19 de março de 2020
Textual description of firstImageUrl

Show de Fado em Lisboa com jantar: como assistir

Show de Fado em Lisboa com jantar: como assistir

Show de Fado em Lisboa com jantar: como assistir - Portugal

Por Daniela Almeida

"Não podes fugir / Ao negro fado brutal / Ao teu destino fatal / Que uma má estrela domina / Não podes mentir / Ás leis do teu coração / Mas, aí, quer queiras, quer não / Tens de cumprir a tua sina"

Foram com trechos melancólicos como estes de um típico fado português que entramos em contato com este estilo musical em sua cidade e país de origem.

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)

Quando estivemos em Lisboa em 2019, fizemos questão de incluir em nosso roteiro de cinco dias uma noite de jantar regada à tradicional música portuguesa. Ela é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco desde 2011.

Essa experiência nós tivemos durante o tour "Jantar com show de Fado" oferecido pela Walkborder. Nós contamos um pouco sobre a empresa neste postWalkborder: receptivo em Lisboa, Portugal.

O passeio inclui o transfer (in/out) entre o hotel e o restaurante (nós fomos ao D. Afonso, o Gordo), jantar e o espetáculo de fado.

É muito interessante, vale a pena e é sobre esse jantar com show de Fado em Lisboa que vamos falar neste post.

Aproveite para ler também:




O que é o Fado português

Nada mais apropriado para simbolizar o Fado como seu significado em latim (Fatum): Destino. Afinal, este estilo musical português, surgido em Lisboa no século XIX, é mundialmente conhecido por suas letras melancólicas que falam dos amores e dissabores que envolvem os destinos dos casais apaixonados.

A saudade, o amor, a tristeza e o sofrimento são os principais ingredientes dessas cantigas. É a nossa sofrência, vamos dizer assim. Porém, mais requintada kk.

Nos anos de 1840, quando as primeiras letras surgiram em bairros como Alfama, Castelo e Mouraria, o Fado era conhecido como música de levantar ferro, cantada pelos marinheiros nas proas dos navios.

Nessa época, era algo marginalizado. Daí alguns tipos de fados serem chamados de vadios. 

Nos anos de 1930 e 1940, o estilo musical se popularizou com ajuda dos meios de comunicação como cinema, rádio e teatro. Os fadistas, como são chamados os cantores deste estilo musical, saíram do anonimato e das ruas para ganharem o mundo.

Era a chamada época do ouro do Fado. Quando surgiram as famosas Casas de Fado.

Nos século XX, o Fado conquistou o mundo. 

Museu do Fado em Lisboa - Em Lisboa existe até um museu dedicado ao Fado. Fundado em 1998, ele conta a história do estilo musical e a de seus principais cantores, entre eles, Amália Rodrigues. Conta com instrumentos musicais, partituras, discos, documentos e outros objetos.

Também abriga uma escola de música que ensina a tocar a guitarra portuguesa e a viola de fado.

| Confira outras atrações para curtir em Lisboa: 50 dicas imperdíveis.


Internet ilimitada em 210 países

Viaje para 210 países com plano de dados ilimitados da EasySim4u. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem. E você ainda pode escolher: frete grátis usando o cupom RBBVGRATIS ou ganhar 10% de desconto com o cupom DDMUNDOAFORA10.


Como funciona o jantar com show de fado em Lisboa

Atualmente, os fados são apresentados em shows em diversas casas especializadas, restaurantes e bares de Lisboa. Tem opções para todos os gostos e bolsos. Dos mais tradicionais aos chamados "pega turistas".

Dá para fazer esses passeios por conta própria ou contratados tours específicos, como foi o nosso caso.
| Confira alguma sugestões de passeios que incluem jantar + show de Fado em Lisboa

E como funciona? Enquanto os pratos são servidos, um (a) fadista acompanhado (a) de músicos tocando, geralmente, guitarra portuguesa entoa os fados mais importantes e clássicos de Portugal.

O Jantar + Show de Fado dura em torno de três a quarto horas. É uma atividade imperdível para quem vai a Lisboa e até a outros locais de Portugal como o Porto (lá também vimos alguns espaços com shows de fado).
| Este tipo de apresentação temática também é comum em outros países. Na Argentina, por exemplo, é realizada nas casas de tango. Nós tivemos uma experiência no Tango Pizazzolla em Buenos Aires.

