28 de fevereiro de 2019
Textual description of firstImageUrl

O que fazer no Cairo, Egito: 44 atrativos

Post atualizado em 13 de março de 2019
Complexo de Gizé - O que fazer no Cairo, Egito

O que fazer no Cairo, Egito: 44 atrações imperdíveis na terra do faraó

Por Daniela Almeida

Visitar o Egito era um sonho antigo do D&D Mundo Afora. Principalmente meu, Daniela. Por isso, quando decidimos ir para Europa, pela primeira vez, resolvemos incluir uma paradinha rápida de dois dias no Cairo para realizar este sonho.

E não restam dúvidas que o principal atrativo da capital do Egito seja o complexo de Gizé, onde estão localizadas as três famosas pirâmidesQuéops, Quéfren e Miquerinos. As únicas das sete maravilhas do mundo antigo ainda de pé.

Mas, além de ver de perto as pirâmides e até entrar em uma delas, nestes dois dias, conseguimos visitar também o complexo de Saqqara, o Cairo Copta com suas igrejas, o mercado Khan-el-Khalili, a Fortaleza de Saladino com suas mesquitas, entre outros atrativos.

São muitas opções que vão além dos atrativos tradicionais. Por isso, neste post, vamos listar 43 dicas do que conhecer ou visitar no Cairo e nas regiões no seu entorno. Confira.

Aproveite para ler também:

Cairo - maior cidade árabe

Fundada em 969, o Cairo é a maior cidade do mundo árabe e da África. A capital do Egito está localizada no norte africano e possui mais de 10 milhões de habitantes.

E com tanta grandiosidade, visitar o Cairo pode parecer complicado. Principalmente pelos constantes conflitos políticos.

Em nossa viagem, nós optamos pela companhia de um guia que falasse português para facilitar nossa locomoção. E foi a melhor decisão, pois conseguimos conhecer as principais atrações com segurança e comodidade.

Nossa indicação é a Star Day Tour. Ótimo atendimento. Vale a pena.
| Antes de organizar sua viagem para o Egito, é preciso realizar alguns procedimentos:
➤ Providenciar o Certificado Internacional de Vacina contra febre amarela - saiba como emitir o seu.
➤ Ter um visto para entrar no Egito: saiba como emitir o seu no aeroporto do Cairo.

Onde ficar no Cairo 

Antes de mostrar o que fazer no Cairo, selecionamos 8 opções de hospedagens na cidade. Elas estão avaliadas como muito boa/fabulosa/fantástica.

Royal Pyramids Inn: avaliação - 9,1 (fantástico) 
Pyramids Village inn: avaliação - 9,0 (fantástico) 
Great Pyramid Inn: avaliação - 9,0 (fantástico) 
Best View Pyramids Hotel: avaliação - 8,7 (fabuloso) 
Hayat pyramids view hotel: avaliação - 8,7 (fabuloso)
Marriott Mena House, Cairo: avaliação -  8,6 (fabuloso) 
Safir Hotel Cairo: avaliação - 8,3 (muito bom) 
Sofitel Cairo Nile El Gezirah: avaliação 8,1 (muito bom) 
| Confira as outras opções de hospedagem no Cairo.
| Nós ficamos no Best View Pyramids Hotel e gostamos muio. Ele fica bem em frente às pirâmides e dá até para assistir ao show de som e luzes à noite. Recomendamos.
As melhores hospedagens com os menores preços

Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.





O que fazer no Cairo (Egito): 44 atrativos imperdíveis na terra dos faraós

Aproveite para ler outros posts sobre esta viagem:

1 - Museu Egípcio - o que fazer no Cairo, Egito

O principal museu do Egito, foi aberto em 1858 e possui uma coleção com mais de 120 mil objetos antigos que contam um pouco da história egípcia, como o enxoval de Tutankhamon, incluindo sua máscara mortuária de ouro.

Museu do Cairo - O que fazer no Cairo, Egito
Museu do Cairo - O que fazer no Cairo, Egito

Interior do Museu do Cairo - O que fazer no Cairo, Egito
Interior do Museu do Cairo - O que fazer no Cairo, Egito


Também tem sarcófagos, estátuas, múmias, esfinges, entre outros objetos.

Museu do Cairo - O que fazer no Cairo, Egito
Museu do Cairo - O que fazer no Cairo, Egito

Museu do Cairo - O que fazer no Cairo, Egito
Interior do Museu do Cairo - O que fazer no Cairo, Egito

Museu do Cairo - O que fazer no Cairo, Egito
Sarcófago no Museu do Cairo - O que fazer no Cairo, Egito

A Sala das múmias reais é paga à parte e abriga algumas dezenas de múmias de alguns faróis como Ramsés II, Tutmés II e Seti I. É o lugar mais impressionante do museu.

