30 de setembro de 2019
Textual description of firstImageUrl

Troca da guarda em Londres: como assistir

Post atualizado em 07 de outubro de 2019
Troca da guarda em Londres: como assistir

Troca da guarda em Londres: como funciona e como assistir

Por Daniela Almeida

Para quem não vive o regime da monarquia, visitar um país com reis e rainhas é um tanto quanto inusitado, né. Pelo menos, foi para nós quando estivemo em Londres em 2018.

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)

Chegar perto de castelos de verdade (como o de Buckingham) e até poder ver (se der sorte) uma rainha, como Elizabeth II, ou um rei, é uma experiência bem diferente e superbacana. 

E são várias as atividades e cerimônias que envolvem o dia a dia da realeza. Em Londres, por exemplo, uma delas (supertradicional) é a troca da guarda real.

É um verdadeiro espetáculo. Sabe aqueles guardas que a gente sempre vê com um chapéu cumprido - ou sei lá como chamam aquilo – todo cheio de pelos e de roupa vermelha e preta? Pois é, são estes aí que participam desta atração imperdível em Londres.

Mas para poder acompanhar essa troca, que é uma das mais conhecidas do mundo, é preciso se planejar para ver tudo de pertinho.





Troca de guarda em Londres: como funciona e como assistir

Antes de mais nada, é bom saber que existem três trocas de guardas em Londres: em frente ao Palácio de Buckingham, no Castelo de Windsor e a Horse Guarda Parade em frente ao espaço dos estábulos reais.

Palácio de Buckingham: troca da guarda em Londres
Palácio de Buckingham: troca da guarda em Londres

Estábulos reais: local da Horse Guarda Parade -troca da guarda em Londres
Estábulos reais: local da Horse Guarda Parade - troca da guarda em Londres


Mas nós vamos te contar apenas a troca que acontece em frente ao Palácio de Buckingham que foi a que a gente assistiu.


Internet ilimitada em 210 países

Viaje para 210 países com plano de dados ilimitados da EasySim4u. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem. E você ainda pode escolher: frete grátis usando o cupom RBBVGRATIS ou ganhar 10% de desconto com o cupom DDMUNDOAFORA10.



Troca da Guarda em Londres no Palácio de Buckingham

O Palácio de Buckingham foi construído em 1703 para residência do primeiro duque de Buckingham John Sheffield. É, desde 1837, a morada oficial dos integrantes da monarquia britânica, quando a rainha Vitória se instalou no local. É lá que mora a rainha Elizabeth II e o retante da realeza. 

E este palácio é "guardado" pela Guarda Real ou a Guarda da Rainha. Ela é composta pelos destacamentos dos palácios de St. James e de Buckingham e formada por soldados da infantaria e da cavalaria desde o reinado de Carlos II em 1660. Eles são os mais antigos do exército britânico.


A quantidade de oficiais que cuida do Palácio varia. Quando a rainha está em sua residência, são três oficiais e 40 guardas dispostos em quatro fileiras e quatro sentinelas. Quando a soberana não está em casa, o número passa para três oficiais, 31 guardas e dois sentinelas. 


Guardas reais britânicos - Troca da guarda em Londres
Guardas reais britânicos - Troca da guarda em Londres


E além de garantirem a segurança da família real, os guardinhas também participam de alguns momentos cerimoniais. Um deles é a troca da guarda

Troca da guarda em Londres
Troca da guarda em Londres


Seguro Viagem com 10% de desconto 

Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa. Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil. Na Seguros Promo, leitor do D&D tem 10% de desconto: 5% na contratação com o cupom DEDMUNDOAFORA5 + 5% pagando no boleto. Se preferir, ainda pode pagar em até 12x no cartão de crédito.


O que acontece na troca da guarda em Londres

Para muita gente essa cerimônia militar pode até ser uma coisa corriqueira. Isso porque, de uma forma bem simples, uma troca de guarda nada mais é do que o momento em que os guardas de um turno passam seu posto para os companheiros que entrarão em serviço.

Em Londres, a velha guarda (Old Guards) passa as chaves do Palácio para a nova guarda (New Gurads). E é só isso? É sim, mas com toda a pompa e circunstância que a guarda britânica tem e que faz valer muito a pena assistir.


