30 de julho de 2018
Textual description of firstImageUrl

Pirâmides do Egito por dentro: como visitar

Pirâmides do Egito - Miquerinos, Quéfren e Quéops no show de som e luzes

Pirâmides do Egito: como visitar e entrar no interior da estrutura

Por Daniela Almeida

Só temos uma coisa a dizer: entrar em uma das pirâmides do Egito foi a experiência mais incrível de nossas vidas. E nós vamos te contar agora como foi e como você também pode fazer essa visita imperdível.

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)

As pirâmides do Egito: como visitar

Elas foram construídas há quase cinco mil anos para servirem de túmulos para os restos mortais dos antigos faraós do Egito antigo. Naquela época, acreditavam-se que, mesmo depois de morto, o espírito continuava no corpo e o soberano daria continuidade ao seu governo no outro reino. Daí a necessidade de uma morada condizente com seu poder.

Para embarcar nessa viagem sem volta, o rei era embalsamado e, após o processo de mumificação, era depositado em seu luxoso sarcófago e levado para dentro da pirâmide juntamente com todos os seus pertences. Afinal, ele precisaria de tudo quando acordasse no outro mundo. Dentro do sarcófago, informações sobre a vida do soberano também eram escritas para que corpo e alma pudessem se encontrar mais facilmente lá do outro lado.

E como essa nova morada seria eterna (diferente do tempo passageiro na terra), as construções tinham de ser gigantescas e imponentes. Por isso, enquanto vivos, os faraós já encomendavam suas tumbas faraônicas com bastante antecedência.

Dentro da pirâmide, tudo era muito bem escondido em câmaras secretas e a entrada do túmulo, lacrada para que ninguém perturbasse o sono do faraó ou roubasse a sua fortuna. Ai de quem violasse a múmia: seria amaldiçoado e morreria.

Diz a lenda que as tumbas continham maldições escritas nas paredes e que pessoas morreram e muitas coisas estranhas aconteceram depois que os seus interiores foram visitados.

Ai meu Deus. Eu e Danubia entramos dentro de duas delas lá no Cairo e em Saqqara 😱😱😱. E, agora, estou tendo um trabalho enorme para escrever esse post. Deve ser a maldição mesmo... kkk

Aproveite para ler também:

As pirâmides do Egito e seus mistérios

Mesmo com a possibilidade de pegar "uma baita maldição do faraó", visitar as pirâmides e até entrar dentro de uma delas é o sonho de muitas pessoas.

E era o nosso também. Afinal, o Egito era o destino número um da minha wish list.

Saiba mais neste post como foram os nossos dois dias no Cairo.

Poder estar diante de uma construção que tem quase cinco mil anos é algo intrigante, assustador e muito emocionante. Até hoje, ainda não acreditamos que tivemos essa experiência.

Mas por que as pirâmides causam esse efeito nas pessoas? Acreditamos que a existência de vários mistérios sobre a forma como elas foram erguidas e o fato dessas construções gigantescas ainda estarem de pé depois de tanto tempo são o principal motivo.

Quem nunca parou para pensar e se perguntou como e quem as teria construído? Escravos, trabalhadores egípcios, Et's? De que forma aqueles cerca de três milhões de blocos gigantes pesando mais de duas toneladas cada um foram levados para lá? Em embarcações pelo rio Nilo? Foram construídos ali mesmo? Colocados por alguma ação divina?

Os historiadores contam que para erguer uma pirâmide como a de Quéops, por exemplo, seriam necessários cerca de 30 mil pessoas trabalhando todos os dias durante 20 anos. Já pensou?

Várias são as explicações e as justificativas, incluindo algumas lendas. Mas o fato é que elas impressionam e aguçam o imaginário de milhares de pessoas há centenas de anos.

Internet ilimitada em mais de 140 países

Viaje para mais de 140 países com plano de dados ilimitados da EasySim4u. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.

Principais pirâmides do Egito - Pirâmides de Saqqara e de Gizé

A primeira pirâmide a ser construída no mundo foi a do faraó da terceira dinastia Djoser, em Saqqara, no século XXVII a.C. (entre 2630 a 2611 a.C.). Com 62 metros de altura e no formato de degraus, era o túmulo mais alto da época e foi feito por Imhotep, considerado o primeiro engenheiro e arquiteto da história.


