15 de junho de 2018
Textual description of firstImageUrl

Diário de bordo - 2 dias em Florença

Por Daniela Almeida

Florença, na Itália. Capital da Toscana. Patrimônio Mundial eleito pela Unesco. Capital da Moda. Terra natal de Dante Alighieri, autor de Divina Comédia. Berço do Renascimento. Cenário de obras importantíssimas e por onde passaram artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, entre outros.

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)
Por que estamos falando tudo isso sobre Florença? Porque o D&D Mundo Afora esteve lá em abril de 2018, durante o tour pela Europa e pela África. Huhuhuh!!!

Além de Florença, visitamos ainda Londres, Amsterdam, Paris, Veneza, Roma e Cairo.

Aproveite para ler outros posts e veja como foi maravilhosa esta viagem:

Com mais de dois mil anos, Firenze guarda em seus monumentos um patrimônio riquíssimo. A cidade teve seu auge no Renascimento e isso nós vimos em cada cantinho por onde andamos. Nas ruas, nas praças e nos casarões. Em todo lugar tinha uma estátua, uma escultura, uma pintura que mostrava que estávamos mergulhando na História com H maiúsculo.

E é essa experiência que vamos contar hoje neste Diário de Bordo. Foram 2 dias em Florença. Deu para ver muita coisa, mas ainda ficaram muitas outras atrações para serem exploradas em uma próxima (e esperamos que breve) vez.

Leia também:

Chegada - 15 de abril - Diário de Bordo - 2 dias em Florença

Como aconteceu em todos os lugares nesta viagem, chegamos a Florença à noite. Vindo de Veneza, descemos na estação Santa Maria Novella por volta das 21 horas.

O hotel que a gente ficou (Hotel Universo) fica bem pertinho da estação - cerca de 400 metros - na Praça de Santa Maria Novella. Mas, como estava à noite e tínhamos quatro malas e duas mochilas, resolvemos pegar um táxi.

O motorista até achou estranho. Nos disse que era muito perto e que não compensava. Mas nos levou assim mesmo, cobrando 15 Euros. Até agora não acreditamos que pagamos 15 Euros para andar 400 metros kkk. À noite, até pareceu mais longe. Mas no dia seguinte vimos que, bem dizer, estávamos dentro da estação. Poucos passos. Mas, fazer o quê, né!!!!

Seguro Viagem com 10% de desconto

Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa. Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil. Na Seguros Promo, leitor do D&D tem 10% de desconto: 5% na contratação com o cupom DEDMUNDOAFORA5 + 5% pagando no boleto. Se preferir, ainda pode pagar em até 12x no cartão de crédito.

Mapa Hotel Universo  - Diário de bordo - 2 dias em Florença
Mapa Hotel Universo  - Diário de bordo - 2 dias em Florença

Chegamos no hotel, fizemos o check in e subimos para o quarto. O hotel Universo é muito bem localizado, como já deu para notar. Além de pertinho da estação, está a cerca de 500 metros de uma das atrações principais da cidade: a catedral Santa Maria del Fiore.

O hotel é bonitinho, limpo e o café estava bom. Mas para por aí. O quarto era escuro demais. O banheiro minúsculo. Na área de tomar banho, mal dava para esticar o braço para pentear os cabelos que o cotovelo batia no box. O atendimento também não foi dos melhores. De qualquer forma, como só ficamos nele para dormir, "deu para o gasto", como se diz.

Se sua procura for por um lugar bom, pagando pouco, então, ele serve bem...

As melhores hospedagens com os menores preços

Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts em Florença? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Hotel Universo  - Diário de bordo - 2 dias em Florença
Hotel Universo  - Diário de bordo - 2 dias em Florença

1º dia - 16 de abril - Diário de Bordo - 2 dias em Florença

Nosso primeiro dia de fato em Florença começou cedo, depois que tomamos nossa café da manhã. A pé, seguimos pelas ruas até chegar à praça principal - Piazza del Duomo, onde estão a catedral, o Batistério de São João e outros monumentos.

