22 de abril de 2019
Textual description of firstImageUrl

O que fazer em Curaçao, Caribe: 28 atrativos

Post atualizado em 21 de outubro de 2019
O que fazer em Curaçao: 28 atrativos

O que fazer em Curaçao, Caribe: 28 atrativos imperdíveis

Por Daniela Almeida

"Bon Bini" a Curaçao! Bem-vindo a Curaçao. A ilha mais alegre e colorida do Caribe...

Curaçao é uma ilha localizada no Caribe que fica a 65 quilômetros da Venezuela e faz parte do Reino dos Países Baixos.

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)
Com cerca de 160 mil habitantes, o país é quente o ano todo e fica fora da rota de furacões. Ou seja: dá para visitá-lo o ano inteiro sem medo. Não é a toa que a ilha é um dos destinos mais importantes do Caribe para cruzeiros!!!

O idioma oficial é o Papiamento (língua crioula que mistura sete idiomas, entre eles, o português, espanhol, inglês e outros). Já a moeda é o Florim. Mas eles aceitam dólares em todos os lugares.

O que fazer em Curaçao: 28 atrativos
O que fazer em Curaçao: 28 atrativos

O tempo em Curaçao

Como disse, Curaçao está fora das rotas de furacões. Além disso, as temperaturas são altas o ano inteiro, variando entre 26 e 32 graus. Em setembro, que foi quando nós estivemos na ilha, estava fazendo 38 graus, com sensação de uns 50º kk.

As chuvas também são raras. Em torno de 70 dias por ano. A estação mais seca vai de janeiro a setembro. De outubro a dezembro chove, mas é muito pouco. 

Ou seja, Curaçao é um destino que dá para visitar em qualquer época sem chance de errar. 


Aproveite para ler também:

Onde ficar em Curaçao 

Antes de mostrar o que fazer em Curaçao, selecionamos 5 opções de hotéis na ilha. As hospedagens estão avaliadas como muito boa/fabulosa/fantástica.

Adonai Hotel Boutique: avaliação - 9,4 (fantástico)
Renaissance Curaçao Resort e Cassino: avaliação - 8,9 (fabuloso) 
Scuba Lodge & Suítes:  avaliação -  8,9 (fabuloso) 
The Pìer Beach: avaliação - 8,8 (fabuloso) 
Otrobanda Hotel: avaliação - 8,3 (muito bom) 
| Confira as outras opções de hospedagem em Curaçao.
As melhores hospedagens com os menores preços

Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.



Como se deslocar em Curaçao

As praias são o principal atrativo de Curaçao. E elas ficam espalhadas por toda a ilha. Muitas estão longe do centrinho e não dá para ter acesso a pé. Então, uma sugestão é alugar um carro para andar livremente por lá.

Além disso, algumas praias contam com estacionamento, onde poderá deixar o carro. Mas é bom ter cuidado com os quebradores de vidros, como dizem os locais, que são muito comuns.

➨ Para alugar o carro, nós sugerimos a Rentcars que já inclui o seguro no valor, o pagamento pode ser feito em Real e não cobra IOF. 


Alugue um carro e tenha liberdade 

Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.


Mas, se você for cruzeirista e tiver apenas poucas horas para curtir Curaçao, como foi o nosso caso, recomendamos um tour que para em algumas das principais praias. Na saída do navio você vai encontrar dezenas de pessoas oferecendo os passeios.

Cruzeiro da Pullmantur faz parada em Curação toda segunda-feira - O que fazer em Curaçao
Cruzeiro da Pullmantur faz parada em Curação toda segunda-feira - O que fazer em Curaçao


Nós indicamos a Guia Brasileiro em Curaçao que, além de oferecer um serviço impecável, ainda conta com guia que fala português.
| Confira como foi nossa experiência com a Guia Brasileiro em Curaçao.




O que fazer em Curaçao: 28 dicas imperdíveis

Além das praias, Curaçao conta com diversos outros pontos turísticos que valem a pena visitar, como museus e parques. Nós listamos 28 atrativos imperdíveis. 

Confira abaixo.
➨ APROVEITE: passeios, tours, ingressos e outros serviços em Curaçao.

1 - Praias de Curaçao - o que fazer em Curaçao
É claro que o principal objetivo de quem vai a Curaçao é visitar suas lindas praias com águas em tom azul-turquesa. Ao todo, são 38, sendo quase todas localizadas na costa protegida.
| Confira todos os detalhes destas prais no nosso guia de praias de Curaçao.