Funciona:: diariamente - das 9 às 19 horas | Durante o Ramadã - das 9 às 17 horas
Endereço: 15 Meret Basha, Ismailia, Qasr an Nile
Telefone:  +20 2 2579-4596
Valor: 120 Libras Egípcias | Sala Real das Múmias - 150 Libras Egípcias
➨ INGRESSOS PARA O MUSEU: compre aqui.


APROVEITE: COMPRE AQUI ingresso para o Museu Egípico + passeio pelo Bazar Khan El-Khalili. Inclui transfer e refrigerante grátis.



Internet ilimitada em mais de 140 países

Viaje para 210 países com plano de dados ilimitados da EasySim4u. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem. E você ainda pode escolher: frete grátis usando o cupom RBBVGRATIS ou ganhar 10% de desconto com o cupom DDMUNDOAFORA10.


2 - Complexo das Pirâmides de Gizé - o que fazer no Cairo, Egito 

Construídas há mais de 4500 anos para serem usadas como túmulos dos faraós, as pirâmides do Egito são conhecidas mundialmente. 
Complexo do Gizé - O que fazer no Cairo, Egito
Complexo do Gizé - O que fazer no Cairo, Egito


Ao todo, foram descobertas 123, mas três delas são as mais importantes e guardavam os corpos dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos. Localizadas em Gizé, pertinho do centro do Cairo, elas são as únicas sete maravilhas do mundo antigo que ainda estão de pé. 

Das três pirâmides, a de Quéops é a maior com 146,5 metros de altura. Em seguida vem a de Quéfren, com 136 metros de altura. Por última e com 62 metros de altura, está a de Miquerinos. Os três são, pela ordem, avô, pai e filho.

Complexo do Gizé - O que fazer no Cairo, Egito
Complexo do Gizé - O que fazer no Cairo, Egito


É também em Gizé que fica a famosa Esfinge, uma estátua gigante de 20 metros de altura, com cabeça de faraó e corpo de leão.

Complexo do Gizé - O que fazer no Cairo, Egito
Complexo do Gizé - O que fazer no Cairo, Egito


Também conta com uma quarta pirâmide, com 18 metros de altura, onde está enterrado o corpo da Rainha Chentkaus I, esposa do faraó Chepseskaf

Para entrar no Complexo, é preciso comprar o ingresso que, em abril de 2018, custava 120 Libras Egípcias. Ele dá direito a visitar as três pirâmides (por fora) e a esfinge. 

É possível ainda entrar nas pirâmides de Quéops e Miquerinos, pagando um valor extra.

Funciona: todos os dias - das 8 às 17 horas
Endereço: Al Ahram - Platô de Gizé
Valor: 120 LE (Complexo de Gizé)
Para entrar Quéops - 300 LE  | Miquerinos 60 LE 
➨ APROVEITE: COMPRE AQUI tour pelas pirâmides de Gizé + Esfinge.
➨ APROVEITE: COMPRE AQUI tour Pirâmides, Mênfis e Saqqara.


Seguro Viagem com 10% de desconto 

Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa. Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil. Na Seguros Promo, leitor do D&D tem 10% de desconto: 5% na contratação com o cupom DEDMUNDOAFORA5 + 5% pagando no boleto. Se preferir, ainda pode pagar em até 12x no cartão de crédito.


3 - Complexo Arqueológico de Saqqara - o que fazer no Cairo, Egito 

A necrópole da cidade de Memphis, a 33 quilômetros do Cairo, é considerada o maior cemitério arqueológico do Egito, com seis quilômetros de comprimento. É lá que está localizada a primeira pirâmide de degraus do mundo, a Pirâmide de Djoser ou Pirâmide de Saqqara.
| Como visitar a primeira pirâmide do mundo em Saqqara, perto do Cairo.
Pirâmide de Saqqara: - O que fazer no Cairo, Egito
Pirâmide de Saqqara: - O que fazer no Cairo, Egito


Ela foi construída no ano de 2630 a. C., com 62 metros de altura (o túmulo mais alto da época), para abrigar o corpo do faraó Djoser, da terceira dinastia. 

Abriga ainda a pirâmides de Teti I (o primeiro faraó da sexta dinastia que governou o Egito durante os anos de 2323 a 2291 a.C.). Ela é considerada a segunda pirâmide com textos gravados nas paredes. 

Pirâmide de Teti em Saqqara - O que fazer no Cairo, Egito
Pirâmide de Teti em Saqqara - O que fazer no Cairo, Egito


Além do 
túmulo de Teti, Saqqara ainda abriga várias outras pirâmides menores das esposas deste faraó (Iput e Khui), de sua mãe (Sesheshet) e de seus cortesãos e outras estruturas funerárias de um período que se estende desde 3 mil a.C. até 950 d.C.

Funciona: diariamente - das 8 às 17 horas
Endereço: Saqqara
Valor: 120 Libras Egípcia
➨ APROVEITE: COMPRE AQUI tour Pirâmides, Mênfis e Saqqara.


