lugar visitado, o taxista no cobrou R$ 70 (para 3 pessoas). E isso durou toda uma manhã.

Tem ainda a opção de utilizar ônibus, mas como a gente tinha pouco tempo para se deslocar, resolvemos ir de táxi para agilizar e facilitar nossa vida. 

Já para conhecer outras atrações no centro (catedral, mercado municipal, praça central), nós fomos a pé, pois era bem pertinho do hotel.

Nós achamos a cidade muito organizada e lá é possível encontrar de tudo: restaurantes, agências bancárias, muitas praças (bonitas e bem cuidadas) e muitas lojas (boutiques mesmo), além dos camelôs aos montes na praça principal.

É bacana reservar um tempinho para andar sem compromisso pelo centro e olhar vitrines e mais vitrines ou descansar nas praças.


Leia mais sobre nossa viagem ao Vale do Paraíba:
- Review - Churrascaria Gramado - onde comer em Taubaté


_________________________________________________________________________________
Buscando hotéis em Taubaté, em São Paulo? Hotéis em TAUBATÉ. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.

Nenhum comentário:
Postar um comentário

Topo da página

Receba nossas novidades em primeira mão

BAIXE GRÁTIS TAG's DE MALA PERSONALIZADAS