23 de março de 2020
Textual description of firstImageUrl

Dirigir em Portugal: GUIA para viajar de carro

Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal

Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal

Por Danubia Almeida

Para completar a série de posts sobre a nossa viagem a Portugal, hoje, vamos falar de como é viajar de carro pelo país.

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)

As estradas de Portugal são muito convidativas. E é muito comum vermos pessoas alugando carros para conhecer as cidades portuguesas. 

Por isso, nesta viagem de 13 dias pelo país, também resolvemos alugar um veículo. E foi a melhor coisa que fizemos. Saiba tudo neste post sobre como dirigir em Portugal.


Aproveite para ler também:




Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal
Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal


Neste post você vai ler sobre:
Como alugar um carro em Portugal.
Nossa experiência com o carro em Portugal.
Como são as estradas de Portugal.
Velocidades permitidas nas estradas de Portugal.
Quantos e quais os valores dos pedágios em Portugal.
Abastecendo o carro em Portugal: como abastecer e quanto custa.
Vale a pena dirigir em Portugal?


Como alugar um carro em Portugal - Dirigir em Portugal

Alugar um carro em Portugal é simples. Tem várias locadoras por lá. Mas nós sugerimos alugar antes para garantir melhores taxas e poder pagar em Real.

Nós alugamos o carro aqui no Brasil mesmo. Entramos no site da Rentcars, nossa parceira aqui no blog, para ver a relação das várias operadoras cadastradas. 


Alugue um carro e tenha liberdade 

Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.


Nossa escolha foi pela empresa que oferecia, na ocasião, o veículo que estava com o valor mais barato - a Sixt. 

Para os seis dias que precisávamos, retirando no Porto e devolvendo em Lisboa, pagamos R$ 336 - no cartão de crédito e em real. 

O carro escolhido foi o Twing equipado com
• Rádio 
• Ar-Condicionado 
• Direção Hidráulica 
• Câmbio Manual 
• Airbag 
• Vidros Elétricos e Trava Elétrica 
• ABS 
• 4 Portas 

Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal
Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal


A locação também incluía:

Proteção do VeículoProteção contra roubo, furto, perda, danos e avarias ao veículo decorrente de colisões ou acidentes. Limites de cobertura e valor da coparticipação na franquia estabelecidos em contrato de locação. 

Proteção Contra Terceiros: Proteção contra danos materiais e pessoais causados a terceiros em razão de acidentes com o veículo locado. Limites de cobertura e valor da coparticipação na franquia estabelecidos em contrato de locação. 

Obs.: Itens Sem Cobertura: As proteções não possuem cobertura para danos em pneus, rádio/CD Player, vidros,para-brisa, estofamento, acessórios, riscos no veículo, mau uso e atos de vandalismo, cuja responsabilidade é do locatário. Danos causados por uso de adesivos e excesso de carga que danifiquem o veículo, conduzi-lo em estradas não permitidas e sem condições também não serão cobertos pelos seguros. 

- Imagina a tensão durante a viagem: qualquer coisinha que poderia ter encostado no carro mamis já falava: "xii, já vai cinco mil reais embora" kkkkkk.

Serviços contratados: Como a reserva já havia sido feita no site da RentCars ainda no Brasil, lá na locadora portuguesa apenas contratamos os serviços do Via Verde (para passar direto pelos pedágios nas estradas) e combustível (escolhemos a opção que não precisaria devolver o tanque cheio ao final do contrato). 

Os dois serviços deram 76,87 euros, que foram cobrados no cartão de crédito. 

O pedágio até pode ser pago em dinheiro nas cabines na estrada. Mas é bom verificar se compensa, pois alguns locais só tiram a foto da placa do carro. O valor vem pelos Correios três dias depois de passar por ele. Aí, você tem que achar uma agência para fazer o pagamento. 

Achamos que ia complicar muito e resolvemos pagar o Via Verde mesmo. 

Atenção: E é bom ficar atento na hora de retirar o carro na locadora. Verifique se tem danos no veículo (como arranhões, trincas, etc) e fotografe tudo. 

Na devolução, será preciso pagar pelas avarias que não tiverem sido sinalizadas na hora da retirada do veículo. 
| Aproveite e leia mais detalhes no nosso post sobre Como alugar um carro: dicas e procedimentos.