Pirâmide de Djoser - Pirâmides do Egito
Pirâmide de Djoser, em Saqqara -  Pirâmides do Egito 


Depois dela, vieram centenas de outras. Atualmente, historiadores calculam que entre 118 e 138 ainda estejam de pé.

As mais famosas, porém, são as pirâmides de Gizé, localizadas na necrópole de Gizé, a 20 quilômetros do Cairo: são elas Quéops, Quéfren e Miquerinos, construídas para os faraós de mesmos nomes. Avô, pai e neto, respectivamente.

Pirâmides do Egito por dentro- Quéops, Quéfren e Miquerinos
Pirâmides do Egito por dentro - Quéops, Quéfren e Miquerinos 


Aliás, elas são consideradas as únicas sete maravilhas do mundo antigo ainda de pé.

Pirâmides do Egito - Miquerinos, Quéfren e Quéops no show de som e luzes
Pirâmides do Egito - Miquerinos, Quéfren e Quéops no show de som e luzes

Seguro Viagem com 10% de desconto 

Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa. Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil. Na Seguros Promo, leitor do D&D tem 10% de desconto: 5% na contratação com o cupom DEDMUNDOAFORA5 + 5% pagando no boleto. Se preferir, ainda pode pagar em até 12x no cartão de crédito.


Cada uma das três tem seu próprio complexo. Além da pirâmide principal, também fazem parte um templo, uma rampa, um templo funerário, túmulos dos sacerdotes e pessoas do governo e pirâmides menores destinadas às rainhas.

Mapa do Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro
Mapa do Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro 


Troque sua moeda estrangeira e receba o dinheiro em casa 

Aproveite para trocar sua moeda estrangeira sem sair de casa. Na Cotação, você conta com diversas opções de moeda, compra on-line e ainda recebe o dinheiro em casa ou retira em uma das lojas espalhadas pelo Brasil.

Quéops - A pirâmide de Quéops é a maior com 146,5 metros de altura e foi construída durante 20 anos em 2550 a.C., a pedido do faraó Quéops, da IV dinastia.

Chamada de Grande Pirâmide, é o monumento mais pesado que já foi erguido pelo homem. São cerca de 2,3 milhões de blocos. Cada pedra pesa aproximadamente 2,5 toneladas.

Durante quase quatro mil anos, ela foi a estrutura mais alta do mundo, sendo superada somente com a construção da Catedral de Lincoln, na Inglaterra, em 1300.

Internamente, até hoje, a Piramide de Quéops ainda está envolta em mistérios. Dentro dela, apenas três câmaras são conhecidas. Uma que ficou inacabada, mais ao fundo, e as câmaras da rainha e do rei, mais acima. Porém, estudiosos acreditam que existam outros espaços ainda não explorados.

Para matar um pouco da curiosidade, as autoridades egípcias autorizam a entrada em seu interior. O acesso é feito por um buraco (conhecido como "buraco dos ladrões" por ser um túnel feito pelos bandidos no ano de 820) no meio das pedras, localizado pouco metros acima do chão.

Para entrar, é necessário comprar um ingresso extra que, em abril de 2018, estava custando 300 Libras Egípcias.

Pirâmide de Quéops no Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro
Pirâmide de Quéops no Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro

Pirâmide de Quéops no Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito
Pirâmide de Quéops no Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro

Quéfren - com 136 metros de altura, é a segunda maior pirâmide do Egito. Das três, ela é a única que ainda permanece com o seu topo intacto, revestido com pedras calcárias originais. Essa parte branca na ponta.

Ela foi construída para abrigar o corpo do faraó Quéfren (filho de Quéops), quarto rei da IV dinastia, que reinou entre 2520 e 2494 a.C..

No dia da nossa visita, a entrada ao seu interior não estava autorizada ao público. Aliás, os turistas pouco ficam próximos à ela: somente o tempo de uma foto e seguem para a próxima atração.

