2 de outubro de 2016
Textual description of firstImageUrl

Parque das Aves de Foz do Iguaçu, PR

Post atualizado em 05 de setembro de 2019
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná

Parque das Aves de Foz do Iguaçu, no Paraná

Por Daniela Almeida

Imagine entrar em um viveiro gigante, cerca de 16,5 hectares de Mata Atlântica, onde algumas das mais de mil aves de 150 espécies diferentes estão soltas à sua volta e, por isso, você pode chegar bem pertinho e interagir com elas! Imaginou? Então, programe uma viagem até Foz do Iguaçu, no Paraná, e reserve, pelo menos, uma hora para conhecer de perto o Parque das Aves e ter a oportunidade de vivenciar uma experiência como esta.

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)

Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná


O local, localizado em frente ao Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as famosas e maravilhosas Cataratas do Iguaçu, é considerado o maior viveiro de araras da América do Sul. Também pudera, o espaço abriga centenas delas e ainda oferece ao visitante a possibilidade de tirar uma foto com uma arara mansa no braço no passeio opcional Backstage Experience.

Aproveite para ler também:

No passeio tradicional, você percorre trilhas (cerca de 1400 metros no total) por entre diversos viveiros. Tem tucano, papagaio, flamingo, urubu, garça, arara, coruja, gralha, sabiá, harpia, seriema, ararajuba (o parque abriga a maior colônia em exibição do mundo. A espécie está ameaçada de extinção), entre outras.

Cerca de 50% das aves do Parque foram resgatadas do tráfico e de maus tratos. Algumas chegaram doentes e machucadas. Avaliadas pelo Ibama como inaptas para o retorno à natureza, são acolhidas, tratadas e inseridas em ambientes que simulam seu habitat natural. Em seguida, os profissionais, entre veterinários e biólogos, iniciam um trabalho para tentar a reprodução desses animais em cativeiro (mas com o mínimo de intervenção humana). E todo o esforço tem dado certo, uma vez que 43% das aves nasceram lá. É um trabalho muito bacana.

Um dos exemplos desse esforço em reproduzir o ambiente natural dos animais é feito com os flamingos. Olha só esta foto abaixo. Sabe para que serve esses espelhos ao fundo do viveiro? Para que os flamingos olhem e pensem que estão rodeados por milhares de outros "coleguinhas" de sua espécie. Como eles só se reproduzem em bando, isso faz com que a reprodução aconteça e seja a mais natural possível. Legal, né!!!

Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná
Flamingos no Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná


As melhores hospedagens com os menores preços

Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.


Além das aves, o Parque ainda tem um borboletário, repleto de borboletas (é claro!!!!), beija-flores e plantas maravilhosas. E um espaço para os répteis, como os jacarés, as tartarugas ou as temidas cobras. Dizem que lá elas são mansas. Será???? É bom não chegar muito perto!!!

Parque das Aves - Foz do Iguaçu - Paraná
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná

Parque das Aves - Foz do Iguaçu - Paraná
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná


Alugue um carro e tenha liberdade 

Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.

Como visitar o Parque das Aves de Foz do Iguaçu

Como falamos mais acima, é bom reservar, pelo menos, uma hora para conhecer o parque com calma. São vários viveiros, todos com plaquinhas de identificação, mostrando os nomes das aves, suas origens e algumas curiosidades. O parque é todo muito bem bem sinalizado.

Parque das Aves - Foz do Iguaçu - Paraná
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná


Também não precisa de guia e a caminhada é muito tranquila, inclusive para pessoas com deficiência ou idosos, já que as trilhas são todas cimentadas e em condições para receber cadeiras de rodas, por exemplo. Além disso, é tudo muito limpo e bem-cuidado, mesmo nos espaços onde as aves estão soltas.

Viveiros - O parque é dividido em viveiros, envoltos pelas milhares de árvores (parece que estamos, realmente, em uma floresta original).