No caminho, fomos parando e vendo as belezas e peculiaridades da cidade. Ruas estreitinhas, ônibus pequenos, parecendo de brinquedo, e muita, mas muita história. E somado a isso, turistas. Muitos turistas com câmeras e celulares enlouquecidos com tanta arte e beleza para ser fotografada: nas igrejas, nos cafés, nas pedras, no chão, pra todo lado.

Diário de bordo - 2 dias em Florença
Pelas ruas de Florença - Diário de bordo - 2 dias em Florença

E após caminhar por alguns minutos, nos deparamos com a catedral Santa Maria del Fiore e o Batistério de São João. O tamanho deles impressiona. Como é muito alto e as ruas estreitas, nós fizemos alguns malabarismos para conseguir enquadrar tudo na foto. Abaixa, senta no chão, vira pra cima, pra baixo e pronto:

Catedral Santa Maria del Fiori - Diário de bordo: 2 dias em Florença

E olha só como a igreja é gigante.

Internet ilimitada em mais de 140 países

Viaje para mais de 140 países com plano de dados ilimitados da EasySim4u. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.

A fila para entrar na Cúpula da Catedral chamada "Cúpula de Brunelleschi" estava gigante. Só entra com ingresso e horário marcado. Nós já tínhamos comprado pelo site anteriormente e ficamos bem pertinho da entrada na fila.

Além da cúpula, é possível visitar com o mesmo voucher o batistério, a cripta e o museu. A entrada na catedral é gratuita.

Cúpula da Catedral Santa Maria del Fiori - Diário de bordo: 2 dias em Florença

No momento de nossa entrada, pensamos que entraria também na igreja, já que mamis não iria subir centenas de degraus até o alto. Ela ficou sentadinha no canto, mas os guardinhas não deixaram ela ficar lá dentro. Mamis teve que sair e nos aguardar na praça.

Bom, chegou a hora de subir até o topo da catedral que é conhecida como o Duomo de Florença. Do latim Domus, que significa "Casa de Deus". Vale lembrar que não é permitido subir de mochila ou bolsas grandes. A nossa ficou com mamis.

A subida começa tranquila e divertida. Mas, depois de exatos 493 degraus (a 54 metros de altura), já estamos exaustas, mas ansiosas. Haja preparo físico.

Troque sua moeda estrangeira e receba o dinheiro em casa

Aproveite para trocar sua moeda estrangeira sem sair de casa. Na Cotação, você conta com diversas opções de moeda, compra on-line e ainda recebe o dinheiro em casa ou retira em uma das lojas espalhadas pelo Brasil.

Cúpula da Catedral Santa Maria del Fiori - Diário de bordo: 2 dias em Florença
Subindo na Cúpula da Catedral Santa Maria del Fiori - Diário de bordo: 2 dias em Florença

O caminho é estreito. Tem muita gente subindo e descendo ao mesmo tempo. Tem hora que tem de esperar um descer para continuarmos o percurso.

Primeiro uma paradinha para ver a igreja por dentro e seu teto deslumbrante com a pintura do Juízo Final. Ele começou a ser pintado por Giorgio Vasari em 1568 e foi concluído em 1579 por Federico Zuccari após a morte de Vasari.

Pintura Juízo Final no teto da Catedral Santa Maria del Fiori - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Catedral Santa Maria del Fiori - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Depois, chegamos à cúpula, de onde se tem uma vista maravilhosa da cidade.

Vista de Florença - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Após quase uma hora apreciando tanta beleza, descemos e encontramos com mamis (que estava brava com o guardinha, é claro. "Ele falou comigo que eu não podia ficar lá dentro. Me mandou sair aqui para este frio". kkkk).