Pirâmide de Quéfren no Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito
Pirâmide de Quéfren no Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro


Miquerinos - a menor das três pirâmides, com 62 metros de altura, é a que foi construída para o rei Miquerinos, quinto soberano da IV dinastia. Miquerinos governou por apenas 26 anos e, como morreu cedo, seu túmulo precisou ser finalizado às pressas com material de qualidade inferior.

Ela é a única que já não tem nenhum revestimento de pedra calcária por fora e, por isso, sua tonalidade é mais escura.

Pirâmide de Miquerinos no Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro
Pirâmide de Miquerinos no Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro


Na frente da pirâmide tem um buraco que teria sido feito pelo filho do sultão Saladino, que tem um nome bem difícil e comprido (kk): Malek Abd al-Aziz Othman ben Yusuf. Ele tentou demolir o monumento, mas só conseguiu tirar algumas pedras. Historiadores contam que, no interior da estrutura, foram encontradas cerca de 200 estátuas de Miquerinos.

Quem quiser, a entrada na pirâmide é permitida. Em abril de 2018, o ingresso estava sendo vendido a 60 Libras. Mais barato e com acesso muito mais fácil do que na de Quéops.

Nós entramos nela. Veja mais abaixo como foi essa experiência.

Esfinge - além das pirâmides, a esfinge também faz parte do complexo de Gizé. Ela foi construída em um único bloco de pedra calcária, sendo a maior no mundo neste estilo. Com 73,5 metros de comprimento; 20,22 metros de altura; e 19,3 metros de largura, possui cabeça de homem (dizem ser o rosto do faraó Quéfren) e corpo de leão.

Para os egípcios antigos, a esfinge significava sabedoria e poder. Além disso, ela protegia as pirâmides e os templos do complexo.

Esfinge no Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro
Esfinge no Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro


Assim como as pirâmides, várias teorias e lendas também norteiam a esfinge, principalmente, sobre a falta do seu nariz. Uma delas, a mais divulgada, é que teria sido obra de Napoleão quando invadiu o Egito em 1798. Outra história aponta os mamelucos como responsáveis, pois teriam usado o rosto da estátua como alvo para calibrar os canhões.

A teoria mais aceita, porém, é que os cristãos coptas ou otomanos tenham arrancado o pedaço entre os séculos XVI e XVII como forma de punição. Naquela época, o nariz dos ladrões era extirpado para seu fácil reconhecimento.

Esfinge no Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro
Esfinge no Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro


O que fazer e como visitar as pirâmides do Egito

Visitar o complexo de Gizé é a principal atividade do turista que chega ao Egito. Ele fica no deserto, mas está bem pertinho da periferia do Cairo.

A entrada pode ser feita por dois locais: uma no acesso à pirâmide de Quéops (principal), por onde nós entramos logo cedinho (e onde fica a bilheteria), e outra perto da Esfinge, último local da nossa visita.

Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito
Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito - Fonte: Google Maps


Nós ficamos em um hotel (Best View Pyramids) localizado praticamente na entrada da grande pirâmide. De lá, foi possível ver essas gigantescas tumbas faraônicas de camarote, inclusive o show de som e luzes à noite.

As melhores hospedagens com os menores preços

Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Pirâmides do Egito vistas do hotel Best View Pyramids
Pirâmides do Egito vistas do hotel Best View Pyramids


Para entrar no Complexo, é preciso comprar o ingresso que, em abril de 2018, custava 120 Libras Egípcias. Ele dá direito a visitar as três pirâmides (por fora) e a esfinge.

Ingresso para entrar no Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar
Ingresso para entrar no Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar


Nós fizemos esse passeio em um tour privado. A presença de um guia é fundamental para conhecer os detalhes e as histórias do Egito antigo. Nossa indicação é a Star Day Tour, que foi nossa parceira nestes dois dias no Cairo.

Saiba mais sobre o serviço da Star Day Tour.

Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar
Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar


Além disso, estar em um carro facilita muito o acesso a todo o complexo. Lá é tudo de areia e as pirâmides estão um pouco afastadas umas das outras. Até dá para ir a pé, mas vai cansar um pouco. É bom ir cedo para evitar multidões e o sol quente.

