29 de junho de 2019
Textual description of firstImageUrl

5 lugares incríveis no Peru com criança

Machu Picchu - 5 lugares incríveis no Peru com criança

Conheça 5 lugares incríveis para viajar no Peru com criança

Publicidade - Apesar de sermos um blog que viaja em família com presença de um idoso, no caso a nossa querida mamis, muitas de nossas experiências e dicas também podem ser utilizadas por quem viaja com criança. Os cuidados com a saúde, a atenção junto aos roteiros para serem menos cansativos e a alimentação adequada funcionam muito bem com estes dois públicos.

Por isso, se você tem filhos (sobrinhos, netos, afilhados, amiguinhos e etc) pequenos e deseja conhecer o Peru, e até adquirir pacotes para Machu Picchu, deve prestar atenção em alguns itens de planejamento antes da viagem.

De forma bem organizada, será possível conhecer diversos destinos incríveis no Peru com criança (nós listamos cinco neste post) e aproveitar bem o passeio.


Aproveite para ler também:

Cuidados na viagem ao Peru com criança

É importante considerar que ao viajar ao Peru com crianças deve-se estar consciente de situações de contingência em diversas circunstâncias que irá enfrentar.

Primeiramente, é preciso ter em mente que esta será uma viagem de avião longa: Brasil – Lima – Cusco. O trajeto dura entre 5 e 7 horas, considerando as escalas.

Outra coisa que deve ser levada em consideração antes de viajar com os pequenos é que Cusco está a 3400 metros de altitude e isso vai implicar no possível mal da altura (mal de soroche). Os transtornos podem acarretar em problemas respiratórios. Além disso, a adaptação pode ser pior quando se opta por fazer a Trilha Inca para Machu Picchu.

5 lugares incríveis no Peru com criança
5 lugares incríveis no Peru com criança


É fundamental também levar em conta o cansaço nas visitas guiadas a diferentes atrações turísticas. E ainda estar atento que problemas estomacais podem surgir pela difícil digestão de certos alimentos.

Ao olhar para estas situações, é hora de se perguntar: é possível desfrutar de um passeio a Cusco com crianças pequenas? A resposta é que dependerá muito da maneira que você organizar sua viagem e da saúde e adaptação de seus filhos.


Internet ilimitada em 210 países

Viaje para 210 países com plano de dados ilimitados da EasySim4u. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem. E você ainda pode escolher: frete grátis usando o cupom RBBVGRATIS ou ganhar 10% de desconto com o cupom DDMUNDOAFORA10.



Peru com crianças: cuidados na chegada Cusco

Quando chegar a Cusco, é altamente recomendável descansar um dia sem realizar nenhum tour. Logo nas primeiras horas, pode acontecer de sentir falta de oxigênio, enjoos, náuseas e nariz entupido à noite. 
| Dica: o ideal é descansar, tomar bastante água, chá de coca, ingerir alimentos leves e tentar realizar caminhadas leves pela cidade.

Sugerimos ainda contratar uma agência de viagens profissional para conhecer os lugares. recomenda-se organizar os tours em seu próprio país para evitar o stress de procurar uma boa empresa em Cusco por conta da grande informalidade na cidade.

As agências de turismo, normalmente, oferecem passeios compartilhados que podem variar de grupos de seis a 35 passageiros, dependendo do tipo de serviço oferecido.

Se você tem de dois a três filhos pequenos, ou até mesmo um, pode solicitar uma cotação para um serviço exclusivo, principalmente, visando a maior comodidade das crianças. Em muitos casos, o valor não varia muito.

Dicas de 5 lugares incríveis no Peru com criança

1 - Cusco em um city tour

A primeira sugestão é começar com Cusco e redondezas. Leve sempre em consideração a condição física das crianças e a climatização à altitude.

O ideal é realizar visitas guiadas em Sacsayhuaman, Qenqo, Puka Pukara e Tambomachay, quatros lugares de natureza com lindas paisagens.
| Saiba mais sobre nossa experiência no city tour em Cusco, no Peru.

A Catedral de Cusco e Qoricancha (parte do city tour), por estarem próximos à Praça de Armas, podem ser visitados por conta própria. Dentro  de um tour, torna-se cansativo, pois são lugares frios e é necessário fazer caminhadas.