Em seguida, continuamos nossa caminhada pelas ruas. No trajeto, vimos o Museu Casa de Dante por fora. Ele foi fundado em 1965 em homenagem aos 700 anos do nascimento de Dante; a igreja Santa Margherita dei Cerchi (também por fora) que é onde dizem estar localizado o túmulo de Beatriz, personagem principal da Divina Comédia, de autoria de Dante Alighieri. É uma das igrejas mais antigas de Florença, do século XI; a Piazza della Repúbblica; e a Piazza di Santa Croce

Diário de bordo: 2 dias em Florença
Igreja Santa Margherita dei CerchiPiazza di Santa Croce, Museu Casa de Dante e Piazza della Repúbblica. Diário de bordo: 2 dias em Florença

Chegando à Praça di Santa Croce, entramos na igreja de Santa Croce. O ingresso custou 8 Euros. Ela é a principal igreja franciscana de Florença, inaugurada em 1442. É lá que estão enterrados Michelangelo, Galileu Galilei, Nicolau Maquiavel e outros. Também tem um túmulo de Dante Aliguieri, mas ele está vazio, pois o poeta está enterrado em Ravenna.

Abriga ainda obras de artistas famosos como Vasari, responsável pela arte do túmulo de Michelangelo.

Gente, dá para imaginar estar perto (quer dizer, perto dos túmulos - ah, mas eles estão lá de alguma forma kk) de Galileu Galilei? Maquiavel? Michelangelo? Personalidades famosíssimas que só imaginávamos existir nos livros. É muito bacana...

Igreja de Santa Croce. Diário de bordo - 2 dias em Florença

Túmulos de Maquiável, Michelângelo, Dante Alighieri e Galileu Galilei - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Nós queríamos ver o pedaço da cruz de Jesus que, lemos na internet, estaria exposta lá. Mas funcionários da igreja nos informaram que ela é apresentada ao público apenas em alguns momentos no ano. Fica para a próxima.

Mas, além das obras de arte, outra coisa marcou nossa passagem pela igreja. Ela é G E L A D A!!! Doía até os ossos. Nós ficamos por pouco tempo porque não estávamos aguentando de tanto frio. Lá na Santa Maria del Fiori também estava desse jeito. Quantos lugares frios, my Goodness!!! kkk.

De lá, fomos até a Ponte Vecchio, que é um dos principais cartões-postais de Florença. A ponte em arco medieval, inaugurada em 1345, está localizada sobre o famoso Rio Arno e foi um dos poucos lugares poupados do bombardeio nazista na Segunda Guerra.

Ponte Vecchio - Diário de bordo: 2 dias em Florença

O mais interessante é que ela é fechada e faz parte do corredor Vasariano, que foi construído por Giogio Vasari a pedido do duque de Florença Cosimo I de' Medici. O corredor ligava o Palazzo Vecchio ao Palazzo Pitti. No decorrer da ponte tem várias lojinhas. A maioria é joalheria.

Saindo da ponte, ainda tiramos algumas fotos panorâmicas dela por fora e fomos almoçar. Escolhemos o lugar - restaurante e bar Moyo - ao acaso. Nosso pedido foi três pratos de nhoque, com suco e refrigerante. Tudo de 45 Euros.

Diário de bordo: 2 dias em Florença

O engraçado foi que eu pedi uma Fanta e a moça me trouxe esse negócio parecendo um suco de laranja na garrafinha. Que estava horrível, por sinal. kkk Aí, deixei de lado, e pedi uma coca, destacando: Coke original.

"Fanta" italiana - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Depois do almoço, fomos até a famosa Piazza dela Signoria para visitar o Palacio Vecchio. Também já tínhamos comprado o ingresso pela internet e, por isso, a entrada foi bem rápida. Nem pegamos fila.

Piazza dela Signoria - Diário de bordo: 2 dias em Florença

O Palácio era a antiga sede do governo florentino na época dos Medicis e foi construído em 1314. Hoje, o espaço abriga a prefeitura de Florença e um museu, com mobílias da era da família Médici, pinturas, escultas e outros objetos medievais e renascentistas. Tem ainda a sala das Cartas Geográficas, Apartamentos dos Medicis e outros ambientes.

É uma visita muito legal e vale a pena.

