25 de maio de 2015
Textual description of firstImageUrl

Vila Velha - onde nasceu o estado do Espírito Santo

Post atualizado em 08 de julho de 2016
Vila Velha - onde nasceu o estado do Espírito Santo
Aqui nasceu o Espírito Santo - Vista da Prainha, onde os portugueses desembarcaram no estado capixaba, em 1535

Vila Velha - onde nasceu o estado do Espírito Santo

Por Daniela Almeida
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL

Muitos não sabem (e nós também não sabíamos), mas o estado do Espírito Santo nasceu em Vila Velha em 23 de maio de 1535. De forma bem resumida, essa foi a data em que o português Vasco Fernandes Coutinho chegou à cidade para tomar posse das terras dadas a ele pela coroa portuguesa. Por ser dia de Pentecoste, Coutinho batizou a capitania de Vila do Espírito Santo.

O lugar onde eles chegaram, conhecido como Prainha, fica aos pés do morro da Penha. Foi exatamente ali que nasceu o Espírito Santo. Neste mesmo lugar, foi construído, anos mais tarde, na enseada de Inhoã, o Forte de São Francisco Xavier de Piratininga, em 1702, para defesa da baía.

Importante também destacar que Vila Velha foi a capital do estado capixaba até 1550, quando passou para Vitória, após os constantes ataques indígenas. Foi nessa época que também chegaram à localidade os Jesuítas, inclusive o importante Padre José de Anchieta (vide matéria sobre Guarapari, onde contamos um pouco sobre o roteiro turístico que reproduz os passos de Anchieta no estado). Mas, somente em 1889, é que a Vila ganhou status de Estado.

Localização de Vila Velha

Situada a 12 quilômetros de Vitória, Vila Velha é a cidade mais antiga do estado e a segunda mais populosa (dados da Wikipédia).

Possui 32 quilômetros de praias e importantes monumentos históricos, como o Convento da Penha, datado do século XVI, 0 Forte de São Francisco Xavier (XVII), 0 Farol de Santa Luzia (XIX) e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (século XVI).

Dentre as principais praias, estão a Praia da Costa, Praia de Itaparica, Prainha, Praia de Itapoã, Barra do Jucu, Praia da Concha, Balneário Ponta da Fruta e Praia de Piratininga.

O que fazer em Vila Velha

Nosso passeio à Vila Velha aconteceu no dia 22 de abril de 2015, último dia de nossa visita ao estado do Espírito Santo. Até então, conhecemos um pouco de Guarapari e suas lindas praias.

Nós contratamos o City Tour básico com o Deni Táxi para conhecer os principais pontos turísticos de Vila Velha e Vitória, no mesmo dia.

Entre os locais que visitamos estão:
- Convento Nossa Senhora da Penha - um dos santuários mais antigos do Brasil, teve sua construção iniciada em 1558 a mando de Frei Pedro Palácio. Está situado a 154 metros de altitude e tem entrada gratuita. Mais detalhes, basta acessar post, clicando no título deste tópico ou ao final da matéria.

Convento da penha - Vila Velha ES


Lojinha da Garoto - onde são vendidos diversos produtos da Garoto. No dia de nossa visita, pegamos uma promoção: na compra de dois ovos de páscoa, o terceiro era de graça. 

Também tem o Museu e a Fábrica de Chocolates, mas por conta do pouco tempo (iríamos voltar para Belo Horizonte à noite) conhecemos apenas a lojinha. 

Loja da Garoto - Vila Velha ES

Mas você sabe como a Garoto surgiu? Quem nos contou um pouco desta história foi nosso guia Denilson, da Deni Táxi, com quem fizemos todos os passeios. 

Ele nos disse que tudo começou quando o alemão Henrique Meyerfreund iniciou a fabricação de balas, em Vila Velha. Depois de prontas, elas eram colocadas em tabuleiros e vendidas, por garotos, nas esquinas e nos pontos dos bondes. Com o tempo, todo mundo dizia que ia comprar as balas dos garotos e o nome "pegou". Por isso, a logo da empresa é um garoto com um tabuleiro nas mãos.

