27 de maio de 2019
Textual description of firstImageUrl

Museu do Cairo: múmias reais e tesouro de Tutancâmon

Museu do Cairo: múmias reais e tesouro de Tutancâmon

Museu do Cairo: múmias reais, tesouro de Tutancâmon  e outros objetos do Egito antigo

Por Daniela Almeida

As salas das múmias reais são dois dos espaços mais importantes do Museu Egípcio do Cairo, no Egito. Até para quem não entende nada sobre história antiga, estar frente à frente de faraós com quase cinco mil anos é uma experiência inexplicável. 

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)

Mamis, por exemplo, ficou impressionada de ver os corpos dentro dos vidros blindados com cabelos, unhas e dentes. Tudo muito bem preservado. 

É tão real que quase conseguimos voltar lá pelos anos de 2,6 mil antes de Cristo quando esses reis e rainhas governavam a antiguidade. É incrível e não tem palavra que possa descrever esse momento.

Mas além das múmias, que foi o que mais nos marcou nesta visita, o Museu do Cairo conta com mais de 220 mil objetos antigos, sendo em torno de 120 mil em exposição.


Visita com guia - Nós estivemos lá em abril de 2018 em um dos dois dias na cidade. Durante o passeio, tivemos a companhia do guia Ahmed, da Star Day Tour

Foi muito importante contar com a presença de um guia, principalmente, que falasse português. A gente conseguiu absorver melhor tantas histórias fascinantes que envolvem o Egito, as pirâmides e seus poderosos faraós.

Saiba mais sobre esta viagem:





Museu do Cairo - a história do Egito Antigo

Primeiro museu nacional do Egito, o Museu do Cairo foi criado em 1858. No prédio da praça Tahrir, a principal da cidade, ele funciona desde 1902. 

Ele abriga um acervo riquíssimo com mais de 120 mil itens (e outros tantos guardados), como sarcófagos, múmias de pessoas e de animais, estátuas, esfinges, papiros, moedas, entre outros. É uma coleção gigante. A maior do mundo de antiguidades faraônicas.

Museu do Cairo: múmias reais e tesouro de Tutankhamon
Átrio principal do museu do Cairo

As peças mais importantes do museu são o enxoval de Tutancâmon, incluindo sua máscara mortuária de ouro, e 24 múmias reais.

Todo esse acervo está guardado em um prédio colonial, decorado em estilo greco-romano, com dois andares e cerca de dez mil metros quadrados. 

Além dos objetos em exposição, conta com café, livraria e loja com lembrancinhas.


Internet ilimitada em 210 países

Viaje para 210 países com plano de dados ilimitados da EasySim4u. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem. E você ainda pode escolher: frete grátis usando o cupom RBBVGRATIS ou ganhar 10% de desconto com o cupom DDMUNDOAFORA10.

Lojinhas do Museu do Cairo: múmias reais e tesouro de Tutankhamon
Lojinhas do Museu 


Destruição - em 2011, o museu sofreu um atentado terrorista. Várias peças foram destruídas, incluindo múmias e objetos de Tutancâmon. Depois disso, um forte esquema de segurança foi implantado para controlar as visitas.

Como visitar o Museu Egípcio do Cairo

Visitar o museu do Cairo não é uma tarefa fácil. Como disse, são mais de 120 mil objetos dispostos (de uma forma pouco organizada) em uma ordem cronológica em mais de cem salas. Por isso, seriam necessárias várias visitas para conseguir ver tudo. 

Primeiramente, para entrar na área onde está o museu é preciso passar por um primeiro controle de segurança. Bolsas são revistadas e passadas pelos detectores de metais. A entrada é permitida somente depois dessa revista inicial.

Ingresso - bilhete de entrada no Museu custava, em abril de 2018, 120 Libras. Comprado junto com o da sala das múmias reais240 Libras EgípciasA visita à sala, porém, é opcional e o ingresso individual estava sendo vendido a 150 Libras Egípcias, pagando à parte.

A bilheteria fica do lado direito de quem entra pelo portão.


As melhores hospedagens com os menores preços

Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.