Palácio Vecchio - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Um dos locais mais visitados e importantes do Palácio é a Sala dos Quinhentos, retratando a história de Florença. As pinturas em todo o espaço são magníficas.

O salão foi construído em 1496 (o Brasil nem tinha sido descoberto ainda. Dá para imaginar?).

Ele recebeu este nome porque era um espaço para receber o conselho do povo que tinha em torno de 1500 membros. Os políticos da época atendiam o conselho em três turnos, cada um com 500 pessoas por vez. Daí vem o nome.

Sala dos Quinhentos - Palácio Vecchio - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Somente no teto são 38 painéis reproduzindo cenas históricas de Florença e da família Medici.

É também no Palácio que fica a Máscara mortuária de Dante Alighiere. Esse, aliás, foi um dos motivos de Danubia querer fazer essa visita: ver a máscara e os locais retratados no livro "Inferno", de Dan Brown e no filme, de mesmo nome e inspirado no livro, que tem como ator principal Tom Hanks, no papel do professor Robert Langdon.

Máscara mortuária de Dante - Palácio Vecchio - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Depois de apreciarmos a Sala dos Quinhentos, mamis ficou sentada no local, e Danubia e eu nos aventuramos até a torre que tem 95 metros de altura. Nós pegamos uma fila e demorou um pouquinho para chegar a nossa vez.

E, de novo, subimos centenas de degraus para ter a oportunidade de ter uma visão privilegiada da cidade. Desta vez, foram 233 degraus. E foi cansativo, viu. As pernas tremeram e ficaram bambas, mas a vista compensou todo o esforço. A visão panorâmica com o Duomo à frente é linda demais.

Subida até a torre do Palácio Vecchio - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Vista do alto da torre do Palácio Vecchio - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Nossa próxima atividade foi circular um pouco pela Piazza della Signore, em frente ao Palácio Vecchio, onde está uma réplica da estátua de Davi, de Michelangelo. A original está guardada no Museu Della Academia, mas nós não fomos até lá.

Estátua do Davi de Michelangelo - Diário de bordo: 2 dias em Florença

É também lá que fica um espaço chamado Loggia dei Lanzi. Construído no século XIV, abriga várias estátuas famosas, entre elas a de Perseus com cabeça de Medusa e a de Hércules matando o centauros Nesso.

Loggia dei Lanzi - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Nessa praça também tem lojinhas, restaurantes, lojas chiques e muitos camelôs, vendendo lembrancinhas. E uma das mais vistas por lá é o Pinóquio, que mamis fez questão de trazer três. Isso mesmo. Um para ela, um para meu afilhadinho Davi e outra para nosso priminho Artur.

Lembrancinhas - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Curiosidade:  Mas por que o pinóquio estava estampado em tudo quanto é souvenir em meio a tantas obras de arte? Mamis ficou intrigada e perguntou para um vendedor ambulante (perguntou é bondade, né kk. Fez uma mistura de português com espanhol. Detalhe: tentando falar espanhol em um lugar onde se fala italiano - uma mistura errada que deu certo e o mocinho entendeu kkk). Ele contou que o autor do romance, Carlo Collodi, nasceu em Florença em 1826. Tava explicado.

Pinóquios - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Bom, mas voltando ao nosso passeio, depois da praça e de tomar um verdadeiro gelato italiano (que me custou 8 Euros por duas bolas no copinho), continuamos nossa caminhada. Paramos em uma loja, onde mamis comprou umas blusas em promoção, e chegamos novamente na Praça do Duomo.

Gelato italiano - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Uma pausa: lembra que deu bolha no dedinho de mamis lá em Londres e, como o prendemos com band-aid, ele ficou preto? Ela teve de andar o restante da viagem de sandália e meia porque estava frio.

Então, nós dissemos que ela estava fazendo moda na Europa. E estava mesmo kkk. Olha só o que a gente encontrou em nossas andanças pelas ruas de Florença. E era uma loja bem chique.