Alugue um carro e tenha liberdade 

Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.


4 - Bazar Khan-el-Khalili - o que fazer no Cairo, Egito

Localizado no bairro de mesmo nome, em uma área comercial, o bazar, que tem mais de mil anos, é formado por várias ruazinhas recheadas de lojas e barracas com milhares de produtos: roupas, tecidos, sapatos, especiarias, joias, perfumes, souvenires variados, prataria, alimentos, animais, entre outros.

Bazar Khan-el-Khalili  - O que fazer no Cairo, Egito
Bazar Khan-el-Khalili  - O que fazer no Cairo, Egito


Funciona: todos os dias
Endereço: El-Gamaleya, Qism El-Gamaleya - Cairo
Valor: gratuito
➨ APROVEITE: COMPRE AQUI ingreso para o Museu Egípico + passeio pelo Bazar Khan El-Khalili. Inclui transfer e refrigerante grátis.

5 - Fortaleza de Saladino - o que fazer no Cairo, Egito 

A Fortaleza de Saladino ou Citadela de Saladino fica no Monte Muqattam e foi erguida entre 1176 e 1183 por Salah al-Din para proteger a cidade dos cruzados ocidentais.

Fortaleza de Saladino - O que fazer no Cairo, Egito
Fortaleza de Saladino - O que fazer no Cairo, Egito

Fortaleza de Saladino - O que fazer no Cairo, Egito
Famosa Fortaleza de Saladino - O que fazer no Cairo, Egito


Dentro da Fortaleza estão alguns monumentos importantes como as três mesquitas (Mohamed Ali Pasha, Suleyman Pasha e Al-Nasir Muhammad), o Museu Nacional Militar, o Museu da Polícia, o Museu Palácio Al-Gawhara, o Museu da Carruagem e o Miradouro.

Funciona: diariamente - das 8 às 17 horas
Endereço: Al Abageyah, Qesm Al Khalifah - Cairo
Telefone:  +20 2 2512 1735
Valor: 100 Libras
➨ APROVEITE: COMPRE AQUI seu tour pela Cidadela do Cairo, Cairo Antigo e Khan El Khalili. Inclui transporte + almoço + guia + ingressos.

6 - Mesquita de Mohamed Ali - o que fazer no Cairo, Egito 

É conhecida como Mesquita de Alabastro, pelo uso do material em sua construção. Foi erguida em estilo turco entre 1828 e 1848 em memória do filho mais velho de Mohamed Ali Pasha, Tusum Pasha. 

Está localizada no topo da Fortaleza de Saladino, de onde se tem uma das melhores vistas da cidade do Cairo, incluindo as pirâmides de Gizé. 

Mesquita de Mohamed Ali - O que fazer no Cairo, Egito
Mesquita de Mohamed Ali - O que fazer no Cairo, Egito

Mesquita de Mohamed Ali - O que fazer no Cairo, Egito
Interior da Mesquita de Mohamed Ali - O que fazer no Cairo, Egito

Mesquita de Mohamed Ali - O que fazer no Cairo, Egito
Mesquita de Mohamed Ali - O que fazer no Cairo, Egito


Sua torre tem 82 metros de altura e foi construída em estilo turco. A mesquita tem capacidade para até 10 mil pessoas e abriga em seu interior o corpo do governante do Egito, Mohamed Ali.

Mausoléu do Mohamed Ali na Mesquita de Mohamed Ali - O que fazer no Cairo, Egito
Mausoléu do Mohamed Ali na Mesquita de Mohamed Ali - O que fazer no Cairo, Egito

Para entrar, é preciso estar com as pernas e os braços cobertos.

Funcionadiariamente - das 8 às 17 horas
Endereço: Al Abageyah, Qism El-Khalifa - Cairo
Valor: ingresso incluso no valor da entrada na Fortaleza de Saladino


7 - Museu Nacional da Polícia em Saladino - o que fazer no Cairo, Egito 

Localizado dentro da Fortaleza de Saladino, o Museu abriga objetos relacionados aos bombeiros e à polícia, como armas e espadas.

Museu Nacional da Polícia na Fortaleza de Saladino - O que fazer no Cairo, Egito
Museu Nacional da Polícia na Fortaleza de Saladino - O que fazer no Cairo, Egito


Funciona: diariamente - das 9 às 16:30 horas
EndereçoAl Abageyah, Qism El-Khalifa - Cidadela de Saladino Cairo
Telefone:  +20 02 2512-2549
Valor: ingresso incluso no valor da entrada na Fortaleza de Saladino

8 - Museu Nacional Militar - o que fazer no Cairo, Egito 

O Museu Nacional Militar é outro museu localizado dentro da Fortaleza de Saladino. Funcionando desde 1938 no Palácio Haram, abriga peças relacionadas a guerras, como tanques. Possui salão de Glória Militar, das Alfândegas Militares, da Artilharia, de Armamento, da Revolução de 1952, entre outros. Lá dentro não é permitido fotografar.