As principais e mais procuradas pelos visitantes são: Kenepa Grandi, Cas Abao, Porto Mari, Jeremi (as que nós visitamos durante um tour) e Mambo Beach.


Praias de Curaçao: Jeremi, Kenepa Grandi, Cas Abao e Porto Mari - o que fazer em Curaçao
Praias de Curaçao: Jeremi, Kenepa Grandi, Cas Abao e Porto Mari - o que fazer em Curaçao


Destas cinco, somente Jeremi e Kenepa são gratuitas. Em Cas Abao, pagamos 1 dólar por pessoa (valor com desconto, kk) para entrar. Em Porto Mari, o valor é cobrado de quem entra no mar. Como só ficamos no restaurante, não pagamos nada.

A mais bonita delas, na nossa opinião e na da maioria das tops lists, é a Kenepa Grandi que fica no litoral norte.

Kenepa Grandi - O que fazer em Curaçao: 28 atrativos
Kenepa Grandi - O que fazer em Curaçao: 28 atrativos


Seguro Viagem com 10% de desconto 

Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa. Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil. Na Seguros Promo, leitor do D&D tem 10% de desconto: 5% na contratação com o cupom DEDMUNDOAFORA5 + 5% pagando no boleto. Se preferir, ainda pode pagar em até 12x no cartão de crédito.


2 - Casinhas coloridas - o que fazer em Curaçao
Um dos cartões-postais de Curaçao é o conjunto de casinhas coloridas que fica na capital Willemstad, centro histórico declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1997.

As construções, erguidas com calcário e areia, possuem arquitetura holandesa e estampam dezenas de cores, como vermelho, laranja, azul, amarelo e verde. As suas cores, aliás, refletem a fama da população da ilha: uma das mais felizes do caribe!!!

Segundo nos contou a guia Kézia, as casas começaram a ser pintadas depois de uma lei promulgada em 1817 pelo governador holandês de Curaçao, Aruba e Bonaire, Albert Kikkert.

Para Kikkert, as fachadas pintadas de branco, como era o costume, refletia a luz do sol e isso causava dores de cabeça. Então, todas as casas tinham de ser pintadas com cores fortes e vibrantes.

Casinhas coloridas de Curaçao - O que fazer em Curaçao
Casinhas coloridas de Curaçao - O que fazer em Curaçao


Só que nesta história tem um detalhe que a Kézia também contou para a gente: o governador era, na verdade, dono da loja de tintas da cidade. Ou seja, ele queria mesmo era ganhar muitos florins, que é a moeda oficial da ilha, kk.


3 - Ponte móvel Rainha Emma - o que fazer em Curaçao
Construída em 1888 sobre a baía de Santa Ana para ligar os dois lados de Willemstad (Punda e Otrobanda), a ponte móvel Rainha Emma também é um atrativo de destaque para quem vai até Curaçao.

O seu diferencial é que ela é puxada por 16 barcos que fazem com que se abra para a passagem de navios e embarcações.

Assim como as demais pontes, ela recebe o nome de uma rainha neerlandesa.

Ponte Móvel Rainha Emma  - O que fazer em Curaçao
Ponte Móvel Rainha Emma  - O que fazer em Curaçao

Famosa ponte Móvel Rainha Emma  - O que fazer em Curaçao
Famosa ponte Móvel Rainha Emma  - O que fazer em Curaçao


Internet ilimitada em 210 países

Viaje para 210 países com plano de dados ilimitados da EasySim4u. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem. E você ainda pode escolher: frete grátis usando o cupom RBBVGRATIS ou ganhar 10% de desconto com o cupom DDMUNDOAFORA10.


4 - Ponte Rainha Juliana - o que fazer em Curaçao
Uma das pontes mais altas do mundo com 56,4 metros acima do nível do mar e com três mil toneladas, a Ponte Rainha Juliana foi inaugurada no dia da Rainha em 30 de abril de 1974.

Ponte Rainha Juliana - O que fazer em Curaçao
Ponte Rainha Juliana - O que fazer em Curaçao


Ela é larga, com quatro faixas, e, lá de cima, a vista é linda. Dá para ver um bom pedaço da capital de Curaçao.

Para quem tiver tempo, é possível entrar dentro da estrutura da ponte e ver a cidade abaixo através das janelinhas.