Fazendo moda em Florença - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Ainda deu tempo de passar pelas barracas do Mercado Porcelino. É la que fica esta fonte da foto abaixo. É um javali de bronze do século XVII, de autoria do artista Pietro Tacca. Segundo a lenda, a fonte pode realizar desejos.

Mercado Porcelino em Florença - Diário de bordo: 2 dias em Florença

A escultura é uma réplica, pois a original está na Galeria Uffizi. No Mercado del Porcellino são vendidos souvenirs, couro, joias, tapeçaria, carteiras, sedas e vários outros objetos.

Como não tínhamos mais nada programado, ficamos andando pelas ruas e chegamos ao hotel. Tomamos um banho rápido e descemos novamente. Ao lado do Hotel tem vários restaurantes. Nós ficamos em uma pizzaria que tinha uma atendente do Rio de Janeiro. Pedimos uma pizza, refrigerante e chá (sim, mamis pediu chá kkkkk). Tudo deu 26,50 Euros.

Pizzaria em Florença - Diário de bordo: 2 dias em Florença

A moça carioca foi tão simpática que trouxe mel com limão para Danubia e mamis tomarem para gripe. Foi exatamente neste dia que Danubia foi contagiada com a gripe que eu e mamis já estávamos enfrentando desde o começo da viagem. Tadinhas de nós três!!!

De volta ao quarto, encerramos esse primeiro dia em Florença.

2º dia - 17 de abril - Diário de Bordo - 2 dias em Florença

O dia começou cedinho, pois às 8:30 já tínhamos de estar na Galeria degli Uffizi. Nós quase chegamos atrasadas porque erramos um pouco o caminho kk.

Chegando lá, foi preciso pegar uma fila bem grande para trocar o bilhete que nós havíamos comprado na internet no site da TicketBar.

Confira todos os ingressos disponíveis para as atrações em Florença no site da TicketBar, da qual somos parceiros.

Depois de trocar o voucher pelo ingresso, pegamos outra fila bem grande para entrar na Galeria. Mamis não quis entrar só porque viu uma escada logo na entrada (perdemos o ingresso kkk). Eu e Danubia subimos para conhecer.

O lugar é muito bonito, gigante e um dos museus mais famosos e antigos do mundo, fundado em 1581. Abriga obras dos séculos XII ao XVII. Seu acervo está distribuído em um prédio construído em formato de "U" que ocupa dois andares na Piazza della Signore. São 50 salas com obras de Leonardo da Vinci, Caravaggio, Michelangelo, Sandro Botticelli e outros.

Mapa Galeria Uffizi - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Galeria Uffizi - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Uma das obras mais conhecidas é o Nascimento de Venus, de Sandro Botticelli.

Quadro Nascimento de Venus, de Sandro Botticelli. Galeria Uffizi - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Depois da Galeria, tiramos algumas fotos básicas com visão para a Ponte Vecchio e seguimos até a Piazza del Duomo para tentar entrar na catedral. Tivemos que enfrentar uma fila gigante. Achamos que estaria mais vazio do que no dia anterior, mas foi uma doce ilusão kk.

Catedral Santa Maria del Fiori - Diário de bordo: 2 dias em Florença
Fila para entrar na catedral Santa Maria del Fiori - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Até que a fila andou rápido e nós pudemos ter a oportunidade de ver de perto esta que é a terceira catedral do mundo, depois da São Pedro, em Roma, e da St. Paul, em Londres. Sua cúpula era considerada a maior do mundo até a construção da Basílica de São Pedro, no Vaticano

Da igreja fomos até o batistério de São João. Também foi preciso pegar uma filinha básica. Mas não demorou muito. O batistério fica em um prédio que é considerado o mais antigo de Florença, inaugurado em 1128. O batistério era uma torre de guarda que fazia parte da muralha de proteção da cidade. Dante Aliguieri e membros da família Médici foram batizado no local.

