
Localizada no litoral norte, a 30 quilômetros de Maceió, a Praia de Paripueira é mais um paraíso de Alagoas e que precisa fazer parte de qualquer roteiro pela capital do estado. Neste post de hoje, vamos contar um pouco do que fazer por lá durante um passeio bate e volta.
PRAIA DE PARIPUEIRA: COMO CHEGAR
Chegar à Praia de Paripueira é uma tarefa simples. Fazendo parte da região Metropolitana de Maceió, o trajeto pode ser feito de carro, de ônibus ou de transfer pela rodovia AL – 101.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
O mais comum, porém, é conhecer o destino em um passeio bate e volta, como nós fizemos. É mais prático e vale muito a pena.
Nós fizemos o passeio com a Luck Receptivo e contamos nossa experiência neste post completo.
De carro, o percurso dura em torno de 40 minutos. Por outro lado, de ônibus, é mais demorado: são quase duas horas de viagem. Para isso, é necessário pegar o 201, que sai da Rua Doutor Pedro Monteiro, 108 (perto da Estação Ferroviária Central CBTU).
No total, são nove paradas até chegar à Praia, no ponto da Avenida Antônio Reinaldo, 65: Avenida Comendador Gustavo Paiva, 2230; Avenida Comendador Gustavo Paiva, 2204; Avenida General Luiz De França Albuquerque, 9600; Avenida General Luiz De França Albuquerque, 1344; Avenida General Luiz De França Albuquerque, 1230; Avenida General Luiz De França Albuquerque, 37; Avenida General Luiz De França Albuquerque 1138; Avenida General Luiz De França Albuquerque, 01; Avenida General Luiz De França Albuquerque, 1495-1581.
DE TRANSFER – PASSEIO BATE E VOLTA
Mas, como falei, a melhor opção é ir em uma passeio bate e volta, saindo de Maceió. É mais prático e cômodo. Você sai cedinho, em horário adequado para curtir as piscinas naturais, e volta no final da tarde.
Com a Luck Receptivo, que foi a empresa que nos atendeu nesta viagem, o ponto de apoio fica no Mar & Cia. Em dezembro de 2023, o day use estava custando R$ 40 por pessoa.
Chegando no local, você fica à vontade para curtir a estrutura do Beach Club, fazer passeios opcionais ou relaxar na praia.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
No retorno, ao final do dia, a empresa faz ainda uma paradinha no empório de doces e produtos regionais “Do Litoral Ao Sertão”.

O QUE FAZER NA PRAIA DE PARIPUEIRA
1 – CURTIR A Praia DE PARIPUEIRA, A PRINCIPAL
Curtir a praia é a principal atração de quem vai à Paripueira. Sua orla possui cerca de 1km de extensão e é muito tranquila.
Considerada uma das praias mais longas de Alagoas, suas águas são calmas, quentes e muito cristalinas. Um verdadeiro paraíso.
Além disso, ela conta com uma longa faixa de areia bem fininha. Inclusive, é proibido colocar barracas, cadeiras, guarda-sóis ou ter ambulantes nessa área de areia. Isso deixa o local ainda mais bonito.
2 – Piscinas Naturais DE PARIPUEIRA
As piscinas naturais de Paripueira são um espetáculo à parte em Paripueira. Elas fazem parte da Área de Proteção Ambiental dos Corais, onde é possível fazer uma visita ao parque marinho com acompanhamento de biólogos.
Quando a maré está baixa, a apenas pouco mais de 800 metros da costa, formam-se enormes bancos de areia e cerca de 25 piscinas naturais. Nesses momentos, é possível andar por vários metros mar adentro com a água abaixo da cintura. É uma delícia.
O passeio para as piscinas são feitos nos catamarãs em um trajeto de 15 minutos e duram em torno de duas horas.
No local, é possível apenas nadar nas águas mornas, fazer snorkeling e até mergulho com cilindro para apreciar a a vida marinha com peixes, corais e ouriços.
3 – Beach Club NA PRAIA DE PARIPUEIRA
Estando em Paripueira, outra atividade imperdível é curtir a estrutura dos beach clubs ou restaurantes.
