Praia do Gunga: o que fazer na praia perto de Maceió – a Praia do Gunga é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Ela fica pertinho de Maceió e, até por essa proximidade, é conhecida como um atrativo da capital alagoana. Nós estivemos no Gunga em dezembro de 2023 e contamos tudo o que você pode fazer por lá neste guia completo. Confira e, ao final, deixe seu comentário, dizendo se já esteve na praia ou se tem vontade de conhecer esse paraíso alagoano.
PRAIA DO GUNGA, ALAGOAS
Localizado no município de Roteiro, em uma área privada a 43 km de Maceió, a Praia do Gunga é um paraíso e considerada uma das mais lindas do Brasil. Aliás, ela até já recebeu esse título do famoso Guia Quatro Rodas.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Seu nome vem da identificação de uma fazenda que existia no local: Fazenda Gunga, de propriedade de um senhor de escravos conhecido como “Gunga”.
Com falésias coloridas, águas bem cristalinas e centenas de coqueirais, o Gunga é um lugar incrível e que deve fazer parte do seu roteiro quando estiver em Maceió.
APROVEITE e leia nosso post com o que fazer em Maceió.
Na verdade, a praia é quase uma ilha, pois fica dentro uma antiga fazenda de coco e está dividida entre o Oceano Atlântico e a Lagoa do Roteiro. Inclusive, da areia, é possível ver o encontro da água salgada do mar com a água doce da lagoa.
O local possui uma estrutura mais rústica, mas tem restaurantes, quiosques e lojinhas. Dá para alugar cadeiras com guarda-sol, contratar passeios, comprar roupas, souvenires e muito mais.
PRAIA DO GUNGA: COMO CHEGAR
Para chegar à Praia do Gunga, você pode ir por terra (de carro ou ônibus), pelo mar (de embarcação) ou de forma mista (terra e mar) em um passeio bate e volta, como nós fizemos.
POR TERRA – DE CARRO OU TRANSPORTE PÚBLICO
O acesso por via terrestre à Praia do Gunga é bem simples.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Se estiver de carro, siga pela AL-101 Sul em direção ao município de Roteiro, onde fica a Lagoa do Roteiro. O percurso dura em torno de 50 minutos.
Uma segunda opção é pegar um ônibus ou van no centro de Maceió.
Tanto de carro quanto de transporte coletivo, a parada é feita na antiga fazenda de coco, onde fica o acesso à praia.
PELO MAR – DE BARCO
Outra alternativa é chegar à Praia do Gunga pelo mar, de embarcação. Tem opções de barcos saindo de Maceió, da Praia do Francês e da Barra de São Miguel.
A forma mais comum é seguir até Barra de São Miguel (de carro ou transporte coletivo) e pegar um catamarã ou uma escuna no Cais de São Pedro, onde fica a lagoa do Roteiro. A travessia dura em torno de 20 minutos.
TERRA E MAR EM UM PASSEIO BATE E VOLTA
Porém, a forma mais indicada de se chegar à Praia do Gunga é contratando um passeio bate e volta, saindo de Maceió. Aliás, essa foi essa a opção que nós escolhemos por ser mais prática e cômoda. Você sai cedinho e volta no final da tarde.
Nós fizemos o passeio com a Luck Receptivo e contamos nossa experiência neste post completo.
Neste passeio (combinando terra e mar), saímos da capital de Alagoas no ônibus da Luck, descemos no Cais de São Pedro e pegamos um catamarã até a Paia.
Chegando no local, o nosso ponto de apoio foi o restaurante Gunga Beach, bem em frente à Lagoa do Roteiro. Ali, passamos o dia, pedimos petiscos e bebidinhas. Foi bem gostoso.
Pedimos pastel + mandioca frita + filé de frango à milanesa + jarra de suco + água de coco. Tudo deu R$ 158.
O QUE FAZER NA PRAIA DO GUNGA, ALAGOAS
1 – CURTIR A PRAIA
A Praia do Gunga é uma das mais lindas do Brasil. Cercada por coqueiros, fica entre o Oceano Atlântico e a Lagoa do Roteiro.
Por estarem voltadas para o Oceano, na maré mais alta, suas águas são mais agitadas. Tanto que os guias da Luck informaram que este lado não é muito recomendado para idosos, crianças ou por quem quer relaxar.
Apesar disso, o mar é bem clarinho, transparente e quentinho.
Nós ficamos bem pouco neste lado. Apenas o tempo para fazer algumas fotos e para dar uma molhadinha rápida nas águas salgadas.
2 – RELAXAR NA LAGOA DO ROTEIRO
Se de um lado fica o mar, mais agitado, do outro ficam as águas doces da Lagoa do Roteiro. Aliás, este foi o lugar onde passamos a maior parte do tempo.
Isso porque, nesta área, a água é bem calminha e muito quentinha.
É neste lado também que ficam alguns brinquedos infláveis, como um trampolim de água flutuante, onde as crianças fazem a festa.
3 – FAZER PASSEIO DE BUGGY, quadriciclo ou UTV ATÉ AS FALÉSIAS
Uma das atividades mais tradicionais para quem vai à Praia do Gunga é visitar as falésias coloridas.
E isso pode ser feito de buggy, quadriciclo ou UTV. Nós três fomos de buggy e foi bem bacana.
O passeio sai de um ponto onde todos os veículos ficam reunidos e dura em torno de uma hora. Ele pode ser contratado no local mesmo.
DICA: contratando na praia, o pagamento deve ser feito em dinheiro. Porém, se você for com a Luck, eles facilitam para você pagar com PIX. Bem mais prático.
O percurso é feito por estrada de barro em meio à coqueirais e margeando o mar à esquerda.
