29 de outubro de 2015

10 passeios "bate e volta" para curtir no feriado

Post atualizado em 12 de agosto de 2016
Maragogi - Alagoas


10 passeios "bate e volta" para curtir no feriado

Por Daniela Almeida
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL

#bateevolta - Basta um feriado se aproximar e já começamos a planejar qual será a próxima viagem!!! Praias, montanhas, museus, parques. São tantas as opções que fica até difícil escolher.

Mas não é só com a grande variedade de destinos que temos que lidar. Nem sempre temos tempo suficiente ou mesmo dinheiro para conhecer lugares que ficam mais distantes. Isso porque não basta decidir para onde ir, ainda tem que organizar, por exemplo, passagem e hospedagem, itens que requerem mais tempo para serem planejados. Se for feriado, então, mais difícil de encontrar um quarto disponível. E, quando encontra, os preços estão 'lá nas alturas".

Por isso, às vezes, a melhor solução é pegar o carro e visitar lugares próximos de onde moramos. Fazer um bate e volta!!! É uma alternativa mais barata, dá para fazer sem um planejamento detalhado e ainda pode ser feito em qualquer feriado e até no fim de semana. 

Blogagem Coletiva - Foi pensando nisso que o D&D Mundo Afora resolveu participar de uma blogagem coletiva, onde os melhores blogueiros de viagem irão reunir diversas opções de destinos e passeios para serem feitos no estilo bate e volta.

Aqui no D&D, nós reunimos neste post 10 destinos e os organizamos de acordo com alguns pontos de partida (todos eles foram visitados por nós), que podem atender à pessoas que moram em Belo Horizonte (e região), São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Em todos eles, dá para ir cedinho e voltar à noite, tranquilamente, como nós fizemos.

                                     

Saindo de Belo Horizonte

Para quem mora em Belo Horizonte, nos indicamos três destinos que são muito procurados por quem quer fugir da agitação:

Lavras Novas - Minas Gerais
Distrito de Ouro Preto (localizado a 17 quilômetros ou 20 minutos da sede), está situado no alto da Serra do Espinhaço, a 117 quilômetros de Belo Horizonte. A comunidade foi fundada no século XVIII e toda essa história está estampada em cada lugar para onde você olhe. Dá para curtir a natureza, passear de quadriciclo, relaxar nas cachoeiras ou saborear uma típica comida mineira. Veja como foi nosso passeio em Lavras Novas.

Lavras Novas - Minas Gerais


Sítio da Pedra Pintada em Cocais - Minas Gerais
O sitio arquelógico da Pedra Pintada esta localizado no distrito de Cocais (cidade de Barão de Cocais) e fica a 90 quilômetros de Belo Horizonte. Possui 122 figuras rupestres grafadas há cerca de seis a dez mil anos. Além de apreciar as figuras, o lugar também é bacana para quem gosta de fazer caminhadas e de curtir a natureza, já que o paredão está a 1070 metros acima do nível do mar e tem uma visão maravilhosa da região.  Para ler sobre este passeio, acesse o post Sítio Arqueológico Pedra Pintada - O que fazer em Cocais (MG).

Sítio da Pedra Pintada em Cocais - Minas Gerais


Serra do Caraça - Minas Gerais
Localizado a 120 quilômetros da capital mineira, o Complexo do Caraça ou Parque Natural do Caraça fica entre os municípios de Santa Bárbara e Catas Altas. É considerado uma das 7 Maravilhas da Estrada Real e atrai turistas de todo o mundo. No local, é possível fazer o roteiros religioso (com o Santuário do Caraça, onde está exposto o corpo do São Pio Mártir), histórico/cultural (com o museu e a biblioteca, que funcionam no prédio onde existia o antigo Colégio do Caraça) e ecológico (com opções de trilhas e cachoeiras belíssimas).  Para saber mais, acesse o post Santuário do Caraça - uma das 7 maravilhas da estrada Real, MG

Serra do Caraça - Minas Gerais

Saindo de São Paulo

A variedade de destinos bate e volta para os paulista é enorme. Nós listamos três:

Campos do Jordão
Localizada a 181 quilômetros de São Paulo, Campos do Jordão é considerada a Suíça brasileira. Para quem gosta de frio, a cidade é perfeita. Em julho, acontece o festival de Inverno com shows e muita gente bonita, circulando pelas ruas e restaurantes. Entre as opções de atividades, é possível: andar de teleférico até o Morro do Elefante; passear de trenzinho ou de bonde; andar pelas lojinhas; conhecer o Jardim Amantikir; visitar a fábrica de cerveja Baden Baden; comprar malhas nas feirinhas; ou conhecer os vários parques da cidade. Nós ainda não publicamos o post sobre Campos do Jordão. Ele está pronto e, em breve, estará disponível.

