Museu do Ipiranga: como visitar em São Paulo – depois de passar por reformas e modernizações, enfim, em 2022, o Museu do Ipiranga foi reaberto ao público. Nós tivemos a oportunidade de visitá-lo no começo de 2023 e contamos nesse post todos os detalhes dessa atrativo que é um momento em homenagem à Proclamação da Independência do Brasil por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822. Atualizado em 2024.
200 ANOS DE HISTÓRIAS DO MUSEU DO IPIRANGA
O Museu do Ipiranga foi criado para guardar parte de uma história muito importante do Brasil. Foi ali, às margens do rio Ipiranga, que Dom Pedro I deu seu famoso grito “Intendência ou Morte” e proclamou a independência do país no dia 7 de Setembro de 1822.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Todo o acervo do museu está guardado em um edifício que foi construído entre 1885 e 1890 para se transformar no Monumento à Independência.
Em 1894, o recém-criado Museu do Estado (o mais antigo de São Paulo) foi transferido para o local.
O QUE VER NO MUSEU DO IPIRANGA
A visita ao Museu do Ipiranga é completa e inclui tanto a parte interna – a principal com as exposições – quanto ao redor, já que conta com alguns espaços imperdíveis, entre eles o jardim em frente que é lindo.
MUSEU DO IPIRANGA
Com certeza, a parte interna do museu é imperdível! Instalado em um edifício neoclássico, inspirado no Palácio de Versalhes e projetado por Tommaso Gaudenzio Bezzi, seu acervo é riquíssimo.
No total, são mais de 450 mil itens, distribuídos em 49 salas. Tem pinturas, quadros, documentos, brinquedos, móveis, vídeos, maquetes, estátuas, entre outros objetos dos séculos 16 a 20.
O Museu conta com exposições temporárias e permanentes. Entre elas, “A Cidade Vista de Cima”, “Uma História do Brasil”, “Mundo dos Trabalhos”, “Catalogar: moedas e medalhas”, “Casas e Coisas”, “Para entender o Museu”, “Territórios em disputa”, “Comunicar: louças”, “Conservar: brinquedos”, “Passados Imaginados” e “Coletar: imagens e objetos”.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
O espaço mais importante é o Salão Nobre, onde fica a pintura “Independência ou morte!”, de Pedro Américo. Aliás, essa área é tombada por órgãos de preservação do patrimônio e mantém suas características originais da década de 60.
Nela, é possível entender tudo sobre o momento em que o Brasil se tornou independente de Portugal, em 1822.
Além disso, o “Salão Nobre”, junto com o saguão e a escadaria fazem parte da exposição “História do Brasil”, que conta com esculturas e pinturas, mostrando um pouco da formação do País.
Outro espaço que vale a pena visitar dentro do museu é o mirante. Dizem que lá do alto a vista 360 graus é linda. No dia da nossa visita, porém, o acesso estava fechado.
JARDINS
Antes mesmo de entrar no museu, o visitante já se depara com um lindo jardim em estilo francês, inspirados nos famosos jardins do Palácio de Versalhes.
No local, além de palmeiras e flores, tem bancos, labirinto verde e fontes.
Inclusive, no dia de nossa visita (que estava muito quente), várias crianças e adultos estavam brincando nas águas.
Além do museu, o complexo do Parque da Intendência inclui ainda a Casa do Grito, o Monumento da Independência, a Cripta Imperial e o Museu de Zoologia. Porém, no dia de nossa visita, não fomos à estas atrações.
COMO CHEGAR AO MUSEU
O Museu do Ipiranga está localizado no Ipiranga, dentro do complexo do Parque da Independência.
Para chegar, é bem simples tanto de carro quanto de transporte público.
Chegando de Carro
Vindo do centro de São Paulo, é preciso pegar a Avenida 23 de Maio em direção ao sul. Continue pela Avenida Ruben Berta e, em seguida, pela Avenida dos Bandeirantes.
Na Avenida Juntas Provisórias, entre à direita e siga até a Rua Brigadeiro Jordão. Depois, vire à esquerda na Rua Brigadeiro Jordão e, à direita, na Avenida Nazaré. Continue até o Parque da Independência, onde está o museu.
Para quem sai de outras regiões de São Paulo, a indicação é pegar a Marginal Tietê ou a Marginal Pinheiros para acessar a Avenida do Estado. Siga em direção ao bairro Ipiranga e entre na Avenida Dom Pedro I, seguindo até a Avenida Nazaré. As placas indicativas levarão até o Parque da Independência.
O Museu do Ipiranga possui estacionamento dentro do Parque da Independência.
Transporte público
Para quem prefere o transporte público, são diversas opções disponíveis. Há diversas linhas de ônibus que passam pelo Museu do Ipiranga.
Se você estiver na Linha 2 – Verde, desça na Estação Chácara Klabin e faça a baldeação para a Linha 5 – Lilás. Pare na Estação Santa Cruz e troque para a Linha 1 – Azul, descendo na Estação São Joaquim.
No local, você pode pegar os ônibus:
- 4113-10: Jd. Celeste – Pça. da Sé via Museu do Ipiranga
- 4114-10: Gentil de Moura – Pça. da Sé via Museu do Ipiranga
Caso esteja na Linha 1 – Azul, desça na Estação Sacomã ou na Estação Alto do Ipiranga e pegue um ônibus que vá em direção ao Parque da Independência.
Entre as opções, estão:
- 4113-10: Jd. Celeste – Pça. da Sé via Museu do Ipiranga
- 4114-10: Gentil de Moura – Pça. da Sé via Museu do Ipiranga
- 4706-10: Cid. Nova Heliópolis – Metrô Sacomã via Museu do Ipiranga
Para quem prefere o trem, pegue a Linha 10 – Turquesa da CPTM e desça na Estação Ipiranga. De lá, é possível pegar um ônibus local ou caminhar cerca de 15 minutos até o Parque da Independência.
MUSEU DO IPIRANGA
Funciona: terça e de quinta a domingo – das 10 às 16 horas
Endereço: Rua dos Patriotas, nº 100 – Ipiranga
Valor: 30 (idosos pagam metade)
Onde comprar: no site www.museudoipiranga.org.br. ou diretamente na bilheteria
*Atualizado em setembro de 2024
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
6 Comentários
O Museu do Ipiranga é impressionante! Tive o privilégio de conhecer e gostei muito! Amei os jardins!
Lugar muito bacana mesmo, né… quando fui estava tão quente que o pessoal estava tomando banho na fonte, lá nos jardins. nem legal kk
Desde que o Museu do Ipiranga foi reaberto, estou doida pra ir! Conheço o parque e o Museu de Zoologia da USP que ficam bem pertinho, mas quando fui o museu ainda não estava pronto.
vale muito a pena. lugar muito bacana!!
Quando fomos a São Paulo não passámos por aí e agora estou com pena, depois de ler o seu relato.
Vcs precisam ir. é um lugar bem bacana!!