Tem banda tocando clássicos e hits atuais, cavalaria e a marcha dos guardinhas reais que por si só já vale o tempo que dura a troca. 

São 45 minutos emocionantes, mas por vezes cansativos. Quem assiste fica de pé na rua que é cercada por oficiais, bloqueando a passagem dos visitantes no espaço por onde os guardas passam.


Mas como tudo acontece?

Então: a cerimônia é o seguinte: toda uniformizada com casaco vermelho, luva branca e chapéu de urso (parece que no inverno, a vestimenta é substituída por um sobretudo cinza), a Old Guards sai lá do Palácio de St. James pela The Mall e segue marchando em direção ao palácio de Buckingham, onde outros componentes da velha guarda - que também estão encerrando o turno - estão aguardando no pátio.

Guardas saem do Palácio de St. James e seguem para Buckingham - Troca da guarda em Londres
Guardas saem do Palácio de St. James e seguem para Buckingham - Troca da guarda em Londres


Ao mesmo tempo, outro grupo de guardinhas reais (os News Guards) sai lá do quartel Wellington Barracks, ao lado do Museu da Guarda Real (onde eles são inspecionados), e marcha pela Birdcage Walk também em direção a Buckingham.

News Guards durante inspeção no quartel Wellington Barracks - Troca de guarda em Londres
News Guards durante inspeção no quartel Wellington Barracks - Troca de guarda em Londres

News Guards em direção ao palácio de Buckingham - Troca de guarda em Londres
News Guards em direção ao palácio de Buckingham - Troca de guarda em Londres

Trajetos da troca de guarda em Londres
Trajetos da troca de guarda em Londres


Todo o trajeto é feito ao som de marchas militares e outros clássicos (inclusive de filmes) executados pela banda regimental. Tudo muito bem ensaiado e sincronizado. É muito lindo de assistir.

Guardas reais durante cerimônia da troca de guarda em Londres
Guardas reais durante cerimônia da troca de guarda em Londres


As melhores hospedagens com os menores preços

Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.


Depois que os dois destacamentos da Guarda Real passam pelos portões do Palácio, acontece lá dentro do pátio a troca oficial da guarda com apresentação das armas e a entrega simbólica das chaves. A velha guarda, então, bate em retirada a pé ou a cavalo e termina o espetáculo.

Essa cerimônia demora em torno de 45 minutos.

Guardas reais durante cerimônia da troca de guarda em Londres
Guardas reais durante cerimônia da troca de guarda em Londres

Cavalaria real durante cerimônia da troca de guarda em Londres
Cavalaria real durante cerimônia da troca de guarda em Londres

Guardas reais durante cerimônia da troca de guarda de Londres
Guardas reais durante cerimônia da troca de guarda de Londres

Olha só na foto abaixo o guardinha real deixando a cerimônia de troca. Eles são muito sérios. Mesmo após o expediente, não param, não falam com os turistas e nem riem kk. E durante toda o trabalho, também ficam tão parados que parecem de cera kk.

Guarda real deixando a troca de guarda
Guarda real após expediente


Qual melhor lugar para assistir à troca da Guarda em Londres

Antes de dizer o melhor lugar para assistir à troca da guarda em Londres, é preciso lembrar da pontualidade britânica. Sim, ela existe e funciona até mesmo com essa solenidade militar.

Então, para ficar no melhor local é preciso chegar cedo para a acompanhar à cerimônia que começa a tomar forma às 10:30 horas.

Quando fomos, chegamos cerca de 30 minutos antes e ficamos em um lugar distante da entrada do palácio e que tinha a visão bloqueada dos pontos principais. Mesmo assim, ainda deu pra ver.

São dois os melhores locais para assistir. Um dele é exatamente ao lado dos portões de entrada de Buckingham. Esse da foto abaixo.

Vale lembrar que toda a área em frente é cercada e monitorada por guardas comuns. Olha só esse oficial de verde ao lado esquerdo da foto. Tem vários deles na região impedindo os visitantes de chegarem perto da tropa real, durante a marcha.

Guardas entrando no palácio durante a troca de guarda de Londres
Guardas entrando no palácio durante a troca de guarda em Londres

Fiscalização do público durante a troca da guarda de Londres
Fiscalização do público durante a troca da guarda em Londres


O segundo lugar é no Monumento em homenagem à Rainha Victoria, o Victoria Memorial (esse da foto abaixo, do lado direito). Ele fica em frente ao Palácio de Buckingham.