Bilheteria do Museu do Cairo: múmias reais e tesouro de Tutankhamon
Bilheteria do Museu do Cairo

| Antes de organizar sua viagem para o Egito, é preciso realizar alguns procedimentos:
➤ Providenciar o Certificado Internacional de Vacina contra febre amarela - saiba como emitir o seu.
➤ Ter um visto para entrar no Egito: saiba como emitir o seu no aeroporto do Cairo.

A visita começa ainda do lado externo do museu. O prédio colonial decorado em estilo greco-romano impressiona.

Entrada do Museu do Cairo, Egito
Entrada do Museu do Cairo, Egito

Seguro Viagem com 10% de desconto 

Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa. Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil. Na Seguros Promo, leitor do D&D tem 10% de desconto: 5% na contratação com o cupom DEDMUNDOAFORA5 + 5% pagando no boleto. Se preferir, ainda pode pagar em até 12x no cartão de crédito.



Além disso, várias estátuas e uma fonte ficam dispostos nos jardins em frente. Na fonte tem a planta do papiro e a flor-de-lótus. O papiro representa o Baixo Egito que ficava no norte e a Flor, a parte sul ou o Alto Egito. 

Papiro na fonte em frente ao Museu do Cairo, Egito
Papiro na fonte em frente ao Museu Egípcio

Flor-de-lótus em frente ao Museu do Cairo, Egito
Flor-de-lótus em frente ao Museu Egípcio


Ao entrar no interior do prédio, é necessário passar por outro Raio-X. O controle de segurança é muito intenso em todos os atrativos do Cairo e do Egito. Principalmente, depois dos atentados terroristas.

Controle de segurança na entrada do Museu do Cairo, Egito
Controle de segurança na entrada do Museu Egípcio


Depois que você for liberado, o primeiro espaço é este da foto abaixo. Como são mais de cem salas, o ideal é fazer o tour no sentido horário, começando pelo térreo. 

Museu do Cairo, Egito
Museu do Cairo, Egito


Neste primeiro andar, estão as peças dos períodos Pré-dinástico; Antigo, Médio e Novo Reinos; Período Tardio; e Época Grega no Egito.

Entre os objetos expostos, chama a atenção a única imagem no Egito do Faraó Quéops (aquele que é o dono da Grande Pirâmide de Gizé) feita de marfim. A estátua é minúscula. 

É curioso: fazer uma pirâmide tão grande (é a única maravilha do mundo antigo ainda de pé) e ter sua imagem tão pequenininha.

estátua do faraó Quéops da Grande Pirâmide - Museu do Cairo, Egito
Estátua do faraó Quéops da Grande Pirâmide


Mas além desta estátua, tem muita coisa bacana para ver neste primeiro piso: sarcófagos, pedaços de pirâmides, esfinges, utensílios usados no dia a dia dos egípcios, entre outros itens. 

Sarcófagos no Museu do Cairo, Egito
Sarcófagos no Museu Egípcio

Museu do Cairo, Egito
Museu do Cairo, Egito

Corredores do Museu do Cairo, Egito
Corredores do Museu do Cairo, Egito

Museu do Cairo, Egito
Museu Egípcio

Interior do Museu do Cairo, Egito
Interior do Museu do Cairo, Egito

Mais objetos em exposição no Museu do Cairo, Egito
Mais objetos em exposição no Museu Egípcio

Escriba com rolo de papiro na 4ª/5ª dinastia é o mesmo da nota de 200 libras
Escriba com rolo de papiro na 4ª/5ª dinastia é o mesmo da nota de 200 libras

Museu do Cairo, Egito
Museu do Cairo, Egito

Interior do Museu do Cairo, Egito
Interior do Museu Egípcio

Mikerinos, Hathor e uma deusa - museu do Cairo
Mikerinos, Hathor e uma deusa - Museu do Cairo


Já no segundo andar estão as salas das múmias reais, de animais (cachorros, crocodilos, gatos, pássaros, etc) e de outras personalidades egípcias. 

Também tem objetos de Tutankhamon e os encontrados nos Vale dos Reis pertencentes às últimas dinastias do Egito Antigo, como os tesouros de Amenophis II e da rainha Hatshepsut.