Loja da Garoto - Vila Velha ES
Garoto com tabuleiro é a marca da empresa

Segundo dados da empresa, a Garoto é hoje a maior fábrica de chocolates do Brasil e a quinta do mundo.

Loja da Garoto
Funciona - de segunda a sexta, das 9 às 18 horas. Sábados: das 8:30 às 14 horas.
Museu - aberto de segunda a sexta, das 9 às 16:30 horas. Sábados: das 8:30 às 14 horas.
Endereço: Praça Meyerfreund, 01 - Glória - Vila Velha.
Valor: A loja e o Museu ficam no mesmo endereço e têm entrada gratuita.
Obs. Para conhecer a Fábrica e realizar o Chocotour, é preciso agendar a visita, que dura em torno de 1:30 hora e custa R$ 17 por pessoa (valor de abril de 2015)


Museu Vale - Outro lugar que visitamos foi o Museu Vale, que reúne toda a história da Estrada de Ferro Vitória Minas. O lugar conta com acervo permanente com mais de 18 mil itens (dados obtidos nos informativos disponíveis aos turistas), entre fotos, plantas, mapas, documentos e objetos que resgatam as memórias desta ferrovia que corta mais de 900 quilômetros entre Minas Gerais e o Espírito Santo. O Museu é mantido pela Vale, mas, todos os detalhes sobre ele, nós contaremos no próximo post.

Museu Vale - Vila Velha ES


Praias de Itaparica, Itapoã e da Costa - Além dos pontos turísticos, ainda passamos rapidamente por algumas praias.

  • A Praia da Costa é mais famosa e movimentada de Vila Velha, com cinco quilômetros de extensão. Fica a 3 quilômetros do Convento da Penha.

Praia da Costa - Vila Velha ES

  • Com águas calmas, a Praia da Sereia é separada da praia da Costa pela ponta da sereia, uma pracinha muito charmosa. Seu nome surgiu depois que o comerciante Lúcio pintou uma sereia na fachada de seu bar e este se tornou ponto de referência na região.

  • Praia da Sereia - Vila Velha ES
    A Praia da Sereia é a extensão norte da Praia da Costa. 2ª foto: Vista da Praia da Sereia - Lá ao fundo, a residência oficial do Governador do Espírito. 3ª foto: Pedra da Sereia


  • A Praia de Itapoã, assim como da Sereia, também é uma continuação da Praia da Costa.

Praia de Itapoã - Vila Velha ES


  • Com cinco quilômetros, a Praia de Itaparica dá continuidade à Praia da Costa e Itapoã e é a mais animada da orla de Vila Velha.

Parceiro
O D&D Mundo Afora conheceu Vila Velha através da parceria com a Deni Táxi, que não nos cobrou o transfer e o passeio. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações aqui relatadas são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.

Para quem quiser contratar a Deni Táxi:

Deni Táxi













_________________________________________________________________________________
Buscando hotéis no Espírito Santo? Hotéis no ESPÍRITO SANTO. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.

2 comentários:
  1. Olá pessoal do blog d&d , parabéns pelo belo trabalho e achei excelente a matéria sobre Vila velha-ES . Continuem assim com toda esta dedicação e profissionalismo. A propósito a Caminhada de Anchieta ( Passos de Anchieta ) conforme citado na matéria teve início hoje 04/06/15, onde os andarilhos irão percorrer os quase 100 Km , chegando a cidade de anchieta no domingo 07/06. Abrçs Deni.

    ResponderExcluir
  2. OLá Denilson,
    Obrigada por acompanhar o blog. Ainda temos várias matérias da sua linda cidade Espírito Santo. Foi um prazo conhecer você seu irmão.....Que bacana essa caminhada. Quem sabe um dia poderemos participar!!!! abraços

    ResponderExcluir

Topo da página