Esta foi a primeira vez que alugamos um veículo em viagem e foi uma experiência bem bacana. Muito bom poder ir e vir sem depender de ninguém. Valeu a pena!
| ATENÇÃO: para dirigir em Portugal, não é preciso ter a carteira internacional de motorista: PID (Permissão Internacional para Dirigir). É possível usar a CNH do Brasil por até 180 dias. Mas nós emitimos a nossa PID e a usamos durante a viagem. Confira como emitir a sua PID neste post.

Nossa experiência com o carro em Portugal - dirigir em Portugal 

Embora barato, o Twing é um carro sem estabilidade nenhuma na estrada e muito pequeno. Couberam só duas malas de mão no porta-malas e outra muito apertada atrás do banco do motorista. 

Tivemos que colocar as mochilas no banco de trás. Sabemos que não é permitido, mas não tinha onde colocar!

Bagagem no banco do carro que é muito pequeno - Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal
Bagagem no banco do carro que é muito pequeno - Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal


Nosso ponto de partida foi a cidade do Porto, de onde seguimos até Fátima, distante 196 quilômetros. 

A estrada é maravilhosa. Lisinha, lisinha. E foi aí que percebemos a instabilidade do carro. Muito leve, o veículo balançava e saia da reta quando outro passava de lado em alta velocidade. E bota alta velocidade. 

A maioria das estradas tem limite de 120 km. Mas, com certeza, os carros que passavam por nós estavam a mais de 150 km!

| DICA DE OURO: carros menores são péssimos para autoestradas e, principalmente, para quem não tem muito costume de dirigir em rodovias, como é o meu caso. O ideal é pagar um pouco mais caro no aluguel e pegar um veículo mais espaçoso e mais pesado, para ter mais segurança e estabilidade. Mas nem tudo foi ruim. As estradas portuguesas são muito bem sinalizada. Vou falar sobre elas agora.

Como são as estradas portuguesas - dirigir em Portugal

Em 13 dias por Portugal, nós passamos por várias cidades. Saímos do Porto pela Estrada A1 e rumamos para Fátima. De Lá, fomos para Nazaré, Óbidos, região de Algarve (no extremo sul do país), encerrando a viagem de carro em Lisboa, após 1124 quilômetros.

Nas autoestradas de Portugal - Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal
Nas autoestradas de Portugal - Dirigir em Portugal


Nem pareceu tanto assim! Foi tão divertido. Cantamos, rimos de tudo e da Ponte “Perna seca” (só quem estava no carro vai saber do que estou falando kkk! Não conto...).

Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal
Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal

E ainda nos encantamos com as paisagens deslumbrantes e pontes enormes, como a Vasco da Gama com 12,3 km de comprimento no caminho entre Óbidos e Faro. 

Como disse, as estradas de Portugal são muito boas e bem sinalizadas. Isso facilita muito. De qualquer forma, um GPS - ou a dona Googla kk (como chamamos o Google Maps) - é sempre muito bem-vindo. Principalmente quando se visita várias cidades, como fizemos. 

Aliás, além de sinalizadas, é bom ressaltar que durante todo o trajeto o sinal de celular foi excelente. Nós usamos o tempo inteiro. Tanto para o GPS quando para mamis assistir às novelas kk. 

E nossa indicação é usar o chip da EasySim4u, que oferece internet ilimitada em 210 países. 


Internet ilimitada em 210 países

Viaje para 210 países com plano de dados ilimitados da EasySim4u. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem. E você ainda pode escolher: frete grátis usando o cupom RBBVGRATIS ou ganhar 10% de desconto com o cupom DDMUNDOAFORA10.


Velocidades permitidas nas estradas de Portugal - dirigir em Portugal

De um modo geral, as estradas de Portugal são divididas em: 

Autoestradas - sinalizadas com a letra A, conta com pedágios, são duplicadas e a velocidade varia de 50 km a 120 km por hora. Nelas, o tempo de percurso é menor e a viagem segue por fora das cidades.

Estradas nacionais - sinalização com as letras B e C, são locais, sem pedágios, a pista é simples e a velocidade varia entre 50 km a 70 km/hora. O trajeto é mais demorado e o condutor precisa passar dentro dos municípios pelo caminho.