Museu Nacional Militar na Fortaleza de Saladino - O que fazer no Cairo, Egito
Museu Nacional Militar na Fortaleza de Saladino - O que fazer no Cairo, Egito

Funciona: a partir das 8 horas
Endereço: Salah Salem St - Qism El-Khalifa - Cidadela de Saladino Cairo
Telefone:  +20 2 2512 9619
Valor: 40 Libras Egípcias


9 - Mesquita de Amir ibne Alas - o que fazer no Cairo, Egito

É a Mesquita mais antiga do Egito e do continente africano, construída em 642. Está localizada no velho Cairo, local onde o conquistador, general Amir Ibne Alas, montou sua tenda. A mesquita é aberta para visitas apenas quando não estão acontecendo as orações.

Mesquita de Amir Ibne Alas - O que fazer no Cairo, Egito
Mesquita de Amir Ibne Alas - O que fazer no Cairo, Egito


Endereço: Ad Deyorah, Misr Al Qadimah
Telefone:  +20 2 2364 4088

10 - Mesquita al-Nasir - o que fazer no Cairo, Egito

Localizada dentro da Fortaleza de Saladino, a mesquita é conhecida por Mesquita Rosa pelos azulejos rosas em seu interior. Do lado de fora, a fachada é decorada por vidros coloridos. Antigamente, era utilizada pelo sultões às sextas-feiras em suas preces.

Foi construída a pedido do Sultão Al Nasir Muhammad em 1318, no século XIV, em formato de praça com um pátio central que comporta até cinco mil fiéis.

Endereço: Passage Inside Salah Al Din - Al Abaqeyah, Qism El-Khalifa

11 - Mesquita Suleiman Pasha - o que fazer no Cairo, Egito 

É a menor das três mesquitas dentro da Fortaleza de Saladino. Foi construída em estilo otomano no século XVI, sendo a primeira no estilo dentro da citadela.

Endereço Al Abageyah, Qism El-Khalifa - Cairo 


12 - Palácio Al-Gawhara - o que fazer no Cairo, Egito 

Foi construído em 1814 a pedido de Mohammed Ali Pasha. Tem estilo turco e possui quartéis, escolas, arsenal, fábrica de pólvora. Hoje funciona como museu dentro da Fortaleza de Saladino.

Funciona: todos os dias - das 9 às 17 horas
Endereço Al Abageyah, Qism El-Khalifa - Cairo
Telefone: + 20 2 2511 6187


13 - Praça Tahrir - o que fazer no Cairo, Egito 

É a maior praça do Cairo e quer dizer Praça da Libertação, após o Egito deixar de ser monarquia em 1952. É nela que fica o Museu Egípcio e é onde acontecem importantes eventos da cidade, como a revolta contra o presidente egípcio Hosni Mubarak, em 2011.

Funciona: todos os dias
Endereço: Praça Tahrir 
Valor: gratuita


14 - Parque Al Azhar - o que fazer no Cairo, Egito 

Parque localizado no coração do Cairo, com 30 hectares e inaugurado em 2005 sobre um antigo aterro de lixo. Conta com jardins, fontes, restaurante, café, museu, parque infantil, entre outros. construída por Salah El Din há mais de 800 anos, que foi descoberta no meio do lixo.

Funciona: todos os dias até às 22 horas
Endereço: Salah Salem St, El-Darb El-Ahmar
Telefone:  +20 2 2510-3868

15 - Museu Copta - o que fazer no Cairo, Egito 

Museu que abriga a maior coleção artefatos cristãos egípcios do mundo, fundado em 1910 por Marcus Simaika Pasa. Seu acervo conta com cerca de 16 mil obras de artes, sendo 1.200 expostas ao público. Só de manuscritos em papiro são mais de seis mil, entre eles, os Salmos de Davi. 

Localizado em uma área de oito mil metros quadrados, abriga ainda mais de 1200 manuscritos da Biblioteca de Naq Hammadi. Entre elas: esculturas, peças têxteis, papiros, joias, fontes de mármore, estelas funerárias, entre outros que recontam a história do Cristianismo egípcio por meio da arte copta - arte do povão cristianizados no Egito. 

Lá dentro não é permitido fotografar.

Funciona: todos os dias - das 9 às 16 horas
Endereço: 3 Mari gerges, Kom Ghorab, Misr Al Qadimah
Telefone:  +20 2 2362-8766
Valor: 70 LE (em 2014)


16 - Igreja Suspensa - o que fazer no Cairo, Egito

Igreja Copta, construída em formato de basílica, onde fica a residência oficial do papa copta. É dedicada à Virgem Maria, por considerar que ali Nossa Senhora teria aparecido. 

