26 de dezembro de 2017

Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias

Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias em Beberibe, Ceará

Por Daniela Almeida

Você vai viajar para o Ceará, mas tem pouco tempo para conhecer tantos lugares bonitos? Então, acompanhe este post até o final e confira como a gente fez para visitar três destinos diferentes em apenas um dia.

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)

O tempo era pouco. Por isso, nossa única saída para conhecer algumas atrações perto de Fortaleza foi fazer um tour conhecido como 3 Praias. Nele, durante um dia, é possível visitar Morro Branco e Praia das Fontes, na cidade de Beberibe, e Canoa Quebrada, a 80 quilômetros de distância.

Nós já falamos um pouco de como foi o passeio a Canoa Quebrada neste post O que fazer em Canoa Quebrada em algumas horas. Hoje, porém, vamos contar como foi a primeira parte desta viagem, realizada na parte da manhã.

Veja o que já publicamos sobre o Ceará

Tour 3 Praias - Morro Branco e Praia das Fontes

Beberibe é uma cidadezinha de pouco mais de 50 mil habitantes, localizada a 85 quilômetros da capital cearense. Ela é conhecida nacionalmente por abrigar o Monumento Natural das Falésias de Beberibe, localizado em uma área de 312,29 hectares.

Mas, além das famosas falésias, o município tem ainda 54 quilômetros de litoral, com 11 praias lindíssimas, entre elas Tabuba, Ariós, Sucatinga, dos Anjos, Canto verde, Paraíso, Diogo, Parajurú, Uruaú, Praia das Fontes e Morro Branco.

Nesse tour 3 Praias, que fizemos em parceria com a OceanView, tivemos tempo de visitar Morro Branco, Praia das Fontes e Praia de Uruaú, onde também fica a Lagoa de Uruaú.

O tour começou com uma paradinha na Associação dos Bugueiros de Beberibe, onde, quem tivesse interesse, poderia fazer um passeio de buggy pela região. Quem não quisesse, poderia seguir de ônibus para outros pontos da cidade e aguardar o restante do grupo para ir até Canoa Quebrada na parte da tarde. O passeio era opcional e, em junho de 2017, custava R$ 65 por pessoa.

Associação doa Bugueiros de Beberibe - Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias

Mas podemos dizer uma coisa? Apesar de não estar incluído no valor do tour 3 praias e de ser opcional, vale muuuiitto a pena fazer o passeio de buggy. Ele dura quase três horas e dá para ter uma noção muito boa da região. Sem contar que o buggy circula por tantos lugares maravilhosos, que fica difícil escolher o mais bonito. Além disso, é muito tranquilo. Até mamis foi e amou kk.

Passeio de buggy - Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias
Mamis no passeio de buggy - Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias

Passeio de Buggy em Morro Branco - depois de contratarmos o buggy, seguimos rumo ao centrinho de Morro Branco.

Falésias coloridas de Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias

Lá, tem uma feirinha com artesanato, roupas e as famosas garrafinhas com areia colorida, e a casa onde foi gravada a novela Final Feliz, da Rede Globo, exibida em 1982, que é aberta à visitação gratuita.

Feira de artesanato de Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias

Cenário da novela Final Feliz na Praia de Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias

A poucos metros da feirinha, fica a entrada do Monumento Natural das Falésias de Beberibe, onde fica o famoso Labirinto de Falésias de Morro Branco.

Falésias coloridas de Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias

Para ir até o labirinto, é preciso caminhar sob um sol fortíssimo. Então, mamis resolveu ficar lá na feirinha, esperando, enquanto eu e Danubia fizemos a atividade que durou quase 40 minutos.

No trajeto, passamos pela capela de São Pedro, que é o padroeiro dos pescadores, e pelo farol, que avisa aos navios que, ali, o mar é rasinho. Muitas pessoas também sobem até o farol para ver o pôr do sol.

