Catedral de Notre Dame de Paris: a história da catedral gótica de Paris, França
Ela pegou fogo em 15 de abril de 2019 e parte de uma história de mais de 800 anos foi consumida pelas chamas. Nós estamos falando da Catedral de Notre Dame de Paris, um dos principais atrativos da capital francesa. Felizmente, ela está sendo reconstruída e nós tivemos a oportunidade de visitá-la antes dessa tragédia. E é sobre essa visita que vamos falar neste post. Conheça um pouco sobre essa igreja que faz parte da lista de patrimônios mundiais da UNESCO.
CATEDRAL DE NOTRE DAME DE PARIS: HISTÓRIA
Em estilo gótico e dedicada à Virgem Maria (Notre Dame quer dizer Nossa Senhora), a catedral foi construída entre 1163 e 1345, ainda na Idade Média. É uma das igrejas mais antigas do mundo e a terceira da Europa, perdendo apenas para Colônia (Alemanha) e Milão (Itália).
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Ela está localizada na Praça Paris da Île de la Cité (uma ilha no meio do Rio Sena), marco zero de Paris, onde existiu no passado outro templo religioso.
Além disso, já foi palco de importantes acontecimentos históricos. Entre eles, a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador da França em 1804 e a beatificação de Joana D’Arc em 1909.
Também é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo: são cerca de 13 milhões de visitantes por ano.
A catedral ficou conhecida mundialmente por conta do livro “Notre Dame de Paris”, de Victor Hugo, publicado em 1831. O romance virou filmes e popularizou o personagem “O Corcunda de Notre Dame”.
Incêndio no templo
Como iniciei este post, a catedral de Notre Dame de Paris pegou fogo no dia 15 de abril de 2019. Na ocasião, as chamas consumiram o telhado fabricado com madeira carvalho de 300 a 400 anos e o pináculo (ou Agulha).
PAUSA: Tá, mas o que é pináculo? Então, pináculo é o ponto mais alto de uma construção.
Durante o incêndio, que durou em torno de nove horas, a estrutura da igreja ficou abalada e algumas peças foram danificadas, como o órgão de tubos. Ele é um dos mais antigos do mundo, construído durante os séculos XV e XVIII. Alguns quadros também foram afetados.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Porém, alguns objetos valiosos como a coroa de espinhos e a túnica e São Luís, do século XIX, foram preservadas. Assim como as três lindas rosáceas.
Dizem que o fogo teve início por conta das obras de restauração que estavam sendo realizadas dentro da igreja. A reconstrução, por sua vez, seguirá as características originais.
Além disso, ainda não há data para reabertura.
O QUE VER NA CATEDRAL DE NOTRE DAME DE PARIS
Nós estivemos na Catedral no dia 13 de abril de 2018. Há quase exato um ano antes do incêndio. Na ocasião, ficamos impressionadas com a riqueza de detalhes, com as obras e a beleza dela por dentro e por fora.
Vale a pena a visita (quando ela for reaberta, é claro).
Ah, a entrada na igreja é gratuita. E costuma ter filas gigantes. Apesar disso, por sorte, nós entramos bem rápido.
FACHADA PRINCIPAL
A visita à Catedral de Notre Dame começa ainda do lado de fora, ao visualizar a sua estrutura imponente. São 69 metros de altura até a ponta de suas torres.
Além disso, na fachada principal, na ala oeste, estão esculpidas 28 estátuas reis da Judeia e de Israel em tamanho natural.
Gárgulas, que eram usadas na Idade Média para afastarem o mal, também estão presentes no lado exterior da Catedral.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
As três portas (pórticos de entrada) são outro ponto que merecem atenção. Elas fazem referência à Santa Ana, ao Juízo Final e à Virgem Maria.
No pórtico de Santa Ana, é possível ver detalhes da vida dos pais de Maria e até da infância da menina que seria a Mãe de Jesus. No do Juízo Final, cenas de Cristo no dia do Julgamento final, os condenados e os salvos.