Seguro Viagem com 10% de desconto 

Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa. Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil. Na Seguros Promo, leitor do D&D tem 10% de desconto: 5% na contratação com o cupom DEDMUNDOAFORA5 + 5% pagando no boleto. Se preferir, ainda pode pagar em até 12x no cartão de crédito.

catedral de Cusco - 5 lugares incríveis no Peru com criança
Catedral de Cusco - 5 lugares incríveis no Peru com criança


Sacsayhuamán: era provavelmente uma fortaleza cerimonial inca. Sua construção foi iniciada no governo do Inca Pachacútec. 

Com muros megalíticos, foi a maior obra arquitetônica realizada pelos incas durante seu apogeu. Afirma-se que foi o forte militar mais importante do Império, comparado em sua grandeza ao Coliseu romano. Nesta fortaleza, os Incas armazenavam suas armas, estando preparados para qualquer ameaça de invasão.

Sacsayhuamán - 5 lugares incríveis no Peru com criança. Foto: Divulgação
Sacsayhuamán - 5 lugares incríveis no Peru com criança. Foto: Divulgação


Qenqo: composta por um altar de sacrifícios em uma das câmaras subterrâneas, onde sobressai uma grande rocha que, de acordo com alguns historiadores, era coberta de ouro. Na parte superior da câmara pode-se visualizar uma abertura localizada acima da rocha. A luz da lua penetrava por esta abertura iluminando todo o local.

Puka Pukara: Com prováveis fins militares, era o ponto de controle de entrada à cidade de Cusco: “a Capital do Império”. Porém, também serviu como um “tambo” (lugar de descanso) para os “chaskis” que levavam mensagens ou encomendas pelos povoados. Na encosta eram armazenados produtos desidratados. Isso porque, graças aos fortes ventos, eram conservados por mais tempo em uma espécie de geladeira.

Tambomachay: foi provavelmente um dos principais centros de adoração em Cusco destinado à água, um elemento indispensável às plantações. Serviu como um centro de relaxamento e espairecimento para o Inca. Possuiu também fins militares. Foi encontrada uma torre de vigilância que controlava o acesso a Cusco pelo norte.
| Importante na viagem ao Peru com crianças: é preciso estar atento que Tambomachay está a 3765 metros acima do nível do mar. Cuidado com o mal da altitude.

Tambomachay - 5 lugares incríveis no Peru com criança
Tambomachay - 5 lugares incríveis no Peru com criança


As melhores hospedagens com os menores preços

Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.


2 - Maras, Moray e Salineras

Outra região bacana para viajar ao Peru com crianças é esta que engloba Maras, Moray e Salineras. Com duração de aproximadamente cinco horas, este tour deve ser feito quando estiver melhor aclimatado e na parte da manhã. À tarde, o clima é mais frio e venta muito, o que pode ser bastante incômodo, principalmente para os pequenos.

Moray: plataformas agrícolas construídas em aberturas ou buracos naturais gigantescos. Estes terraços são sobrepostos, tomando a forma de um gigantesco anfiteatro. De acordo com historiadores, as construções constituíram um importante laboratório agrícola do império inca. As plataformas foram erguidas com seus respectivos canais de irrigação e cada uma delas constitui um microclima.

Salineras: possui cerca de três mil poços pequenos com uma área de aproximadamente cinco metros quadrados cada um. Na época de seca eles são preenchidos com água salgada proveniente de um manancial natural.

3 - Tipon, Pikillacta e Templo Colonial Andahuaylillas

tour para esta região também demanda cerca de cinco horas e o melhor é fazê-lo pela manhã quando estiver com crianças.

Tipon: foi o maior oratório onde se cultuava a água com o cuidado e a veneração que os incas tratavam este elemento. Apesar disso, há ainda mistérios a serem desvendados. A tranquilidade do local e o som da água criam uma atmosfera de proximidade com os deuses, encantando os visitantes.

Pikillacta: Foi um dos mais importantes centros administrativos da cultura Huari (ou Wari) entre os séculos VI a IX de nossa era. Alguns especialistas sustentam a teoria que este centro se manteve vigente até a época dos incas, ainda que não se tenha encontrado restos que corroborem tal presença.

Templo de Andahuaylillas: a igreja de São Pedro de Andahuaylillas é a maior atração para os visitantes devido à qualidade de suas obras de arte, sendo denominada a “Capela Sixtina” da América.

4 - Pisac e Ollantaytambo com destinos a Águas Calientes

Muito conhecido, o Vale Sagrado dos Incas é também um dos destinos incríveis no Peru. A paisagem do Vale, onde estão Pisac e Ollantaytambo, é maravilhosa e muito revigorante.  
| Saiba mais sobre o tour pelo vale Sagrado do Peru.

De lá, a viagem pode seguir até Água Calientes, porta de entrada para Machu Picchu.