Capela de São pedro, em Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias
Capela de São Pedro, em Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias

Farol de Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias

Chegando ao local onde estão as Falésias de Morro Branco, nos deparamos com paredões gigantes e dunas. É muito lindo!

Falésias coloridas de Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias

As falésias são esses paredões (ou formações litorâneas) esculpidos lenta e constantemente pela processo erosivo natural há pelo menos uns 180 milhões de anos. É por isso que elas são chamadas de falésias vivas, pois estão sempre mudando de acordo com o clima e com a ação do mar e até da chuva.

Em Morro Branco, são tantas falésias (ela vão até o Rio Grande do Norte), que elas estão distribuídas em um labirinto, onde é possível fazer uma caminhada ecológica e ver até 12 tonalidades diferentes estampadas nos paredões. Tem falésia vermelha, rosa, marrom, laranja, dourada, bege, entre outras. A cor vermelha é a mais abundante e, por isso, é comum dizer falésias vermelhas de Morro Branco.

Labirinto de falésias coloridas de Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias

Durante o passeio, o guia vai explicando a origem das cores das falésias e outros detalhes. Ah, o guia é um morador da comunidade e o valor pago a ele, ao final, vai depender da vontade de cada um. Não tem um valor fixo.

Além de "encher os olhos" com tanta beleza, toda essa areia colorida serve de matéria-prima para produção daqueles souvenirs que todo mundo quer levar para casa: uma garrafinha com desenhos feitos com areia. Essa arte é chamada de silicografia e faz com que a região de Beberibe seja conhecida mundialmente.

Artesanato com areias coloridas em Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias

Ação negativa nas falésias de Morro Branco - Apesar da parte turística e econômica, já que cinco comunidades (Beberibe, Praia de Morro Branco, Praia de Tabuba, Praia das Fontes e Praia do Diogo) sobrevivem da utilização dos recursos naturais da região, essa retirada de areia colorida (ação antrópica - resultante da ação humana) pode acabar com esse cenário.

Sem contar os atos de vandalismo feitos por pessoas irresponsáveis, que escrevem e desenham nas falésias e jogam lixos na área do labirinto. Isso é crime - #ficaadica.

Na área do Monumento das Falésias de Beberibe, é proibido retirar ou desmontar as formações geológicas que compõe as falésias; fazer obras de construção ou reforma; escrever, gravar ou alterar as falésias, descaracterizando seu aspecto natural; e fazer competições que gerem movimentação acima do permitido no local.

Não dá para ler direito, mas aí na placa diz que é proibido riscar as falésias e retirara areia em Morro Branco
Não dá para ler direito, mas aí na placa diz que é proibido riscar as falésias e retirar areia em Morro Branco

Depois dessa caminhada ecológica no meio do labirinto de falésias de Morro Branco, voltamos para a feira de artesanato, encontramos mamis e o bugueiro e seguimos no passeio até a Praia das Fontes.

Passeio de Buggye em Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias
Passeio de Buggy em Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias

A Praia das Fontes é conhecida pelas águas que brotam das falésias, formando algumas grutas. Em alguns lugares, os bugueiros param para os turistas tomarem banho nas bicas de água doce. Nós paramos nessa aí de baixo:

Praia da Fonte - Tour 3 Praias
Praia das Fontes - Tour 3 Praias

Foi, aliás, neste lugar que eu perdi meus chinelos 😅😅😅😅. Deixei em cima do buggy e não lembrei de pegá-los. Resultado: eles caíram, ficaram perdidos pela imensidão de areia e eu tive que ficar descalça até chegar a Canoa Quebrada na parte da tarde!!!!

Gente, sem contar a minha canga que quase pegou fogo (kkkkk). A cordinha desamarrou e encostou no escapamento do buggy. Quando paramos na Praia das Fontes, o outro bugueiro veio me falar. A sorte foi que queimou só um pouco. Já pensou!!!! O passeio foi quente mesmo!!!! kkkk.