A maior parte dos ambientes é fechada com grades ou protegida por cercas baixas, como o dos flamingos. É como em um zoológico comum, porém, parece que é menos traumático para os animais.

Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná

Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná


Além destes viveiros fechados, há outros três - chamados de viveiros de imersão - que fazem a alegria dos visitantes, uma vez que as aves ficam soltas e em contato direto com as pessoas. 

Para entrar nestes três ambientes (viveiros floresta, pantanal e arara), é preciso passar por gaiolas de segurança para que os animais não escapem.

Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná


Lá dentro, as aves ficam à vontade. É uma experiência muito bacana. Dá para notar que elas já estão "acostumadas" com os olhares e os flashes do público. Olha só a pose desse tucano para as nossas lentes!!!

Parque das Aves - Foz do Iguaçu - Paraná
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná


Dos três "viveiros abertos", o que mais impressiona é o das araras. Elas são lindas, muito coloridas, barulhentas (kk), mas muito dóceis.

Aliás, foi o lugar que mais gostamos e onde ficamos por mais tempo. É muito bacana estar tão pertinho de dezenas de araras, sobrevoando nossas cabeças. E elas passam tão pertinho, que é bom ficar esperto para não sair de lá com titica de arara na roupa ou nos cabelos. kkkkk.

Parque das Aves - Foz do Iguaçu - Paraná
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná


E em meio às araras, este bichinho lindo ficou, o tempo todo, circulando por entre as pessoas, sem medo ou agressividade. Só observando!

Parque das Aves - Foz do Iguaçu - Paraná
Mamis interagindo com as aves do Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná


Depois de circular por entre os viveiros, aproveitar para fazer uma caminhada básica (oba, não precisamos caminhar tão cedo kk), fazer uma selfie com o tucano (Danubia), tentar tocar no urubu (essa foi mamis, kk) ou ficar vários minutos tentando fazer uma foto do beija-flor e não conseguir (eu!!!!), chegamos ao momento mais esperado: fazer uma foto com a arara mansa no braço.
| Atualização - a foto com a arara mansa não está mais inclusa no passeio tradicional. Para ter essa experiência, é preciso fazer o tour Backstage Experience, realizado quando o parque está fechado. O passeio dura 1:30 hora e permite interação com as aves e outras espécies do parque.
Parque das Aves - Foz do Iguaçu - Paraná
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná

Porém, na ocasião de nossa visita, esse foi o momento mais esperado. Já tínhamos visto na internet dezenas de fotos de pessoas com as araras e, por isso, fizemos todo o passeio pensando nesta hora... Será que teremos coragem?

Para chegar próximo à ave, primeiro, era preciso entrar em uma fila básica. Era bem grande, mas até que andava rápido. No momento da foto, o tratador passava o animal do braço dele para o nosso. E ela era pesada, viu! Mas muito mansinha e fez pose o tempo todo para as câmeras.

Araras mansas do Parque das Aves de Foz do Iguaçu (PR)
Araras mansas do Parque das Aves de Foz do Iguaçu (PR) 

Na ocasião, não era preciso pagar para fazer as fotos, pois elas eram feitas com as nossas próprias máquinas. Dava para tirar várias, mas não era bom demorar muito, afinal, dezenas de outras pessoas também queriam ter este privilégio.

E não se preocupe, achando que o bichinho vai se cansar quando chegar a sua vez. O espaço conta com várias delas, sendo revezadas entre as sessões fotográficas.

Estrutura - O parque foi inaugurado em 1994 e tem entre as atrações: viveiros pantanal, floresta e arara (com centenas de espécies características de cada ambiente, como garças e seriemas - do pantanal; ou tucanos e sabiás - da floresta), paraíso das ararajubas, covil dos répteis, refúgio das harpias, reino das borboletas, araras mansas, árvores da vida, casuar, cobras mansas e corujas.