O nome original é Igreja Ortodoxa Copta da Santa Virgem Maria, mas ela tem esse segundo nome (igreja Suspensa), pois está no alto, já que foi construída no século III sobre um túnel da Fortaleza de Babilônia.

Igreja Suspensa no Bairro Cairo Copta - O que fazer no Cairo, Egito
Igreja Suspensa no Bairro Cairo Copta - O que fazer no Cairo, Egito


É a mais antiga do centro histórico do Cairo e uma das maia antigas do Egito. Abriga em seu interior 110 ícones sendo o mais antigo o da Mona Lisa Egípcia, pintado por Ama Ibraham no século VIII d.C.

Funciona: todos os dias - das 9 às 16 horas
Endereço: Cairo Copta
Valor: gratuito


17 - Igreja de Abu Sarga - o que fazer no Cairo, Egito

A Igreja dos Santos Sérgio e Baco ou Abu Sarga é uma igreja Copta, construída no século V sobre uma gruta onde a Sagrada Família descansou por alguns meses depois de fugir do Rei Herodes. 

É a mais antiga do Egito.

Igreja dos Santos Sérgio e Baco no Cairo Copta - O que fazer no Cairo, Egito
Igreja dos Santos Sérgio e Baco no Cairo Copta - O que fazer no Cairo, Egito

Possui 24 colunas de mármore que margeiam o tribunal central e outros ícones do século XII que retratam os 12 apóstolos. É dedicada a São Sérgio e São Bacos, soldados que lutaram no exército romano.

Além de linda, dentro da igreja está localizada uma cripta de 10 metros de profundidade que, segundo nos contou o guia Ahmed, é o local onde Jesus dormia. 

Lugar onde Jesus dormia com a Família Sagrada - Igreja dos Santos Sérgio no Cairo Copta - o que fazer no Cairo
Lugar onde Jesus dormia com a Família Sagrada - Igreja dos Santos Sérgio no Cairo Copta - o que fazer no Cairo

Funciona: todos os dias
Endereço: Mari Gerges, Kom Ghorab, Misr Al Qadimah
Valor: gratuita

18 - Igreja de São Jorge - o que fazer no Cairo, Egito

Outra igreja Copta, construída no século X em homenagem a São Jorge da Capadócia. Segunda dados históricos, o santo foi mantido em uma prisão perto desta igreja.

Funciona: todos os dias - das 8 às 16 horas
Endereço: El-Demerdash Hospital, El-Demerdash, Al Waili
Valor: gratuita


19 - Mesquita Ibn Tulum- o que fazer no Cairo, Egito

É a mais antiga e a maior mesquita do Cairo construída no século IX, no ano de 876, a pedido do governador Ahmad ibn Tulun. Ocupa uma área de 2,4 hectares.

Diz uma lenda que foi no local desta mesquita que a Arca de Noé descansou depois do Dilúvio.

Endereço: Tolon, El-Sayeda Zainab


20 - Museu Gayer-Anderson - o que fazer no Cairo, Egito

Está localizado ao lado da Mesquita de Ibn Tulun. O museu conta com duas casas, sendo a maior erguida em 1632 por Hajj Mohammad ibn al-Hajj Salem ibn al-Galman Gazzar. A segunda foi construída em 1540 por Abdel-Qader al-Haddad. 

Em 1935, o major Gayer-Anderson foi autorizado a morar na casa, restaurou-a e criou o museu com peças de sua coleção pessoal com móveis, tapetes e obras de arte e outros objetos. 

Funciona: todos os dias - das 9 às 16 horas
Endereço: Ahmed Ibn Tolon, Tolon, As Sayedah Zeinab
Telefone:  +20 2 2364-7822


21 - Cidade dos Mortos - o que fazer no Cairo, Egito

Cemitério localizado nas Colunas de Mokattam, considerado a maior necrópole do mundo, construído entre 639 e 642. 

O local conta com cerca de um milhão de pessoas que vivem ou dentro do cemitério ou ao redor em uma área de dez quilômetros. Os edifícios são considerados ilegais e as pessoas vivem sem infraestrutura.

Funciona: todos os dias
Endereço: 7 Branshed from Al Soultan Ahmed, El-Darb El-Ahmar
Valor: gratuito


22 - Torre do Cairo - o que fazer no Cairo, Egito

Torre de televisão do Cairo com 187 metros de altura, o equivalente a um prédio de 90 andares (mais alta do que a pirâmide de Quéops), construída entre 1050 e 1960. Tem o formato de uma flor de lótus. Conta com um restaurante giratório no topo.

Funciona: todos os dias - das 8 às 24 horas
Endereço: Zamalek - Cairo
Telefone+20 2 2736-5112


23 - Mesquita Sultão Hassan - o que fazer no Cairo, Egito

Inaugurada em 1359, sob o reinado do Sutão Hassan, a mesquita foi erguida com pedra de talha e tem 36 metros de altura. É considerada um marco na era do Sultanato dos Mamelucos no Egito. Era inicialmente uma escola islâmica e, mais tarde, foi convertida em mesquita. 