Em Lisboa, nós visitamos, como falei mais acima, o restaurante D. Afonso, o Gordo. Ele fica na tradicional região da Sé. Na mesma rua da catedral da Sé.

O interior do restaurante é todo de pedra e a luz, bem baixa, intimista, criando um clima característico de espaços medievais. 

Restaurante D. Afonso, o Gordo - Show de Fado em Lisboa com jantar: como assistir
Restaurante D. Afonso, o Gordo - Show de Fado em Lisboa com jantar: como assistir 


Na ocasião de nosso tour, a fadista da noite foi a Cidália Moreira. Segundo nos contou o guia da Walkborder, ela também é uma grande atriz portuguesa. Durante cerca de uma hora, ela e dois músicos se posicionaram pertinho das mesas para cantar os fados. Tudo sem microfone. Só no gogó mesmo. 

É uma experiência muito bacana e vale a pena.

Apesar disso, temos que confessar: também é um tatinho cansativo ficar ouvindo músicas e músicas chorosas até tarde da noite. Depois de três ou quatro músicas, já queríamos ir embora kkkk.

Seguro Viagem com 10% de desconto 

Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa. Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil. Na Seguros Promo, leitor do D&D tem 10% de desconto: 5% na contratação com o cupom DEDMUNDOAFORA5 + 5% pagando no boleto. Se preferir, ainda pode pagar em até 12x no cartão de crédito.


Cardápio do jantar com show de fado do restaurante D. Afonso, o Gordo, em Lisboa

Claro que o fado e os fadistas são as atrações principais desses jantares. Mas a comida também não fica atrás. É possível escolher várias opções do cardápio. 

No nosso caso, porém, como era um tour fechado, tínhamos apenas um menu específico com duas opções para escolha de entrada, prato principal, sobremesa e bebida. Detalhe: um litro para cada pessoa de água + vinho ou refrigerante.

E o nosso cardápio da noite foi:

Entrada: croquete de leitão e couvert grande com de azeitonas, pães, manteigas artesanais e saladinha de polvo.

Prato principal: Tiborna de bacalhau (lombo de bacalhau em azeite e citrinos com mistura de couves e espinafres salteados, croutons de broa de milho e pó de azeitona). E Javali do Reino (lombo de javali breaseado com purê de maça, ervilha torta e legumes baby).

Sobremesa: melão e baba de camelo.

Restaurante D. Afonso, o Gordo - Show de Fado em Lisboa com jantar: como assistir
Restaurante D. Afonso, o Gordo - Show de Fado em Lisboa com jantar: como assistir 

Menu servido no Restaurante D. Afonso, o Gordo - Show de Fado em Lisboa com jantar: como assistir
Menu servido no Restaurante D. Afonso, o Gordo - Show de Fado em Lisboa com jantar: como assistir 


E você, já teve alguma experiência nesses jantares com shows de Fado em Lisboa? Conhece uma casa de fado ou restaurante que é imperdível na capital portuguesa? Conta aqui nos comentários.

| Você também poderá se interessar por outros posts sobre o Portugal:

- O que fazer em Sintra.
- Dicas de hotéis em Lisboa.
- Dirigir em Portugal: guia completo para viajar de carro em Portugal.
- Diário de Bordo: 4 dias em Madrid e Toledo, Espanha.
- O que fazer em Mdrid: 53 atrações
- O que fazer em Toledo: 36 atrativos.




Parceria
Jantar com show de fado foi uma cortesia da Walkborder às integrantes do D&D Mundo Afora em novembro de 2019. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações relatadas em todos os posts sobre a viagem são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.



VAI VIAJAR? Confira os serviços que vão facilitar sua viagem
➤ Reserve sua hospedagem em todo o mundo no BOOKING.COM ou no HOTEIS.COM
Compre suas passagens na VIAJANET ou na KLM
Compre pacotes de viagem com os melhores preços na VIAJANET ou na CVC
Compre ingressos sem filas para atrações, passeios e serviços em todo o mundo na GET YOUR GUIDE
Faça seu seguro viagem com até 10% de desconto com a SEGUROS PROMO
Compre seu chip de celular e internet para usar em 210 países com a EASYSIM4U
Nenhum comentário:
Postar um comentário

Topo da página