Por que viajar a Águas Calientes a partir do Vale Sagrado: é bem menos cansativo fazê-lo diretamente, pois se evitam duas horas de viagem adicionais de Cusco. É importante destacar que chegar a Águas Calientes, subir a Machu Picchu e fazer o tour podem ser bem cansativos principalmente para crianças.

Uma outra opção pode ser viajar cedo a Águas Calientes e permanecer no local por algum tempo. Porém, é desnecessário, uma vez que não há muitos atrativos para se ver, a não ser as termas. Neste caso, perde-se quase um dia que poderia ser aproveitado para conhecer o Vale Sagrado.
| Dica: compre a passagem de trem Ollantaytambo-Águas Calientes para o horário das 15h37 para chegar a Águas Calientes às 17h30, jantar e descansar para o grande dia de visitar a cidade perdida dos incas: Machu Picchu.

Pisaq: este é o ponto de início do circuito turístico “Vale Sagrado dos Incas”. Este povoado tradicional é conhecido por seu parque arqueológico com forma de perdiz de puna onde suas asas são demonstradas pelos terraços.

Pisac - 5 lugares incríveis no Peru com criança
Pisac - 5 lugares incríveis no Peru com criança


Ollantaytambo: cada pedra trabalhada é uma obra de arte independente de sua relação com as outras. Lados, ângulos e volumes são diversos. Os antigos peruanos alheios ao simplismo e pragmatismo tinham outro conceito do tempo e da arte.

Ollantaytambo - 5 lugares incríveis no Peru com criança
Ollantaytambo - 5 lugares incríveis no Peru com criança


5 - Machu Picchu

Machu Picchu é um dos destinos mais incríveis do Peru. Por isso, nos tours, a visita ao sítio arqueológico (e uma das maravilhas do mundo) é considerado o grande dia de uma viagem ao país.
| Saiba mais sobre o que fazer em Machu Picchu.
Machu Picchu - 5 lugares incríveis no Peru com criança
Machu Picchu - 5 lugares incríveis no Peru com criança. Foto: divulgação


Para fazer este passeio, o ideal é sair de Águas Calientes para Machu Picchu entre 7 e 8 horas da manhã. Há muitas agências de viagem que saem bem mais cedo, mas isso afeta o sono e, consequentemente, cansa os pequenos.

Muitos passageiros querem ver o nascer do sol e aproveitar Machu Picchu com poucas pessoas. É uma boa ideia, mas quando há crianças envolvidas, o ideal é se render à tentação e não pressioná-las. Mais uma vez, é importante cotar tours exclusivos para este tipo de situação.

A visita guiada a Machu Picchu dura em torno de 2:30 horas. Este tempo pode ser muito cansativo para os pequenos. Por isso, sugerimos informar ao guia para terminar o passeio guiado caso eles se sintam muito cansados.

Retorno para Cusco - Depois de visitar o sítio arqueológico, a volta de ônibus até Águas Calientes tem duração de 30 minutos.

Em seguida, é hora de pegar o trem até Ollantaytambo em uma viagem de 1:30 hora. Finalmente, é disponibilizado um transporte para levar até Cusco em um trajeto de mais 1:50 hora.
| Dica: É muito recomendável fazer a reserva do hotel em Ollantaytambo para esta data, tornando a viagem menos cansativa para as crianças, retornando tranquilamente a Cusco no dia seguinte.

Machu Picchu: mais que uma cidadela, é um complexo arquitetônico, onde se sente falta somente dos telhados. 

O sítio arqueológico é chamado de cidade pelo grande número de casas que, atualmente, soma-se mais de 200. Durante seu apogeu, este número provavelmente era bem maior. 

Seu projeto contempla praças, templos, caminhos, escadarias, terraços, aquedutos, etc.


Aproveite para ler outros posts sobre viagens no Peru: 


VAI VIAJAR? Confira os serviços que vão facilitar sua viagem
➤ Reserve sua hospedagem em todo o mundo no BOOKING.COM ou no HOTEIS.COM
Compre suas passagens na DECOLAR, VIAJANET, ou na KLM
Compre pacotes de viagem com os melhores preços na DECOLAR, VIAJANET ou na CVC
Compre ingressos sem filas para atrações, passeios e serviços em todo o mundo na GET YOUR GUIDE
Faça seu seguro viagem com até 10% de desconto com a SEGUROS PROMO
Compre seu chip de celular e internet para usar em 210 países com a EASYSIM4U
Nenhum comentário:
Postar um comentário

Topo da página