Por fim, na porta da Virgem Maria, foram representados alguns momentos da vida de Maria, como o Menino Jesus em seus braços, a sua coração e a sua assunção, quando foi levada ao céu pelos anjos.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking. No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
INTERIOR DA IGREJA – CATEDRAL DE NOTRE DAME DE PARIS
O interior da Catedral também é deslumbrante. Tem o formato de uma cruz latina e o teto abobadado.
Obras de artes, como quadros e esculturas, além dos vitrais e as colunas imponentes completam a decoração.
Uma escultura da “Pietá”, encomendada por Luís XIV, fica atrás do altar. Ela foi esculpida por Nicolas Coustou entre 1712 e 1728.
As famosas rosetas ou rosáceas
Em meio a tantos locais imperdíveis de serem apreciados, as três rosetas/rosáceas do século XIX também chamam atenção.
As “Três belas Rosas” ou a “Trindade de Luz”, como são chamadas, estão localizadas nas fachadas oeste, norte e sul. Estas duas últimas têm 13 metros de diâmetro cada uma.
A Norte tem Maria com Jesus no colo e é do século XIII. Na roseta sul, Jesus está ao centro, anunciando sua volta. Já a da parte oeste é reservada à vida cotidiana dos fieis, como trabalho, meses do ano, zodíaco, entre outras cenas. A virgem com o menino Jesus nos braços também está ao centro da mandala.
Também é possível ver painéis e esculturas de madeira com cenas da vida de Jesus Cristo.
E para quem quer conhecer um pouco sobre a história da construção da catedral, também há alguns painéis informativos e maquetes.
TORRES
Para quem tiver disposição, também é possível subir nas duas torres a 69 metros de altura para apreciar a cidade de Paris do alto.
Detalhe: são quase “apenas” 400 degraus para chegar. Nós não subimos, pois já estávamos cansadas kk.
O ingresso é cobrado à parte.
Ah, e não tem elevador. Então, idosos e pessoas com dificuldade de mobilização vão encontrar dificuldades para acessar o espaço.
Além de ser um importante mirante na capital francesa, a torre também abriga um campanário e 21 sinos. Um deles, que aparece sendo tocado pelo personagem Corcunda de Notre Dame nos livro e filmes, é o maior com 13 toneladas na ala sul.
Ele tem o nome de Bourdon Emmanuel, foi fundido há 300 anos e é tocado apenas nas grandes festas católicas e grandes eventos.
Além disso, do alto da torre, é possível ver as gárgulas em detalhes.
TESOUROS E CRIPTA: CATEDRAL DE NOTRE DAME DE PARIS
Nós também não visitamos o tesouro e a cripta da catedral, mas dizem que são espaços incríveis.
Na sala do tesouro, estão peças sacras valiosas, como vestimentas, relicários, castiçais, estatuetas, entre outros objetos.
Porém, sem sombra de dúvidas, a coroa de espinhos que Jesus teria usado antes de ser crucificado, um pedaço de sua cruz e um cravo são os mais preciosos.
Já na cripta, no subsolo, estão as ruínas do antigo templo, descobertas em 1965.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
No momento, a Notre Dame não está aberta para visitação.
Valor: quando aberta, a entrada na igreja era gratuita. Cripta e torre: valor pago separado.
Site: https://notredame-deparis.fr/
Algumas imagens da Catedral de Notre Dame
Leia outros posts sobre a França.
1 – Diário de Bordo: 3 dias em Paris.
2 – Transfer em Paris em português: Telma France.
3 – Como visitar a Torre Eiffel em Paris.
4 – Roteiro 3 dias em Paris.
5 – O que fazer em Paris: principais atrativos.
6 – Melhores hotéis em Paris: 5 dicas de hospedagem.
7 – Louvre sem fila: como visitar o museu em Paris.
8 – Locais mais insólitos para conhecer na França.
9 – Palácio de Versalhes: guia completo sobre a visita.
10 – Arco do Triunfo: como visitar o monumento em Paris.
11 – Sacré Coeur Paris: como visitar a basílica em Montmartre.
12 – Catedral de Notre Dame de Paris.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.