Todo o trajeto é fiscalizado por câmeras e pela guarda nacional republicana. Cerca de 740 quilômetros de estradas cortam o país de norte a sul.


Quantos e quais os valores dos pedágios em Portugal - como dirigir em Portugal

Se por um lado as autoestradas são maravilhosas para dirigir em Portugal (com qualidade superior às das estradas nacionais), por outro, elas também têm muitos pedágios. 

E eles são de três tipos de Portagens (como são chamados): dois como os do Brasil - de cabine, onde você passa e paga ao atendente; o Sem Parar (lá se chama Via Verde); e a portagem eletrônica.

Pedágio de cabine em Portugal - Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal
Pedágio de cabine em Portugal - Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal
Portagem eletrônica - Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal
Via Verde - Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal

A portagem eletrônica funciona como um radar. As câmeras ficam em cima da via em um pórtico e fotografam a placa do carro. Depois, a empresa te envia a fatura. 

Para as pessoas com residência no país, a conta vai para o endereço registrado no veículo e faz-se o pagamento. 

Já para os estrangeiros que alugam carro, porém, é mais burocrático. Para pagar, é preciso ir até a uma agência dos Correios três dias depois de passar pelo pedágio fotográfico. É necessário informar a placa do carro e fazer o pagamento lá mesmo. 

Para quem vai de cidade em cidade, porém, este não é a maneira mais aconselhável. Nem sempre o condutor estará no prazo correto para verificar os valores e fazer a quitação da taxa. 

Por isso, muitas pessoas (e nós fizemos isso) optam por pagar uma taxa para a locadora do veículo. 

Esta taxa garante que a empresa faça este processo de “ir” aos Correios para pegar os valores. Depois, ela te envia a cobrança e o pagamento é feito diretamente no seu cartão de crédito. 

Vai vir o IOF? Vai. Mas se você também não pagar dentro do prazo, a multa vai vir. E vai vir em Euro. 

E aí, minha amiga ou meu amigo, com certeza será um valor muito mais alto do que o do pedágio somado ao IOF e à taxa cobrada pela operadora. 

Mas fique esperto! Marque por quantos pedágio você passou. Sejam eles de cabine ou fotográficos. Peça à empresa a relação completa com os valores e localidades para evitar golpes ou cobranças indevidas.


Seguro Viagem com 10% de desconto 

Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa. Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil. Na Seguros Promo, leitor do D&D tem 10% de desconto: 5% na contratação com o cupom DEDMUNDOAFORA5 + 5% pagando no boleto. Se preferir, ainda pode pagar em até 12x no cartão de crédito.


Pedágios pagos em nossa viagem - Em seis dias, nós passamos por 19 pedágios, totalizando 89,79 euros.

Pedágios de Portugal - Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal
Pedágios de Portugal - Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal


De Porto para Fátima:
- 2 Pedágios
Valor: 11,42 euros

De Nazaré para Óbidos
- 1 pedágio
Valor: 2,2 euros

De Óbidos para Algarve
- 5 pedágios 
Valor:
Pedágio 1: 1,46 euros
Pedágio 2: 19,88 euros
Pedágio 3: 0,61 euros
Pedágio 4: 24,45 euros
Pedágio 5: 0,75 euros

Dentro de Algarve (entre as cidades de Armação de Perâ e Lagos)
- 6 pedágios: 6 (3 na ida e 3 na volta)
Valores:
Pedágio 1: 0,85
Pedágio 2: 0,45
Pedágio 3: 0,80
Pedágio 4: 0,80
Pedágio 5: 0,45
Pedágio 6: 0,85

De Algarve a Lisboa
- 5 pedágios 
Valores:
Pedágio 1: 0,75 euros
Pedágio 2: 1,42 euros
Pedágio 3: 20,15 euros
Pedágio 4: 0,30 euros
Pedágio 5: 0,75 euros
Pedágio 6: 1,45 euros

Abastecendo o carro em Portugal: como abastecer e quanto custa 

Com relação ao abastecimento do veículo, foi supertranquilo mesmo sendo o motorista o “frentista”. É isso mesmo! Em Portugal, é o motorista quem abastece o carro.