Sarcófagos no Museu do Cairo, Egito
Sarcófagos no Museu Egípcio

Mais Sarcófagos no Museu do Cairo, Egito
Mais Sarcófagos no Museu Egípcio do Cairo, Egito

Múmias de animais no Museu do Cairo, Egito
Múmias de animais no Museu do Cairo, Egito

Múmias do Museu do Cairo, Egito
Múmias do Museu do Cairo, Egito

Sarcófagos do Museu do Cairo, Egito
Sarcófagos do Museu Egípcio

Mais Sarcófagos do Museu do Cairo, Egito
Mais Sarcófagos do Museu do Cairo, Egito

Múmias no Museu do Cairo, Egito
Múmias no Museu do Cairo, Egito

Acervo do Museu do Cairo
Acervo do Museu Egípcio

Segundo andar do Museu do Cairo
Segundo andar do Museu do Cairo 

Acervo do Museu do Cairo
Acervo do Museu Egípcio do Cairo

Mais peças do acervo do Museu do Cairo
Mais peças do acervo do Museu do Cairo

Múmia no Museu do Cairo
Múmia no Museu do Cairo

 Sala das múmias reais no Museu do Cairo

A sala das múmias reais, ou melhor, as salas, já que são duas localizadas no segundo andar, guardam os corpos mumificados de 24 faraós (12 em cada sala) da 17ª à 21ª dinastia egípcia. 

Ali dentro, onde não é permitido filmar, estão várias descendências de Ramsés (inclusive o II que foi o mais poderoso), Tutmés II, Seti I (dono de uma das maiores tumbas em Luxor) e a rainha Hatshepsut.

Múmias das salas reais Ramses II e de Hatshepsut no Museu do Cairo. Foto: Wikimedia Commons
Múmias das salas reais: faraó Ramses II e rainha Hatshepsut no Museu do Cairo. Foto: Wikimedia Commons


Para nós, foi o local mais impressionante do museu. Até agora não dá para esquecer aquele tanto de múmia dentro dos vidros. É até difícil de imaginar que elas têm mais de quatro mil anos. 😱😱😱

Como disse, para entrar nas salas é preciso comprar um ingresso separado (150 Libras) ou combinado com a entrada do museu (240 Libras). Valores atualizados em março de 2019.

Ingresso para o Museu do Cairo e sala das múmias reais
Ingresso para o Museu do Cairo e sala das múmias reais


Sala de Tutankhamon - Museu do Cairo

Outro lugar imperdível dentro do museu (e que não requer pagamento extra) é onde estão expostos os pertences de Tutancâmon. 

O Museu do Cairo conta com quase dois mil objetos do faraó em exposição. As peças estão dispostas nos corredores do segundo andar e em uma sala com acesso controlado.

No corredor estão, por exemplo, as quatro câmaras que foram encontradas em sua tumba no Vale dos Reis. A múmia estava dentro dos quatro sacrários, um dentro do outro, todos cobertos de ouro em folha. 

No último, tinha uma esquife de quartzo de 2,75 comprimento por 1,50 de altura. Dentro da esquife tinha ainda outros três sarcófagos no formato do faraó. Ele estava no último coberto com sua máscara mortuária de ouro e lápis-lazúli.

Câmaras de Tutankhamon no Museu do Cairo
Câmaras de Tutankhamon no Museu do Cairo

Uma das quatro Câmaras de Tutankhamon no Museu do Cairo
Uma das quatro Câmaras de Tutankhamon no Museu do Cairo

Câmaras de Tutankhamon no Museu do Cairo

Além das caixas, vários objetos que foram encontrados na tumba do Vale dos Reis também estão em exposição neste espaço como o trono do farão menino, cadeira cerimonial, leque, chinelo, sandália, jogo de tabuleiro, cama e outros itens pessoais.

Sandália de Tutankhamon no Museu do Cairo
Sandália de Tutankhamon no Museu do Cairo
Sandália de Tutankhamon no Museu do Cairo
Mais uma sandália de Tutankhamon no Museu do Cairo
Trono de Tutankhamon no Museu do Cairo
Trono de Tutankhamon no Museu do Cairo
Leque de Tutankhamon no Museu do Cairo
Leque de Tutankhamon no Museu do Cairo


Sarcófagos de Tutancâmon do Museu do Cairo, Egito
Sarcófagos de Tutancâmon do Museu do Cairo, Egito
Cadeira cerimonial feita de ébano e marfim de Tutankhamon Trono de ouro de Tutankhamon  - Museu do Cairo
Cadeira cerimonial feita de ébano e marfim e trono de ouro de Tutankhamon no Museu do Cairo 


Já na sala com acesso controlado (onde não é permitido filmar ou fotografar) estão os objetos mais valiosos do enxoval do faraó como sua máscara mortuária de ouro maciço. Também tem joias, adagas e amuletos.