Funciona: todos os dias - das 8 às 17 horas
Endereço: El-Darb El Ahmar
Valor: 25 Libras Egípcias


24 - Fábrica de Perfumes - o que fazer no Cairo, Egito

Fábrica e loja onde os visitantes podem aprender um pouco sobre o processo de fabricação dos perfumes e a origem das essências.

Fábrica de Perfumes - o que fazer no Cairo
Explicação na Fábrica de Perfumes - o que fazer no Cairo

Fábrica de Perfumes - o que fazer no Cairo
Fábrica de Perfumes - o que fazer no Cairo


Funciona: todos os dias 
Valor: gratuito

25 - Papyrus Institute - Fábrica de Papiro - o que fazer no Cairo, Egito

Local onde são fabricados os papiros. Eles são os precursores do papel e são muito resistentes, inclusive à água.

No local, dá para ver demonstrações de como é feito o material por meio de uma técnica desenvolvida por volta de 2500 a.C. Também é possível comprar os papiros de diversos tamanhos e com diversos desenhos. Alguns deles brilham no escuro.

Instituto do Papiro - o que fazer no Cairo
Instituto do Papiro - o que fazer no Cairo

Instituto do Papiro - o que fazer no Cairo
Interior do Instituto do Papiro - o que fazer no Cairo

Instituto do Papiro - o que fazer no Cairo
Papiros que brilham no escuro - o que fazer no Cairo


Endereço: 98, Bani Hilal, Abu as Saoud Al Madabegh

26 - Sinagoga Ben Ezra - o que fazer no Cairo, Egito 

Conhecida como Sinagoga El-Geniza ou Sinagoga dos palestinos, foi construída em 1892 em um lugar onde, acredita-se, Moisés, ainda bebê, foi encontrado dentro de uma cesta pela filha do faraó.

Também teria sido o lugar onde o profeta Jeremias reuniu o povo judeu depois que eles foram expulsos de Jerusalém. Essa teoria é mais aceita, inclusive, porque no local foram descobertos mais de 100 mil textos bíblicos e litúrgicos, documentos e cartas escritos em vários idiomas, como hebraico, árabe, persa, aramaico e iídiche.

Sinagoga judia Ben Ezra Cairo Copta - Do que fazer no Cairo
Sinagoga judia Ben Ezra Cairo Copta - o que fazer no Cairo


O lugar é decorado com arabescos turcos, ouro e madrepérola. Como até o ano 882 ela era uma igreja cristã (foi vendida para os judeus para pagar os altos impostos cobrados pelo governo muçulmano), possui formato de basílica com dois andares: um para homens (embaixo) e outro para as mulheres (no alto). Mas também tem traços do islamismo e do judaísmo em várias partes.

Lá dentro não pode ser fotografado.

Endereço: Kom Ghorab, Misr Al Qadinah - Cairo Copta
Telefone+20 12 8789-6125


27 - Bab Zuweila - o que fazer no Cairo, Egito

Uma das três portas da cidade velha do Cairo, construída no século XI. Está localizada na parte sul e possui duas torres arredondadas que podem ser acessadas por meio de uma subida íngreme. 

Funciona: todos os dias
Endereço: Al MOtaz Ldin Allah, El-Darb El-Ahmar
Valor: gratuito


28 - Mesquita Hussein - o que fazer no Cairo, Egito 

Foi construída em 1154, perto do El-Khalili Khan Bazar, e é considerada um dos locais mais sagrados do islamismo do Cairo. 

Foi erguido sobre o cemitério dos califas fatímidas. Abriga itens sagrados como o mais antigo e completo manuscrito do Alcorão. Também é onde, supostamente, está a cabeça de al-Hussein, neto do profeta Maomé. Só pode ser visitada por muçulmanos.

Mesquita Hussein - o que fazer no Cairo
Mesquita Hussein - o que fazer no Cairo 


Funciona: todos os dias - das 10:20 às 20 horas
Endereço: 36 Al-Mashhad Al-Husseini, Behind Al-Hussein Mosque
Telefone+20 2 2591-1072
Valor: gratuito


29 - Igreja de Santa Bárbara - o que fazer no Cairo, Egito 

Igreja Copta do Cairo, a Igreja de Santa Bárbara foi construída em um dos edifício mais antigos da capital egípcia do século V. Abriga as relíquias de Santa Bárbara, santa morta pelo pai, a pancadas, por tentar convertê-lo ao cristianismo. Foi restauradas várias vezes por conta de um incêndio no século XII e, depois, no século XX. 