Vista de Curação do alto da Ponte Rainha Juliana - O que fazer em Curaçao
Vista de Curação do alto da Ponte Rainha Juliana - O que fazer em Curaçao

5 - Ponte Rainha Wilhelmina - o que fazer em Curaçao
Construída em 1928 como uma ponte móvel, faz a ligação entre os bairros Scharloo e Punda. Atualmente, a ponte é fixa, modificação realizada depois que a doca Waaigat foi destruída.

6 - Letreiros Curaçao e Dushi - o que fazer em Curaçao
Os dois letreiros Curaçao e Dushi também são atrativos de destaques na ilha. Eles ficam localizados na capital e é ponto de parada obrigatório para fotos.

Letreiro Curação - O que fazer em Curaçao
Letreiro Curação - O que fazer em Curaçao


Por que um letreiro para a palavra em papiamento dushi? Porque ela é usada o tempo todo pelos moradores e representa tudo que é bom, gostoso, legal, bonito. Ou seja, tudo que a população é e deseja para seus visitantes.

Letreiro Dushi - O que fazer em Curaçao
Letreiro Dushi - O que fazer em Curaçao

7 - Rif Fort - o que fazer em Curaçao
Outro forte de Curação, o Rif foi construído em 1828 e fica em Otrobanda no centro histórico que é declarado Patrimônio Mundial pela Unesco. Hoje ele funciona como shopping. Tem lojinhas, restaurantes e bares.

Rif Fort - O que fazer em Curaçao
Rif Fort - O que fazer em Curaçao

Rif Fort - O que fazer em Curaçao
Entrada do Rif Fort - o que fazer em Curaçao

Funciona: todos os dias - a partir das 9 horas
Endereço: Baden Powelleg - Otrobanda
Telefone: +599 9 435-5000
Valor: gratuito

8 - Fábrica de licor Curaçao Blue - o que fazer em Curaçao
A bebida mais conhecida de Curaçao é o famoso Curaçao Blue. Por isso, uma das atividades que deve fazer parte do roteiro é a visita à fábrica do licor Landhuis Chobolobo, que funciona em uma mansão do século XIX.

Licor Curaçao Blue - O que fazer em Curaçao
Licor Curaçao Blue - O que fazer em Curaçao

Além de conhecer o modo de fabricação, é possível fazer degustações e comprar algumas garrafinhas para levar para casa.

As bebidas são produzidas em Curaçao desde 1896 e possuem vários sabores: de laranja que tem opções de cinco cores (azul, que é o original, vermelho, laranja, verde e transparente); de rum; de tamarindo; de café; de chocolate; e outros.

Funciona: de segunda a sexta  - das 8 às 17 horas
Endereço: Salina Ariba - Boulevard Elias ra Moreno
Telefone: +599 9 864-0363
Valor: gratuito.
Tours guiados: entre 12,50 e 40 dólares, dependendo do tipo

9 - Blue Room Curaçao - o que fazer em Curaçao
Localizada na Playa de Santa Cruz, é uma caverna quase submersa acessada pelo mar, de barco. Sua água é muito azul, por isso recebe este nome. É considerada um dos melhores pontos de mergulho de Curaçao.

10 - Museu Judaico - o que fazer em Curaçao
Localizado em um prédio anexo à Sinagoga Mikvé israel-Emanuel, o museu conta com objetos religiosos e culturais utilizados pela comunidade judaica na ilha. Foi construído em 1970.

Uma das peças em exposição é uma réplica das lápides artísticas do Beit Chaim Bleinheim, o mais antigo cemitério judeu ainda em uso no Ocidente, localizado em Curaçao.

Funciona: de segunda a sexta - das 9 ás 16:30 horas
Endereço: Hanchi Snoa, 29
Telefone: +599 9 461-1067
Valor: 10 dólares (válido entrada também na sinagoga)

11 - Sinagoga Mikvé israel-Emanuel - o que fazer em Curaçao
É a mais antiga sinagoga sobrevivente das Américas. Está instalada em um prédio datado de 1730. Um das características que chama atenção é o piso coberto de areia que lembra a passagem de Moisés pelo deserto.

Também é uma homenagem aos primeiros colonos judeus que precisavam abafar os sons dos passos para não serem descobertos durante a Inquisição Espanhola.