A primeira parada desse passeio é feita nas falésias. No local, os bugueiros costumam deixar o turista à vontade por uns 20 minutos.
Nesse tempo, dá para andar sobre as falésias, admirá-las e fazer fotos. Aliás, é possível contratar um serviço profissional. O fotógrafo faz um ensaio em vários pontos da praia e você pode comprar ou não. Nós contratamos, mas não recomendamos, pois as fotografias ficaram horríveis. Não compramos nenhuma.
Depois, o tour segue até um local que tem uma lagoa de um lado e o mar, do outro. Tem também um quiosque que vende água, água de coco, e outras bebidas.
4 – CONTEMPLAR AS FALÉSIAS
Além do mar, as falésias são uma das principais atrações da Praia do Gunga. Com cores vibrantes que variam entre tons de vermelho, laranja e branco, elas formam um cenário deslumbrante que contrasta com o azul do mar e o verde dos coqueirais.
Essas formações rochosas foram esculpidas pela ação do vento e da água ao longo de milhares de anos e, hoje, criam paisagens únicas e perfeitas para fotos incríveis.
Como falei no tópico acima, para chegar às falésias é preciso ir em um passeio de buggy, quadriciclo ou UTV.
5 – FAZER PASSEIO DE LANCHINHA
Esse passeio leva o turista para conhecer a barreira de corais (o aquário natural da Praia do Gunga).
6 – FAZER PASSEIO DE HELICÓPTERO
Quem quiser ver a Praia do Gunga do alto, pode fazer um passeio panorâmico de helicóptero. O serviço deve ser contratado no local.
O tour dura entre sete e 30 minutos a depender do roteiro escolhido.
7 – FAZER PASSEIO DE PARAMOTOR – PRAIA DO GUNGA
Também contratado no local, o passeio panorâmico de paramotor dura em media dez minutos.
8 – FAZER ATIVIDADES AQUÁTICAS: surf, stand up paddle, caiaque, JET SKI, banana boat, disco boat e flyboard – PRAIA DO GUNGA
Além de relaxar na praia e/ou na lagoa, fazer passeios até as falésias, voar de paramotor e de helicóptero, também é possível fazer atividades aquáticas.
Tudo deve ser contratado no local.
Dá para fazer surf e stand up paddle, navegar no caiaque, se aventurar no banana boat, no disco boat ou no jet ski e até se arriscar no flyboard.
9 – VISITAR O MIRANTE DO GUNGA
Outro local famoso na Praia do Gunga é o Mirante. Ele fica em uma torre no terreno do Restaurante e Petiscaria Mirante do Gunga.
É lá do alto, com visão 360 graus, que se tira as fotos mais tradicionais da região com os coqueirais abaixo e o mar.
A entrada no mirante é paga e custa R$ 5 (pagamento apenas no dinheiro).
A Luck Receptivo não leva mais os turistas até o mirante. Os guias explicaram que o lugar é perigoso. Porém, é possível ir por conta própria, contratando algum tour lá no local mesmo.
ATUALIZAÇÃO: em abril de 2024, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) interditou o mirante por falta de licença ambiental por parte do restaurante local.
OUTROS POSTS SOBRE ESTA VIAGEM
Viagem para Alagoas: nossos 14 dias em Maragogi e Maceió.
Grand Oca Maragogi: 4 dias no paraíso alagoano.
Luck Receptivo Maceió e Maragogi: receptivo em Alagoas.
Roteiro Alagoas: quanto custa 14 dias em Maragogi e Maceió.
O que fazer em São Miguel dos Milagres, Alagoas: guia completo.
Praias de Maragogi: as 10 melhores da região.
O que fazer em Maceió: inclui melhores Praias.
Praia de Paripueira: o que fazer neste paraíso em Alagoas.
Confira a Praia do Gunga: o que fazer na praia perto de Maceió.
Praia do Francês, Alagoas: o que fazer na praia perto de Maceió.
PARCEIROS DESTA VIAGEM
Grand Oca Maragogi | Luck receptivo (Recife e Alagoas)
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
9 Comentários
[…] Maceió Museu do Ipiranga: como visitar em São Paulo Melhor época para ir para Porto de Galinhas Praia do Gunga: o que fazer na praia perto de Maceió Acrópole: como visitar a famosa Acrópole de Atenas D&D Mundo Afora completa 10 anos Ondas […]
Que lugar lindo a Praia do Gunga. Já fiquei pensando nas fotos que ia tirar por lá. Rs
E bem perto de Maceió né?
Passeio de helicóptero eu passo. Tenho medo!
Sim, é pertinho de Maceió e dá para fazer bate e volta. O lugar rende muitas fotos mesmo… eu amo kkkk
Acho adorável você viajar com a sua mãe, estão a criar memórias incríveis. E aproveitaram muito a Praia do Gunga. Adoraria fazer o passeio de paramotor
Realmente, a viagem com ela é sempre muito melhor. Agora, do Paramotor, eu nao teria coragem kkk muita adrenalina pra mim kkkk
Lindíssima a Praia do Gunga! Suas dicas ajudam muito quem quer fazer um bate e volta a partir de Maceió. Uma pena que o mirante tenha sido interditado…
POis é, uma praia incrível mesmo.. vale a pena demais visitar
Que post completo sobre a Praia do Gunga! Faz tempo que planejo ir a Alagoas, e sem dúvida essa praia tão linda tem que estar no roteiro. Adorei as dicas sobre como chegar e tudo que dá pra fazer por lá.
fico feliz em saber. espero que tenha te inspirado. temos outros posts sobre Alagoas que vão te ajudar na programação.