Como o lugar é mais alto, os turistas sobem em cima para terem uma ampla visão do espaço onde acontece o espetáculo.

Victoria Memorial; melhor lugar para assistir à troca da guarda em Londres
Victoria Memorial; melhor lugar para assistir à troca da guarda em Londres


Quando acontece a troca da Guarda em Londres

Como disse, a troca da guarda é realizada com pontualidade britânica. Além do horário (já falo quais mais abaixo), ela também acontece em dias específicos de acordo com a época do ano.

Entre abril e julho, é realizada todos os dias. Nos outros meses, às segundas, quartas, sextas e domingos. Consulte o calendário no site oficial da guarda britânica.

Em relação ao horário, a cerimônia começa a tomar forma às 10:30 horas, com a inspeção dos guardas (tanto os velhos, locados nos Palácios de St. James e de Buckingham, quantos os novos no quartel Wellington Barracks).

Inspeção da News Guards no quartel Wellington Barracks: troca da guarda em Londres
Inspeção da News Guards no quartel Wellington Barracks: troca da guarda em Londres


Depois desse momento, que para nós, turistas, já é um pequeno ensaio e um aperitivo para o que vem em seguida, as duas tropas começam a marchar em direção a Buckingham.

Às 11 horas em ponto, a nova guarda entra para o pátio da residência real para a troca propriamente dita; às 11:40 horas, a velha guarda bate em retirada; e às 11:45 horas, a nova guarda que vai assumir o posto em St. James também sai de Buckingham, encerrando a solenidade militar.

Old Guards deixa o Palácio de Buckigham após cerimônia de troca da guarda em Londres
Old Guards deixa o Palácio de Buckingham após cerimônia de troca da guarda em Londres


Vale a pena assistir à troca da guarda em Londres?

Mas será que valeu a pena? Lóooogico. Como disse no início, é uma atração imperdível. Em outros países também têm a troca da guarda, mas nada se compara a essa de Londres.

Tudo contribui para ser perfeito. A cerimônia em si. O cenário com o imponente palácio de Buckingham à frente. E os personagens que são os atores principais da solenidade militar: os inconfundíveis guardinhas londrinos, sisudos (kkkk), montados em seus cavalos que dão inveja e vontade de montar.

Quem for a Londres deve se programar para assistir a esse espetáculo.


Visita ao Palácio de Buckingham

Além de ver a troca da guarda real, quem visitar Londres ainda pode conhecer as dependências do Palácio de Buckingham.

A visita acontece apenas no verão, quando a rainha não está no local, entre os meses de julho e outubro, e com hora marcada. Durante o tour, é possível ver a Sala de Estado, Presentes Reais, jardins e estábulo.


Visita ao Palácio de Buckingham e troca da guarda real

Funciona:
Visitas internas (quartos): diariamente (de julho a setembro) - das 9:30 às 18 horas
Estábulos Reais e Galeria da Rainha: diariamente (de março a outubro) - das 10 às 17 horas | Novembro e dezembro - de segunda a sábado - das 10 às 16 horas
Troca de guarda: diariamente (entre abril e julho) - às 11 horas | nos outros meses, às segundas quartas, sextas e domingos
Endereço: Westminster, London SW1A 1AA
Valor para visita interna: 25 Libras (22,80 Libras - acima de 60 anos)
Estações de metrôWestminster
➥ ADQUIRA AQUI ingressos e tours para o Palácio de Buckingham


VAI VIAJAR? Confira os serviços que vão facilitar sua viagem
➤ Reserve sua hospedagem em todo o mundo no BOOKING.COM ou no HOTEIS.COM
Compre suas passagens na DECOLAR, VIAJANET, ou na KLM
Compre pacotes de viagem com os melhores preços na DECOLAR, VIAJANET ou na CVC
Compre ingressos sem filas para atrações, passeios e serviços em todo o mundo na GET YOUR GUIDE
Faça seu seguro viagem com até 10% de desconto com a SEGUROS PROMO
Compre seu chip de celular e internet para usar em 210 países com a EASYSIM4U
2 comentários:
  1. Passamos em frente... mas não deu tempo ver... hahahahah....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena... é muito bonito de assistir. vale bem a pena!

      Excluir

Topo da página