Nós tivemos sorte e não encontramos os locais abarrotados de gente. Foi bem tranquila a visita.

Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar
Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar


Dentro do complexo, além de posar em frente às estruturas gigantes, os mais corajosos podem ainda visitar o interior das tumbas. No dia da nossa visita, estavam abertas ao público as pirâmides de Quéops e a de Miquerinos.

Para entrar na grande pirâmide, é preciso pagar 300 Libras Egípcias. Na Miquerinos, 60 Libras. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria que fica na entrada principal no mesmo momento da compra do bilhete de entrada do complexo.

Ingresso para entrar na pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar
Ingresso para entrar na pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar


E para completar o passeio, ainda é possível andar de camelo. O ponto de partida, geralmente, é pertinho do mirante, de onde se tiram as fotos mais tradicionais das três pirâmides juntas.

Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito: saiba como visitar
Complexo de Gizé - Pirâmides do Egito: saiba como visitar


Nós não tivemos coragem de andar de camelo. Danubia até tentou, mas disse que estava muito alto e a "sela" estava torta kk. Por fim, ela só subiu para tirar uma foto tradicional, com mamis e eu embaixo, e andou por alguns pouquíssimos centímetros.

Passeio de camelo no complexo de Gizé - Pirâmides do Egito: saiba como visitar
Passeio de camelo no complexo de Gizé - Pirâmides do Egito: saiba como visitar


Fique atento na hora de combinar o passeio de camelo. Os proprietários dos animais cobram um valor na subida e outro na descida. Na nossa viagem, um deles disse que eram 12 dólares por pessoa para ir até as pirâmides e voltar. Como seriam Danubia e eu, dariam 24 dólares.

Mas eu desisti antes mesmo de tentar. E Danubia, apenas subiu, deu uma pequena voltinha de alguns míseros metros e pousou para as fotos comigo e mamis embaixo. Na hora de cobrar, o rapaz disse: "Vou fazer 15 para duas pessoas". Ãh???? Como assim? Eu respondi: mas, como duas pessoas, se eu nem subi no camelo? Ele tentou explicar, disse que eu tinha tirado foto na frente e, mesmo acompanhadas de um guia, tivemos que pagar os 15 dólares para evitar estresse.

Passeio de camelo no complexo de Gizé - Pirâmides do Egito: saiba como visitar
Passeio de camelo no complexo de Gizé - Pirâmides do Egito: saiba como visitar

Como é a visita ao interior das pirâmides do Egito

Como falei mais acima, nós entramos na pirâmide de Miquerinos. Além do ingresso ser mais barato, o nosso guia Ahmed, da Star Day Tour, disse que o acesso à ela seria mais fácil.

E enquanto Danubia e eu entramos, mamis ficou sentadinha nesta casinha de madeira da foto abaixo.

Pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar
Pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar

Pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar
Pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar


Dizem que entrar na de Quéops é bem mais difícil. Nossa amiga Luiza, do blog 360 Meridianos, entrou e contou tudo neste post. Segundo o relato dela, é preciso subir uma escada de madeira precária, praticamente, de quatro kkk.

Em Miquerinos, pelo contrário, além de estar mais vazia, é muito fácil de entrar e nós não sentimos nenhuma dificuldade. Só a descida é um pouco mais demorada porque a escada é quase em pé e os degraus contam apenas com umas tirinhas de madeira pregadas.

As fotos e filmagens lá dentro são permitidas, porém, apenas com celular. Como máquinas fotográficas não podiam ser levadas para o interior da estrutura, mamis ficou com a nossa.

Pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar
Pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar

E o que tem dentro das pirâmides do Egito?

Nada. Lá dentro das pirâmides não tem nada e nem ninguém vigiando. Só um espaço vazio, onde, antes, há mais de 4500 anos, estavam enterrados o corpo do faraó e sua fortuna.

Ao longo dos séculos, as tumbas foram saqueadas. Na de Quéops, por exemplo, só restou seu sarcófago porque ele era maior do que a entrada da câmara. O seu tesouro foi todo roubado ao longo do século XX.