Campos do Jordão - SP


Aparecida - São Paulo
Conhecida mundialmente por ser o lugar onde foi encontrada a imagem da santa Nossa Senhora Aparecida, a cidade recebe cerca de 12 milhões de pessoas por ano, somente para visitar o complexo do Santuário. Mas, além de visitar o Santuário, quem vai à Aparecida ainda pode conhecer o Morro do Cruzeiro e Mirante; Porto do Itaguassu; Igreja de São Benedito; Matriz Basílica ou Basílica Velha; Seminário Missionário Bom Jesus; Museu de Cera Nossa Senhora Aparecida; fazer compras nas centenas de lojinhas ou, ainda, andar de bondinho. Acompanhe nosso passeio no post O que fazer em Aparecida - SP.

Aparecida SP


Taubaté - São Paulo
Para quem mora em São Paulo, um destino muito pouco explorado (mas muito bacana) é a cidade de Taubaté. Ela fica a 130 quilômetros da capital paulista e está bem no meio de dois importantes destinos do estado: Aparecida e Campos do Jordão. Aliás, a cidade é uma ótima opção para quem quer conhecer estes dois municípios, mas não quer pagar o alto preço cobrado pela hospedagem em cada um deles. Em Taubaté, as melhores opções para o visitante são o Museu do Mazzaropi (é maravilhoso) ou ainda o Museu do Monteiro Lobato e o seu Sítio do Pica Pau Amarelo.

Museu do Mazzaropi - taubaté

Saindo de Recife

Quem mora em Recife também pode fazer diversos passeios no estilo bate e volta. Nós listamos três dos que fizemos quando estávamos em Porto de Galinhas. 

Olinda - Pernambuco
Localizada a 6 quilômetros de Recife, Olinda é a mais antiga dentre as cidades brasileiras declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. Para quem está na capital pernambucana, o passeio vale muito a pena. Além de caminhar por suas ladeiras ou aproveitar a praia, quem visita Olinda ainda pode conhecer o seu Observatório Astronômico do Alto da Sé; passear pelas galerias e mercados; visitar a Catedral da Sé e apreciar a vista maravilha da orla lá do alto; ou conhecer a Igreja e o Mosteiro de São Bento. Se você quiser saber todos os detalhes desta viagem, acesse o post Olinda (Pernambuco) - Patrimônio Histórico da Humanidade.

Olinda - Recife - Pernambuco


Caruaru - Pernambuco
Quem nunca ouviu falar da Feira de Caruaru, onde se encontra de tudo!!! Para aqueles que moram em Recife, Caruaru está a um "pulo". Apenas 130 quilômetros separam as duas cidades e é possível ir cedinho e retornar à noitinha, como nos fizemos. E olha que ainda deu tempo de conhecer Nova Jerusalém, que está a 190 quilômetros de Recife. Mas não é só a Feira que o visitante pode conhecer em Caruaru. O Museu do Forró Luis Gonzaga e o Museu do Barro Zé Caboclo também são atrações imperdíveis. E se você for à cidade na época das festas juninas, certamente encontrará muito mais para conhecer. Saiba tudo sobre nossa viagem no post Caruaru - a capital do agreste pernambucano

Caruaru - Pernambuco

Maragogi - Alagoas
Localizada a 135 quilômetros de Recife, Maragogi é considerada o caribe brasileiro. Suas águas quentes e de tons azuis encantam qualquer pessoa. Na cidade, a principal atividade é fazer o passeio de catamarã até as galés ou piscinas naturais. Em alto mar, uma boa pedida é o mergulho com cilindro à quase 4 metros de profundidade ou o snorkeling. O post completinho sobre esse passeio você acessa neste link Maragogi (Alagoas) o caribe brasileiro.

