2 de setembro de 2015
Textual description of firstImageUrl

Dica de Livro - Contam que... Lincoln de Souza

Contam que... Lincoln de Souza

Dica de Livro - Contam que... - Lincoln de Souza

Por Daniela Almeida

A dica de livro desta semana surgiu depois da nossa viagem até São João del Rei, em Minas Gerais, nos dias 15 e 16 de agosto de 2015, durante o II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem (#eibv2). Uma das atividades programadas para o evento foi assistir ao espetáculo "Lendas São Joanenses", encenado pelos atores do Rumos em Rotas (parceira do Encontro).

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)

O espetáculo é baseado no livro Contam que..., do escritor, poeta e jornalista Lincoln de Souza. Ele reúne 12 lendas recheadas de mistério, suspense e terror, costumeiramente contadas de geração em geração pelos moradores de São João del Rei.

Eu encontrei o livro apenas na internet, onde é possível lê-lo na tela do computador (veja o site abaixo, ao final do post).

As melhores hospedagens com os menores preços

Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Lendas - Dica de livro: Contam que...

Entre tantas lendas contidas no livro, duas me chamaram a atenção, talvez por ter assistido à encenação das mesmas, durante o espetáculo Lendas São Joanenses. São elas:

"O Segredo" - É a história de uma senhora que, por ciúmes do marido com uma escrava, mata-a, retira o seu coração e o serve para o marido em um banquete. Ele, que não desconfia de nada, se delicia com o coração da escrava e até repete o prato, de tanto que gostou da iguaria. 

"O Sacrilégio" - A outra lenda muito bacana é "O Sacrilégio". Nesta, um padre é chamado no meio da noite para retirar uma hóstia da boca de um defunto que havia comungado sem ter se confessado. O padre, então, vai até a igreja de São Francisco, em São João del Rei, a encontra aberta, toda iluminada e com um caixão ao centro. Conforme instruído pelo desconhecido, o padre abre a boca do morto e encontra a hóstia inteira.

Ao voltar para casa, percebeu que não tinha visto mais o homem que o havia chamado. Também notou que a igreja estava totalmente fechada e com as luzes apagadas. Já com medo, o padre ouviu alguém o chamar e viu que era o rapaz que vinha lhe agradecer. O padre percebe, porém, que já tinha visto aquele rosto antes. De repente, assombrado, lembra-se que ele era o defunto que estava deitado no caixão. Quando se deu conta disso, o homem, simplesmente, sumiu diante de seus olhos.

Mas o livro ainda contém outras histórias tão boas quantos essas: um menino que desapareceu e foi trazido de volta por Nossa Senhora da Glória; de uma bisbilhoteira que sabia da vida de todo mundo até que mudou de vida depois de ter recebido um objeto para guardar; de uma mulher que espiava o amante pelo espelho enquanto assistia a missa e ficou louca com uma visão (esta é horripilante); de mula sem cabeça; e várias outras.

São histórias de horror e de mistério, mas nada muito diferente daquelas que costumávamos ouvir nas rodas entre amigos ou de pessoas mais velhas, quando fazíamos alguma travessura...

Alugue um carro e tenha liberdade 

Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.


Ficha Técnica do livro:

Contam que...

Editora: Castelo
Autor: Lincoln de Souza
Ano: 1938
Número de Páginas: 29

Obs: Post atualizado em 11 de junho de 2018.



As vozes dos sinos de São João del Rei, em Minas Gerais


VAI VIAJAR? Confira os serviços que vão facilitar sua viagem
➤ Reserve seu hotel em todo o mundo no BOOKING.COM ou no HOTEIS.COM
Compre suas passagens na DECOLAR, VIAJANET, AVIANCA ou na KLM
Compre seus pacotes de viagem na DECOLAR, VIAJANET ou na CVC
Compre ingressos sem filas para atrações em todo o mundo na GET YOUR GUIDE
Faça seu seguro viagem com a SEGUROS PROMO
Compre seu chip de celular e internet com a EASYSIM4U
2 comentários:

⏩ Curtiu as dicas deste post? Então aproveite e siga a gente nas redes sociais para acompanhar um pouco mais das nossas andanças pelo mundo afora:
Facebook Twitter Instagram Google Plus Youtube RSS Pinterest
Topo da página