Nós passamos o dia no Mar & Cia que é o ponto de apoio da Luck Receptivo. Ele está localizado no inicio da orla e é muito gostoso.
Conta com excelente estrutura com restaurante, chuveiros, palco para shows ao vivo, recreação infantil e massagem. Em dezembro de 2023, o day use custava R$ 40 por pessoa. Funciona todos o dias – das 8 às 16:30 horas.
Além disso, é de lá que saem os passeios de catamarã para as piscinas naturais e os de buggy para a praia de Carro Quebrado, a 16km de distância.
4 – Passeio de buggy à praia de Carro Quebrado
Eleita a 6º praia deserta mais deslumbrante o Brasil pela Revista Viagem e Turismo, a Praia de Carro Quebrado (a 45km de Maceió) também é uma opção de passeio para quem está em Paripueira.
O local conta com mar de águas esverdeadas e falésias coloridas que dão um charme à região. Na maré baixa, também formam-se piscinas naturais propícias para banho e mergulhos.
Geralmente, os passeios para Carro Quebrado duram em torno de três horas e saem de Paripueira.

5 – IGREJA DE SANTO AMARO – PRAIA DE PARIPUEIRA
A Igreja Matriz de Santo Amaro é dedicada ao santo padroeiro do município.
Datada do século XVII, se tornou paróquia em 1979. Atualmente, todos os dias, são celebradas missas às 19 horas (aos domingo, também às 9 horas).
A festa em homenagem ao santo acontece anualmente entre os dias 6 a 15 de janeiro e é uma das maiores no Estado.
LETREIRO – bem pertinho da igreja (e de frente para a praia), fica o letreiro “Eu Amo Paripueira”.
6 – Parque Municipal Marinho de Preservação do peixe-boi
Paripueira também abriga a maior família de peixe-boi do Nordeste. Ela fica no Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-boi, único na América Latina.
O parque é responsável pelo resgate e preservação desses mamíferos em extinção no litoral brasileiro.
7 – praia de Sonho Verde
A Sonho Verde está localizada ao lado da Praia Paripueira e é considerada uma das mais belas praias de Alagoas. É nela que fica a área de preservação do peixe-boi.
Mais frequentada por moradores e pescadores da região, possui uma grande extensão de faixa de areia e suas águas são calmas, limpas e bem claras. Parece uma piscina gigante.
Como grande parte das praias de Alagoas, a Praia do Sonho Verde é protegida por recifes. Na maré baixa, forma-se uma linda piscina natural.
OUTROS POSTS SOBRE ESTA VIAGEM
OUTROS POSTS SOBRE ESTA VIAGEM
1 – Viagem para Alagoas: nossos 14 dias em Maragogi e Maceió.
2 – Grand Oca Maragogi: 4 dias no paraíso alagoano.
3 – Luck Receptivo Maceió e Maragogi: receptivo em Alagoas.
4 – Roteiro Alagoas: quanto custa 14 dias em Maragogi e Maceió.
5 – O que fazer em São Miguel dos Milagres, Alagoas: guia completo.
6 – Praias de Maragogi: as 10 melhores da região.
7 – O que fazer em Maceió: inclui melhores Praias.
8 – Praia de Paripueira: o que fazer neste paraíso em Alagoas.
9 – Praia do Gunga: o que fazer na praia perto de Maceió.
10 – Praia do Francês, Alagoas: o que fazer na praia perto de Maceió.
PARCEIROS DESTA VIAGEM
Resort Grand Oca Maragogi | Luck receptivo (Recife e Alagoas)
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
2 Comentários
[…] gigantes de Nazaré, em Portugal Campo de concentração de Auschwitz: como visitar na Polônia Praia de Paripueira: o que fazer neste paraíso em Alagoas Onde comer em Viena: Restaurante Joseph II 2 irmãs adultas que viajam pelo mundo ao lado da mamis […]
[…] gigantes de Nazaré, em Portugal Campo de concentração de Auschwitz: como visitar na Polônia Praia de Paripueira: o que fazer neste paraíso em Alagoas Onde comer em Viena: Restaurante Joseph II Palácio de Schönbrunn: como visitar o Palácio de […]