Funciona: todos os dias
Endereço: Kom Ghrab, Misr Al Qadimah - Cairo Copta
Telefone+20 2 2363-4604
Valor: gratuita


30 - Bab Al Nasr - o que fazer no Cairo, Egito 

Conhecida como Porta da Vitória, é um dos três portões que protegiam a cidade velha do Cairo, construído em 1087. Possui duas torres quadradas. Evidências mostram que a porta foi usada por soldados de Napoleão. 

Funciona: todos os dias
Endereço: Bab El-Nasr, El-Gamaleya, Qism El-Gamaleya
Telefone+20 122 656-4527
Valor: gratuito


31 - Palácio de Abedin - o que fazer no Cairo, Egito 

Palácio inaugurado em 1874, após dez anos de obra projetada pelo arquiteto francês Jean-Jacques Rousseau. Possui 500 quartos e hoje abriga alguns museus: Museu de Armas, Museu da Família Real, Museu de Documentos Históricos e o Museu dos Presentes Presidenciais. É considerado um dos mais suntuosos palácios do mundo. Possui uma grande quantidade de relógios de ouro. 

Endereço: El-Gomhoreya Square, Rahbet Abdin, Abdeen
Telefone+20 2 2391-6909


32 - Palácio Beshtak - o que fazer no Cairo, Egito 

Palácio construído pelo Mameluco emir Bashtak em 1334. Tinha 25 metros de altura dividido em  cinco andares. Hoje, apenas parte do edifício ainda está de pé.

Endereço: Al Moez Ldin Allah Al Fatmi El-Gamaleya, Qisn El-Gamaleya


33 - Mesquita Al Hakin -o que fazer no Cairo, Egito 

Construída inicialmente para servir como prisão, a mesquita (chamada de mesquita iluminada) foi batizada em homenagem ao imam al-Hakin. Por várias vezes, recebeu prisioneiros capturados durante as cruzadas. Também foi usada como estábulo por saladino, como fortaleza por Napoleão e até como escola. Foi reformada em 1980 utilizando mármore branco e ouro.

Funciona: todos os dias
Endereço: 154 Al Moez Ldin Allah Al Fatmi El-Gamaleya, Qisn El-Gamaleya
Valor: gratuito


34 - Casa Museu Es Suhaymi - o que fazer no Cairo, Egito 

Museu construído em um edifício do século XVII, em 1648, por Abdel Wahab el Tablawy. Mostra um pouco de como as casas egípcias eram construídas para resistir às variações de temperatura. 

Endereço: 9 Al Tambaksheyaa, El-Gamaleya, Qism El-Gamaleya


35 - Palácio Al Manyal - o que fazer no Cairo, Egito 

Mais um museu egípcio fundado em um palácio otomano. Foi construído pelo príncipe Mohammed Ali Tewfik. Abriga uma extensa coleção de arte, mobiliário, prata, manuscritos, vestuários e outros objetos datados da idade média. 

O complexo do palácio-museu, erguido entre 1899 a 1929, é formado por cinco prédios onde estão o salão de ouro, a sala do trono e a residência do príncipe. Sua arquitetura combina os estilos marroquino, persa e sírio. Abriga ainda a Torre do Relógio. 

Funciona: de quarta a segunda - das 8:45 às 14 horas
Endereço: Al Manial
Telefone+20 2 2368-7495


36 - Museu Mukhtar - o que fazer no Cairo, Cairo

Museu que abriga esculturas de Mahmoud Mokhtar, considerado o pai da escultura egípcia moderna. Está localizado em um prédio que foi projetado por Ramsés Wissa Wassef. Abriga diversas obras de gesso, pedra, basalto, granito e outros. O prédio conta com Museu Gezira e o Museu da Civilização Egípcia.

Endereço: 5 El Tahrir St. El Gezirah
Telefone+20 2 2735-1123


37 - Mesquita Al Aqmar - o que fazer no Cairo, Egito 

Inaugurada em 1125, é uma das poucas da época fatímida do Egito. É a primeira mesquita que tem a fachada decorada com inscrições e esculturas geométricas, além de ser quadrada de frente para a rua. Está localizada em um dos prédios mais antigos do Cairo. 

Endereço: Al Moez Ldin Allah Al Fatmi, Em-Gamaleya, Qism El-Gamaleya
Telefone+20 100 800-9475


38 - Mesquita Aqsunqur - o que fazer no Cairo, Egito 

É uma das mesquitas azuis que existem no mundo. Serve como complexo funerário, onde ficam os mausoléus de seu fundador Shams as-Din Aqsunqur, seus filhos e filhos do sultão mameluco Bahri an-Nasir Muhammad. Foi construída em 1347 em estilo otomano.

Endereço: El-Darb El Ahmar
Telefone+20 102 457-3337


39 - Museu de Cerâmica Islâmica - o que fazer no Cairo, Egito 

É considerado um dos maiores do mundo com uma coleção que reúne objetos islâmico em gesso, metal, cerâmica, vidro, cristal, têxteis, manuscritos do Corão e outros de todos os períodos. Abriga um acervo com mais de 2500 artefatos distribuídos em 25 galerias. Foi erguido no palácio Amr Ibrahim de 1924 e conta 1400 de história da arte islâmica. 

