Pôr do sol na Praia do Jacaré, Paraíba
Assistir a um pôr do sol sempre é uma boa atração em qualquer lugar do mundo, mas na Paraíba esse espetáculo tem um toque especial: pode ser apreciado ao som de um bolero, tocado por um saxofonista posicionado em um barquinho no Rio Paraíba. Tudo isso na cidade de Cabedelo, distante 17,5 quilômetros de João Pessoa.
É lá que acontece o famoso Pôr do Sol na Praia do Jacaré. O evento, que se repete há mais de 17 anos, é umas das atividades mais aguardadas por quem está na cidade.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Tem gente de tudo quanto é lugar querendo ver o paraibano Jurandir do Sax tocar o famoso Bolero de Ravel, enquanto o sol se põe lentamente.
E essa cena se repete, religiosamente, todos os dias. Tanto é que o Jurandir já saiu no Guiness Book como o artista que mais tocou no mundo o Bolero de Ravel, do compositor francês Maurice Ravel. Já foram mais de seis mil execuções.
COMO ASSISTIR AO PÔR DO SOL NA PRAIA DO JACARÉ
Nós tivemos a oportunidade de assistir ao Pôr do Sol na praia do Jacaré, durante um passeio de um dia até a cidade de João Pessoa.
Saímos pela manhã de Natal (Rio Grande do Norte), distante 183 quilômetros, e retornamos à noite.
O ideal é chegar a Cabedelo por volta das 15 horas para dar tempo de dar uma voltinha pela orla da Praia Fluvial do Jacaré antes do espetáculo principal.
Aliás, Praia do Jacaré, na verdade, não é uma praia. É um rio – o Rio Paraíba.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
![]() |
Lá ao fundo, o Porto de João Pessoa – Rio Paraíba, em Cabedelo – Pôr do sol na Praia do Jacaré, Paraíba |
Onde assistir ao pôr do sol na Praia do Jacaré
Quem quiser, pode assistir à apresentação encostado nas muretas ao redor do rio. Até 2015, ainda era possível apreciar o espetáculo sentado nos bares da orla, mas eles foram demolidos.
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
Porém, o jeito mais “chique”, mais divertido e mais completo de se assistir ao pôr do sol mais famoso da Paraíba – e até do nordeste – é contratando o passeio de catamarã.
Em janeiro de 2017, o ingresso custava R$ 45 por pessoa.
O programa começa todos os dias às 16 horas, quando os vários catamarãs de dois andares partem do píer para um passeio pelo Rio Paraíba.
Além de apreciar a paisagem, que é linda, durante aproximadamente uma hora e meia, os turistas ainda se entretém com as várias atividades que são realizadas lá dentro.
Programação dentro dos catamarãs
A recepção calorosa é feita feita pelo tradicional casal Maria Bonita e Lampião. Depois de todos acomodados, a embarcação começa a navegar e tem início o show com um animado forró.
Mas a dança não fica restrita aos dois. Depois da primeira música, eles puxam quem estiver ao redor e vão intercalando o forró nordestino com animadas quadrilhas. Um contador de piadas integra o quadro de atrações.
Para completar, o Jurandir e seu sobrinho se revezam entre os catamarãs, tocando alguns números no sax.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking.
No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
E não é que até mamis caiu na dança. Dançou forró com o Lampião, dançou quadrilha com a turma e ainda posou ao lado do casal, com uma faca encostada no rosto (ai, que medo kkk!!!!).
Por volta das 17 horas (no verão) e um pouco mais cedo (no inverno), o sol começa a se por e Jurandir se posiciona em um barquinho menor. Ali, com o sol ao fundo, ele inicia o seu ritual diário, tocando o Bolero de Ravel. É de arrepiar!!!
Durante alguns minutos, Jurandir ainda circula por entre os catamarãs e em frente à mureta (lotada de espectadores) para que todos possam apreciar o seu show.
Todo o passeio dura, aproximadamente, uma hora e meia, tempo suficiente para apreciarmos um dos maiores espetáculos da terra.
O que fazer na Praia do Jacaré – pôr do sol na Praia do Jacaré
A principal atração da Praia do Jacaré, sem sombras de dúvidas, é o pôr do sol. Mas o ideal é chegar um pouco antes das 16 horas (horário que os barcos e catamarãs iniciam a navegação) e curtir um pouquinho da localidade ao redor do rio.
Tem uma feirinha de artesanato, barraquinhas com comidas, restaurantes e uma casa do nordeste, com vários tipos de castanhas, cachaças, crepes, entre outros produtos nordestinos. Sem contar os “jacarés” espalhados pela orla.
Leia outros posts sobre a Paraíba:
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.