Máscara Mortuária de ouro de Tutancâmon - Foto: Wikimedia Commons
Máscara Mortuária de ouro de Tutancâmon - Foto: Wikimedia Commons



A história de Tutancâmon 
Tutancâmon começou seu reinado muito jovem, aos nove anos. Na época, ele era casado com Ankksenpaáton, da mesma idade. Como ela era filha do faraó anterior, que morreu, assumiu o poder e dirigiu o Egito até os 19 anos em 1323 a.C. 

Sua tumba foi encontrada intacta com todo seu tesouro em 1922 por Howard Carte. Ali dentro, foram descobertos joias, objetos pessoais, ouro, estátuas, mobílias, tecidos, textos sagrados, armas e outros itens.

Apesar dos tesouros terem sido levados para o Museu do Cairo, a múmia de Tutancâmon continua na tumba no Vale dos Reis.

Novo Museu do Cairo

Um novo Museu egípcio está sendo construído perto das pirâmides em Gizé. Na verdade, ele já deveria ter sido inaugurado desde 2018, mas a data já foi adiada algumas vezes.

O local dará destaque a Tutancâmon, já que irá expor a coleção completa do enxoval do faraó menino com mais de 45 mil peças, além da barca do faraó Quéops. 

Apesar da mudança, o atual museu não deixará de existir. Passará por reforma e boa parte dos objetos serão melhor realocados. 


Museu do Cairo

Funciona:: diariamente - das 9 às 19 horas | Durante o Ramadã - das 9 às 17 horas
Endereço: 15 Meret Basha, Ismailia, Qasr an Nile
Telefone:  +20 2 2579-4596
Valor: 120 Libras Egípcias | Sala Real das Múmias - 150 Libras Egípcias
➨ INGRESSOS PARA O MUSEU: compre aqui.
➨ APROVEITE: COMPRE AQUI ingresso para o Museu Egípico + passeio pelo Bazar Khan El-Khalili. Inclui transfer e refrigerante grátis.
 APROVEITE: VISITA GUIADA pelo museu Egípcio. COMPRE AQUI.


Fotos do Museu do Cairo

Confira mais algumas fotos do interior do museu.


Acervo do Museu do Cairo, Egito

Acervo do Museu do Cairo, Egito

Acervo do Museu do Cairo, Egito

Acervo do Museu do Cairo, Egito

Acervo do Museu do Cairo, Egito


Acervo do Museu do Cairo, Egito

Acervo do Museu do Cairo, Egito


Acervo do Museu do Cairo, Egito




Acervo do Museu do Cairo, Egito

Acervo do Museu do Cairo, Egito

Acervo do Museu do Cairo, Egito

Acervo do Museu do Cairo, Egito

Acervo do Museu do Cairo, Egito

Acervo do Museu do Cairo, Egito

Acervo do Museu do Cairo, Egito

Acervo do Museu do Cairo, Egito

Acervo do Museu do Cairo, Egito

Acervo do Museu do Cairo, EgitoAcervo do Museu do Cairo, Egito

Acervo do Museu do Cairo, EgitoAcervo do Museu do Cairo, Egito

Acervo do Museu do Cairo, EgitoAcervo do Museu do Cairo, Egito





VAI VIAJAR? Confira os serviços que vão facilitar sua viagem
➤ Reserve sua hospedagem em todo o mundo no BOOKING.COM ou no HOTEIS.COM
Compre suas passagens na DECOLAR, VIAJANET, ou na KLM
Compre pacotes de viagem com os melhores preços na DECOLAR, VIAJANET ou na CVC
Compre ingressos sem filas para atrações, passeios e serviços em todo o mundo na GET YOUR GUIDE
Faça seu seguro viagem com até 10% de desconto com a SEGUROS PROMO
Compre seu chip de celular e internet para usar em 210 países com a EASYSIM4U
Nenhum comentário:
Postar um comentário

Topo da página