Além disso, o parque ainda conta com restaurante, banheiros e lojinha de souvenirs. Ah, outro serviço muito bacana oferecido ao visitante é o Wifi gratuito! Dá para fazer diversas fotos e vídeos e compartilhar ao vivo com os amigos nas redes sociais.

Parque das Aves

Funciona: diariamente - das 8:30 às 17 horas
Endereço: Rodovia das Cataratas, km 17,1, s/n - Vila Yolanda - Foz do Iguaçu (em frente ao Parque Nacional das Cataratas)
Telefone: +55 45 3529-8282
Valor: R$ 45 (idosos pagam metade)
Tour Backstage Experience: R$ 200
Obs.: valores atualizados em setembro de 2019


| Leia outros posts sobre o Paraná:

Foz do Iguaçu:
- Diário de Bordo Foz do Iguaçu, Argentina e Paraguai.
Best Western Tarobá: onde ficar em Foz do Iguaçu.
Combo Iguassu: passeios e transfer em Foz do Iguaçu.
O que fazer em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este.
Mesquita Muçulmana em Foz do Iguaçu, Paraná.
Templo Budista de Foz do Iguaçu: como visitar.
Marco das Três Fronteiras: Brasil, Argentina e Paraguai.
Usina de Itaipu: como visitar em Foz do Iguaçu.
Passeio de Catamarã no Lago de Itaipu.
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, PR.
Cataratas do Iguaçu: como visitar o lado brasileiro.
Museu de cera de Foz do Iguaçu: Dreamland.
Vale dos Dinossauros de Foz do Iguaçu.
Maravilhas do Mundo de Foz do Iguaçu.
Passeio Encontro das Águas, Foz do Iguaçu.
Onde comer barato em Foz do Iguaçu: Doce Pão.
Foz do Iguaçu: vídeo do 1º dia de viagem.


Curitiba:
Diário de Bordo: 4 dias em Curitiba no Encontro da RBBV.
Transfer em Curitiba com a Andes Tur.
Jardim Botânico de Curitiba: como visitar.
Passeio de trem em Curitiba: rumo à Morretes.
O que fazer em Curitiba: 53 atrações imperdíveis.
Ônibus Turísticos de Curitiba: como funciona
Mercado Municipal de Curitiba: como visitar.
Roteiro Curitiba: quanto custa 4 dias da cidade.
Onde comer em Curitiba: 5 dicas de restaurantes e bares.




ParceiroAs integrantes do D&D Mundo Afora viajaram para Foz do Iguaçu, em julho de 2016, a convite do Hotel Best Western Tarobá e da Agência Combo Iguassu, que nos concederam cortesias nas diárias, nos transferes e nas entradas das atrações, entre elas, o Parque das Aves. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações relatadas em todos os posts sobre a viagem são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.


NOSSOS PARCEIROS NESTA VIAGEM


VAI VIAJAR? Confira os serviços que vão facilitar sua viagem
➤ Reserve sua hospedagem em todo o mundo no BOOKING.COM ou no HOTEIS.COM
Compre suas passagens na DECOLAR, VIAJANET, ou na KLM
Compre pacotes de viagem com os melhores preços na DECOLAR, VIAJANET ou na CVC
Compre ingressos sem filas para atrações, passeios e serviços em todo o mundo na GET YOUR GUIDE
Faça seu seguro viagem com até 10% de desconto com a SEGUROS PROMO
Compre seu chip de celular e internet para usar em 210 países com a EASYSIM4U
2 comentários:
  1. Vocês viram os índios no dia da visita? Eles ficam perto da loja de lembranças do Parque, e tem tmb outra atração o Forest Experiencie que proporciona um encontro entre os visitantes e os indígenas Guarani-Mbya. Nesse post http://www.localplanet.com.br/parque-das-aves/ tem mais informações :}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Não vimos não. temos que voltar para ver também e para ver essa atração Forest. Obrigada pelas dicas.

      Excluir

Topo da página