Praia da Fonte - Tour 3 Praias
Praia das Fontes - Tour 3 Praias

No caminho, paramos ainda em um mirante, onde lá embaixo fica a Gruta da Mãe D'Água, famosa por ter sido cenário da novela da Rede Globo Tropicaliente, de 1994. Aliás, a atriz Carolina Dieckman apelidou o local de Gruta da Açucena, nome de sua personagem na trama global.

Tour 3 Praias - Morro Branco e Praia das Fontes  - Gruta da Mãe D'Água na Praia das Fontes, Ceará
Tour 3 Praias - Morro Branco e Praia das Fontes  - Gruta da Mãe D'Água na Praia das Fontes, Ceará

Infelizmente, como a maré ainda estava alta, não pudemos ir pela praia e não deu para visitar a gruta. Só a vimos do alto das falésias. Aliás, a vista lá de cima é maravilhosa.

Praia das Fontes - Tour 3 Praias com Morro Branco

Durante o passeio, ainda é possível ver o parque de geradores de energia eólica. Venta muito na região, o que torna os ventos inesgotáveis fontes de energia pura. Quando foram instalados em 2009, eram 19 aerogeradores, gerando 28,8 megawatts.

Parque Eólico de Beberibe - Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias
Parque Eólico de Beberibe - Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias

Nossa próxima parada neste passeio de buggy, foi na Lagoa de Uruaú, onde também fica a Praia de Uruaú, em frente.

Praia de Uruaú do lado esquerdo e Lagoa, do lado direito - Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias
Praia de Uruaú do lado esquerdo e Lagoa, do lado direito - Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias

A lagoa fica dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA) e é uma das maiores do estado. A água é limpinha, quente e tem vários pontos rasinhos que dá para ficar relaxando (depois das redes, é mais fundo). Mas o melhor, como sempre, são as redinhas que ficam dentro da água doce.

Lagoa do Uruaú - Morro Branco e Praia das Fontes - Tour 3 Praias

Assim como na Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara, ali também elas são disputadas, principalmente, quando vários bugueiros fazem a tradicional parada com os turistas. Mesmo se estiver tudo ocupado, vale a pena esperar um pouquinho para curtir o momento relax.

A única coisa ruim, foi o pouco tempo que tivemos na Lagoa. Foram apenas 20 minutos para curtir aquele paraíso. Quem tiver mais tempo, pode ainda comer uns petiscos nas barraquinhas montadas bem encostadinhas na água.

Depois desses poucos minutos, terminamos nosso passeio de buggy lá no centro de Beberibe, onde pegamos, novamente, o ônibus e seguimos rumo à Canoa Quebrada, encerrando ali nosso tour nas 3 Praias cearenses.

Veja o que já publicamos sobre o Ceará

Parceira
tour Três Praias (Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada) foi uma cortesia da OceanView às integrantes do D&D Mundo Afora, durante nossa viagem até Fortaleza, no Ceará, em junho de 2017. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações relatadas em todos os posts sobre a viagem são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.

NOSSOS PARCEIROS NESTA VIAGEM
Hotel e Pousada Aquarius | OceanView Tours and Travel
CM Turismo | Coopjeri 4x4

_____________________________________________________________________________
Buscando hotéis em Canoa Quebrada, no Ceará? Hotéis em Canoa Quebrada. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.

VAI VIAJAR? Confira os serviços que vão facilitar sua viagem
➤ Reserve seu hotel em todo o mundo no BOOKING.COMou no HOTEIS.COM
Compre suas passagens na DECOLAR, AVIANCAou na KLM
Compre suas passagens de trem para toda a Europa com a RAILEUROPE
Compre seus pacotes de viagemna DECOLARou na CVC
Troque sua moeda estrangeira na COTAÇÃO
Compre ingressos sem filas para atrações em todo o mundo na TicketBare na Tiqets