8 de abril de 2016
Textual description of firstImageUrl

Lago Negro de Gramado: como visitar

Post atualizado em 06 de agosto de 2018
Lago Negro de Gramado: como visitar

Como visitar o Lago Negro de Gramado

Por Daniela Almeida

Estivemos no Lago Negro, em Gramado, durante nossa viagem à Serra Gaúcha, em janeiro de 2016. Foi um paradinha rápida, de 20 minutos, quando estávamos fazendo o city tour da Fumacinha Turismo, que nós contamos neste post, mas já deu para ver como o lugar é lindo. Ele é todo rodeado de araucárias (algumas com mais de 70 anos), pinheiros, hortênsias azuis (no verão), azaleias (no inverno) e outras flores coloridas. Um espetáculo!!!!!

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)


Lago Negro de Gramado: como visitar
Lago Negro de Gramado: como visitar


Tanta beleza faz do Lago Negro um passeio quase que obrigatório em Gramado. Primeiro, porque o parque fica próximo do centro. Estando na Rua Coberta, por exemplo, dá para ir a pé - entre 20 e 25 minutos, caminhando. 

O segundo motivo para incluir o Lago no roteiro é que a entrada é gratuita. Ou seja, você pode ir várias vezes, com toda a família, sem se preocupar com o orçamento (às vezes bem apertado, né!!!!).



Mas o que fazer no Lago Negro de Gramado? 

Descansar!!! Sentar por algumas horas, relaxar, contemplar a natureza lindíssima ou organizar um delicioso piquenique são as melhores coisas para fazer no Lago Negro. Para aqueles que não esquecem o esporte nem na hora do lazer, fazer caminhada ou corrida pela trilha de 740 metros (que contorna todo o parque) também são ótimas opções. 


As melhores hospedagens com os menores preços

Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Lago Negro - Gramado RS
Lago Negro de Gramado: como visitar


Outra atividade muito concorrida é o passeio de pedalinho, que pode ser no formato tradicional de um cisne ou ainda de uma caravela para comportar mais do que duas pessoas. O passeio dura em torno de 20 minutos, mas é pago à parte (veja os valores ao final do post). 


Alugue um carro e tenha liberdade 

Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.


Lago Negro de Gramado: como visitar
Lago Negro de Gramado: como visitar

Lago Negro - Gramado RS
Lago Negro de Gramado: como visitar


Além do lago, trilha e pedalinho, o parque ainda conta com restaurante e uma feirinha do lado de fora, com lembrancinhas da cidade, artesanatos, roupas e outros.

Lago Negro - Gramado RS
Lago Negro de Gramado: como visitar

Lago Negro - Gramado RS
Lago Negro de Gramado: como visitar


História do Lago Negro de Gramado

É estranho e até curioso como uma tragédia pode se transformar em uma coisa tão bela como o Lago Negro. Isso porque o Lago foi construído após um incêndio. Em 1942, quando o parque ainda se chamava Vale do Bom Retiro e pertencia à família Bier, um incêndio que durou oito dias tomou conta de toda a reserva. 

Para evitar que a tragédia se expandisse e atingisse mais lugares, o então administrador da área (o alemão Leopoldo Rosenfeldt) abriu, com ajuda dos moradores, uma grande fenda ao redor da mata, próxima à uma vertente. A água encheu a fenda e evitou que o fogo atingisse a mata nativa. Anos mais tarde, essa fenda deu origem ao lago, que, até então, não existia. 

Também foi Rosenfeldt quem ajudou a construir o parque e mandou trazer os pinheiros da Floresta Negra, na Alemanha. É daí que vem o nome do Lago. Aliás, a coloração escura das águas do lago se dá devido ao sombreamento feito pelos pinheiros que o contornam.

Dados - O parque tem quase 90 mil metros quadrados, sendo 17.470 mil metros apenas do Lago Negro. Sua profundidade é de 14 metros.


Lago Negro

Funciona: aberto todos os dias - 24 horas. Os pedalinhos funcionam das 8:30 às 18 horas.
Endereço: Rua A. J. Renner - Planalto
Valor: entrada no parque - gratuita
           pedalinhos - R$ 20 (cisne) e R$ 30 (caravela) - preços de janeiro de 2016
Telefone: +55 54 9975-7444



_________________________________________________________________________________
Buscando hotéis em Gramado, no Rio de Grande do Sul? Hotéis em GRAMADO. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.





VAI VIAJAR? Confira os serviços que vão facilitar sua viagem
➤ Reserve seu hotel em todo o mundo no BOOKING.COM ou no HOTEIS.COM
Compre suas passagens na DECOLAR, VIAJANET, AVIANCA ou na KLM
Compre seus pacotes de viagem na DECOLAR, VIAJANET ou na CVC
Compre ingressos sem filas para atrações em todo o mundo na GET YOUR GUIDE
Faça seu seguro viagem com a SEGUROS PROMO
Compre seu chip de celular e internet com a EASYSIM4U
10 comentários:
  1. Dani Querida, passando para uma visitinha :) Não vou a Gramado há uns 25 anos e ver o pedalinho me lembrou de quando eu era criança. Adorava! Mas sofria pra pedalar porque nem alcançava direito o pedal! Adorei o post! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise.. obrigada pela visita!!!!! Foi a primeira vez que estive em Gramado e amei... cidade linda.. e o Lago Negro é maravilhoso mesmo... pena ter ficado pouco tempo por lá!!!!!

      Excluir
  2. Oi!!! Adoro passear pelo Lago Negro! Fico muito feliz que vocês tenham curtido muito a viagem para Gramado! Bj

    ResponderExcluir
  3. Gramado é espetacular, têm toda diversidade com muito glamour misturado com seus Parques e trilhas fantásticos, sempre estamos por lá e sempre têm muita coisa ainda pra conhecer, belo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Tem lugares maravilhoso e o Lago negro é um deles, né. E, sem contar, que é gratuito. Ou seja, todo mundo pode curtir sem problemas.

      Excluir
  4. Sou gaúcha e apaixonada por esse lugar ♡
    http://toobege.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que lugar lindo! Eu adoro parques assim, quem sabe um dia eu conheço aí né?!
    www.boas-depapo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lugar é lindo mesmo. Vale a pena e é de graça. Bom D+

      Excluir

⏩ Curtiu as dicas deste post? Então aproveite e siga a gente nas redes sociais para acompanhar um pouco mais das nossas andanças pelo mundo afora:
Facebook Twitter Instagram Google Plus Youtube RSS Pinterest
Topo da página