Batistério de São João - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Saindo do batistério, fomos passear, sem compromisso, pelas ruas. Nessas andanças aconteceu um fato engraçado. Parei em frente a um vendedor daquelas telas frajutas e apenas disse: "olha Danubia, que bonito para um quadro". Era a foto da ponte Vecchio.

Pra que eu fui falar isso. O ambulante disse que custava 25 Euros e, ai, começou o nosso tormento. Como falei que não queria, me perguntou quanto eu dava. Eu disse logo: 10 Euros. Ele aumentou um pouco. Eu continuei nos 10. E, por fim, ele aceitou.

Só que, nesse tempo de negociação, Danubia saiu de "fininho" porque não queria comprar. E o dinheiro estava com ela. Eu disse que não ia levar porque não estava com dinheiro. Ele insistiu até cair o preço para 5 Euros. Nisso, Danubia sumiu no meio do povo. O vendedor ficou do meu lado e de mamis tentando achá-la. Como não achamos, ele desistiu.

Nós encontramos Danubia mais a frente, escondida atrás do muro para a gente não pegar o dinheiro kk. Mas (sempre tem um mas) o vendedor também viu e veio correndo com a tela nas mãos. O jeito foi comprar por 5 Euros e ouvir Danubia xingar que não tinha lugar para levar aquilo. Que ia amassar, etc, etc, etc... E nós trouxemos kk. Tá aqui em casa com todas as outras tralhas que a gente comprou nesta viagem.

Depois dessa compra, fomos até o Mc Donald's, que fica em frente à estação de trem, para o nosso almoço do dia. Três lanches Big Mac com o combo + 1 café deram 25,60 Euros.

E olha que estranho: Danubia tirou uma foto da lanchonete, mas o rapaz não deixou e pediu para ela apagar. Lá em Paris também acharam ruim (o segurança foi até grosso) de tirarmos foto do lugar por dentro. Não entendemos o porquê.

De lá, voltamos para o hotel. Já tínhamos feito o check out antes de sair de manhã e as malas estavam guardadas.

Como ainda eram por volta das 13 horas e nosso trem saíra somente à noite, ficamos sentadas no saguão. Danubia e mamis até dormiram na cadeira kkk.

Mamis e Danubia dormindo no saguão do Hotel Universo - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Eu resolvi tirar umas fotos na praça em frente e, quando vi, já estava andando pelas ruas da cidade sozinha. Cheguei até o mercado San Lourenço. Na rua ficam as barracas e lojas com artigos de couro - bolsas, jaquetas, carteiras, cintos e por aí vai. Dentro do mercado tem comidas, bebidas, especiarias, queijos, frutas, carnes e outros itens.

Mercado San Lourenço - Diário de bordo: 2 dias em Florença

Como sai sem dinheiro nenhum, não comprei nada. Quando voltei para o hotel, Danubia e mamis já tinham acordado e mamis quis conversar com os parentes no vídeo do WhatsApp.

Só que os funcionários do hotel não gostaram. Um faxineiro estava passando aspirador e ficou resmungando que não podia trabalhar poque ia atrapalhar a ligação. Depois veio falar que a gente podia ir para a sala de internet para ficar mais à vontade. Mas ele foi tão deselegante que Danubia ficou brava, juntou as malas e nós fomos para a estação por volta das 16:30.

Nosso trem só sairia para Roma às 18:38 horas e, por isso, tivemos que ficar esperando por duas horas.

Estação Santa Maria Novella - Diário de bordo: 2 dias em Florença

A viagem até Roma não demorou duas horas e foi bem tranquila. Aliás, amamos andar de trem na Europa. Se quiser comprar seus ingressos com antecedência, como nós fizemos, nós temos parceria com a RailEurope

É só clicar neste link aqui no post ou na home e comprar seus bilhetes. É bem fácil e seguro. Nós ganhamos uma pequena comissão a cada venda, mas você não paga nada a mais por isso. Se puder dar uma ajudinha para o blog se manter, nós agradecemos.

_________________________________________________________________________________
Encontre aqui seu hotel em Florença. No Booking você sempre tem os melhores hotéis com os melhores preços.