Abastecendo o carro em Portugal - Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal
Abastecendo o carro em Portugal - Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal

Na nossa primeira parada, como não sabíamos como fazer, perguntamos à uma pessoa que também estava abastecendo. E foi muito fácil, gente! 

Como abastecer o carro - Se você quiser encher o tanque, basta colocar a bomba e esperar travar. Para abastecer outros valores, você digita no painel da bomba quantos litros vai querer (10, 5 ou 1) ou aperta o gatilho e solta quando chegar na quantidade desejada ou no valor que quer pagar.

Abastecendo o carro em Portugal - Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal
Abastecendo o carro em Portugal - Dirigir em Portugal: GUIA COMPLETO para viajar de carro em Portugal

O pagamento é feito nas lojas de conveniências dentro dos postos. 

Quantos gastamos: litros e euros - Na época da nossa viagem, em novembro de 2019, a gasolina 95, que é a mais barata, custava entre 1,58 e 1,59 euros o litro. 

Nós recebemos o tanque cheio no Porto e optamos em pagar pelo valor que não precisaria enchê-lo ao final da reserva. 

Posto de combustível em Portugal - Dirigir em Portugal
Posto de combustível em Portugal - Dirigir em Portugal


Durante seis dias, e após 1124 quilômetros rodados, abastecemos o carro por três vezes. Foram consumidos 41,72 litros e pagos 66,47 euros.

Posto de combustível em Portugal - Dirigir em Portugal
Posto de combustível em Portugal - Dirigir em Portugal


| No post Quanto custa viajar para Portugal: roteiro de 15 dias tem todos os gastos desta viagem, inclusive combustível e pedágios.


Ah! Falando em abastecer, a sinalização dos postos de gasolina é maravilhosa! Placas indicam quantos quilômetros faltam para o próximo posto e qual bandeira é utilizada. Além disso, as sinalizações com os valores sempre estarão dois quilômetros antes do local.

Sinalização dos Postos de combustíveis em Portugal - Dirigir em Portugal
Sinalização dos Postos de combustíveis em Portugal - Dirigir em Portugal

Posto de combustível em Portugal - Dirigir em Portugal
Posto de combustível em Portugal - Dirigir em Portugal

Achei isso fantástico. Pude saber se a gasolina que coloquei ia dar até a próxima empresa de combustível. A média era de 30 a 50 km de distância entre um posto e outro. Não é como no Brasil: uma bagunça. 

Vale a pena dirigir em Portugal? 

No geral, foi MARAVILHOSO viajar de carro em Portugal - na querida terrinha. Mamis teve mais conforto. Foi mais cômodo. 

Compensou muito por conta do valor que teríamos que pagar de passagens entre uma cidade e outra. E foi menos cansativo (até para mim que estava dirigindo). 

Foi nossa primeira experiência alugando um carro e valeu muito a pena.

Dirigir em Portugal - guia para viajar de carro em Portugal
Dirigir em Portugal - guia para viajar de carro em Portugal


E você, já dirigiu fora do país? Como foi sua experiência? Conta aqui nos comentários.


| Você também poderá se interessar por outros posts sobre o Portugal:

- O que fazer em Sintra.
- Dicas de hotéis em Lisboa.
- Dirigir em Portugal: guia completo para viajar de carro em Portugal.
- Diário de Bordo: 4 dias em Madrid e Toledo, Espanha.
- O que fazer em Mdrid: 53 atrações
- O que fazer em Toledo: 36 atrativos.





VAI VIAJAR? Confira os serviços que vão facilitar sua viagem
➤ Reserve sua hospedagem em todo o mundo no BOOKING.COM ou no HOTEIS.COM
Compre suas passagens na VIAJANET ou na KLM
Compre pacotes de viagem com os melhores preços na VIAJANET ou na CVC
Compre ingressos sem filas para atrações, passeios e serviços em todo o mundo na GET YOUR GUIDE
Faça seu seguro viagem com até 10% de desconto com a SEGUROS PROMO
Compre seu chip de celular e internet para usar em 210 países com a EASYSIM4U
Nenhum comentário:
Postar um comentário

Topo da página