
Catedral de la Almudena: como visitar a catedral de Madrid – esta é uma das igrejas mais bonitas que já visitamos. Perde apenas para a de Toledo, também na Espanha (que vamos falar em outra oportunidade). A igreja é sede da diocese de Madri e é dedicada à virgem Maria, sendo o principal templo católico da cidade. Além da catedral, a visita deve incluir a Cripta, que fica abaixo, e o Museu, na parte superior. Destes três, somente o museu é pago. Mas vamos falar sobre os três neste post. Fique até o final.
CATEDRAL DE MADRID – CATEDRAL DE LA ALMUDENA
O nome oficial da Catedral é Santa Maria a Real de Almudena. Ela é a primeira catedral da Espanha a ser consagrada por um papa fora de Roma (Papa João Paulo II, em 1993).
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Sua construção teve início em 1883, quando o rei Alfonso XII colocou a primeira pedra. O projeto é de autoria do arquiteto Francisco de Cubas. A conclusão aconteceu 110 anos depois, em 1993.
Até então, Madrid pertencia a arquidiocese de Toledo por não ter uma catedral.


Onde fica a Catedral de Madrid
A catedral está localizada em frente ao Palácio Real. É bem perto da região central e dá para ir a pé.
Sua fachada principal está de frente para a plaza de Armería e o Palácio Real. A porta lateral é acessível através da calle de Bailén e, a cripta, abaixo, através da calle Mayor.

O que ver na Catedral de La Almudena em Madrid
A visita à Catedral de La Almudena é uma das atividades imperdíveis para quem vai a Madrid, na Espanha.
Como disse, seu interior é lindíssimo. Mistura os estilos neogótico, neoclássico e neorromânico em uma planta em formato de cruz latina, com uma única nave.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Lá dentro tem vários espaços e detalhes para serem apreciados.
Capelas
Estando na catedral, é possível ver algumas capelas nas laterais. Elas foram decoradas com ornamentos datados do século XVIII.





Altar central com a Virgem de la Almudena
Mas o que mais chama atenção em seu interior é a imagem da Virgem de Almudena feita de madeira de pinho dourado com o Menino Jesus do século XV sobre o altar central que é suspenso.
É possível chegar bem pertinho da imagem, subindo alguns degraus posicionados em ambos os lados do altar.


Atrás da Virgem, no altar central, tem um retábulo com 18 quadros com algumas cenas da vida do Menino Jesus que foi pintado por Juan de Borgoña.
Outros detalhes também podem ser apreciados neste retábulo como o escudo de Madri feito em 1656; o Cristo amarrado à coluna de Giacomo Colombo de 1698; e o Cristo Nazareno de autoria de Juan Martínez Montañés, século XVII.

Arca funerária de San Isidro Labrador – Catedral de Madrid
Além disso, outro detalhe que deve ser apreciado em seu interior é arca funerária de San Isidro Labrador que se encontra na capela ambulatória dedicada à padroeira de Madrid e à Santa María de la Cabeza, sua esposa.

O chão também é impressionante. É todo de mármore verde serpentino de Granada e amarelo polido de travertino.



Portas imponentes
E tem ainda as portas imponentes. Ao todo, são seis. Três estão de frente para a Calle de Bailén (por onde se entra na catedral) e três, para a Plaza da Almudena e o Palácio Real. Cada uma tem um significado.
A Central (virada para a Calle de Bailén) é a maior e representa a inauguração da Catedral e a consagração pelo Papa João Paulo II.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.


Além dela, tem ainda a Porta da Santíssima Trindade (virada para a o Palácio Real, é a mais importante e aberta só em ocasiões reais), Porta da Evangelização da América (à esquerda da porta principal), Porta dos Reis (à direita e também em frente ao Palácio), Porta lateral esquerda (que fica ao lado da Porta Central) e a Porta lateral direita (é por onde entram os visitantes na catedral).
Outros detalhes da Catedral que chamam atenção:




Informações úteis – catedral de Madrid
Funciona: todos os dias
De Julho a agosto – das 10 às 21 horas
De Setembro a junho – das 10 às 20 horas
Endereço: Calle del Bailén
Valor: gratuita
*Atualizado em setembro de 2024
CRIPTA DA CATEDRAL DE LA ALMUDENA EM MADRID
Logo abaixo da Catedral de la Almudena, com entrada pela Calle Major e em frente à Muralha Árabe, fica a Cripta de la Almudena.

Ela foi construída em 1911 em estilo neoromânico com influências bizantinas, tem o formato de cruz latina e é uma das maiores da Espanha.
No seu interior, estão 400 colunas imponentes, vitrais do século XIX e 20 capelas que rodeiam o espaço.




No centro, fica o altar-mor, onde está a imagem da Virgen de la Almudena, uma réplica da que está na Sé Catedral.

Como um grande panteão, o interior abriga vários túmulos. São mais de mil pessoas enterradas no chão e no interior das capelas. Todas elas com nomes das famílias importantes e da nobreza que estão descansando eternamente no local.


Funciona: de segunda a sexta – das 10 às 14 horas e das 16:30 ás 20 horas
Visita guiada: de segunda a sexta – às 10 e às 12 horas (mediante agendamento)
Endereço: Calle Mayor, S/N
Valor: gratuito (visita guiada: 4 euros)
*Atualizado em setembro de 2024
MUSEU E CÚPULA DA CATEDRAL DE MADRID
Além da Catedral e da Cripta, ainda é possível fazer uma visita ao Museu e a cúpula que ficam na parte superior, a 73 metros de altura.

Aliás, é lá de cima que tem-se uma das vistas mais bonitas do Palácio Real que fica em frente. E também da cidade.




Para visitar o museu e subir na cúpula é preciso subir várias escadas (tanto que mamis nem foi. Ficou dentro da catedral) e comprar um ingresso. Em 2024, custava 7 Euros.

O museu conta a história da construção da catedral e da diocese em Madrid por meio de objetos de grande valor religioso, histórico e artístico.
Tem vestimentas religiosas, mosaicos, coroas, imagens, pia batismal, códice, ostensórios e outros. Um dos mais valiosos é o códice de Juan Diácono, o documento mais antigo sobre a vida e os milagres de San Isidro.
Ao todo, são doze salas (algumas ainda dentro da catedral). Dentre elas, tem a Sala do Capítulo e a Sacristia Maior (decoradas com modernos mosaicos do sacerdote esloveno P. Marko I. Rupnik).
Lá dentro não é permitido fotografar.
Funciona: de segunda a sábado – das 10 às 14:30 horas
Endereço: Plaza de la Almudena, S/N
Valor: 7 euros
*Atualizado em setembro de 2024
Você também poderá se interessar por outros posts sobre a Espanha:
– Diário de Bordo: 4 dias em Madrid e Toledo, Espanha.
– O que fazer em Madrid: 53 atrações
– O que fazer em Toledo: 36 atrativos.
– Roteiro Madrid: quanto custa viajar para Madri.
– O que visitar em Madri, Por Fátima Costa.
– O que fazer em Barcelona.
– Jardins de Sabatini: como visitar em Madrid.
– Catedral de Toledo, Espanha: como visitar.
– Mercado de San Miguel Madrid: sabores de Madrid
– Catedral de Madrid: como visitar a catedral de la Almudena.
– Plaza Mayor e outras 11 praças em Madrid.
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.