Funciona: todos os dias - das 9:30 às 13:30 horas e das 17:30 às 22 horas
Endereço: Collége-des-Fréres, 20 Square, Ghayt Al Adah, Abdeen
Telefone+20 2 2390-1520
Valor: gratuito


40 - Museu da Barca Solar - o que fazer no Cairo, Egito 

Localizado em Giza, foi inaugurado 1982 e tem como principal atração uma barca funerária de 43,6 metros de comprimento construída para o faraó Quéops.

O navio é um dos mais antigos e mais bem preservados da Antiguidade.

Funciona: de segunda a sexta - a partir de 8:30 horas
Endereço: Nazlet El-Semman, Al Haram - Guizé
Valor: 60 LE


41 - Fábrica de Carpete - o que fazer no Cairo, Egito 

Ouro lugar interessante para visitar é a fábrica de Carpetes. Na verdade, existem algumas por lá. Nós visitamos uma que além de ser fábrica, também é uma escola. 

Nela, crianças de famílias que não têm condições de pagar pelos estudos, aprendem a fabricar os típicos tapetes egípcio. O trabalho, permitido no Egito, é muito bem feito. Cada tapete mais lindo do que o outro. Os preços são altos, mas condizem com a qualidade do trabalho. 

Escola de tapetes no Cairo - Diário de Bordo: 2 dias no Cairo
Escola de tapetes no Cairo - O que fazer no Cairo


Funciona: durante a semana
Valor: gratuito


42 - Memphis e a estátua de Ramsés II - o que fazer no Cairo, Egito 

Vizinha da necrópole de Saqqara, Memphis foi fundada em 3.100 a.C e foi, por muitos anos, a capital do Egito. Desde 1979, é considerada patrimônio mundial. 

Atualmente, abriga um museu (Mit Rahina), as ruínas da antiga cidade, a esfinge de Alabastro (que pode ser de Hatshepsut, Amenhotep II ou Amenhotep III) e a estátua gigante de Ramsés II, com 10 metros de altura.

Funciona: todos os dias - das 9 às 17 horas
Valor: 40 Libras Egípcias


43 - Cave Church - o que fazer no Cairo, Egito 

É uma igreja dedicada a São Simão (santo copta) afastada do centro do Cairo (perto de um bairro muito pobre de catadores de lixo). Foi construída em uma caverna na Montanha Mokattan. Dizem que lá que estão guardados os livros do Antigo Testamento. 

Dentro dela também estão esculpidas nas rochas várias passagens bíblicas. A igreja tem capacidade para abrigar cerca de 20 mil pessoas.

Funciona: todos os dias
EndereçoMokattan 
Valor: gratuito

44 - Fortaleza da Babilônia - o que fazer no Cairo, Egito 

Área cercada por muralhas no bairro Cairo Copta, a parte mais antiga da cidade, onde estão concentrados cristãos e judeus. A Fortaleza foi construída no primeiro século depois de Cristo pelos romanos. Atualmente, boa parte das igrejas amais antigas do Cairo estão próximas às ruínas da Fortaleza.

Ruínas da Fortaleza da Babilônia no Cairo Copta
Ruínas da Fortaleza da Babilônia no Cairo Copta

Fortaleza da Babilônia no Cairo Copta
Fortaleza da Babilônia no Cairo Copta



Funciona: todos os dias
Endereço: Cairo Copta
Valor: gratuito



_________________________________________________________________________________
Encontre aqui seu hotel no Cairo. No Booking você sempre tem os melhores hotéis com os melhores preços.




VAI VIAJAR? Confira os serviços que vão facilitar sua viagem
➤ Reserve sua hospedagem em todo o mundo no BOOKING.COM ou no HOTEIS.COM
Compre suas passagens na DECOLAR, VIAJANET, ou na KLM
Compre pacotes de viagem com os melhores preços na DECOLAR, VIAJANET ou na CVC
Compre ingressos sem filas para atrações, passeios e serviços em todo o mundo na GET YOUR GUIDE
Faça seu seguro viagem com até 10% de desconto com a SEGUROS PROMO
Compre seu chip de celular e internet para usar em 210 países com a EASYSIM4U
2 comentários:
  1. Nossa que post completo! Minha mãe já foi ao Egito e só conta maravilhas. Desde então viajar pra lá é meu sonho de consumo ♥ Amei as dicas!

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. O Egito é o máximo mesmo. Vale muito a pena.

      Excluir

⏩ Curtiu as dicas deste post? Então aproveite e siga a gente nas redes sociais para acompanhar um pouco mais das nossas andanças pelo mundo afora:
Facebook Twitter Instagram Google Plus Youtube RSS Pinterest
Topo da página