A única que foi descoberta intacta em 1925 foi a de Tutankhamon, no Vale dos Reis, onde foram encontradas a sua múmia e mais de cinco mil peças, entre joias, sarcófago, a sua máscara funerária de ouro puro, entre outros objetos pessoais que estão expostos no Museu do Cairo.

Apesar de entrarmos em cômodos vazios, poder estar lá dentro foi uma das experiências mais impressionantes da nossa viagem de 21 dias pela Europa e pela África. Aliás, de todas as nossas vidas. Saber que estávamos dentro daquele monumento construído, sabe lá como, há quase cinco mil anos, foi surreal. 

Nós gostamos tanto, que agora queremos voltar ao Egito para entrar também na Pirâmide de Quéops 😅😅.

Como entrar na Pirâmide de Miquerinos - Como disse, a entrada na Miquerinos não foi difícil. Primeiro, descemos por uma escada íngreme, onde os degraus eram apenas ripinhas de madeira. 

Interior da pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito: saiba como visitar
Interior da pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar

Interior da pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar
Interior da pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar

Ao final da escada, chegamos à uma espécie de antessala e, em seguida, a um corredor curto, estreito e baixo. Foi preciso agachar um pouco para conseguirmos passar.

Interior da pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar
Interior da pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar

Interior da pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar
Interior da pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar


Saindo deste corredor, entramos em uma sala com alguns blocos de pedra e uma escada que nos levou a um segundo andar na parte de baixo.

Interior da pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar
Interior da pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar


Neste andar, há uma segunda câmara, também vazia. E só. Não tem mais nenhum local para visitar lá dentro.

Interior da pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar
Interior da pirâmide de Miquerinos - Pirâmides do Egito por dentro: saiba como visitar


Vimos algumas pessoas dizendo que quem é claustrofóbico não deve entrar. Sinceramente, quanto ao acesso à pirâmide de Miquerinos, não achamos nada complicado. Estávamos até um pouco receosas, mas foi supertranquilo.

Por questões óbvias, só não recomendamos a entrada de pessoas com dificuldade de locomoção ou idosos, como mamis que nos aguardou do lado de fora. Mas, no geral, vale bem a pena aproveitar essa oportunidade única na vida.

Tocando nas paredes da Pirâmide do Egito para acreditar que ela é de verdade kkk
Tocando nas paredes da Pirâmide do Egito para acreditar que ela é de verdade kkk

Bancando a faraó na pirâmide de Miquerinos, Egito
Bancando a faraó na pirâmide de Miquerinos, Egito


Veja só a nossa entrada na pirâmide de Miquerinos.




_________________________________________________________________________________
Encontre aqui seu hotel no Cairo. No Booking você sempre tem os melhores hotéis com os melhores preços.





Parceria
A viagem das integrantes do D&D Mundo Afora ao Cairo em abril de 2018 contou com parceria da Star Day Tour que nos concedeu o transfer e o tour pela cidadeApesar disso, as informações, opiniões e avaliações relatadas em todos os posts sobre a viagem são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.

NOSSO PARCEIRO NO CAIRO



VAI VIAJAR? Confira os serviços que vão facilitar sua viagem
➤ Reserve seu hotel em todo o mundo no BOOKING.COMou no HOTEIS.COM
Compre suas passagens na DECOLAR, AVIANCAou na KLM
Compre suas passagens de trem para toda a Europa com a RAILEUROPE
Compre seus pacotes de viagemna DECOLARou na CVC
Troque sua moeda estrangeira na COTAÇÃO
Compre ingressos sem filas para atrações em todo o mundo na TicketBare na Tiqets
Faça seu seguro viagem com a SEGUROS PROMO
Compre seu chip de celular e internet com a EASYSIM4U
2 comentários:

⏩ Curtiu as dicas deste post? Então aproveite e segue a gente nas redes sociais para acompanhar um pouco mais das nossas andanças pelo mundo afora:
Facebook Twitter Instagram Google Plus Youtube RSS Pinterest
Topo da página