Funciona: de segunda a sexta - das 9 ás 16:30 horas
Endereço: Hanchi Snoa, 29
Telefone: +599 9 461-1067
Valor: 10 dólares (válido também para entrada no museu judaico)

12 - Museu Marítimo - o que fazer em Curaçao
Resgata mais de 500 anos da história marítima de Curaçao. Expõe equipamentos de navegação, mapas e modelos de navio. O local conta com passeios guiados no porto e em uma minirrefinaria de petróleo.

Funciona: 
Museu: de segunda a sábado - das 9 às 16 horas
Visitas guiadas Vapor de óleo: quartas e sábado às 13 horas
Passeio pelo porto: quartas e sábado às 14 horas
Endereço: N. Van den Brandhofstraat, 1
Telefone: +599 9 465-2327
Valor: 7 dólares (Museu); 6,5 dólares (vapor de óleo); 10 dólares (passeio pelo porto)

13 -  Museu do Octógno - o que fazer em Curaçao
Instalado dentro do hotel Avila Beach, o museu abriga objetos relacionados ao venezuelano Simón Bolivar. O museu fica dentro da antiga residência de Bolivar e possui o formato octognal com cúpula arredondada.

Funciona: mediante agendamento
Endereço: Penstraat, 130 (Hotel Avila)
Telefone: +599 9 461-4377

14 - Museu Kura Hulanda - o que fazer em Curaçao
Museu antropológico que retrata o comércio de escravos trazidos da África entre os séculos 17 e 19. Funciona no porto de Willemstad. Inaugurado em 1999, conta com a maior coleção africana do Caribe distribuída em 15 prédios. Está instalado onde funcionava o primeiro hospital para escravos africanos.

Funciona: de segunda a saábado - das 9:30 às 16:30 horas
Endereço: Klipstraat, 9
Telefone: +599 9 434-7765
Valor: 10 dólares

15 - Curaçao Museu - o que fazer em Curaçao
Museu que abriga um pouco da história geológica de Curaçao. Seu acervo é composto por mapas, artefatos indígenas pré-colombianos, além de pinturas, móveis e outros objetos que recontam os hábitos dos afro-curaçoenses após o fim da escravidão na ilha.

Endereço: Van Leeuwenhoekstraat s/n
Telefone: +599 9 462-3873

16 - Museu Fort Church - o que fazer em Curaçao
Museu que reúne objetos utilizados pela congregação protestante holandesa. Tem documentação das famílias importantes da ilha, mapas, cálice, fonte de batismo e outros itens. Está instalado em uma fortificação datada de 1635. Lá dentro também está a igreja Fort, construída em 1796.

17 - Parque Nacional Sete Bokas - o que fazer em Curaçao
Criado em 1994, o parque ocupa uma área de 200 hectares e reúne dez praias, cavernas e duas trilhas, como a Boka Pistol e Boka Wandomi. Possui sete entradas rochosas (sete bokas) por onde batem as ondas. O parque conta ainda com lanchonete, banheiros e estacionamento.

O Blog Guia Mundo Afora tem um post bacana sore este parque.

Funciona: todos os dias - das 9 às 17 horas
Telefone: +599 9 864-0363

18 - Parque Nacional Christossel - o que fazer em Curaçao
Maior parque nacional de Curaçao, abriga uma rica variedade de fauna e flora. Tem veados de cauda branca, coruja nativa e orquídeas selvagens. Tem ainda várias trilhas, bosques e colinas.

O parque ainda organiza visitas guiadas, safáris, observação de cervos, excursões em cavernas e outras atividades.

Funciona: todos os dias - das 9 às 17 horas
Telefone: +599 9 864-0363

19 - Mercado Flutuante - o que fazer em Curaçao
Localizado em Punda, as bancas ficam em barcos com vendedores que trazem seus produtos da Venezuela, entre verduras, frutas e legumes.
Endereço: Sha Caprileskade

20 - Fort Amsterdam - o que fazer em Curaçao
Forte localizado na capital de Curaçao construído em 1634 pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais. É o mais importante dos oito existentes na ilha. Atualmente é a sede do governo e fica no lado de Punda.

Endereço: Plaza Piar - Willemstad

21 - Fazenda de Avestruz - o que fazer em Curaçao
A fazenda de avestruz foi fundada em 1995 por um africano e conta com mais de 200 animais, entre avestruz e emas. A visita é feita em um safári, onde é possível ver as aves nos currais e até alimentá-las.