Maragogi - Alagoas

Saindo do Rio de Janeiro 

Os cariocas também têm dezenas de opções de passeios que não precisam de muita organização ou de muito tempo para conhecer. Aqui, nós vamos indicar apenas uma, mas, caso queira dicas de várias outras atividades dentro da capital, acesse este post sobre o Rio de Janeiro com nossas sugestões.

Búzios - Rio de Janeiro
Cidade adotada por Brigitte Bardot, Búzios é puro charme. Está localizada a 190 quilômetros do Rio de Janeiro e possui 21 praias, uma mais linda do que a outra. Isso sem contar o mirante, a Rua de Pedra, as lojas e restaurantes e a orla. São várias as opções para o visitante aproveitar durante um dia. Para conhecer o nosso passeio em Búzios, acesse o post Roteiro de 1 dia em Búzios (Rio de Janeiro).

Búzios Rio de janeiro


Confira abaixo todos os blogs que estão participando da blogagem coletiva (#bateevolta). Tem muita dica bacana!!!


Blogagem coletiva










Lapa no Paraná, bate e volta desde Curitiba - Comendo Chucrute e Salsicha








   ORGANIZE SUA VIAGEM
   SEGUE A GENTE NAS REDES SOCIAIS?  
no Instagran,
no Twitter,
no Youtube,
no Google +,
no Flick
no Feeds,
no Pinterest e
  GOSTOU DA NOSSA HISTÓRIA?
Deixe seus comentários, sugestões ou suas experiências....


18 comentários:
  1. Quantos passeios legais pelo Brasil. E nem precisa gastar com hotel. Legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. A gente acha que precisa de muitos dias, de reservar hotel, gastar com passagem e, às vezes, basta pegar o carro e conhecer lugares maravilhosos e próximos da casa da gente!!!!!! Tá faltando valorizarmos mais nossa cidade e arredores, né!!!!!! bjsss

      Excluir
  2. Muito bom este Post, você passou várias opções bem legais para o feriado ser 10! Obrigada e bom feriado pra você também!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas! De Recife eu acrescentaria também Ilha de Itamaracá, Cabo de Santo Agostinho e João Pessoa. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica. Quando retornar ao nordeste, pretendo acrescentar esses destinos na minha lista.... Valeu!!!!

      Excluir
  4. Menina, quanta saudade de Olinda e Maragogi!!!! Ótimas dicas. BjO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei demais destas duas cidades. Maragogi, então, amei... o mergulho com cilindro é tudo de bom!!!!

      Excluir
  5. Quantas sugestões bacanas! Guardei as de MG para a viagem que estou planejando para lá ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MInas tem muitos lugares bacanas para se conhecer!!!! vale à pena até mais do que um dia ou um final de semana..... vc vai gostar!!!!

      Excluir
  6. Adorei as dicas e todos os passeios, quero fazer todos os que ainda não fiz. Parabéns pelas escolhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muitas opções bacanas, né!!!!! se eu pudesse, vivia viajando!!!!!

      Excluir
  7. Adorei as dicas! Tenho muita vontade de conhecer Caruaru... infelizmente a oportunidade ainda não apareceu, mas está na wishlist!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Simone. Eu gostei bastante de lá, A feira de Caruaru é um arraso. MUito boa. Vale a pena conhecer!!!!

      Excluir
  8. Adorei, Daniela!! Parabéns! Tenho que conhecer quase todos os destinos! Exceto os saindo de Recife (morei até 2006 m Recife) e Búzios! Campos de Jordão fui qd era criança e preciso voltar!! Abraço! Taís (www.depetrolinaparaomundo.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muito lugar ainda que também tenho vontade de conhecer. Cada dia mais, minha lista de desejos só aumenta....... Que bom que tenha gostado das dicas.

      Excluir
  9. Nosso país tem lugares incríveis para conhecer... E às vezes, estão tão pertinho, mas deixamos de aproveitar. Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. A gente acha quem, por ser perto, não tem valor. Não vale a pena. Mas, aos poucos, a gente vai valorizando a "casa da gente". Abraços..

      Excluir

Gostou da nossa história? Então deixe seu comentário, sugestão ou nos conte as suas experiências...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo da página