Funciona: todos os dias - das 8 às 17 horas
Endereço: Groot St. Joris Oeste, s/n
Telefone: +599 9 747-2777

22 - Hato Cave - o que fazer em Curaçao
Formação rochosa com mais de 200 mil anos formada por calcário, coral e estalactite. É uma caverna que ficava abaixo do nível do mar, por isso a presença de corais. Está localizada ao norte de Curação em uma área de quase cinco mil metros quadrados e é acessível desde 1991.

Funciona: todos os dias - das 9 às 16 horas
Endereço: Franklin D. Rooseveltweg
Telefone: +599 9 868-0379
Valor: 9 dólares

23 - Sea Aquarium - o que fazer em Curaçao
Criado em 1984, é o único aquário onde os animais marinhos estão em contato com as águas do mar aberto. Isso acontece porque a água salgada é bombeada para dentro dos tanques, criando um ambiente natural para as espécies. Abriga dezenas de golfinhos, tubarões, leões-marinho, tartarugas, raias, focas e flamingos.

Além de um tour pelo aquário, dá para alimentar alguns dos animais e assistir a shows com golfinhos, leões-marinhos e tubarões.

Funciona: todos os dias - das 8 às 17 horas
Endereço: Bapor Kibrá
Telefone: +599 9 461-6666
Valor: 21 dólares (idosos e criança até 12 anos pagam metade)

24 - Salina de Jan Kok Baai - o que fazer em Curaçao
Curaçao é um lugar preferido para os flamingos que chegam à ilha para se alimentar. O país conta com algumas salinas onde as aves gostam de ficar. Entre elas, tem a Jan Kok Baai (Sint Willibrodus), a Of jan Thiel (leste de Willemstad) e a St. Michiel (caminho para Vaarsenbaai).

A de Jan é a que reúne a maior concentração de flamingos, mas não é possível chegar perto. Tem uma distância mínima de observação para não estressar os animais.

O blog Ideias na Mala tem um post bacana que fala sobre os flamingos em Curaçao..

25 - Fazenda de Sal Landhuis Jan Kok - o que fazer em Curaçao
Antiga fazenda de sal, é uma das construções mais antigas de Curaçao datada de 1840. Está localizada em uma área de 345 hectares. 


26 - Museu Tula - o que fazer em Curaçao
Museu localizado em um casarão do século XVIII em Kenepa para valorizar a cultura africana/curaçoense. Seu acervo é composto por mapas, utensílios usados pelos escravos e seus senhores e outros objetos. Conta ainda com loja de artesanato com produtos produzidos por uma cooperativa de mulheres e restaurante especializado em cozinha crioula-caribenha-africana. 

Funciona: de terça a domingo - das 8 às 176 horas 


27 - Museu Nacional Arqueológico - o que fazer em Curaçao
Criado em 1998, expõe objetos que mostram os resultados de mais de 30 anos de pesquisas sobre as ilhas das Antilhas Holandesas. São artefatos arqueológicos pré-colombianos e peças etnográficas dos século XIX ao atual. 

Funciona: de segunda a sexta - das 8:30 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Endereço: 13 Johan van Walbeeckplei
Telefone: +599 9 462-1933

28 - Museu do dinheiro: Numismatic Museum - o que fazer em Curaçao
Museu que expõe as moedas utilizadas nas antigas ilhas das Antilhas Holandesas. Pertence ao Banco Central de Curaçao e tem como proposta contar a história do dinheiro nas ilhas. Conta ainda com uma biblioteca. 

Funciona: de segunda a sexta - das 08:30 às 11:30 e das 12:30 às 16 horas
Endereço: Scharlooweg, 11



VAI VIAJAR? Confira os serviços que vão facilitar sua viagem
➤ Reserve sua hospedagem em todo o mundo no BOOKING.COM ou no HOTEIS.COM
Compre suas passagens na DECOLAR, VIAJANET, ou na KLM
Compre pacotes de viagem com os melhores preços na DECOLAR, VIAJANET ou na CVC
Compre ingressos sem filas para atrações, passeios e serviços em todo o mundo na GET YOUR GUIDE
Faça seu seguro viagem com até 10% de desconto com a SEGUROS PROMO
Compre seu chip de celular e internet para usar em 210 países com a EASYSIM4U
Nenhum comentário:
Postar um comentário

Topo da página